domingo, fevereiro 22, 2009

7º Domingo


Hoje, 7º Domingo do tempo comum, quase no fim do Entrudo e inicio da Quaresma - para alento da alma portuguesa informo que a Santa Madre Igreja, por decisão do Santo Padre e após parecer da Congregação para as Causas dos Santos, prefeitura da Cúria Romana, deliberou a Canonização de D. Nuno Álvares Pereira.
.
Não sendo caso inédito pelo facto de ser um guerreiro, o certo é que a constatação canónica dos milagres comprovou a existência destes - a Batalha de Aljubarrota e a oração que a precedeu, "Oração Solitária" de D. Nuno, que hoje se prova ter sido uma conversa com Deus, da qual obteve a garantia de que o seu exército de apenas 7000 homens venceria o exército de 40000 de Castela.
.
Foi deste modo, liberto de qualquer pressão psicológica e com a certeza do perdão celestial antecipado - que avançou no combate, na vitória certa.
.
Queridos irmãos, digam os historiadores o que disserem, escrevam o que escreverem - foi a devoção do Santo D. Nuno Álvares Pereira e o seu acesso a Deus, a confiança que dele mereceu que permitiu que os Portugueses saíssem vitoriosos daquela Batalha.
.
- Oremos ao Senhor!

Sem comentários: