quinta-feira, abril 30, 2009

Está a decorrer a Assembleia Municipal da Moita

Hoje perdi o espectáculo. Revezando-nos na assistência aos mais velhos, coube-me ficar com os netos. Ao fim e ao cabo, são coisas boas da vida.

Mas sinto falta da elevação erudita, da sabedoria que por lá se colhe. Então quando o Presidente está inspirado na coordenação dos trabalhos, mais o Professor Borges, com a sua pragmática oratória a excitar os saberes do Srº Patarata e a análise politica do Srº Manel, que normalmente pôe o Srº Chora com os cabelos em pé - tudo arrematado pelos dichotes do Doutor Serafim. Nessa altura, já pouco falta para se entrar na 10ª maravilha do Mundo.

Calculo que hoje se repetiu o concurso entre moções de saudação ao 1º de Maio, a preencher e a alongar o habitual periodo antes da Ordem de Trabalhos. Mas também na discussão do Relatório, com intervenções algo repuxadas a anteciparem os discursos eleitoralistas, treinando as cordas vocais para as campanhas que se avizinham.

Calculo que está a ser um excelente espectáculo...

Diversões convenientes em tempo de crise...

Não sendo eu um entusiasta da tauromaquia, estou desconfiado do recente aparecimento de diversas e opostas iniciativas "radicais" em relação a esta temática.

Em Viana do Castelo e Sintra proíbem as toiradas, nos Açores pretendem alargar a lide com Picadores - tudo isto neste tempo nada ajeitado para mais disparates.
Será que já se verificam os efeitos secundários pelo uso em excesso, sem orientação médica, do Tamiflui ?
Isto, quando ainda a "gripe suína" nem cá chegou.

Mais um milagre...


A Conferência Episcopal Portuguesa
Reuniu em Fátima para analisar os processos eleitorais que irão realizar-se no ano que decorre.

Mas o Bispo D. José Ortiga, garantiu que a Igreja não se vai imiscuir na politica.

terça-feira, abril 28, 2009

Rejeitei um convite do Clube dos Pensadores...

A substituir-me esteve o deputado António José Seguro, num debate com o actual Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência - realizou-se no GaiaHotel, ontem a partir das 21h30.

A minha atitude deve-se ao facto de pretenderem condicionar-me os temas e até o estilo de abordagens. Mandei-os à ... com tanto controlo, pois tudo ficou pior quando afirmei pretender debater o Estado do Estado - pareciam doidos, sabia lá eu que o Drº Rangel editara um livro com aquele titulo para enfrentar Nós, Europeus.

Amanhã é dia 30

Vou fazer tudo para não passar pelas proximidades de qualquer Esquadra da PSP ou Quartel da GNR . Amanhã é o último dia do mês - pode acontecer ser detido por dá cá aquela palha, basta faltarem dois ou três, ou só um, para serem atingidas as metas mensais de detenções.

Isto é mesmo a sério, até tem a chancela do Ministro
da Administração Interna do governo do Srº Inginheiro.

Visita ao Futuro...

Já espreitei o tiosque do turismo cá da Moita, e gostei da exposição que lá está, mas amanhã volto com mais tempo - pretendo perceber com detalhe a mensagem lá gravada.
Para já, parabens ao Srº Luís Guerreiro.

Croquetes e outros salgadinhos espirituosos



Parece que Ricardo Salgado, assim como o Inginheiro, também apoia Durão Barroso na continuidade. O Capitalismo continua a fazer o que quer e bem lhe apetece.

Qualquer dia as forças armadas portuguesas, serão hipotecadas pelo grupo BES devido ao empréstimo para compra dos submarinos (entre outros), aquando do governo PSD/CDS-PP.

segunda-feira, abril 27, 2009

Mais uma oferta para o Museu da Cortiça...


Consta que a Oposição na Autarquia...

vai propôr a realização de um inquérito, com o objectivo de se conhecerem os detalhes relativos ao "Processo da Lavagem das Cadeiras".

Não acredito que tal proposta passe na Assembleia Municipal, penso mesmo que se trata de um provocador disparate - ora é só o que faltava, todos bem sentados e nem as cadeiras limpam.
- Quem as cagou que as limpe!...

Nesta Balbúrdia

Numa balbúrdia destas, tão cedo a Justiça não vai acertar.
O mal é que se a demora prolonga, encontrar a Democracia
será pior que "procurar agulha em palheiro".

Imagem romântica

Acreditem que na cocheira mesmo quando a manjedoura está vazia, não andamos aos coices. Somos civilizados, não somos bétinhos domesticados, que ao minimo capricho não satisfeito enveredam pela violência doméstica.

Imagem conhecida

Não resisti ... acabando por copiar esta imagem do AV. Sinceramente desejo que isto não passe de uma apreciação exagerada. Mas que já cheira, lá isso cheira...

domingo, abril 26, 2009

Mais uma oferta para o Museu da Cortiça...

é bom semear...

Ontem comemorando a Revolução de Abril, ao passar, um amigo perguntou-me:
- achas que daqui a vinte anos isto ainda se faz?

