sábado, fevereiro 28, 2009

O XVI Congresso do PS ... (I)

Foi uma realização com objectivos mediáticos e eleitoralistas, deixando o futuro à distância dos três próximos actos eleitorais. Nem o design da decoração do recinto e a inovação tecnológica nos meios usados, apesar de futurista, conseguiu ultrapassar o mais do mesmo, a não ser poses para revistas cor de rosa.
.
Na própria Moção Politica de Orientação Nacional em que o Srº Sócrates é 1º subscritor - persiste a estratégia que defende ser possível com "mais regulação"encontrar soluções para a profunda crise que nos envolve, ou seja, defende o aperfeiçoamente das teses neoliberais.
.
Será que o Srº Sócrates acredita que a carrada de trapaceiros, banqueiros e outros poderosos que usufruem dos beneficios da tal "mão invisivel do sistema", terão movimentos de alma ascendentes? como não acredito que seja assim tão angélico, prefiro pela sua própria persistência, entender tratar-se de uma opção de classe que afastará ainda mais o Estado de uma posição dominante nos principais sectores estratégicos da economia, como a energia, banca, seguros e comunicações. Deste modo, o mais do mesmo. O modelo que gerou este trinta e um, ao qual o Estado tem de socorrer afectando a minha classe, na volta vai voltar às mãos de quem o armou.
.
Sendo certo que no fenómeno da globalização as propostas e posição de um país fácilmente se ofuscam, espantam-me a ligeireza e ambiguidades com que a alternativa é tratada naquela Moção.

No Cais da Moita...

A azáfama é enorme. Batelões, gruas, dragas e camions de grande
tonelagem - agora é que vai o dique abaixo.
Exactamente como foi divulgado o "bem estar à beira Tejo" vái estar a curto prazo ao alcance de todos.

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Não Existe Alternativa...

Dizem por aí que não existe alternativa e que o Povo
está condenado a eleger Chicos Espertos.

Porque não aceito, porque não entendo que a Constituição da Républica e o regime Democrático possam ser malbaratados por Chicos Espertos - acredito que basta a Malta Acordar para num instante demitirem o Presidente da Républica e o 1º Ministro.
.
Actualmente, tais fulanos já não deviam de ocupar aqueles cargos.

Terceira via foi abandonada...

Para perceber bem o Congresso do PS,
convido-os a ler o Programa Eleitoral com
que se apresentaram nas últimas eleições legislativas.

.
Depois é só comparar e fazer contas, deixando de fora os últimos três meses, uma vez que o Governo/PS só detectou a crise nessa altura.
.
A terceira via de Blair vai ser trocada
pela de Berlusconi, ou seja - quem puder que se amanhe.

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Num dos casos Bragaparques...

O Tribunal sentenciou o administrador Srº Domingo Névoa a pagar 5 mil euros por ter existido corrupção activa. O advogado diz que vai recorrer, pois pensa conseguir a absolvição.
De uma forma ou de outra, o figurino penal a que o Juiz está obrigado nestes casos, é de tal forma benevolente para os prevaricadores, que só amplia a ideia " o crime compensa".
.
São resultados do acordo sobre a justiça, estabelecido entre o PS e o PSD - sem dúvida que os protagonistas da Ditadura da Alternância, sabem moldar o regime ás conveniências das sua clientelas.

Binyam Mohamed foi libertado

Após sete anos de tortura e prisão, este jovem etíope foi libertado. Preso no Paquistão e acusado de terrorista, passou por várias prisões em diferentes países antes de ser enclausurado em Guantanamo.
.
Passou por Portugal três vezes, em aviões americanos com as matriculas N379P / RCH947 / RCH948Y, trataram-se de voos com escala nos nossos aeroportos, consentidos pelo então 1ºMinistro Srº Durão Barroso.
.
É lamentavel e grave que o Ministro dos Negócios Estrangeiros ainda não se tenha pronunciado sobre isto. Penso que o facto do SrºDurão Barroso ser o actual Presidente da Comissão Europeia e um afectivo aliado do Srº Sócrates, como ficou provado durante o Tratado de Lisboa - não lhe dá o estatuto de imunidade mediante o comprovado desrespeito pelo Direito Internacional, com que actuou enquanto 1º Ministro. O actual Presidente da C. Europeia, aliado desde a primeira hora de todas as atrocidades promovidas por Bush, pôs em causa aspectos elementares da soberania nacional.
.
O silêncio que impera sobre este assunto, está a demonstrar que Portugal
está desde a Presidência da República ao Governo, a ser dirigido
por gente sem estrutura e estatura de Estadistas.

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Embrulhadas...

