domingo, fevereiro 01, 2009

Clubes Históricos: por onde andam alguns...

Hoje, domingo, dia do senhor desporto rei, trago-vos uma crónica dos dias aziagos, mas também dos dias da fénix renascida para alguns clubes que até há bem pouco andaram nos píncaros do
futebol nacional. Outros, pela história dos seus emblemas, merecem esse destaque. Afinal: por
onde andam vocês?
Começo por falar-vos do Salgueiros, o velho clube que jogava no vetusto Vidal Pinheiro. O Sport
Comércio e Salgueiros, os vermelhos da invicta, a velha claque da Alma Salgueirista, ali do bairro
e freguesia de Paranhos. Depois do descalabro financeiro e da corrupção, o Salgueiros voltou ao futebol esta época. Está nos distritais do Porto, na 2ª divisão, mas em excelentes condições de
subir de escalão. A fénix renascida é o grande lema deste novo salgueiros. Ainda bem!
Outro Clube que regressou é a Ovarense. Depois de ter estado vários anos na liga de honra, acabou, sem glória e sem dinheiro. Regressou à 3ª divisão distrital de Aveiro e está em 1º lugar, com 10 pontos de avanço e sem derrotas. A subida está garantida, à 2ª...distrital. Mais um caso
de sucesso!
Mas existem outros casos menos felizes: O futebol clube de Felgueiras, graças às vaidades da
senhora do mesmo nome e da mesma terra, pagou bem cara a ousadia. Depois de 1 ano na primeira liga, acabaram com o futebol. O clube desapareceu. Criaram foi um novo clube em felgueiras, que pode dizer-se é o filho do anterior: chama-se Clube Académico de Felgueiras, nasceu em 2006 e, por incrível que pareça, já estão na 1ª divisão da AF Porto, e devem subir à Divisão de Honra ( a divisão maior do futebol distrital). Será milagre (de saco azul) da Drª Fátima? A ver vamos como diriam todos os cegos de felgueiras.
E o Alverca, lembram-se: o Deco veio de lá, para ser campeão europeu pelo FCP, mas isso é outra história. Histórias de pneus, digo eu. Bom, mas o Alverca depois de 3 anos pela primeira divisão (ou 1ª liga, como queiram), acabou-se! Voltou aos distritais de Lisboa há 2 anos e está
na 1ª distrital, no 4º lugar. Esta época vai ser difícil subir de divisão. É que o Vialonga está de pedra e cal no 1º posto. Será da Cerveja?
Quanto ao Farense, a história é já outra. Depois de terem terminado, com muita pena minha, porque para mim o Algarve merece ter pelo menos um representante na divisão maior, dizia que foi um descalabro. Mas renasceram e estão já na 3ª Divisão nacional, na Série F, num honroso 6º lugar, logo seguidos pelo Fabril do Barreiro (Ex-Cuf) e Barreirense, dois históricos de novo juntos, desde o ano passado, propiciando inesquecíveis dérbis, mesmo hoje em dia. Se o Fabril está em fase ascencional, depois de uma década nos distritais e numa fase de sobe e desce, parece que consolidam o seu lugar na 3ª divisão. O Barreirense, pelo contrário, depois de há 3 épocas ter estado na divisão de honra, desceu, desceu novamente da 2ª B para a 3ª e o ano passado ainda tentou subir, mas não conseguiu. este ano pior: não tem hipótese de subir e vai ter de disputar a liguilha de despromoção. Mau demais para ser verdade. Quem diria que o 2º clube maior do distrito até há 2 anos atrás (logo a seguir ao Vitória de Setúbal, fosse ultrapassado por clubes como o Pinhalnovense (agora o 2º clube do distrito), Cova da Piedade (3º), Pescadores da Costa da Caparica (4º) e Fabril (5º).
Outros clubes, outras histórias.
O Imortal de Albufeira, lembram-se? Também andou na divisão de honra no dealbar deste século. O sr. fernando Barata desbaratou tudo o que havia e o clube acabou. Regressou agora à 2ª distrital do Algarve. Está na 2ª posição, a 1 ponto do Culatrense. Tem boas hipóteses de subir à 1ª distrital. Menos mal, Imortal, um clube fundado em 1920.
E o Campomaiorense, lembram-se, os leões do alentejo? Aqui a história é diferente, pois o Sr. Nabeiro continua a apoiar e a patrocinar o clube. Na altura tomou aquela decisão muito reflectida, de acabar com o clube a nível profissional. O Campomaiorense está na 1ª divisão
distrital de Portalegre, num bom 3º lugar, mas já com poucas hipóteses de subir, porque este ano os Gavionenses (do Gavião), estão a limpar tudo e todos. E vai ser uma estreia nos nacionais. Pelo menos nestes últimos anos para este emblema.
Outros clubes que não acabaram, mas simplesmente foram-se abaixo desportivamente: O Famalicão, que esteve há cerca de 18 anos na primeira divisão, desceu,desceu e está nos distritais. Felizmente este ano vai subir para a 3ª divisão nacional novamente. Está em primeiro (no distrital de Braga-divisão de honra), com boa vantagem.
O Desportivo de Beja, esteve na divisão de honra até há 7 anos atrás, sempre a descer, chegou aos distritais. Está na 1ª divisão, em 6º lugar, mas quem vai subir é o Moura. Talvez para o ano.
No nosso distrito, a luta da subida está entre o Sesimbra e o Alfarim. O Sesimbra tem boa vantagem.
Lembram-se do Sacavenense: há 20 anos via jogos deles com o Barreirense na 2ª divisão-zona sul. Agora estão na 1ª divisão distrital, mas vá lá, estão em 1º lugar e devem subir à divisão de honra da AF Lisboa. Nada mau, para um clube que para o ano comemora 100 anos.
E foi um reviver as velhas glórias clubísticas, mas com um olho forte no presente e quem sabe, com o voltar à glória num futuro próximo!