Respondi-lhe:
- os meus netos estão aqui como vês, e os meus filhos também andam por aí.


Após a conversa lembrei-me de um velho provérbio árabe.

"Todas as flores do futuro
se encontram nas sementes de hoje."

Bruxaria nas "Europeias"

Decorre uma guerra que envolve
Bruxa e Fantasmas

A Bruxa detectou as Fantasmas que pretendem numa assentada reduzir-lhe o poder em três bandas, pondo em causa o seu "pé de galo" - vai daí, danada desatou à vassourada, esquecendo-se que as fantasmas também dominam a força dos mistérios, onde pecadilhos e trocadilhos são habilidade e saberes de todos os dias.

A Srª M.Ferreira Leite acusou as Senhoras Ana Gomes e Elisa Ferreira de serem candidatas fantasmas - está instalada a guerra.
A argumentação usada é de tal forma rica que fará inveja aos criadores da fenomenal série de filmes do Harry Potter.

Registe-se as ilhas do bruxedo que o PSD gere e apoia, como a quadrilha do Santana em Lisboa, a do outro em Stª Comba e a do maior na Madeira e cruze-se com os fantasmas do PS, que pretendem que o povo vote pelas suas transcendentais capacidades, de ao mesmo tempo poderem estar em Sintra, no Porto e em Estrasburgo ou Bruxelas.
Ora se a estes fenómenos que a ciência não explica, juntar-mos os debates Vital/Rangel, que da Europa nem a Badajoz ainda chegaram, entretidos que andam a discutir o sexo das bruxas, mais a aparência do Vital, cujo cabelo e bigode põe Rangel atemorizado, com a lembrança da ditadura do proletariado e a imagem de Staline - acabamos assim por estar numa campanha eleitoral marcada pela diversão populista das cégadas, ainda por cima com guiões fracos e sem nível intelectual.

Mesmo assim, não falta por aí quem vá com tal paleio, pois muita gente acredita em Fantasmas e Bruxas - eu não!...
Pero que las hay, las hay...

O Pres. da República raramente sorriu...

Ontem o Srº Presidente da República, ou acordou maldisposto, ou treinou bem a coreografia com que se quis apresentar nas Comemorações Oficiais da Revolução de Abril. Não se observando qualquer sorriso expressivo, só fugazmente o fez, voltando sempre para o estilo pesado, próprio de quem está num velório.

É conhecido o seu desejo de alterar e aligeirar as Comemorações desta data, por isto, sendo legitimo não exigir que ao participar adopte uma postura hipócrita, de cravo na orelha, é legitimo exigir que se lembre, que o cargo que ocupa resultou do voto popular directo e secreto, tornado possível pela Revolução de Abril, revolução que parece-me nunca ter desejado.
A postura do Srº Presidente, deixou-me assim a ideia, de que naquela altura preferia estar com os seus comparsas, no Largo Salazar em Stª Comba Dão, e não na Assembleia da República.

O discurso, nada de novo trouxe, apenas as habituais trêtas decorrentes da crise, com uns salpicos politicos a forçarem diferenças, coloridos, com a politica seguida pelo actual Governo.

Por tudo isto, o Srº Presidente da República não pode falar dos sonhos de Abril, posto que nem nessa altura os teve.

Pesadêlo...

Foi de arromba o convívio popular ontem realizado pelo PSD no Largo Conde Ferreira. Lá andou ele de avental laranja, como no "dia do fogareiro", a distribuir coiratos, chouriço, pão e uns bons copos de vinho por toda aquela multidão curiosa, que se ajuntou para conhecer o homem que fala com as estrelas - o profeta que veio dos céus para iluminar a Moita.

Quando alguns definhados na maldicência, já temiam que o homem fazendo valer os poderes de vereador ía trocar o nome do Largo, como os seus comparsas do PSD em Sªt Comba Dão fizeram - o espanto foi geral, o homem no seu discurso não só deu largas à liberdade, como gritou com quantos pulmões teve, vivas e mais vivas ao 25 de Abril.

Foi uma linda festa.
Muitos interrogam-se, não percebendo por que é que aquele homem - tão sábio e boa pessoa, não concorre pela CDU ou pelo PS ?

Foi só um pesadêlo, o Largo continua com o nome de Conde Ferreira.

Todo o cuidado é pouco...

sábado, abril 25, 2009

Vou de Avião


Esta semana não haverá homilia. Encontro-me no aeroporto, estou de partida para Roma.

Amanhã vou juntar-me aos mais de mil portugueses na Basílica de S.Pedro, para assistir ao piedoso acto de canonização de D.Nuno Álvares Pereira - vou encontrar-me com o Srº Pres. da República, com Srº Paulo Portas, mais D'el-rei D. Bacócó da Casa de Bragança e de ainda outros da ilustre elite de eleitos, que por cá tão bem dão conta dos nossos destinos.