O Código de Trabalho que entrou em vigor, pela sofreguidão de servir os interesses dos mais poderosos, vai resultar na prescrição de inúmeros processos, que obviamente vão garantir impunidade aos prevaricadores e em alguns casos a autênticos criminosos. É por estas e por outras que temo por cada vez que o PS reúne.
Em quase tudo o que tocam, só fazem trapalhadas.
Ainda por cima vão reunir em Congresso.

domingo, fevereiro 22, 2009

É disto que o Povo Gosta...

No caso dos hemófilicos, tudo ficou arrumado, quem morreu enterrado está, sem que ninguém pessoalmente fosse responsabilizado - recentemente prescreveu.
.
No caso "Casa Pia", alguns políticos envolvidos acabaram ilibados por prescrição, em relação aos restantes, decorre a embrulhada novela das fantasias.
.
O caso do BCP só falta ser arrumado no arquivo. No caso do BPN, a embrulhada está a crescer de tal forma que os ladrões já querem prender os polícias - sendo que neste caso aconteceu a estranha coincidência de quatro entidades com funções inspectivas não terem antes descoberto nada, é inadmíssivel que alguns ex-dirigentes da instituição, procurem responsabilizar os outros por aquilo que eles próprios gamaram. Neste caso a embrulhada já tem tal tamanho, que o mais certo "por tradição", é não haver mais ninguém arrolado.
.
Foi o caso do Inginheiro que ainda hoje ninguém sabe se é Engenheiro, mais as novelas de Gondomar, Oeiras, Felgueiras, Eurominas, Submarinos e outras em segredo de justiça prolongado, até atingirem a abençoada prescrição.
.
Até o licenciamento da Freeport considerado ilicito pelo Tribunal do Montijo, vai virar do avesso para que tudo acabe prescrito.
.
Mas é disto que o povo gosta.


7º Domingo


Hoje, 7º Domingo do tempo comum, quase no fim do Entrudo e inicio da Quaresma - para alento da alma portuguesa informo que a Santa Madre Igreja, por decisão do Santo Padre e após parecer da Congregação para as Causas dos Santos, prefeitura da Cúria Romana, deliberou a Canonização de D. Nuno Álvares Pereira.
.
Não sendo caso inédito pelo facto de ser um guerreiro, o certo é que a constatação canónica dos milagres comprovou a existência destes - a Batalha de Aljubarrota e a oração que a precedeu, "Oração Solitária" de D. Nuno, que hoje se prova ter sido uma conversa com Deus, da qual obteve a garantia de que o seu exército de apenas 7000 homens venceria o exército de 40000 de Castela.
.
Foi deste modo, liberto de qualquer pressão psicológica e com a certeza do perdão celestial antecipado - que avançou no combate, na vitória certa.
.
Queridos irmãos, digam os historiadores o que disserem, escrevam o que escreverem - foi a devoção do Santo D. Nuno Álvares Pereira e o seu acesso a Deus, a confiança que dele mereceu que permitiu que os Portugueses saíssem vitoriosos daquela Batalha.
.
- Oremos ao Senhor!

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Não invoquem Karl Marx...

Com a presente e redonda crise, pela blogosfera têm surgido com frequência "invocações de Marx". A mais recente refere uma partícula do Capital. Trabalho cientifico e profundo sobre o sistema onde alicerça o capitalismo.
.
"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão de ser nacionalizados pelo Estado."
.
Da forma como esta e outras frases surgem, facilita aos próprios que as divulgam interiorizar exactamente o que Marx nunca quis, a dogmatização - deste modo, espaço para a vulgaridade cultural marcada pela religiosidade ancestral de que não é fácil nos libertarmos.
.
Karl Marx que dedicou a sua vida à luta do proletariado, que o soube identificar na análise materialista do processo histórico da humanidade - nos seus escritos não perdeu tempo em exercícios retóricos.
Por isto, apelo a quem se dispõe a divulgar tais frases que o façam com a sustentação elaborada que o seu trabalho nos legou. Para chegar a tal frase, Marx detalhou ao ínfimo o sistema, cruzando na sua escrita a "foto e o gráfico". Embora gostasse de romance e poesia, prova-o o tempo em que escrevia na Gazeta Renana, optou por um trabalho militante revolucionário, o de investigar e transcender o registo de apenas uma mensagem humanista e libertária.
.
Karl Marx legou um 31 ao sistema Capitalita, mas não legou ao Proletariado uma pérola, uma profecia, um oráculo ou referências que animem ao lascismo - legou apenas, trabalho e luta em todas as vertentes que desbravam caminhos para a transformação da sociedade.
.
- Karl Marx é Revolucionário, não é Profeta!

Era o "Binho" meu bem...

Era o vinho

...Periquita, "me gusta" meu amor!

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Existem Contas a Prestar...

