sábado, março 31, 2012

Oh Relvas !

Junta-te a este.
Vai mas é pastar ! 
Se chover, arranja uma manta e tapa-te.
Não te constipes, senão não relinchas
e  apenas zurras.
´

 
A manta vai fazer-te falta para te tapares, quando o pessoal souber da história da tua empresa FINERTEC e da relação com o Banco Fiduciário lá pelas bandas de Cabo Verde, com aquelas passadas ligações à SLB e ao BPN. 

As Freguesias do Concelho da Moita estiveram presentes


Também tive a possibilidade de conversar com alguns autarcas do PS e do PSD de diferentes regiões do país, notando alegria e determinação, demonstrando que sabiam ao que vinham. Alguns transmitiram-me mesmo, que não foi fácil vencer os entraves colocados por alguns que nas suas terras, pensam que são donos dos partidos.
Em relação ao Concelho da Moita, apenas achei estranho a falta dos autarcas e dirigentes mais destacados do PS, embora este partido estivesse bem representado pelos membros da Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos.
A Freguesia da Moita ía bem identificada, com bonés de pala que também usei um, e a do Vale da Amoreira falhei na fotografia, mas o pessoal lá estava.

Em Defesa das Freguesias

Gostei de lá estar.
Aquilo não só foi bonito de ver, como irá dar que pensar a Relvas & Companhia.
Para já, foram derrotados todos os comissários bufarinheiros que Relvas mobilizou a partir do Congresso do PSD, com o objectivo de impedir a realização desta iniciativa.

sexta-feira, março 30, 2012

Aconselho vivamente este livro

O Eterno Retorno do Fascismo

Via Wook.pt.

Sinopse:
O que caracteriza e define o fascismo? De que diferentes máscaras se reveste de um país para outro? Porque podemos afirmar que está hoje de regresso à Europa? Em que medida é a expressão de uma profunda crise da civilização? Num pequeno ensaio tão brilhante quanto militante, Rob Riemen, apoiado nas reflexões de grandes pensadores europeus — Camus, Thomas Mann, Nietzsche, Adorno, Paul Valéry — ajuda-nos a compreender (e a combater) melhor o fascismo, um mal dos nossos dias.

quinta-feira, março 29, 2012

Greve Geral em Espanha

Durante a noite e a madrugada, 
verificaram-se 9 feridos e 58 detidos.
A comunicação social no nosso país está muito contida, em alguns casos em total silêncio.  Porque será?

Desliguei o Televisor...

Ainda tentei ouvir Passos Coelho,
mas acabei por desistir. É demasiadamente óbvio, não surpreende, parecendo até estar em estado hipnótico, ou manietado pelo mesmo método que o meu amigo Dias usou, para ensinar uma Galinha a dançar a lambada.

Não sendo mau papagaio, a verdade é que nem desse modo consegue deslumbrar, apesar das profecias mal ajeitadas que formula. O certo é que não se fica assim a perceber nada, não se vislumbrando qual a postura do Governo na UE, não se conhecendo qualquer estratégia além do cumprimento beato de tudo o que a Troica e os ministros da matriarca Merkel ordenam.

No mundo actualmente com todas as economias, mesmo as ditas de emergentes, afectadas pela gula financeira, ilustrada pelos volumes negociados, onde são diáriamente transacionados cerca de 4 triliões (denominação americana)de USD, ou seja 20 vezes a riqueza mundial produzida (PIB mundial) - aparecerem políticos destes com discursos tão balôfos, das duas uma, ou não percebem nada do que está a acontecer, ou então não passam de artífices oportunistas ao serviço da gula financeira, ajeitando os regimes politicos à garantia da continuidade da trafulhice, com o consequente empobrecimento dos países e povos de todo o mundo.

Sem ser sábio, expert nestas matérias, começo a ficar enojado com a ligeireza, a irresponsabilidade e a fraca estrutura de pensamento, que tais figurões demonstram. Sinto mesmo revolta, pela hipocrisia e desumanidade dos seus discursos.


quarta-feira, março 28, 2012

Câmara Munícipal da Moita

Mais um Enguiço
Será que a Câmara cedeu a exploração do campo munícipal de futebol,  situado na freguesia do Vale da Amoreira em exclusivo ao Desportivo Portugal ?
Se assim é, em nome de quê e porque carga d'água o fez ?
Que raio de protocolo foi feito que deixou os outros de fora, obrigando-os ao pagamento de taxas de utilização que só o primeiro arrecada ?
Se é mesmo assim, não há dúvidas que nesta Câmara já ninguém sabe o que anda fazer, a não ser a armar barafundas, por dá lá aquela palha.
- cuidem-se! que já correm por aí, abaixo assinados.

As trêtas de Bento XVI

O Presidente do Estado do Vaticano, quando se deslocava de avião do México para Cuba, vatícinou o fim da ideologia marxista, referindo-se à necessidade da busca de novos caminhos.

Para quem apenas usa a Bilblia como bitola para tudo o que envolve toda a humanidade, é no mínimo estranho aparecer a falar em novos caminhos, a não ser que se tratem de novos acessos para o Céu, para a tal vida eterna, lá para junto do Pai.

A ideologia marxista que  tem apenas 150 anos, tomando como referência a primeira publicação do Manifesto Comunista de Marx e Engels, cujas tentativas experimentais da sua aplicação correspondem apenas a cerca de 70 anos, tempo quase sem expressão no processo histórico, não fosse o século XX  ser um século marcado por duas grandes guerras mundiais e a grande revolução técnico-científica. Faz das frases proferidas por Bento XVI, uma demonstração de demência histórica - pois esquece a falência do Catolicismo enquanto poder durante os séculos anteriores à laicização dos Estados, do atraso a que condenou povos e países escondendo o saber nas abadias, das guerras e hediondos crimes cometidos garantindo a gula de uma minoria, colocando Deus ao serviço dos mais poderosos de todas as épocas.