Estou radiante, envolvido por tantas pessoas como eu, motivadas pela fé e pelos celestiais valores da caridade e da santidade.
Há cerca de vinte minutos, conheci a Srª Guilhermina de Jesus, exemplo vivo da cura milagreira de D.Nuno - ela vê com os dois olhos quando até esteve cega de um, por salpicos de azeite quente enquanto fritava jaquimzinhos. Com sinceridade, bem cá no fundo, só hoje que a vi é que acreditei no milagre. Peço assim perdão à Cúria Romana da Causa de Todos-os-Santos, por neste caso ter pensado e procedido como S.Tomé.

A Srª Guilhermina já partiu, entrou por outra manga, mas mesmo assim ainda consegui um autógrafo, com a ajuda de um escuteiro que também me ofereceu um boné de pala.

35º Aniversário da Revolução

25 de ABRIL de 1974
VIVA A LIBERDADE


quarta-feira, abril 22, 2009

Apenas Tiago

Não há palavras para o nascer de um dia. Num cinzelado ser que agora nasce,
há a paixão pelos dias inquietos. Tiago de seu nome, numa profusão de azeites
no seu corpo, a chama viva de um recomeço. Nas mãos quentes da mãe, sente
a protecção insuspeita de uma boca por alimentar. Do pai não se espera mais
que o afago ténue e macilento, para não impedir o sono dos justos e a mama
de prazer e alimento. Por ora, resta deixar correr os dias do futuro em sonhos
sem fim. Do céu nasceu uma estrela, na terra há olhos brilhantes de felicidade.

REVOLTA - 24 Abril no Rock Lab

Revolta - Pré-venda

O disco "Ninguém Manda em Ti" estará colocado nas lojas dia 27 de Abril (segunda-feira), antes disso, no dia 24 de Abril no Rock Lab (Moita), onde vamos apresentar o novo merchandising da banda, teremos o disco em pré venda exclusivamente para os presentes.

Assim, neste dia, podes adquirir o disco a um preço fantástico e com três dias de antecipação sobre o lançamento para as lojas.

A colecção de merchandising da REVOLTA para 2009 é composta por:

-T-shirts
-Bonés
-Pins
-Palhetas
-Punhos

Obrigado pelo apoio

Um abraço da REVOLTA

http://www.myspace.com/revoltarock

terça-feira, abril 21, 2009

Vital/Rangel - Desavença faz de Conta

Ontem no prós e contras,"inesperadamente" aconteceu a improvisação de uma desavença entre o PS e o PSD, partidos que têm exercido o poder durante os últimos trinta anos e que nas instâncias europeias, não só partilham do mesmo ideário como ambos apoiam a manutenção do mesmo presidente da respectiva Comissão. Da discussão não ressaltaram objectivos concretos, quaisquer ideias ou soluções, apenas trocadilhos e pirraças a configurarem de facto uma forçada desavença que a manter-se, confirmará a ideia que aqui já divulguei da tamanha palhaçada que vai ser esta campanha eleitoral.

Tive esperança que do debate se elevassem as vozes de outros, que distanciados da vigente palhaçada, transmitissem as suas propostas de forma vincada, mas tal não aconteceu. Deixaram-se absorver pela desavença Rangel/Vital, deslizando também para a pirraça.

Por exemplo, esperava da Ilda de Figueiredo outra prestação, exactamente ao nível exigente de um espaço daqueles, o que também não aconteceu. Perdeu a serenidade e com isso a lucidez para expôr convenientemente o ideário e propostas contidas na Declaração Programática do PCP para as Eleições Europeias, que ainda no dia 16 em discurso objectivo e escorreito, Jerónimo de Sousa tão bem o fez. A camarada repetiu-se várias vezes, usando as mesmas frases sobre a mesma temática, facilitando deste modo a já velha caracterização do uso da cassete.

Mesmo assim com este cenário inicial, persisto em pensar que só os candidatos da CDU e do BE poderão tornar esta campanha num exercício sério da democracia.

segunda-feira, abril 20, 2009

Longe daí...

... e fiquei sem saber se "O Broncas" sempre é o candidato à Assembleia Municipal pelo BE.

domingo, abril 19, 2009

Nós, Europeus

A propósito, lembrei-me deste cartaz do tempo em que eu ainda não era gente, que publicitou a opereta SOL-E-DÓ dos Boleeiros, então celebrizada por Mirita Casimiro e Vasco Santana.

Para o transformar num cartaz para as Europeias, bastará trocar encarnado por rosa - porque Boleeiros são a maioria, dispostos a "botar o boto, sempre à boleia das bêstas que adoram eleger".

Isto vai ser barrigadas de rir, ao toque do SOL-E-DÓ a Democracia sairá rejuvenescida, com o novo Ti -Nó-Ni da abstenção e do voto branco.
Eles andam já por aí todos aperaltados, convincentes combinando discursos, "tu falas de lá, que eu falo de cá", procurando assim ajuntar candidatos a boleeiros.

Isto vai ser barrigadas de rir...

sábado, abril 18, 2009

Vamos a votos em 7 de Junho

Nós, Europeus andamos muito esquecidos. Dizem os especialistas que o mal não é só por cá, parece que também toca aos outros 27, prevendo-se uma enorme abstenção, talvez a maior até hoje verificada.