CDU presta contas
Sem pôr em dúvida a correcção desta orientação do Partido Comunista Português para os eleitos no Poder Local Democrático - em que pelo menos uma vez por ano têm que planear encontros com a população, para aí se sujeitarem às opiniões criticas ou não sobre a actividade desenvolvida.
Neste Concelho infelizmente não é bem assim.
.
Havendo neste quadro algumas iniciativas de louvar, manifesta-se cada vez mais a tentação da formulação institucionalizada, do porta à porta pelo percurso mais conveniente e à hora ajeitada, ou seja, "a chatice acolá e a gente aqui".
Desejo até que não aconteça como no ano anterior, aparecerem em cégada, alguns até envergonhados por levarem a bandeira na mão. Sequer ao menos que apareçam com a liberdade de rir e acenar, como fazem quando partem de charrete na celebérrima romaria.
É que desta vez o folheto que está em distribuição tem elevada qualidade - o papel, as côres e as fotos estão uma maravilha, o design é excelente e apelativo de tal forma que disfarça a ligeireza de conteúdo.
Apenas encontro duas falhas. A Freguesia da Moita para gaudio do AV nem sequer aparece, da B. da Banheira, esqueceram-se do Presidente da Junta e do seu pópó.
.
Mesmo assim, desejo que cumpram a orientação do PCP.

Desemprego...

As Estatísticas Falseiam a Realidade

Sempre falsearam em resultado dos critérios estabelecidos para a sua elaboração. Por exemplo os desempregados oriundos de vínculos de trabalho precário, recibos verdes e outros ainda mais sujeitos às candongas, na maioria não integram os cálculos estatísticos - mesmo aos inscritos no IEFP acontece bastar frequentar um curso de Formação Profissional de duas semanas para no respectivo ano não constar para a estatística. Estes e outros critérios permitem os resultados que se observam e deste modo os discursos que se ouvem.
.
Portugal é um dos países da UE com maior índice de precariedade, logo um dos que em termos estatísticos melhor pode iludir a realidade.
.
Ainda hoje uma nossa conterrânea esteve no IEFP para se inscrever. Na empresa onde trabalhou, nunca descontou, a Inspecção de Trabalho apesar de informada nunca actuou. Hoje, ou melhor, já antes a empresa desaparecera embora tivesse continuado a laborar, não existindo agora forma da pessoa recorrer com validade ao Tribunal, ou da IGT se substituir (testemunhando) à entidade patronal, e deste modo, a pessoa conseguir receber o subsidio de desemprego.
Ficou lá inscrita, recebendo logo a indicação para se dirigir a duas empresas cá da freguesia. Já esteve numa delas obtendo a seguinte proposta: - pegar ás 8 e sair ás 10 - pegar ás 12 e sair ás 14; - pegar ás 21 e sair ás 23. Isto sem registo na S.Social, irá se aceitar, receber 380 euros por mês. Esta mulher que é viúva sem qualquer pensão, tem dois filhos com 11 anos e uma filha com 14.
.
No Domingo passado cinco conterrâneos, quase com 50 anos de idade, 3 da Zona Envolente à Praça de Toiros e 2 dos Brejos, pela primeira vez sairam do país para ir trabalhar, isto apesar de algumas condições à partida mal esclarecidas. Todos trabalhavam por via de uma Ag. de Trabalho Temporário, onde acabaram todos burlados e com vencimentos em atraso. Estes nem sequer se inscreveram no IEFP.
.
Tratam-se de casos recentes cujo cenário nem sequer foi resultado da actual crise, mas são casos ilucidativos da impunidade que se desenvolveu no país, e exemplo do acréscimo que vai suceder pela oportunidade da crise que muitos já estão a aproveitar.

No momento que vivemos, fazer discursos a justificar politicas pela interpretação de estatísticas, é reduzir as pessoas à frieza dos números, é tentar iludir a realidade, é recusar conhecê-la usando métodos sinistros.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

BOA HORA e os leilões

Boa Hora
irá ser transformada em "Hotel de Charme"


Não estou em condições de avaliar estas opções, logo tenho dificuldades em formar opinião. Entretanto as tripas dão sempre voltas quando desconfio que o Estado se afasta do dever de preservar a memória histórica. É que na Boa Hora funcionou o Tribunal Plenário, onde muitos anti-fascistas foram julgados e condenados.
.
Por isto, é até natural que apareça quem me considere mais um Velho do Restelo, a resistir à modernidade - quando o meu cepticismo, é o resultado de se encontrarem já em risco referências fortes da memória histórica do país, em consequência da nova Lei do Património, que o PS propôs e aprovou. Lei com objectivos tão modernos, que por exemplo permite que a Batalha, o Mosteiro de Alcobaça, a Torre de Belém e muitos outros, possam em qualquer altura ser leiloados.

Pê Yes e o nosso Enterro

Enterro do Bacalhau
Da forma que este governo leva o povo a creditar nele, o nosso enterro está mais próximo que o do Bacalhau.