Ainda hoje e na actual crise, como um polvo, o Vaticano está presente nas mais diversas instituições financeiras transnacionais, mamando à fartazana por um lado e disfarçando a sua hipocrisia por outro, na ascenção da Caridadezinha que promove, com tal intensidade, que se torna imprescindivel na actual vivência social em crise. Prática maximizada com o ascenso da direita em toda a Europa, fazendo lembrar o hediondo percurso que se verificou neste continente na primeira metade do século passado.


terça-feira, março 27, 2012

Moita Metal Fest 2012

MOITA METAL FEST 2012
SOC. FILARMONICA ESTRELA MOITENSE
5€/dia

SEXTA - 30 MARÇO

  • SWITCHTENSE 
  •  NOCTEM 
  •  MIDNIGHT PRIEST
  • SHADOWSPHERE 
  • ANCIENT HORDE


SÁBADO - 31 MARÇO

  • MATA RATOS 
  • GROG 
  • GWYDION 
  • ECHIDNA 
  • THE RANSACK
  • CONCEALMENT 
  • OVERCOME 
  • GOATFUKK 
  • GATES OF HELL
  • DARK OATH 
  • LAST ONE STANDING

Recolha de bens alimentares e roupa para Instituições do concelho!
Arroz, Leite, Massas, Cereais, Enlatados e todo o tipo de Roupa que nao usem!
Tragam e entreguem na bilheteira do Festival.
Vamos ajudar quem mais precisa...

- Centro Social e Paroquial da Moita
- Projeto Famílias com Esperança
- Fundação Santa Rafaela Maria
- Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira
- Centro Social e Paroquial da Baixa da Banheira


segunda-feira, março 26, 2012

No dia 24 de Março


 Jerónimo de Sousa esteve na Moita
num encontro com os Autarcas.
Visitando com detalhe vários locais do Concelho, tal como as fotos o demonstram. Infelizmente não me é possível publicar as que correspondem à  visita ás Hortas, e ao ladrão que larga porcaria com elevados níveis de materiais pesados diáriamente para o Estuário.

Conforme fontes que "julgo seguras", Jerónimo de Sousa responsabilizou o Governo e a Troica, mas também a ligeireza dos autarcas, por  não terem denunciado aquilo que considerou crimes ambientais, evocando como exemplo, o esgoto a céu aberto mesmo junto da futura marinha de sal.
Sabe-se também que a propósito do caso das garagens de Alhos Vedros, com algum azedume, lembrou aos autarcas - que quando um colectivo cultiva o amiguismo e deixa instalar a prática lobista, o melhor que tem a fazer, é acabar e começar de novo - dizendo mesmo que a arruaça na última Assembleia Municipal, tem de ter consequências políticas, cabendo à Comissão Concelhia tal decisão, posto que o sucedido é inqualificável no âmbito da CDU.

A confirmar-se que Jerónimo de Sousa reagiu deste modo, o colectivo do Arremacho endereça-lhe desde já sinceras saudações pela visita, certos que estamos de assim interpretar os anseios e sentimentos da população moitense. 







sábado, março 24, 2012

Só Trêtas...

As Trêtas do PSD, num
Congresso da Trêta
Resumiu-se até agora a um ponto alto - à competente
 demonstração teatral representada por Jardim.
O flagelo do desemprego não mereceu qualquer referência especializada; o sistema de emprego que pretendem fazer vigorar no país não foi sequer abordado; a situação das pequenas e médias empresas dos diferentes sectores de actividade, não foi tratada com o detalhe específico correspondente à sua importância na economia do país; o sindroma das falências e despejos das famílias não foram referidos.

É um Congresso de trêtas, acrítico, sem ideias, dando até a parecer que todos os militantes do PSD e seus votantes, estão todos bem na vida, que a realidade do país lhes passa ao lado. Assistindo-se assim à obcessão teatralizada de martelar em Sócrates e no PS, no desgraçado passado recente, para encobrirem as suas responsabilidades neste presente desgraçado. Trata-se de um Congresso, onde para o futuro apenas sobram  profecias.

sexta-feira, março 23, 2012

União de Facto (?)

Eu a pensar que a união de facto entre o PS e o PSD era apenas conjuntural, pela exigência do apadrinhamento da Troica -  acabei surpreendido por rumores que afirmam que o ex-ministro das finanças, Srº Teixeira dos Santos, vai ser nomeado para a administração da PT.

Como está a decorrer o Congresso do PSD, calculo que o novo ciclo a que se têm referido, corresponde de vez, "à institucionalização do vale tudo".