Considero, que a origem do desinteresse resulta da actual crise ter evidenciado o facto de que o Parlamento Europeu não serve para nada, e que a Comissão Europeia apenas serve para recolher e distribuir recados a mando dos governos Alemão, Francês e até do Inglês que continua com o notável estatuto "um pé fora outro dentro" .

Para inverter isto e suscitar o interesse, porque ainda estão a tempo - era preferível que em 7 de Junho, se fosse votar para eleger os gestores do Banco Central Europeu.

quarta-feira, abril 15, 2009

"Nós, Europeus"


É por estas e por outras, que gosto do último CD dos Xutos.

Na campanha eleitoral não vamos pensar nisto. Compramos o compêndio, "Nós, Europeus"e deixamos o tempo correr. Após alguns dias, descobriremos que somos todos muito felizes. Por essas ruas haverá um intenso perfume de rosas.

"Bem Estar à Beira Tejo ..."

Não sei quem pintou esta tela a óleo, está afixada em casa de um amigo, que me disse desconhecer a pessoa e nem sequer está assinada.

Sem dúvida que com a zona ribeirinha tratada - as muralhas arranjadas, algumas portas de água a funcionarem e até uma ou duas marinhas a produzir sal, mais alguma actividade aquícola, não extensiva e bem enquadrada na manutenção dos sapais - a par de etares a recolher e a tratar as toneladas de dejectos, que todos das duas margens p'ra lá atiramos diáriamente na privacidade da sanita. Todos cá caberiam: os flamingos, alcatrazes, marrequinhas, bivalves, peixes e muitas outras espécies que em tempos se piraram, até cá voltariam.

Assim, esta pintura daria um bom cartaz com o slogan,
Bem estar à beira Tejo




A importância do Museu...


Estas fotos teriam acabado perdidas no baú, não fosse a dinâmica gerada pela recente inauguração do Museu da Cortiça. Sem dúvida um grande avanço na sensibilidade cultural da população deste Concelho.

terça-feira, abril 14, 2009

Imagens para o Museu da Cortiça.



- brevemente divulgarei outras, que já prometi à Srª Vereadora da Cultura oferecer para o prestigiado e muito visitado Museu da Cortiça - um dos ex-libris do Concelho da Moita.

Foi uma reunião perigosa...

A que o PSD hoje realizou, de tal forma assim foi que enquanto decorria a reunião, permaneceu junto da entrada uma ambulância do INEM, que fora requesitada pelos organizadores do conclave para o que desse e viesse. Calcula-se até que as autoridades policiais estiveram de prevenção, pois a iniciativa foi considerada de alto risco.

Observando-se apenas uma deslocação da ambulância, que se dirigiu à Maternidade Alfredo da Costa, exactamente um pouco antes de anunciarem o desejado candidato - Doutor Rangel.

Consta que quem se alterou mais de uma vez, ao ponto de não se fazer perceber foi o Srº Deus Pinheiro - é que lá no fundo ficou danado, agora se quiser manter por lá as partidas de golfe e de ténis, terá de pagar viagens e estadias do seu bolso...

- O PSD com esta reunião, preencheu o que faltava à palhaçada que por aí vem com as eleições europeias.

domingo, abril 12, 2009

Ainda a Páscoa não estava instituida...


Desde sempre existiram pensadores e activistas a contrariarem a vigência das religiões e os seus fundamentos filosóficos.

Também a afirmação religiosa, em todas as épocas, resultou sempre da aceitação dos detentores do poder. Só e apenas após perceberem que tais crenças não colidiam com a ordem instituída, antes a ajudavam, verificando-se assim ao longo de milénios o aparecimento de muitas que se transformaram em religiões oficiais dos respectivos regimes.

Em finais do IV milénio antes desta era, a Babilónia e o Egipto eram estados esclavagistas, onde o trabalho escravo garantia a construção de sistemas de rega, pirâmides, palácios e tudo o mais que obrigasse a trabalho duro. Naquele periodo verificou-se avanços importantes na ciência - matemática, astronomia, cosmologia. Deste modo a germinação do pensamento filosófico, ainda que afunilado na mitologia, pois tudo ainda era distante e propiciador da consciência social.
Naquele tempo destacou-se a casta sacerdotal na investigação, elaborando por observação da lua, sol e estrelas, o primeiro calendário, essencial para a agricultura base da economia de então.

Tais sacerdotes na observação do cosmos na tentativa de compreender os fenómenos da natureza, propagaram inúmeras crenças religiosas, cujas narrativas mitológicas sobre a origem dos deuses e a origem do mundo, deram duas disciplinas a Teogonia e a Cosmogonia, por onde desenvolveram a sua fundamentação, tal como hoje a Teologia.

