quarta-feira, março 14, 2012

Oh ! Ti Carlos das Hortas

Então vocemessê e o Ti Canudo
não se alembraram, que o socialismo é uma coisa difícil? não se alembraram dos Gaidars, Ieltsins e Putins que aparecem, e daquilo que sempre  fazem?  que na impossibilidade de ajeitarem regulamentos e regras, promovem a bandalheira para instituir sistemas mafiosos, difíceis de desmontar?

Quando vocemessê promoveu a linda ideia das Hortas nos Boletins Munícipais, folhetos, Maré Cheia e em Seminários trazendo experiências de outras regiões - era suposto a existência de locais específicos, baldios ou outros projectados para o seu desenvolvimento, sustentado num regulamento a estabelecer direitos e deveres dos utilizadores, ou sejam, a existência de condições elementares para o estabelecimento de compromissos.
Agora, porque pouco ou nada disto foi feito, impera a bandalheira e o oportunismo - os espaços têm a dimensão, formato, localização e vedação que cada um quer, pelo suposto direito de quem chegou em primeiro existindo já sinais a provar a tentação da construção de barracas à balda, porventura até para ocupações extra-horta.

Hoje, no meio do bonito que é observar as batateiras, as couves, nabiças, favas e ervilhas, que já lá estão carinhosamente tratadas por quem sabe, gosta e precisa. Está ao mesmo tempo a nascer uma grande "bronca", pelo grande desleixo de vocemecês - até já existem espaços alugados e pronúncio de alguns conflitos.

Aquilo que deveria de ser um espaço de visita e exemplo solicitador pela promoção do amor e ligação à terra, ao trabalho como lazer e poupança para quem gosta e precisa. Pelo vosso desleixo, ainda vai acabar num grande trinta e um.

É caso para pensar e perguntar:
- Será que a minha terra está condenada a que tudo o que é bonito e bom, tenha de virar enguiço ?

2 comentários:

Anónimo disse...

Com incompetentes destes,neste concelho tudo vira enguiço.

sou da concelhia disse...

O broncas tem razão, andei a ver aquilo hoje da manhã. Os meus camaradas da câmara arranjaram mesmo um grande trinta e um, não sei como é que agora vão resolver aquilo.