Orai por nós, pecadores votantes!!!

domingo, fevereiro 15, 2009

Estamos no Entrudo

Em Portugal verificou-se hoje
a abertura oficial do Entrudo
A partir de agora todos os escritores e poetas populares que queiram participar no concurso de rábulas e poesia promovido pelo PS, deverão endereçar os seus trabalhos para a Sede do Largo do Rato em Lisboa.

Temas obrigatórios:
- Lei Robin Hood;
- Regionalização;
- Eutanásia;
- Casamento entre pessoas
do mesmo sexo.

O Srº Sócrates que decidiu disfarçar-se de Inginheiro, determinou que no ano que decorre o Entrudo só finda em Agosto. Logo, nada de debates sobre coisas sérias, anedotas e outras graçolas é o que importa. Até lá, o actor principal garantirá quinzenalmente Peixeirada no Parlamento, deixando as Arruadas e Cégadas a organizar pelo país, a cargo do aparelho partidário.

O General Loureiro dos Santos escreveu...

O General não é estúpido
Loureiro dos Santos escreveu num jornal:
"... Além de medidas sociais sólidas, só forças de segurança moralizadas e de confiança garantirão a ordem pública e o Estado de Direito."

Mediante o esforço do Governo para acudir à crise. Sendo até já vasto o elenco de medidas , que vão do apoio ás pequenas e médias empresas, ás linhas de crédito bonificado, ás garantias de depósitos bancários, de crédito e de recurso a capitais, ao apoio do Estado aos Bancos burlados pelos gangs. Nada disto reduziu o cepticismo do SrºGeneral. Nem os fortes apoios ás empresas de exportação ou a evidente disponibilidade do Governo, em avançar em força para o investimento público. Nada o demoveu de um hipotético cataclismo social com o epicentro na Europa.
.
Será que o General não acredita na eficácia das medidas que o nosso e os Governos da Europa estão a promover? ou será que tem uma visão da crise, cuja dimensão o leva a considerar previsível e inevitável a desordem social, a quebra do tal Estado de Direito? é que o ênfase dado ás forças de segurança, atira-nos para um cenário económico e politico a lembrar o fim da Oligarquia Grega.
Sendo este o caso. Alto aí e pare o baile Srº General! é que a porrada vai sobrar p'ra mim e para os da minha classe. O senhor não será atingido, pertence a outra. De facto não é estúpido.
.
A defesa do bembom em que vivem, garantir os seus parâmetros de vida, é objectivo central das classes dominantes, demonstrado pelo cinismo dos escritos e dos discursos que vão fazendo. Exactamente daqueles que todos os dias usufruem de jogos e expedientes, pondo em causa os alicerces do denominado Estado de Direito.
.
Os tribunais, são neste momento orgão de soberania esgotado de meios e credibilidade, não têm eficácia, exactamente pela pressão dos interesses dos mais poderosos, cujos politicos eleitos sabujamente vão servindo e protegendo, cultivando a bandalheira na Justiça.
A situação de insegurança que se vive não é hoje a que resulta da multiplicação de assaltos a habitações, gasolineiras e caixas de multibanco. Muito menos das greves, manifestações de protesto ou até sublevações, como na Islândia ou na Grécia. Mas sim a que resulta do facto de grande parte das Instituições dos Estados, Ministérios, Bancos Centrais e outras ,encontrarem-se controladas por gangs, cuja capacidade invejaria Al Capone.
.
Estes sim, têm que ser reprimidos. São eles que estão a pôr em causa o Estado de Direito. É por isto que são necessárias forças de segurança moralizadas, com consciência política e de classe - que não confunda um Soldado com um General, um Trabalhador com um Ministro.

sábado, fevereiro 14, 2009

Será que o Conselho de Estado...

com o apoio do Presidente da República, se dispõe a dar cobertura a Al Capone. Ele deve de estar a aparecer por aí - é normal ele aparecer em épocas de crise, pujante e habilidoso nos jogos de influências.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Olha, a Pluripar...

...continua a atacar.
Como sabemos, a negociata do PDM Moiteiro deve muito a estes senhores.
Setúbal parece não fugir também às negociatas, com esta força politica no poder autárquico.

SobreiroO Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa decretou, na tarde de ontem, a suspensão provisória do abate de 1331 sobreiros no Vale da Rosa, em Setúbal, dando seguimento à providência cautelar que havia sido interposta pela Quercus na segunda-feira e que pedia a suspensão daquele anunciado derrube. Apesar da decisão, o abate de árvores já havia sido iniciado durante a manhã, altura em que "foram abatidas entre 700 e 900 árvores", afirmou Domingos Patacho, daquela associação ambientalista, que esteve no local.

E assim vai a República...

Seria legitimo pensar que a actual crise e os efeitos na vida das pessoas fossem os temas centrais a debater no Congresso do PS - não vai ser assim. Os temas eleitos, expressos em moções até subscritas por excelsas figuras daquele Partido, vão ser a Eutanásia e o Casamento Homosexual.