Sobre a Greve de Ontem

Como já calculava e aqui em anterior post escrevi já prevendo. Não faltaram os comentadores, os habituais de serviço acrescidos de outros à procura de mais uns ganhos, quase todos simpatizantes da capitulação, onde em cujas cabeças os direitos de quem trabalha é um luxo e a situação dos desempregados é uma inevitabilidade, para a salvação do país. Todos apareceram para ridicularizar a decisão da CGTP-IN em ter avançado com a greve.
Com raras excepções, os argumentos usados assentaram na vulgaridade das considerações da populaça, do tipo: Já que não querem trabalhar, não impeçam os outros de o fazer; Pago o passe e fico sem transporte para ir trabalhar; O país precisa é de trabalho, não é de greves; A maioria não ligou à greve, porque as greves não levam a nada; Esta greve só serve para o Arménio vincar a sua liderança; não é disto que o país precisa ... e muito mais do mesmo jeito.
Nestas coisas, pela minha parte nada me espanta. Já no tempo da Ditadura tal desdém estava instítuido. Quem reagia contra a servidão, por simples aspirações a uma vida melhor ou porque não queria que os filhos fossem para a guerra - que em conversas segredeiras com sentido mobilizador falasse de liberdade, muitas vezes  ouvia até dos amigos mais próximos - "não me meto nisso, não quero ficar sem emprego ou ser preso"; "eles fazem o que querem, têm o poder todo"; "O que é que eu ganho em meter-me nisso?" "Isso é politica e a politica é para os politicos"... e muito mais no mesmo jeito.
Deste modo e exactamente pela descrença que sobressai na actual conjuntura, que em nome da crise apostam no empobrecimento e no desmantelamento de conquistas que estruturam e caracterizam o próprio regime democrático, objectivos descritos no acordo estabelecido na concertação social a subirem em breve para votação na Assembleia da República - esta Greve tinha de acontecer agora.
 
Forçar um estrebuchão no pântano das ideias que vigoram em toda a sociedade, exaltando contradições, fazendo vir à tona toda a escória oportunista e individualista que a enferma, onde o desespero  e a incredulidade imperam, foi o objectivo subjacente à decisão para a Greve.
 
Não a fazer por receio de uma menor adesão e de insucesso mediático, mediante tudo aquilo que o Governo pretende votar na Assembleia da República nas próximas semanas, seria dar espaço aos capituladores, retirando espaço de acção aos que têm coragem de dizer não.

- Esta greve, também deu para perceber que o Governo tem o aparelho repressivo bem preparado. Para isto, não faltam euros.

Previsões do Gasparoika

Pela nossa experiência com burlões destes, a futurologia do Gasparoika não nos convence!!!


Vítor Gaspar: 'Não prevejo mais austeridade este ano' (Sol)
Em vésperas de visitar Luanda, onde irá discutir com o governo angolano as privatizações em Portugal e a eliminação de dupla tributação entre os dois países, Vítor Gaspar concede uma entrevista ao SOL. O ministro das Finanças sublinha que o cumprimento do programa da troika é a única garantia para recuperar a credibilidade nos mercados.

quarta-feira, março 21, 2012

Amanhã é dia de Greve - 22 de Março

é uma luta pelo futuro do país, tenha ela a adesão que tiver, mas é uma das formas organizadas e legais de no actual quadro constitucional, se reagir e tentar contrariar o rumo desgraçado que pretendem-nos impôr.
Deixar andar, significa capitular perante tanta injustiça e desigualdade.

Voluntários AAAAMOITA - Feira das Tralhas e recolha de ração


Caros Amigos,

Cá estamos nós novamente para vos convidar para mais uma edição da nossa/vossa Feira das Tralhas que irá ter lugar no próximo domingo, dia 25 de Março.
Depois do sucesso do mês passado a nossa Feira irá realizar-se no mesmo local, ao ar livre, no Jardim do Largo Conde Ferreira, Moita (perto do Velha Xica).

Queremos igualmente fazer-vos um pedido – prendinhas da Páscoa para os nossos meninos. Não pedimos amêndoas ou ovos de chocolate, mas sim, ração.
Nesta conjuntura de crise, as campanhas nas superfícies comerciais não produzem os mesmos resultados de anteriormente.

Assim sendo, façam-nos uma visitinha na Feira e tragam um saquinho de ração. Necessitamos de toda a ajuda possível!
Se porventura, desejarem ajudar mas não tiverem forma de nos fazer chegar a ração, por favor, contactem-nos que combinaremos um local para a recolha.

Até Breve!

Contactos:
Geral: animaisdamoita@sapo.pt
Adopções/Novos voluntários: adoptarnamoita@gmail.com
Padrinhos/Sócios: voluntariosaaaamoita@gmail.com

terça-feira, março 20, 2012

A Chefa do FMI...

Aquela que tem súbditos por todo o lado, a quem Passos Coelho se ajoelhou como um reles servo jurando subserviência - lançou hoje mais uma profecia "estamos mais distantes do abismo financeiro do que há três meses atrás"- por cá a crise cresce todos os dias, há três meses atrás os desempregados, sem meios para viver decentemente já eram muitos, agora são mais e vão sendo mais, exactamente porque as soluções que ordenou a Passos Coelho, não são solução para nada.

Gente desta não sabe o que é a crise.
 Nunca alteram os seus parâmetros de vida.

O Ministro é maluco...

Então não é que nos Estados Unidos anda por lá a dizer que em 23 de Setembro vamos todos ao mercado. Ora se já lá vamos poucos e tão poucas vezes, sempre com tudo bem contadinho, como é que ele tem a lata de dizer coisas daquelas ? se em Setembro ainda estaremos piores.

Desconfio que ele só tem vizinhos bem abonados.

Mais um Enguiço

Nas costas de quem fotografou, encontra-se à distância de quatro metros a futura Marinha para a produção de Sal, que está a ser preparada junto da  ciclo-via Moita - Gaio/Rosário. 

As fotos expostas identificam o desaguar de um esgoto que escoa a produção das sanitas da quase totalidade das habitações da Urbanização S.Sebastião. A quantidade é tal, que como podem observar, está em gestação um novo esteiro, facto que os experts da localidade consideram vantajoso, pois está ali a possibilidade sem qualquer investimento da futura cala de acesso de embarcações para o transporte de Sal. 
Perante isto, o ArreMacho saúda toda a edilidade pelo seu arcaboiço científico e domínio da técnica do cagalhão. De facto, só deste modo se conseguirá beneficiar toda a zona ribeirinha do Tejo.


segunda-feira, março 19, 2012

Privatização dos Estaleiros de Viana.