9 comentários:

Anónimo disse...

e o "amigo" não citou todos. A sua vida ainda deve ser curta. Então Lusitano de Vila R. Santo António não foi um grande clube na 1ª. divisão? E o Olhanense, O Elvas, O Lusitano de Évora, O Juventude, O Caldas, O Torrense, O Académico de Viseu, O União de Coimbra, O Chaves, O Leça, e tantos outros. Tudo sobe e baixa. Não citou, por exemplo, o Luso do Barreiro, que teve um internacional a jogar nas suas fileiras: o Manuel Soeiro que depois se transferiu para o Sporting.

odeusdamaquina disse...

Tem razão. Não falei de Olhanense, nem de Lusitano, nem do COL (Clube Oriental de Lisboa), Atlético, Caldas, Juventude e outros, porque esses não desapareceram, simplesmente perderam força desde os anos 50 até à actualidade. Mas conheço essas histórias porque o meu pai sempre me falou delas, ele que jogou no Barreirense.
Sim, de facto quis falar de clubes mais recentes, desde os anos 80. Mas a premissa inicial era falar daqueles que interromperam o futebol, ou inclusivé encerraram as portas como clube desportivo, o que é ainda mais grave. (veja-se o caso do Futebol Clube Felgueiras).
Apesar dessa perda de protagonismo que mencionou (e tantas glórias e nomes que foram bandeira desses clubes), o clube e o futebol em particular nunca acabou. Aliás, este é um fenómeno recente, devido aos disparates que a ambição tem proporcionado, na ânsia do profissionalismo a qualquer preço, na ânsia também de protagonismo de alguns dirigentes (e não só protagonismo mediático, mas essencialmente financeiro). Porque nesses idos de 50 e 60, os clubes eram essencialmente amadores, salvo os 3 ou 4 grandes (sim, porque Os Belenenses era o 4º maior, foi campeão em 1945, salvo erro).
Felizmente que esses clubes estão aí, alguns a recuperar alguma glória do passado.
Olhanense está com boas hipóteses de regressar à 1ª.De facto, dos que referiu, só o Lusitano de VRSA é que desceu este ano aos distritais e não deve subir, porque este ano temos de novo o Esperança de Lagos bem forte. Outro nos distritais é o União de Coimbra, mas em 1º lugar, já com bom avanço. vai voltar aos nacionais. Só mesmo o Luso é que está na 2ª distrital e este ano já não sobe. Deve ser o vasco da Gama de Sines.
Os outros, estão nos nacionais e torço sempre por eles, porque dou muito valor a essa historicidade dos respectivos emblemas. Que subam todos o mais possível!
Mas fez muito bem em referir esses clubes, todos, sem excepção, da minha admiração.
Eu ainda referiria o Ginásio de Alcobaça (está em 1º na distrital de Leiria), o Fafe, mas estes mais recentemente. de facto, os outros estiveram muitos mais anos na divisão maior (e a saudade que eu tenho do Académico de Viseu, clube de uma região que tanto amo).

Anónimo disse...

Cada tempo e respectivas motivações...muito interessante o reaparecimento do "adeusdamáquina".

Anónimo disse...

Não acredito que ainda se escreva sobre futebol como o estão fazendo...

Ainda por cima sobre episódios arcaicos do futebol "Nacional" cujo tem sido tudo menos desportivo.

São os sinais dos tempos - Já verificaram as condições em caiu o futebol? A alienação total de um povo... Conjuntamente com as religiões religiosas, posto que existem religiões que o não são?

Não poderão ter saudades daquilo que nunca existiu - o Desporto desportivo a sério! Adelino Silva

Anónimo disse...

O melhor exemplo do "Desporto desportivo", o desporto são como o anónimo anterior citou é a União desportiva banheirense. Havia 3 clubes, 3 campos de futebol. Hoje não há nada. Tudo fruto de uma "ideia política". É mais fácil controlar um clube em decadência do que três cluves rivais.
Sobre o que o "Moitense" era nem vale a pena falar. "Moitense" entre aspas, porque hoje aquela instituição de imperial e entremeada é apenas o "clube" do Sr. João Soeiro. Paz à alma do MOITENSE.

odeusdamaquina disse...

Ainda bem que os episódios arcaicos do futebol português nos levam à troca de impressões. Sinal que a democracia por aqui ainda acontece! (Como diria o Carlos Pinto Coelho).

Anónimo disse...

Dizer "... "Moitense" entre aspas, porque hoje aquela instituição de imperial e entremeada é apenas o "clube" do Sr. João Soeiro" é o exemplo que este anónimo dá. Mas se não fosse o Soeiro, o Cavaco, o Zé Guerra e mais uns quantos corajosos, a verdade é que o UFC Moitense, já tinha acabado.
O que é que os cobardolas mal dizentes, como é o caso do "anónimo" já fizeram pelo clube?
Tenham vergonha.
Viva o União !...

Anónimo disse...

Antes do Sr. Soeiro, Cavaco e Zé Guerra já havia MOITENSE (Moitense com letra grande). Depois do sr. Soeiro e companhia continuará a haver Moitense. Não são insubstituiveis. Estão é a mais e pensam que sem eles o Moitense morria.
Quem deve ter vergonha são aqueles que como o sr. Luis Silva pensam que valem mais que o moitense.
Parabéns, acabou de demonstrar o seu puro egoísmo e vaidade.

Comprar disse...

Faltam aqui alguns clubes históricos mas gostei do texto :)