Para compor o pretendido e enevoado cenário, saltam os Bispos empunhando tridentes ameaçando intervir nas eleições.
Tudo isto até parece combinado para ofuscar a dura realidade onde já nada se desfruta, quer no desemprego quer trabalhando.

Uns trataram de arranjar o caso que não chega a caso, nem tão pouco provimento para processo, a Freeport. Os malabaristas do PS cursados no Chapitô escolhem os novos números para o Circo, os bispos ensaiam os hinos inquisitores preparando a próxima esteria religiosa.

E assim vai a República ao toque de gente sem vergonha,
que a cada passo já não descortina razão.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Queridos Irmãos...


A Santa Madre Igreja
foi excomungada!
Deus Nosso Senhor findou a sua "eterna benção" sobre o Vaticano. O Papa Ratzinger acabou por ser considerado um herege. Este que nunca deveria ser Papa, arrastou com os seus relativismos as nossas almas para o purgatório.

A gota que fez transbordar o vinho da taça, resultou do apoio manifestado pelo Papa ao Bispo integrista Richard Williamson que ainda recentemente adoptou um discurso de branqueamento do nazismo, da mesma forma que propaga o ódio aos judeus - reabilitando a doutrina que os responsabiliza pela morte de Cristo.

Já não bastavam as inúmeras mentiras sobre a actual crise, em que o Vaticano sistemáticamente vinha falseando nos relatórios enviados a Nosso Senhor, nada esclarecendo sobre a Igreja capitalista e respectivos jogos financeiros, como ainda entrou pela promoção de elementos incapazes de compaixão, cultores do ódio.

Por tamanha desgraça e para que voltemos a ter esperança por um lugar no Reino dos Céus.
- Oremos ao Senhor!

S/homenagem a Hermínia Silva

Ontem na Moita realizou-se um grande espectáculo de fados. Com o propósito de lembrar a actriz e fadista Hermínia Silva e de ajudar um conterrâneo com graves problemas de saúde. Pela descrição que me fizeram, participaram mais de 800 pessoas, devidamente sentadas e bem servidas, assistindo durante cerca de seis horas aquela maratona do fado.

Não participei, mas pelo que ouvi - tratou-se de uma organização humilde e exemplar, que corporiza a ideia de nesta terra existirem pessoas que quando se encontram são capazes de fazer coisas com trambêlho.

... um cagaço fazia jeito.

Com a Convenção do BE reapareceram as análises, festeiras em alguns casos, a forçarem previsões que apontam para o seu crescimento eleitoral, centrando a ideia de que irá ultrapassar o PCP.
.
Sobre isto, penso que à esquerda não haverá temor, seria até interessante acontecer um cenário em que o BE atingisse 15% e o PCP 12%. Posto que a acontecer um resultado destes seria interessante observar os analistas como porta vozes dos Amorins & Belmiros a disfarçarem, a desinformarem sobre o seu grande cagaço.

domingo, fevereiro 08, 2009

"SINDICALISMO" (...)

Li no Rostos um artigo com o titulo "com a crise que sindicalismo?". Fiquei desarmado com tanta sabedoria. Só quem conhece a realidade é capaz de escrever aquelas coisas. Penso mesmo que está em condições de substituir o Manel Carvalho da Silva, que conforme o escrito é porventura mais um mentor do sindicalismo reaccionário prevalecente.

Ou é apenas deslumbre pelo brilho das tribunas?
Por ora, fico-me por aqui.

sábado, fevereiro 07, 2009

O prometido é devido...

Dia 29 de Fevereiro
dará inicio a instalação do Estaleiro para as obras de reabilitação da zona ribeirinha da Moita.
Embora vá afectar temporáriamente o funcionamento do Centro Náutico Moitense, pois é nas suas instalações e respectivo parque que será instalado o estaleiro - a obra vai avançar exactamente como em sessão solene e pública, em pleno cais, no decorrer das Festas de Setembro foi prometido pelo Srº Presidente da Câmara e demais entidades presentes.
.
Todos estamos de parabéns, pois o bem estar à beira Tejo, deste modo, ficará em pouco tempo à distância de um mergulho.
.
A generosidade de directores e sócios do CNM sensibilizou a Junta do Gaio/Rosário de tal forma, que está já garantida a utilização da marina do Gaio para atracação de todas as embarcações dos mareantes da nossa Freguesia. A cooperação é palavra de ordem.
.
Em breve serão divulgados os inesperados apoios que surgiram da sociedade civil, sem os quais não seria possível a concretização a curto prazo desta obra. De imediato sabe-se que o refeitório dos trabalhadores (almoço) será no Solar da Freira e que o Srº Amorim fazendo juz à memória colectiva da industria corticeira no Concelho, também se empenhou na ideia.
.
Exemplos credíveis, concretos,
assumidos por pessoas de boa vontade que souberam na actual crise, interiorizar o discurso e apelo do Srº Presidente da República.