Mas ao desenvolver-se a escravidão a par da crescente dureza das relações sociais, desenvolve-se um movimento de ideias, aparecendo na Babilónia vários registos em que não só rompiam com a mitologia como desenvolviam o pensamento ateu. Como aquele lindo escrito que é um diálogo entre o senhor e o escravo "Sobre o sentido da vida", onde os dogmas religiosos são criticados, dizendo que é ingenuidade cumprir as prescrições religiosas, fazer sacrificios aos deuses e ter esperança numa recompensa no mundo de além túmulo.

Também no Egipto, cuja evolução do pensamento filosófico permite que no II milénio antes desta era, se detecte o caminho que conduz da religião à interpretação filosófica dos mitos, onde já não prevalece um sentido religioso, mas a um sentido mais elevado a corresponder a um maior conhecimento cientifico, a par de uma consciência social resultante do endurecimento da luta encetada pelos escravos, e da acção das camadas até então acomodadas de cidadãos livres, que geraram um enorme fosso entre a generalidade da população e a nobreza esclavagista.
Deste tempo existem escritos que duvidam das crenças religiosas numa "vida eterna no outro mundo" e que perante as concepções da nobreza esclavagista, com o seu desdém pelo trabalho e anúncio de uma existência no além, falam da possibilidade de melhorar a vida neste mundo.

Assim no "Cantar de Harpista", obra clássica da antiga literatura egipcia, diz-se que não houve um só morto que tivesse voltado para falar do além-túmulo. A razão e os sentidos também não podem dizer nada acerca dele. Portanto não há razão para acreditar na existência de outro mundo que não seja o terreno.
Estes escritos são um marco na história da evolução do pensamento humano, pela coerência e força lógica com que recusa contabilizar esperanças num mundo além - túmulo, preferindo "tratar e regularizar os nossos assuntos na terra".

Este escrito resultou de uma recente conversa que mantive com Heródoto.
De vez enquando aparece-me por cá.

Eleições p/Parlamento Europeu

Há tempo escrevi sobre isto, debruçando-me sobre o 1º candidato do PS ás eleições europeias, apelando para a importância de um debate eleitoral onde se evidenciasse a coerência.

Acontece que os primeiros sinais não são nada animadores, e ainda não apareceram os grandes temas.
Gostava que alguém aqui explicasse a posição do PS sobre a Presidência da CE, e também a de Vital Moreira, que como se sabe sempre foi avêssa à manutenção de Durão Barroso.

sexta-feira, abril 10, 2009

Ainda não sei se vou à Romaria...

Então não é que a vizinhança meteu na cabeça da velhota que o encontro da Srª da Boa Viagem com aquela de Viana tem origens ancestrais. Que nesse dia o sol não se pôs, tendo existido assim um milagre que deixou felizes capatazes e patrões, pois o pessoal que nunca ganhou nada com milagres, ainda por cima naquele tempo até trabalhava de sol a sol.

Já não faltava a religião, como ainda por cima mesmo ao lado montaram mais uma, e pela rua fora já se contam três videntes e quatro bruxos, todos com anúncio nos jornais - a velhota, ou se dedica ás telenovelas ou acaba apanhadinha de vez.

Custa-lhe a andar, mas meteu na cabeça que vai à Romaria.

quinta-feira, abril 09, 2009

Santo dia...


Hoje é Sexta - Feira Santa

Este dia integra o Tríudo Pascal que é o zénit no calendário litúrgico católico. Por isto a Stª Madre Igreja exorta à celebração e contemplação da paixão e morte de Cristo. Aligeirando deste modo a missa pela não celebração da eucaristia.

Cristo é recrucificado neste dia e amanhã Sábado Santo será venerado em genuflexão. Em muitas localidades realizam-se as procissões do Senhor Morto, habitualmente à noite com muitas velas e cânticos moletos em latim.
... ... ... ... ... ...
Enquanto acontece este ritual explicável no plano da fé - cresce pelo país a reposição da antiga "sopa dos pobres", já com a certeza do empenhamento do Governo que porá o Estado a subsidiar as instituições da tutela Patriarcal, Cáritas e outras que se responsabilizam por agrupar localmente os pobres, garantindo-lhes comida sem pagar, ou na distribuição de senhas para que se aviem nos super-mercados. É uma decisão pragmática a institucionalizar a hipocrisia.

É por processos destes, que alienam o pensamento e a consciência das pessoas, que encontrando-se sem resposta a necessidades elementares, por compreensível vulnerabilidade, acabam por aceitar e dar expressão a este método barato de ofuscar a realidade social, a caridadezinha.
É por isto que o Governo e a Stª Madre Igreja, esta velha de saber e maldade, preferem as romarias e as procissões - porque nestas os apelos são pedidos lacrimosos, com gestos dóceis e até genuflexão. De tal forma assim é, que em muitas localidades já aparecem autarquias a pretenderem substituir-se à Seg. Social, na aplicação à balda da renda mínima, num indisfarçável apetite de garantir votos para as próximas eleições.