Por cá o processo vai sendo copy past do que aconteceu na Argentina e tem vindo a acontecer na Grécia, com os tenebrosos resultados que se conhecem.

O Estaleiro de Viana não tem falta de encomendas - algumas para a Marinha Portuguesa que só não avançam pelo cambalacho das contrapartidas (não se verificarem) na aquisição dos submarinos e de outros equipamentos militares.
Também pelo facto de o governo não injectar 10 milhões de euros (compra de aço) para iniciar a encomenda para a Venezuela, isto quando está contractualizado a hipótese de uma primeira tranche (pagamento) de 13 milhões de euros para Abril/Maio do ano que decorre - o que mostra a solução ao alcance, posto que nem o OE seria beliscado.

Enfim! políticos com políticas de nojeira. 

Partido da Esquerda Europeia apoia referendo sobre água em Portugal

O Partido da Esquerda Europeia (PEE), que participou, nos últimos dias, no Fórum Alternativo Mundial da Água, realizado em Marselha, emitiu, neste sábado, uma declaração na qual defende “o direito inalienável à água como um bem comum da humanidade através de um processo de gestão social da água e do saneamento”.

O PEE considera que “a participação dos cidadãos, consumidores de água, associações ambientais e eleitos locais é uma questão chave na resistência” à ameaça da privatização, pelo que apoia “qualquer luta social em curso na Europa, especialmente aqueles que lideram a batalha para a realização de referendos sobre a questão da gestão pública e a propriedade pública da água (Itália, Portugal, Espanha, França...)”.

Na sua comunicação, o PEE sublinha ainda que considera que “apenas um verdadeiro serviço público pode garantir o direito inalienável de água”, sendo que “esse serviço público deve ser baseado num sistema descentralizado e localmente controlado pelas autoridades locais eleitas, consumidores e funcionários”.

Este modelo só poderá ser alcançado através de “um outro método de financiamento da água envolvendo estados a nível nacional e europeu, pelo estabelecimento de uma conjugação de recursos e de investimento que permite a equiparação necessária para a igualdade territorial de acesso à água e saneamento”.

Para o PEE, é necessário garantir “o acesso à quantidade mínima de água que cada pessoa precisa para viver (50 litros de água por dia por pessoa de acordo com estimativas das Nações Unidas) e a gestão que diferencia os usos da água (doméstico, agrícola, de luxo, industrial...) de modo a responder ao interesse geral dos cidadãos”.

O Partido da Esquerda Europeia denuncia ainda, neste documento, “a atual estrutura do Fórum Mundial da Água, organizada em grande parte por esses mesmos comerciantes que procuram apropriar-se da água com o único propósito de aumentar os seus lucros, deixando os cidadãos de fora dessa discussão”.

Via Esquerda.net

domingo, março 18, 2012

O Srº Gralha

O Rebelo de Sousa, aquele que se está a fazer à Presidência da República, hoje na TVI, com o seu jeitinho sabichão desdenhou da reivindicação da CGTP-IN para um aumento do salário mínimo nacional. Usou o habitual estilo da trêta, aquele da realidade inevitável, que ainda está a resultar em muitas cabeças tontas.

Só os gestores da EDP, recebem por ano o equivalente a mais de doze mil e quinhentos (12500) salários mínimos - e isto porque estamos em crise, sujeitos a um quadro de equidade nos sacríficios, como diz o primeiro ministro.   

Na COLOMBIA

Conforme documento oficial divulgado pelas Nações Unidas na semana passada, mais de 2800 sindicalistas colombianos foram assassinados entre 1984 e 2011. Acrescentando que 216 dirigentes laborais se encontram desaparecidos, 163 raptados e 83 torturados.
Refere também, que 78% por cento destes crimes continuam impunes.

Greve Geral - dia 22 de Março

Mediante as sucessivas medidas de austeridade, o aumento do desemprego a par da crescente redução dos sistemas de proteção social e desregulação laboral, seguida  da sua consagração pela abertura do acordo estabelecido em sede de concertação social, com a assinatura da UGT - se fosse hoje um activista sindical, teria aprovado e aplaudido a decisão da CGTP-IN ao promover esta Greve Geral.
Hoje distanciado, virado que ando para o biscate, em estado de incoerência perante os valores que defendo, engrossando a economia paralela - mesmo assim aprovo a decisão da central sindical.

Com a noção de que não vai ser um desafio fácil, pelo tendente discurso capitulador que ainda envolve milhares de trabalhadores, que está subjacente ao acordo assinado, a par da cultura p'ró apatia sustentada pelas inevitabilidades que os comentadores por encomenda dos poderosos, todos os dias promovem nas TVs, acrescendo ainda as enormes dificuldades da vida, mais os medos que na actual conjuntura existem, limitando a evolução da consciência social e política dos trabalhadores(s).

Considero que teria de haver iniciativas, que terão de haver iniciativas de esclarecimento e combate, correspondendo ou não a grandes mobilizações - na actual conjuntura, não fazer nada à espera de melhores condições seria sempre pior, seria dar espaço áqueles que na intervenção política e social enveredaram pela capitulação, não os colocando sequer perante as suas contradições e a responsabilidade de até esquecerem, que o rumo em curso está a pôr em causa o próprio regime democrático.