.
Viva a Moita

Felizmente não Convencionados...

Ouvi pela TSF e gostei do que o companheiro Chora disse, sobre a decisão do Presidente da República em promulgar a lei que desregula a regulamentação do trabalho, proposta pelo lacaio dos poderosos, o Srº Inginheiro Sócrates.

A sopa estava boa...

Estou em condições de informar que já é conhecido o paradeiro do Velho Barbudo. Nestes ultimos dias tem-se dedicado a tarefas agrícolas a troco de bucha e caneca. Hoje mesmo jantei com ele uma sopa de agriões, salsa e coentros, que segundo diz, evita o cóstrol e fornece fósforo à cabeça, tendo ainda a vantagem de impedir que o tinto se transforme em pasta.
Nos próximos dias vai haver novas do seu Oráculo.

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Não gosto da ETA...

Como se não bastasse, ainda por cima quando vem a Portugal é apenas para alugar viaturas. Isto quando existem tantos locais para visitar, tanta coisa para fazer.

Obszon Geschopf em Portugal

Agradeciamos a divulgação do seguinte evento:

Pela primeira vez em Portugal os Obszön Geschöpf, oriundos de França, vêm nos mostrar de que é feito o Industrial. Com novo album no escaparate "Erection Body Mutilated" (o 4º, e desta feita duplo), pela BLC, vão estar presentes em mais um evento levado a cabo pela RL Produções no In Live Caffé (Moita) plus DJ [M4k1n4]. As entradas são a 7€ com direito a uma imperial.
Não perca esta oportunidade.

Obszön Geschöpf + DJ [M4k1n4]

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Mais pobre ficou o Rock

Lux Interior fucking Christ

O músico, de real nome Erick Lee Purkhiser, fundou os The Cramps com a mulher, Poison Ivy, nos anos 70, sendo "Fiends of Dope Island", de 2003, o último trabalho de originais do grupo.
Em comunicado oficial, os representantes da banda destacam o carácter "destemido" de Lux Interior, que "trasformou cada palco por onde passou num local de paixão, abandono e verdadeira liberdade".
Lux Interior, ícone rock alternativo norte-americano, sofria de problemas cardíacos há vários anos.
Os The Cramps actuaram em 2006 no Festival Paredes de Coura, numa noite em que partilharam palco com os britânicos Bauhaus.


Não esquecer que a primeira actuação em Portugal dos Cramps foi no Festival de Lisboa em Maio de 1997.

Responsabilidade Social

Não são poucos os que acreditam em movimentos de alma ascendentes dos mais poderosos, dos mais ricos. Mas aí está o inverso.
O Srº Amorim é mais um a exemplificar. Dos lucros acumulados durante anos, nada sobra para suprir dificuldades temporárias, nem sequer uma nêsga que admita negociação credível susceptivel de compromissos a prazo em que naturalmente haveria disponibilidade para aligeirar o uso de alguns direitos contratuais. Nem ao menos um cenário destes.
.
Quem já sacou, mamou do Estado e dos trabalhadores ao longo dezenas de anos. Que já coleccionou processos prescritos, de onde as fraudes de muitos milhões ficaram impunes. Não surge nem sequer um pequeno sinal, civilizado, mediante a crise que se atravessa.
.
De facto os trapaceiros não garantem soluções para o futuro.
Temos de acabar com eles!...

Muito estranho...

Por estranho que pareça, não aparecem dos destacados experts fazedores de opinião referências e análises ás atitudes de distanciamento do SrºPresidente da República em relação ao caso Freeport.
Porque será?...
.
Sem pretender colmatar este evidente vácuo, recordo apenas que em relação ao Srº Dias Loureiro o Srº Cavaco Silva foi pródigo e rápido em atitudes de solidadriedade.
.
Parece-me que aquele coisa que integra conceitos e define ser Homem de Estado, por aquelas bandas também está reduzido à brejeirice politiqueira que vulgarmente se designa por aí - é tudo a mesma merda.

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Parco em Palavras

Gostaria de ser parco em palavras, mas a consciência não mo permite.
Gostaria de ter um suave beijo ao redor do teu poema sânscrito, um
hífen em parangonas no chá de um deserto por descobrir.
Mas não.

Não posso ter a aura misteriosa de um canto diáfano, só porque
exultas no sangue dos inocentes. Não posso parar a guerra que
desemboca no teu olhar, não posso calar a raiva de um coração
destroçado. Partes o pão e distribuis a fome pelos estômagos
mais inchados. Há a cólera, o riso e a putrefacta mente em
demasia, combustão autóctone dos sentidos. Parar?
Não posso!