Recorrendo aos evangelhos - estivesse hoje Jesus por cá e seria por Sócrates e pelo Patriarca, considerado um irresponsável e demagogo, porque entre outros exemplos, quando se dirigiu ao Templo com o objectivo de afastar de lá os profanadores, sacerdotes e mercantilistas, não pediu "- Senhores, façam-me o obséquio de sair".
Ele e a multidão que o acompanhava puseram-nos
na rua, até à bordoada.

Não foi uma procissão ou romaria, foi uma possante manifestação, exactamente daquelas que Sócrates e Patriarcas diabolizam.

Hoje na vossa contemplação e compaixão, reflectindo sobre morte de Cristo, lembrem-se, que ele foi condenado à sinistra crucificação eterna, pela objectiva, inteligente e humilde mensagem que legou.

quarta-feira, abril 08, 2009

Os Verdes estão cansados da colagem ao PCP...

Aconteceu hoje no Parlamento
O deputado do Partido Ecologista Os Verdes, Francisco Madeira Lopes afirmou alto e bom som,"estamos cansados da colagem ao PCP. O PEV não tem patronos, é um Partido autónomo com um programa autónomo."

Mediante isto e tendo em conta a forte implantação do PEV no Concelho da Moita, onde é parceiro determinante na coligação CDU, a qual pelos resultados eleitorais, gere por cá as autarquias há dezenas de anos. É natural que a população aguarde com interesse um esclarecimento do PEV sobre as declarações daquele seu deputado e dirigente nacional.

A população deste Concelho tem o direito de saber, se neste quadro vigora por cá o recente discurso do Srº Taylor, integrado na CDU, ou se existe alguma inversão.
É que em termos eleitorais tudo pode mudar no Concelho, tenho por certo que a CDU sem os Verdes dificilmente elegerá um vereador.

É pois importante que o activismo do Srº Taylor se manifeste em tempo útil, pelo breve e necessário esclarecimento a ser prestado à população.

Amok virou pandemia

Os comentários têm sido poucos, mas a gaveta está cheia de mensagens desagradáveis, felizmente que não são para mim, são para o outro desgraçado - começo até a temer pelo que lhe possa acontecer. É tanto disparate, tanta raiva, que um até se deu ao trabalho de enviar um manuscrito com a respectiva assinatura, perdeu a cabeça, esquecendo até o cargo que ocupa - vai ser bonito em período eleitoral divulgar aqui tão requintado material.

Apanhados pelo Amok, apenas por aqui ter sido divulgado o novo lema eleitoral " Tudo à Vara Larga".
Tão sérios e compenetrados que andam, concentradíssimos, que não abrem nêsga para uma pitada de humor, tão sérios e humildes que até parece que não foram aliados do famigerado blog Zé do Telhado.

Cuidem mas é do Amok, atrasos no tratamento pode tombar raiva de cão.

Coitado do Pintor...

A propósito da "Vara Larga", fui hoje ao Rosário conversar com o pintor que anda lá a fazer um mural alusivo ao 25 de Abril, pois contaram-me que o confundiram comigo quando ele foi visitar o seu amigo e camarada Manel ao CT na rua Silva Evaristo, aonde vai sempre comprar o Avante.

O que ouvi não é diferente daquilo que ontem escrevi, segundo o Pintor foi uma forma expedita de dizer, ponha-se na rua e não volte cá.
O homem está triste, e não é caso para menos pois sempre o conheci como defensor da ideologia e programa do Partido Comunista - mas também me afirmou que não volta lá a pôr os pés, diz que não quer arriscar ser enxovalhado por discipulos do Béria, figura que eu nem sequer conheço, continuando dizendo que nem por aquela rua vou passar, até porque existem mais funerárias na Moita.

Por aquilo que observo e que na confusão me enviam para o correio - este pintor se não se cuida, se não desaparece da região, ainda vai passar muito mal.

terça-feira, abril 07, 2009

Confundiram-me com outro... o resultado foi este.

Hoje suportei mais um exemplo disto, sem mais nem menos um tipo que não conheço de lado nenhum, desatou em estilo agressivo a questionar-me sobre uns trajes azuis e vermelhos, parecendo-me insatisfeito com alguém que optava por tais côres, isto numa verborreia apressada como se andasse um toiro fugido, por aí à solta. Foi um monólogo esquisito, próprio de quem não está bem de saúde.
Naquele tom boçal, despropositado, apenas interrompido quando eu levado naquela pressa perguntei-lhe, se estava a falar de toiros - respondeu-me logo dizendo que na terra dele são à vara larga, e de que é assim que gosta, ainda tive tempo de perguntar se preferia à corda, mas ele insistiu na vara larga. Calei-me e vim embora.

Logo à esquina, um amigo que vinha atrás informou-me que aquela pessoa era um alto responsável da CDU no Concelho. Fiquei perplexo, é que naquele jeito destemido que não assustou, deixou-me preocupado - é que com aquela mania da Vara Larga, se a CDU voltar a ter maioria, acontecerá por ineficácia do IGAT mais a desgraceira de oposição, a legitimação eleitoral de uma prática politica, em que tudo será à Vara Larga.