Sou do tempo do stencil e dos copiadores de pano de organdim, onde dois ou três bastavam para assinalar o 1ºde Maio com um simples panfleto, era o muito que se podia fazer, logo não considero uma derrota se a Greve Geral não traduzir um sucesso mediático, para mim, basta que ela marque bem o trilho que todos mais cedo ou mais tarde deverão percorrer.  

sábado, março 17, 2012

Actividades Partidárias no Concelho da Moita

Partido Socialista
Hoje na Biblioteca Municipal - Moita
pelas 15 horas - Encontro para debater a crise.
Partido Comunista
Em plenários preparatórios do XIX Congresso do Partido
Ontem no C.Trabalho da Moita, ás 18 horas
Hoje em Sarilhos Pequenos, ás 14.30 horas
Amanhã no Vale da Amoreira, ás 15 horas
Bloco de Esquerda
Realizou Encontro Concelhio na
última Quarta-feira
O Colectivo do ArreMacho deseja que tais realizações decorram da melhor forma, que nelas surjam ideias para dar a volta a isto, ou seja, com a clarividência e coerência que a situação exige, para a defesa da democracia nesta conjuntura marcada por uma crise forjada. 
Por aqui não perfilhamos o oportunismo preconceituoso da virgindade daqueles, que julgando-se purificados por nunca terem assumido responsabilidades de militância partidária, com sobranceria vulgarmente afirmam: - eu tenho-os inteiros; - eu nunca fui de nenhum partido; - eles querem todos, é mama. Além de muitos outros disparates que por certo todos por aí ouvimos, normalmente de gente que constroi o seu destino à distãncia do seu umbigo, ao jeito de Narciso. 

sexta-feira, março 16, 2012

BLOCO promove sessão pública em SETÚBAL para celebrar o seu 13º Aniversário

Com esta iniciativa, o Bloco assinala o 13º aniversário do movimento que mudou a esquerda e o país e assume o combate às medidas de austeridade impostas pela troika como prioridade política na luta contra o empobrecimento e a miséria a que condenaram Portugal.

Recordar Abril e reforçar a luta pelos direitos conquistados e que agora perigam é essencial.

A sessão tem lugar hoje às 21h30, na Biblioteca Municipal de Setúbal (Avenida Luisa Tody, 188) (mapa)



Já ouvi em lugares públicos...

O apelo a um milagre
Pessoas apostadas na necessidade de uma procissão ao alto de S.Sebastião, como outrora acontecera apelando aos Santos e a Deus para que chovesse. Contaram-me que até houve quem tivesse recorrido à bruxa, onde o Joãozinho de Alcochete, bem mais sério que outros, mandou-os todos à merda.

Embora ainda sem procissão, concerteza que aconteceram rezas e terços desfiados, ou porventura quem até há bruxa já recorreu - deste modo, porque ontem choveu, calculo que os que anteontem rezaram apelando a Deus, se devem sentir felizes pelo milagre logo no dia seguinte. Mas vistas bem as coisas, o que aconteceu não foi um milagre mas apenas os desígnios explicáveis da natureza, porque pensar em milagre até dá vontade de rir; então não é que Deus deixou aquilo entregue a S.Pedro, que já está velho, surdo e caquético, que em vez de chuva atirou-nos pedras !?... 

quarta-feira, março 14, 2012

31 na Câmara de Setúbal

A Inspecção Geral da Administração Local, persiste em remeter todas as responsabilidades à Srª Presidente da Câmara, por esta ter "ilegalmente" procedido  a aumentos saláriais a cerca de 400 trabalhadores. Estando assim armada uma grande bronca, pois a confirmar-se, os trabalhadores terão agora de devolver o dinheiro.
Sem conhecer detalhes do que por aí se diz sobre o assunto, parece que neste caso Setúbal apenas saíu na rifa, pois se a IGAL investigar outros Concelhos vai concerteza encontrar situações equiparadas, sendo que em algumas até foi quem ganha mais, que mais ganhou.
Do Concelho da MOITA nada se sabe, mas com a prevalecente tendência para o enguiço, não me admira que tal também aconteça por cá. Calculo que sobre isto, só a Poderosa Concelhia deve conhecer os detalhes.

A nojeira disto tudo, está na bandalheira literária permissiva a equívocos interpretativos, que é usada em regulamentos, decretos e despachos, a par de acções inspectivas demoradas, ineficazes e muitas vezes politicamente ajeitadas.
Por exemplo, é vergonhoso o que está a acontecer na Assembleia da República com a hipótese de uma Comissão de Inquérito para o caso BPN, onde de princípio PS, PSD e CDS sempre a recusaram, surgindo agora dispostos a que tal Comissão exista, mas para investigar o caso apenas de forma espartilhada, numa clara intenção protectora de conhecidos figurões que integram os seus partidos.
Nunca fui a favor da vil ideia de que se os grandes roubam, porque é que eu não posso roubar? exactamente porque a maldade de uns nunca pode num estado de direito, em democracia, ser justificação para a maldade de outros - no entanto é mediante estes procedimentos desajustados, estes exemplos expostos à sociedade, envolvendo-nos, que o país vai ficando sem rumo.

Oh ! Ti Carlos das Hortas

Então vocemessê e o Ti Canudo
não se alembraram, que o socialismo é uma coisa difícil? não se alembraram dos Gaidars, Ieltsins e Putins que aparecem, e daquilo que sempre  fazem?  que na impossibilidade de ajeitarem regulamentos e regras, promovem a bandalheira para instituir sistemas mafiosos, difíceis de desmontar?

Quando vocemessê promoveu a linda ideia das Hortas nos Boletins Munícipais, folhetos, Maré Cheia e em Seminários trazendo experiências de outras regiões - era suposto a existência de locais específicos, baldios ou outros projectados para o seu desenvolvimento, sustentado num regulamento a estabelecer direitos e deveres dos utilizadores, ou sejam, a existência de condições elementares para o estabelecimento de compromissos.
Agora, porque pouco ou nada disto foi feito, impera a bandalheira e o oportunismo - os espaços têm a dimensão, formato, localização e vedação que cada um quer, pelo suposto direito de quem chegou em primeiro existindo já sinais a provar a tentação da construção de barracas à balda, porventura até para ocupações extra-horta.