Adiar o julgamento numa noite fria, posso, mas não quero.
Numa perspectiva apolínea, não há lugar para o sim da
redenção. Não há! Sim. Mas não há.

Tudo é medo e sombra quando te posso dizer o que sinto,
mas não o faço por ser demasiadamente pequeno, curto,
impassível e oprimido. Em múltiplas palavras que te
escreva, sinto a inconsciência da minha utopia,
e sofro.

Tenho medo do dilúvio de braços e de afectos,
corpos caindo em decúbito dorsal, formol e
memórias, memórias, riscos e interferências.

Gostaria de ser parco. Mas não, mas não posso,
mas não há palavras, não há memórias, não
há sofrimento suficiente que me obrigue.
A parar!

domingo, fevereiro 01, 2009

Clubes Históricos: por onde andam alguns...

Hoje, domingo, dia do senhor desporto rei, trago-vos uma crónica dos dias aziagos, mas também dos dias da fénix renascida para alguns clubes que até há bem pouco andaram nos píncaros do
futebol nacional. Outros, pela história dos seus emblemas, merecem esse destaque. Afinal: por
onde andam vocês?
Começo por falar-vos do Salgueiros, o velho clube que jogava no vetusto Vidal Pinheiro. O Sport
Comércio e Salgueiros, os vermelhos da invicta, a velha claque da Alma Salgueirista, ali do bairro
e freguesia de Paranhos. Depois do descalabro financeiro e da corrupção, o Salgueiros voltou ao futebol esta época. Está nos distritais do Porto, na 2ª divisão, mas em excelentes condições de
subir de escalão. A fénix renascida é o grande lema deste novo salgueiros. Ainda bem!
Outro Clube que regressou é a Ovarense. Depois de ter estado vários anos na liga de honra, acabou, sem glória e sem dinheiro. Regressou à 3ª divisão distrital de Aveiro e está em 1º lugar, com 10 pontos de avanço e sem derrotas. A subida está garantida, à 2ª...distrital. Mais um caso
de sucesso!
Mas existem outros casos menos felizes: O futebol clube de Felgueiras, graças às vaidades da
senhora do mesmo nome e da mesma terra, pagou bem cara a ousadia. Depois de 1 ano na primeira liga, acabaram com o futebol. O clube desapareceu. Criaram foi um novo clube em felgueiras, que pode dizer-se é o filho do anterior: chama-se Clube Académico de Felgueiras, nasceu em 2006 e, por incrível que pareça, já estão na 1ª divisão da AF Porto, e devem subir à Divisão de Honra ( a divisão maior do futebol distrital). Será milagre (de saco azul) da Drª Fátima? A ver vamos como diriam todos os cegos de felgueiras.
E o Alverca, lembram-se: o Deco veio de lá, para ser campeão europeu pelo FCP, mas isso é outra história. Histórias de pneus, digo eu. Bom, mas o Alverca depois de 3 anos pela primeira divisão (ou 1ª liga, como queiram), acabou-se! Voltou aos distritais de Lisboa há 2 anos e está
na 1ª distrital, no 4º lugar. Esta época vai ser difícil subir de divisão. É que o Vialonga está de pedra e cal no 1º posto. Será da Cerveja?
Quanto ao Farense, a história é já outra. Depois de terem terminado, com muita pena minha, porque para mim o Algarve merece ter pelo menos um representante na divisão maior, dizia que foi um descalabro. Mas renasceram e estão já na 3ª Divisão nacional, na Série F, num honroso 6º lugar, logo seguidos pelo Fabril do Barreiro (Ex-Cuf) e Barreirense, dois históricos de novo juntos, desde o ano passado, propiciando inesquecíveis dérbis, mesmo hoje em dia. Se o Fabril está em fase ascencional, depois de uma década nos distritais e numa fase de sobe e desce, parece que consolidam o seu lugar na 3ª divisão. O Barreirense, pelo contrário, depois de há 3 épocas ter estado na divisão de honra, desceu, desceu novamente da 2ª B para a 3ª e o ano passado ainda tentou subir, mas não conseguiu. este ano pior: não tem hipótese de subir e vai ter de disputar a liguilha de despromoção. Mau demais para ser verdade. Quem diria que o 2º clube maior do distrito até há 2 anos atrás (logo a seguir ao Vitória de Setúbal, fosse ultrapassado por clubes como o Pinhalnovense (agora o 2º clube do distrito), Cova da Piedade (3º), Pescadores da Costa da Caparica (4º) e Fabril (5º).
Outros clubes, outras histórias.
O Imortal de Albufeira, lembram-se? Também andou na divisão de honra no dealbar deste século. O sr. fernando Barata desbaratou tudo o que havia e o clube acabou. Regressou agora à 2ª distrital do Algarve. Está na 2ª posição, a 1 ponto do Culatrense. Tem boas hipóteses de subir à 1ª distrital. Menos mal, Imortal, um clube fundado em 1920.
E o Campomaiorense, lembram-se, os leões do alentejo? Aqui a história é diferente, pois o Sr. Nabeiro continua a apoiar e a patrocinar o clube. Na altura tomou aquela decisão muito reflectida, de acabar com o clube a nível profissional. O Campomaiorense está na 1ª divisão
distrital de Portalegre, num bom 3º lugar, mas já com poucas hipóteses de subir, porque este ano os Gavionenses (do Gavião), estão a limpar tudo e todos. E vai ser uma estreia nos nacionais. Pelo menos nestes últimos anos para este emblema.
Outros clubes que não acabaram, mas simplesmente foram-se abaixo desportivamente: O Famalicão, que esteve há cerca de 18 anos na primeira divisão, desceu,desceu e está nos distritais. Felizmente este ano vai subir para a 3ª divisão nacional novamente. Está em primeiro (no distrital de Braga-divisão de honra), com boa vantagem.
O Desportivo de Beja, esteve na divisão de honra até há 7 anos atrás, sempre a descer, chegou aos distritais. Está na 1ª divisão, em 6º lugar, mas quem vai subir é o Moura. Talvez para o ano.
No nosso distrito, a luta da subida está entre o Sesimbra e o Alfarim. O Sesimbra tem boa vantagem.
Lembram-se do Sacavenense: há 20 anos via jogos deles com o Barreirense na 2ª divisão-zona sul. Agora estão na 1ª divisão distrital, mas vá lá, estão em 1º lugar e devem subir à divisão de honra da AF Lisboa. Nada mau, para um clube que para o ano comemora 100 anos.
E foi um reviver as velhas glórias clubísticas, mas com um olho forte no presente e quem sabe, com o voltar à glória num futuro próximo!