Confundirem-me com outros não me chateia, o que me incomoda é na terra onde nasci e no espaço ideológico que abraço, aparecerem aventêsmas destes.

segunda-feira, abril 06, 2009

MAIS POR SARILHOS...

Movimento de independentes de Sarilhos, orgulhosos de merecerem o apoio e cobertura do PS, procuram a todo o transe controlar vontades, convicções, decisões individuais e até a vida particular e profissional dos Sarilhenses.

Todos os meios são utilizados - até o recurso a blogs como este, para na exploração do anonimato devassarem a vida de seus conterrâneos, acrescendo o nojento agravo de hipócritamente até considerarem os alvejados, pessoas sérias.

Nem no uso circunstancial de excesso de anonimato usado na blogosfera desta região, existe memória de aparecer abjecções de tal tamanho.
Por isto, cabe exclusivamente à organização Concelhia da Moita do Partido Socialista a responsabilidade de identificar, isolar e conter o desenvolvimento de tais práticas.

Referir nomes à balda, colocando-os em cenários de suspeição equiparáveis à conhecida novela Catum/Encarnação/PDM, sem qualquer fundamento a não ser a raiva por uma suposta motivação inerente ao direito individual da pessoa - é um estilo demasiadamente macabro, nojento e perigoso, que apenas se encontra em manuais nazis com a tutela de Goebels.

Não acredito, que o anunciado candidato do PS à presidência da Câmara Municipal da Moita, o Srº Duro, aprove práticas deste estilo.

domingo, abril 05, 2009

Episódios do G20

Sem pôr em causa as boas vontades dos participantes e a exaltação de valores porque primaram, parece-me que as coisas não atingiram o sucesso que a nossa comunicação social, nomeadamente as TVs divulgaram.

Por exemplo em relação ao objectivo"regulação global da economia global"apenas anunciaram a criação de mais uma instituição internacional, a Financial Stability Board sem se perceber como irá funcionar, conhecendo-se apenas que vem na sequência da Financial Stability Forum criada pelo G7 em 1999. Sendo esta ultima uma má experiência, pois em 10 anos não se percebe qual a regulação operada.

Também em relação ao consenso sobre as verbas a injectar no sistema financeiro, suas modalidades e faseamentos - basta perceber as posições da Alemanha, para se descortinar que o tal consenso pairou apenas pela rama, adivinhando-se deste modo, trilhos dificeis de encontrar e percorrer.

Dos muito falados Paraísos Fiscais, ficou apenas estabelecido criar sanções para os que escondam informações. Neste caso, é até para rir pois a fasquia não só estava alta, como o Presidente Sarkozy, que antes defendia o estabelecimento de compromissos, que levassem à irradicação dos referidos paraísos, até ameaçando abandonar a reunião - não levantou qualquer problema, continuando por lá até ao fim.

De qualquer forma, ainda é cedo.

Viva Portugal !


Nun'Álvares Pereira

Estudar esta excelsa figura da pátria, é conhecer uma época decisiva na afirmação da Nacionalidade Portuguesa - a coragem e inteligência capaz de congregar, unir as massas populares que se movimentavam contra o despotismo de boa parte da nobreza e do clero que os explorava, aproveitando aquela época em que no país não havia rei nem roque.

Foi aquela gente, os Artesãos de Lisboa mais os Alentejanos, que deram expressão à Revolução de 1383. Que apoiaram no trono o Mestre de Avis. Gente que D.Nuno soube organizar e instruir, formando o Exército que enfrentou o poderio de Castela nas batalhas de Trancoso, Atoleiros e Aljubarrota. Lembrar D. Nuno Álvares Pereira, é ressuscitar a imagem de um dirigente que percebeu que os menos afortunados são capazes de realizar milagres, como aconteceu em Atoleiros, este sim, um verdadeiro milagre - em que no exército português não houve um único morto ou ferido.

Ao invés disto, os anacronistas detentores de poderes, de braço dado com a Santa Madre Igreja preferem registar na memória dos portugueses a ideia de que D.Nuno é um Santo milagreiro, valorizando para isso o absurdo exemplo, de que ele curou da cegueira o olho esquerdo da Srª Guilhermina de Jesus, que assim ficara por salpicos de azeite quente enquanto fritava jaquinzinhos.

É grave ainda existir quem prefira cultivar a ignorância - é mesmo indigno, pois com isto transformam D. Nuno não num Santo, mas num expert em bruxarias. Até vão fazer teatro de rua no Vaticano, e para maior espanto, até já está garantida a presença do Srº Presidente da República em Roma.

Como em 1383, temos de correr com os Alcaides.
- Viva Portugal !

Já passaram 70 anos

sobre o fim da Guerra Civil de Espanha, onde a República e a Democracia foram derrotadas pelo Franquismo.

Aquela derrota resultou do forte apoio de que Franco beneficiou dos Fascismos Italiano e Português, do Nazismo, do Vaticano e do hipócrita alheamento da ditas democracias europeias.

PS apresenta hoje o cabeça de lista à Câmara de Almada.