Hoje, no meio do bonito que é observar as batateiras, as couves, nabiças, favas e ervilhas, que já lá estão carinhosamente tratadas por quem sabe, gosta e precisa. Está ao mesmo tempo a nascer uma grande "bronca", pelo grande desleixo de vocemecês - até já existem espaços alugados e pronúncio de alguns conflitos.

Aquilo que deveria de ser um espaço de visita e exemplo solicitador pela promoção do amor e ligação à terra, ao trabalho como lazer e poupança para quem gosta e precisa. Pelo vosso desleixo, ainda vai acabar num grande trinta e um.

É caso para pensar e perguntar:
- Será que a minha terra está condenada a que tudo o que é bonito e bom, tenha de virar enguiço ?

Cavaco & Cavacadas

Cavaco com as suas Cavacadas, está a partir de Belém a encavacar isto tudo - deseja-se mesmo que o mal não afecte a internacionalização do Pastel de Nata, porque as Cavacas, à sua conta já estão a ser preteridas pelos mercados.

Os disparates já são tantos que nota-se em muitos dos seus apoiantes, alguns que até viram na sua vitória eleitoral a realização da profecia de Sá Carneiro, torcerem-se de vergonha pelas contradições, gafes e baboseiras que ele diz e escreve. Tal desidrato atingiu uma dimensão, que na impossibilidade da sua demissão, o melhor que os eleitos politicos da direita e da esquerda têm a fazer, é não ligar, deixar-lhe de passar cartão - isto para que a República ainda não se avacalhe mais.
Desde Spínola e Costa Gomes, estes nomeados, até aos eleitos, Eanes, M.Soares e Sampaio, nunca se observou a disparates de tamanha dimensão.
Em minha opinião estamos perante um figurão que não transmite convicção a ninguém, seja-se de erquerda ou de direita. Não tem sabedoria nem estatura de estadista para ocupar o cargo de Presidente da República - consegue ser ao mesmo tempo, matreiro, angélico, tímido e enrredeiro, com tal desajeito, que apenas me sobra o desejo de conhecer o que Bocage escreveria se conhece-se tal figurão.
Dali não esperem qualquer ajuda patriótica, nem em ideias, nem em sacrifícios - para a próxima escolham melhor ! ...

Reuniu o Poderosos Colectivo Concelhio...

Aguarda-se a divulgação de uma comunicação
à população do Concelho da Moita
sobre os acontecimentos na última Assembleia Munícipal, resultantes da intervenção de habitantes de Alhos Vedros, que discordam do já conhecido "legalíssimo cambalacho das garagens".

Por fontes fidedignas, embora desconhecendo-se detalhes, sabe-se das intensas discussões que no interior do Poderosos Colectivo o tema tem vindo a merecer - colhendo-se apenas a ideia de que em relação ao assunto em concreto, tudo vai prosseguir como o projectado, garantido que está a defesa do bem público - para rir, garantia que deixava de existir se o referido projecto fosse revisto conforme a opinião dos habitantes.
Entretanto, sabe-se que dois membros que integram pela CDU aquele orgão autárquico, vão deixar os cargos por razões particulares e de saúde. Facilitando deste modo a vida ao Poderosos Colectivo, pois há nisto a feliz coincidência de tratarem-se precisamente dos dois principais mentores, da arruaça e bandalheira em que aquela Assembleia se transformou.

quinta-feira, março 08, 2012

Eleições p/ a Comissão de Trabalhadores da AutoEuropa

Resultados Eleitorais
Lista  A  -  72,51% - 8 eleitos
Lista  B  -  24,83% - 3 eleitos

O colectivo do ArreMacho, felícita todos os trabalhadores da AutoEuropa, quer pela forma como decorreu o acto eleitoral, quer pela elevada partícipação que se verificou.
Isto, nesta conjuntura desgraçada em que os poderosos apostam por todos os meios para que fiquemos apáticos, foi obra! é mesmo um forte sinal de que a consciência social, politica e de classe está em ascenção.

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

quarta-feira, março 07, 2012

Cavaco vai ser posto na rua ?...

Foram entregues mais de 40 mil assinaturas na Assembleia da República, com o objectivo de conseguir despejar Cavaco Silva do palácio de Belém.

Calculo que como eu, que também assinei, todos os que o fizeram saibam que constitucionalmente tal não é possível, a não ser que o actor se demitisse, ou que os deputados arranjassem uma nêsga, ou seja, uma enxertia na Constituição, permitindo que a sua natural substituição se tornasse efectiva na pessoa da Srª Presidenta da Assembleia da República, posto que neste orgão não faltam vices-presidentes idóneos, competentes e capazes de imparcialidade para o desempenho daquela função.

Apesar de saber disto, assinei a petição por três motivos:

1- Porque não confio em eleitos que cultivam um amiguismo protector de bandidagem, e que à crítica reagem com estilo ressabiado, como aconteceu no discurso onde festejava a sua vitória eleitoral;

2- Porque não confio que tal pessoa saiba manter o património histórico e artístico que integra o Palácio de Belém, sujeito que está à possível presença de Dias Loureiro, Gonçalves, Duarte Lima e outra gente da mesme laia;

3- Porque reagi à petição, assinando-a, a idealizar uma providência cautelar, que proteja o país de uma aventêsma daquelas.

Procura-se

 -Alguém viu por aí a Mónica? aquela que canta, é que já tenho saudades de a ouvir...

Por Favor Não se Riam...