O Senhor é Clemente e Cheio de Compaixão


Domingo IV do Tempo Comum
(semana IV do Saltério)
Irmãos e irmãs, porque o Senhor é clemente e cheio de compaixão, hoje deveis rogar-lhe protecção, para que nos livre da estranha pandemia que alastra na nossa pátria. Os cientistas chamam-lhe a "Doença do Tio", identificando-a com uma virose que afecta a memória.
.
Só a fé que Deus fortalece, poderá libertar-nos da vulnerabilidade de por falta de memória, cairmos em tentações malignas.
.
Recordem que até Sua Excelência Presidente da República, já apresenta sintomas de ter adquirido a "Doença do Tio"- que Deus o proteja.
Tal sintoma manifestou-se no recente Congresso sobre o desemprego e a pobreza realizado no piedoso Santuário Mariano de Fátima, onde Sua Excelência generosamente decidiu participar e intervir. Quando se esperava por sinais de alerta para o interior da Santa Madre Igreja, o Srº Presidente inesperadamente e apoiado por um qualquer estudo, considerou que o recente aumento da pobreza em Portugal tem origem na actual lei do divórcio, afirmando até que os legisladores na elaboração da lei cometeram o erro de não incluir o conceito de justa causa - alegando deste modo, que o aumento do desemprego é o resultado da facilidade com que as mulheres despedem os maridos e os maridos as mulheres.
.
Isto quando nós, os pobres desta Igreja aguardavam que Sua Excelência, também ele cristão e liberto de preconceitos laicístas, se referisse aos irmãos que caíram em tentação, se deslumbraram com o capital e se perderam na ganância, afundando fundações privadas de natureza ética e humanista. Instituições consideradas pela nossa Santa Madre Igreja ex-libris na demonstração da consciência social dos ricos, acabaram envolvidas em escandâlos como do Madoff, do BPN, do BPP, do BCP e de muitos outros envolvidos em fraudes e Offshores.
.
Observai meus irmãos - ressaltam até siglas sonantes do Capitalismo Religioso: o Santander, La Caja, o Banesto, o Popular, o J.P.Morgan, La Banque Lyonaise, Bilbau y Vizcaya, L'Union Suisse des Banques e ainda outros num enorme "poço sem fundo", em que a ganância na acumulação e no lucro numa ambição desmedida a coberto da moral solidária cristã, contribuiu para a actual crise.
.
Como observais e naturalmente sentis, a falsidade é enorme.
Que Deus ilumine o Santo Padre para que a nossa Santa Madre Igreja perceba de vez - que os Banqueiros e os trapaceiros politicos não têm "movimentos de alma ascendentes".
.
Oremos Irmãos.
... o Senhor nos proteja a memória para que não voltemos a esquecer ... o Senhor que nos ajude e ensine a escolher e a eleger as pessoas de boa vontade, as pessoas sérias e honestas.
.
Que Nª Senhora de Fátima salve
o Srº Presidente da República da "Doença do Tio".
Que Deus nos salve desta pandemia.