Consta que a cerimónia vai contar com a presença de Mário Soares e o maior da Engil. Consta que o candidato é aquele que foi indevidamente acusado de pedófilia, em que nem sequer houve processo porque a pedófilia estava prescrita.

O PS está a apostar forte em Almada.

Hoje é dia de Procissão

Mostremos
hoje a nossa fé,

percorrendo as ruas desta Vila.



nota: em representação do ArreMacho e por substituição do Broncas que se encontra em Roma, estará o K7.

sábado, abril 04, 2009

E S P A N T O S O . . .

Acontece muitas vezes, "Estar na aldeia e não conhecer as cores das casas" - não fossem alguns comentários que por aqui apareceram, continuaria a pensar que foi o PS que conquistou nas ultimas eleições a Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos. Quando de facto quem venceu foi o Movimento de cidadãos independentes, Mais por Sarilhos que o conseguiu.

De tal modo assim é, que o processo democrático naquela Freguesia evoluiu de forma, a que hoje para se ser candidato ás próximas eleições, é necessário o parecer positivo do respectivo Movimento.

Mediante esta novidade e para que não fique nada ensarilhado, informo que aquele Freguesia não está desobrigada da Constituição da República, por lá aguardam apenas que o P.R. ordene publicar o respectivo estatuto autonómico.

nota: isto parece um escrito humorístico, mas não é - é de facto e apenas a interpretação possível a comentários recentes que por aqui têm surgido.

quinta-feira, abril 02, 2009

A coerência do Srº Doutor...

No discurso de apresentação como cabeça de lista pela CDU a Presidente da Assembleia Municipal da Moita, o Srº Doutor Joaquim Gonçalves a certa altura referiu-se à tentativa gorada do PS, em alterar a lei eleitoral para as autarquias, esclarecendo:
"Tratava-se de um modelo que visava claramente garantir de forma artificial e administrativa, uma maioria à força politica que tinha a Presidência, em prejuizo do funcionamento colegial dos orgãos autárquicos, e do acompanhamento plural da gestão dos executivos municipais, reduzindo drásticamente o quadro de fiscalização democrática e de gestão transparente."


Porque também é esta a minha opinião, vou registar para o futuro estas afirmações do Srº Doutor. É que no passado, ainda com exemplos bem recentes - tal apêgo filosófico, sensibilidade e estilo não vigoraram no orgão A. M. a que o próprio preside.

A CDU neste Concelho detém a maioria absoluta no Executivo da Câmara, sendo que na Assembleia Municipal ela se reforça pela inerência representativa dos Presidentes das Juntas. Facto que pelo estilo exposto, tal circunstância, nunca deverá limitar o funcionamento colegial dos respectivos orgãos e deste modo o acompanhamento e fiscalização plural da respectiva Assembleia.

Sendo certo que não é igual a legitimidade de uma maioria absoluta obtida pelo voto popular, à de uma que resulte de processos administrativos - seguindo a sua ideia, é legitimo que em maioria absoluta não só não se quebre o funcionamento colegial ao nível executivo, como até não se transferirem métodos que limitem o acompanhamento plural, fiscalização e autonomia da própria Assembleia Municipal.
Mediante isto e o que se tem observado no decorrer deste mandato autárquico, sem saber qual o Curso do Srº Doutor, sou levado a pensar que na sua tese de doutoramento, se dedicou a S. Tomás.

Exactamente porque:
- O funcionamento do executivo Câmara não evidenciou colegialidade, mas uma prática intensa de presidencialismo, antes nunca observada no Concelho;

-A A. Municipal foi transformada por força da maioria, em mais um espaço de explanação garantido, ao livre arbítrio do Presidente da Câmara, e por vezes até de pessoas e orgãos exteriores sem qualquer representatividade ou mandato eleitoral.

Concluindo-se deste modo que aquela Assembleia, por perca de autonomia, (não faltam exemplos) foi amiudadas vezes afastada do cumprimento das suas próprias atribuições. Percebendo-se assim que na prática e pela intervenção concreta do Srº Doutor J.Gonçalves, a CDU no Concelho da Moita, acabou por fornecer matéria substantiva aos objectivos e razões dos legisladores do PS, exactamente aqueles que critica e bem, que pretenderam alterar as leis eleitorais, estrutura e funcionamento dos orgãos autárquicos.

- Coerência, é uma coisa dificil !...

quarta-feira, abril 01, 2009

Afinal de quem é a culpa?...

O PIB dos países da OCDE vai reduzir em 4,3 %, o desemprego na U. Europeia vai atingir mais de 10% - por cá ninguém se acusa, nos outros países também não, e quando alguém acusa o governo ou os governos, acabam sempre caracterizados de irresponsáveis e demagogos.

No âmbito das ideologias, na situação actual crescem deste modo as explicações metafísicas- com imagens tenebrosas, deuses com mãos invisiveis e outras figuras sinistras e fantásticas, que em alguns casos já superam as herdadas da mitologia Grega.

Com tudo isto, estou farto de pensar se acaso não sou eu um dos culpados.