Os Resultados Negativos da Banca
A Banca divulgou resultados negativos superiores a 1000 milhões de euros relativamente a 2011. No entanto (até 2010) em  oito anos proporcionou milionárias distribuições de dividendos que ultrapassaram 6000 milhões de euros aos accionistas.
Deste modo, os resultados negativos agora apresentados, só podem ter sido forjados por uma mega operação contabilística, cuja engenharia teve concerteza a cobertura do Banco de Portugal, demais entidades reguladoras e por certo o ámen do próprio Governo. Conseguindo com isto criar um cenário propício a que se verifiquem mais financiamentos do Estado, ou seja, mais transferências de capital feitas ás custas dos contribuintes e dos impostos de quem ainda tem trabalho - libertando os accionistas privados de encargos, pois em caso de recapitalização, de reforço de aprovisionamento ou de liquidez dos respectivos bancos, não metem lá um cêntimo, eles, que são dos principais responsáveis pela crescente desgraceira  em que estamos a viver.
A desfaçatez é tanta, que o próprio 1º Ministro teve a lata de usar como exemplo, os resultados negativos da banca, afirmando que tais prejuízos reflectem na presente crise uma distribuição equitativa de sacríficios.
Se acrescentarmos a isto, que na engenharia contabilística  usada, enfiaram imparidades com muitos anos, incluindo a exposição à dívida soberana da Grécia - à conta da qual se encheram quando se financiaram pelo BCE a 1%, e cobraram a 7 e 8%  aos Gregos. Mais o grande cambalacho, em que o fundo de pensões é constante nas equações de outras engenharias financeiras. Mostra bem o género das elites que nos governam.
Só não lhes chamo de “filhos da puta”, de vigaristas e ladrões”,porque a lei não permite e ainda por cima, tenho o azar de no dicionário não encontrar outras.
Até os bard'merdas dos comentadores, experts fazedores e manipuladores de opinião, convidados a intervirem nos órgãos de comunicação social, que têm ganho pipas de dinheiro nesta crise, nomeadamente nas TVs, destes detalhes nunca falam – para eles podemos apodrecer, não contamos para nada ! para eles, ficarmos ignorantes, estúpidos e bajulentos, é o que importa.

terça-feira, março 06, 2012

Sempre desconfiei...

Desde miúdo, ainda no tempo em que a água engarrafada não estava vulgarizada, que eu já desconfiava que um dia ía ter chatíces com a água.
Ainda me recordo dos pregões na Festa da Moita,"olh'água d' Coina". É que nesse tempo na minha casa no "Poço das Bravas",a luz e a água  entravam à borla pelos intervalos das telhas, mas tinha de ir de bilha à fonte, logo a minha estimação pela água canalizada . É por isto que aquele pregão me fazia desconfiar, não sabia, mas  de facto foi a primeira tentativa de privatização da água.


Ouvi dizer...

Que a terceira via sobre o Tejo sempre vai avançar.
Sobre o que ouvi e a alegria que já observei em muitos autarcas cá da região, parece que é mesmo verdade. Entretanto ainda não tenho opinião sobre o assunto, posto que a travessia que pretendem fazer já não é para Lisboa (Chelas) mas para o Montijo, por outro lado ainda não se sabe como será a travessia, pois o Governo não quer nada com pontes e para ser subterrânea é capaz de não haver verba que chegue.

Logo não percebo tanta alegria quando não há certezas de nada, onde apenas se sabe que existe alguém que sonhou com uma travessia de esguelha pelo Tejo.

Alhos Vedros (UCCI)

Até faltam palavras, para caracterizar a irresponsabilidade por parte do Governo relativamente à Unidade de Cuidados Continuados Integrados em Alhos Vedros, cujas instalações e equipamentos estão em condições de acolher doentes desde 16 de Julho de 2011.
Os adiamentos para a assinatura de protocolos que permitam o funcionamento daquele unidade, repetem-se sem que exista qualquer prespectiva.

Para a concretização daquele projecto, valeu a cedência de terrenos por parte da Câmara Munícipal, a aprovação da tutela e nomeadamente o empenhamento de quem dirige a Misericórdia de Alhos Vedros. Nada daquilo caiu do céu aos trambolhões, nada daquilo resultou de caprichos voluntaristas, como uma estrutura que aparece e agora que se amanhem. Tudo foi partilhado com as entidades oficiais, de onde resultam compromissos e responsabilidades que têm de ser assumidas. 

Em jeito macabro e despropositado em caso tão sério, deixo a pergunta: - será que os dirigentes da Misericórdia têm de virar padres, diáconos, frades e freiras para que aquilo avance ?...

GRANDE BARRACA...

Surgiu um comentário sobre os acontecimentos na última Assembleia Munícipal, referindo-se a uma senhora que integra aquele orgão e que é adjunta do Srº Presidente. Afirmando que a dita senhora agrediu ou tentou agredir um dos munícipes presentes, por este tentar  fotografar os acontecimentos.
A ser verdade, tendo ou não a referida senhora razão em relação ao acto de ser fotografada contra a sua vontade - nunca um membro daquele orgão poderia reagir de tal modo. Logo se assim foi, o melhor que tem a fazer, é mesmo fazer as malas e dar de frosques. Isto sem contar com o outro, que foi praticar esgrima nas escadarias da câmara.

Pessoalmente não acredito que tais comportamentos sejam branqueados, ficando tudo como se nada de grave tivesse acontecido naquela Assembleia - acredito mesmo que se tal acontecer, as próximas Assembleias não serão melhores que a última, pois tal cenário corresponde a que a falta de respeito, a bandalheira se instale definitivamente.

Cá por mim, considero que se fosse membro daquele orgão, depois da barraca que armaram, alguém a teria de a desmontar - cabendo neste caso à absolutíssima maioria absoluta, limpar e acarretar os cacos do entulho que ainda sobra.

Dalai Lume + Re-Censurados + Dj Billy @ Moita

Divulgação RL Produções:

"No dia 10 de Março, preparem-se... vai espalhar-se o fogo no In Live Caffé, Moita!!! Dalai Lume, Re-Censurados e Dj Billy prometem mais uma das noites incendárias que andam a correr o país... 5 "euricos" com direito a imperial, boa música e um ambiente punk 'n' roll do melhor!!! Be there or be square!!!"




sábado, março 03, 2012

URBANIZAÇÃO CENTRO DA VILA - ALHOS VEDROS

(mail de um leitor identificado chegado à nossa caixa de correio)



Assunto: URBANIZAÇÃO CENTRO DA VILA - ALHOS VEDROS - FACTOS.

Bom dia,

A todos devo uma explicação sobre o assunto descrito no vosso blogue.


1º-Na grande maioria dos moradores da urbanização da quando da compra das suas casas foram aliciados por um projeto que se resumia-se a:

       Garagens construídas em subterrâneo.
       Parque infantil na superfície.
       Espaço de lazer também na superfície.


sexta-feira, março 02, 2012

Ontem no Diário da Região

Sobre o caso das "garagens que vão ocupar terreno antes destinado a espaço de lazer e parque infantil"- Alhos Vedros - caso que tornou tumultuosa a última Assembleia Municipal.
Sendo tema já abordado neste Blog, a descrição da Srª Jornalista Helena Correia ontem publicada, porque na parte final do artigo escreveu "... Com ânimos exaltados, o assunto dividiu a maioria CDU e os partidos da oposição, havendo eleitos que criticaram a alteração ao alvará. No entanto, João Faim, deputado da CDU,fez questão que João Lobo indicasse que a mesma foi aprovada por unanimidade na câmara municipal, entre os vereadores do BE, da CDU e do PS." suscita-me o seguinte:
  
b) nunca li ou ouvi qualquer declaração, comentário ou lamento crítico da parte do SrºJoão Faim ou de qualquer eleito da CDU, sobre o facto de os vereadores do PS e do BE não terem qualquer pelouro  neste mandato, onde até foram reduzidas as reuniões com a sua participação;
r) deduzindo-se deste modo, que as reuniões com a participação dos vereadores da oposição, só se realizam porque a lei a tal obriga, evidenciando-se no entanto a frequente crítica da CDU  de que a oposição nada propõe, que está desfazada da realidade do Concelho e que promove um discurso e uma prática obstaculizadora do seu desenvolvimento;
o) em tais circunstâncias, é natural que os vereadores da oposição distantes da possibilidade de estabelecer ou partilhar compromissos com os munícipes, além de receptores de algumas mensagens destes - em sessão de câmara, mediante uma explicação objectiva e um documento irrepreensível no ponto de vista legal, é natural e justo que votem a favor. Foi porventura isto que aconteceu na aprovação unânime das alterações ao referido alvará;
  
n) deste modo, a postura dos Srºs Faim e Lobo, demonstra apenas pretender sacudir a água do capote, aligeirando as responsabilidades politicas de quem no Concelho detem todo o poder de decisão, que é a CDU;
c) tal postura, pelo oportunismo político e desonestidade intelectual que traduz, terá como efeito a desconfiança, e por esta a degradação da elementar convivência democrática que se exige num orgão eleito pela população. Sendo que em tais circunstâncias os vereadores que não são da CDU, ficarão confinados à abstenção ou voto contra em todas as propostas que surjam; 
Mediante isto, pode-se concluir que a posição da CDU/Moita  em relação à reforma administrativa pretendida pelo actual governo no que concerne á representatividade, estrutura e funcionamento dos orgãos autárquicos, é hipócrita, pois a prática aqui desenvolvida é um efectivo ensaio daquilo que o governo pretende. Tratando-se assim de uma clamorosa incoerência, quando em Assembleia anterior propôs uma moção contra a reforma administrativa, que até mereceu o apoio do PS e do BE.

Acrescendo ainda, o facto de tais práticas contrariarem as orientações programáticas e resoluções do último Congresso do respeitável Partido Comunista Português - podendo-se até afirmar, que por estas bandas não faltam exemplos de âmbito colectivo e individual, demonstrativos de uma enorme fragilidade moral e de classe, a ofuscar O Partido com Paredes de Vidro. 

quinta-feira, março 01, 2012

Helmet estreiam-se em Portugal

A banda de Rock alternativo Helmet estreia-se em Portugal no próximo mês de março para celebrar 20 anos de ‘Meantime’. Os palcos do TMN ao vivo, em Lisboa, e o Hard Club, no Porto, vão receber a banda nova-iorquina nos dias 5 e 6 de março, respetivamente.
Os Helmet foram formados em 1989 pelo vocalista e guitarrista Page Hamilton, somam sete álbuns de originais sendo o mais recente ‘Seeing Eye Dog’ (2010) e ainda duas compilações, ‘Born Annoying’ (1995) e ‘Unsung: The Best of Helmet’ (2004).
Em 1992 lançaram o álbum que os projetou para o sucesso: ‘Meantime’, com temas tão aclamados como ‘Unsung’, ‘Give It’ e ‘In The Meantime’.
Em ambos os concertos, os norte-irlandeses Fighting With Wire fazem a abertura com o álbum de estreia ‘Man vs Monster’. Os bilhetes têm o preço único de 20 euros.


Mais informações em:


http://www.helmetmusic.com/

Até lá fiquem com "In The Meantime".