quinta-feira, abril 02, 2009

A coerência do Srº Doutor...

No discurso de apresentação como cabeça de lista pela CDU a Presidente da Assembleia Municipal da Moita, o Srº Doutor Joaquim Gonçalves a certa altura referiu-se à tentativa gorada do PS, em alterar a lei eleitoral para as autarquias, esclarecendo:
"Tratava-se de um modelo que visava claramente garantir de forma artificial e administrativa, uma maioria à força politica que tinha a Presidência, em prejuizo do funcionamento colegial dos orgãos autárquicos, e do acompanhamento plural da gestão dos executivos municipais, reduzindo drásticamente o quadro de fiscalização democrática e de gestão transparente."


Porque também é esta a minha opinião, vou registar para o futuro estas afirmações do Srº Doutor. É que no passado, ainda com exemplos bem recentes - tal apêgo filosófico, sensibilidade e estilo não vigoraram no orgão A. M. a que o próprio preside.

A CDU neste Concelho detém a maioria absoluta no Executivo da Câmara, sendo que na Assembleia Municipal ela se reforça pela inerência representativa dos Presidentes das Juntas. Facto que pelo estilo exposto, tal circunstância, nunca deverá limitar o funcionamento colegial dos respectivos orgãos e deste modo o acompanhamento e fiscalização plural da respectiva Assembleia.

Sendo certo que não é igual a legitimidade de uma maioria absoluta obtida pelo voto popular, à de uma que resulte de processos administrativos - seguindo a sua ideia, é legitimo que em maioria absoluta não só não se quebre o funcionamento colegial ao nível executivo, como até não se transferirem métodos que limitem o acompanhamento plural, fiscalização e autonomia da própria Assembleia Municipal.
Mediante isto e o que se tem observado no decorrer deste mandato autárquico, sem saber qual o Curso do Srº Doutor, sou levado a pensar que na sua tese de doutoramento, se dedicou a S. Tomás.

Exactamente porque:
- O funcionamento do executivo Câmara não evidenciou colegialidade, mas uma prática intensa de presidencialismo, antes nunca observada no Concelho;

-A A. Municipal foi transformada por força da maioria, em mais um espaço de explanação garantido, ao livre arbítrio do Presidente da Câmara, e por vezes até de pessoas e orgãos exteriores sem qualquer representatividade ou mandato eleitoral.

Concluindo-se deste modo que aquela Assembleia, por perca de autonomia, (não faltam exemplos) foi amiudadas vezes afastada do cumprimento das suas próprias atribuições. Percebendo-se assim que na prática e pela intervenção concreta do Srº Doutor J.Gonçalves, a CDU no Concelho da Moita, acabou por fornecer matéria substantiva aos objectivos e razões dos legisladores do PS, exactamente aqueles que critica e bem, que pretenderam alterar as leis eleitorais, estrutura e funcionamento dos orgãos autárquicos.

- Coerência, é uma coisa dificil !...

22 comentários:

Anónimo disse...

Com a alteração proposta pelo menos a Assembleia Municipal,com poderes reforçados e com outro equilibrio/reforço das forças da oposição, não seria mais uma correia de transmissão do executivo camarário.
Assim com o que temos os veradores da oposição são verbos de encher e não conseguem fiscalizar nada por senegação de informação.

Anónimo disse...

Ai! Broncas se fosses tu... nem quero pensar porque agente sabe da tua (in)coerência!
Dorzinha de cotovelo??????

xauzinho

O Broncas disse...

Lá anda este a confundir-me com o outro, mas mesmo o outro não entra em ajuntamentos onde até entram "capangas" ligados ao assassinio dos camaradas Casquinha e Caravela.

Na visão eleiçoeira,burguesa e contra-revolucionária que vos absorve, todos os bandalhos servem.

Brevemente usarei uma foto dessa Faena, a demonstrar exactamente o acabei de escrever.
NEM EU , NEM O OUTRO, SOFREMOS DE DÔR DE COTOVELO - MAS TEMOS ANGÚSTIA pelo lamaçal em que vós estais a atascar o glorioso PCP.

Anónimo disse...

Viva a aliança Operária/Especuladores Imobiliários.

Viva a Betonização do Concelho.

Lobo e Jaquinzinho Forever.

Anónimo disse...

Viva os verdes! boa representação no concelho

Anónimo disse...

É lamentável que se mal trate desta forma deplurável pessoas que ao longo do tempo, umas vezes melhores outras vezes piores, com erros e tudo aquilo que não conseguiram fazer e até abandonar por incapacidade política actual.

A inerência dos presidentes de junta na assembleia municipal deriva do voto directo nas urnas.

Compete ao povo eleitor dizer sim ou não às listas apresentadas e não é com essa arrogância toda que alguém consegue desviar votos para a direita. Que eu saiba o Broncas só tem folego para os seus ex camaradas.
Com os outros,aqueles que lhe enchegaram o pelo há anos, não os adeptos da cdu ele sente bem pelo que parece...

Mais por Sarilhos disse...

Meus caros conterrâneos da Moita concelho em geral e particularmente de sarilhos Pequenos. Corre à boca cheia que o PCP à falta de encontrar candidatos credíveis para encabeçar a lista da CDU/PCP à Junta de Sarilhos terá tentatdo o golpe de convidar o mestre Jaime Costa do estaleiro de Sarilhos. Ora sabemos porque o faz, porque já há 2 mandatos perde para um grupo de jovens eleitos por um grupo de ilustres sarilhenses do movimento pluralista do Mais por Sarilhos, que se candidata pela listas do PS. Mas estes jovens têm demonstrado querer servir Sarilhos e as suas gentes, nada tendo verdadeiramente que ver com o PS ou outro qualquer partido político. E têm-no provado, mas sentido na pele e Sarilhos Pequenos também, os boicotes e desprezo da câmara da Moita. Mas as pessoas de Sarilhos não são cegas e sabem desses boicotes e não vão esquecer. Jaime Costa é querido pelas gentes de Sarilhos e pelo movimento Mais por Sarilhos também, deve estar acima das agonias partidárias e sectárias do PCP/CDU e não pode trair um projecto de cidadãos da sua terra que tudo têm feito para fazer de Sarilhos uma aldeia com a melhor qualidade de vida e respeito. Não pode Jaime Costa, apesar do muito trabalho que a câmara da Moita e outras comunistas próximas lhe têm dado a fazer profissionalmente. Jaime Costa vale, e o seu estaleiro dé recuperação de barcos típicos do Tejo, pelo seu profissionalismo e competência, não por nenhum favor que agora vai ter que pagar ao partido que governa a câmara e trair a isenção a que se tem imposto e sendo reconhecido. Nem a adjudicação recente de um pontão, por ajuste directo da câmara da Moita, por cerda de 68 mil euros, podem ser vistos como um pagamento adiantado de aparecer com candidato do PCP/CDU à junta de Sarilhos. Sabemos que o oportunista, conotado com o PSD sempre, tal como Jaime Costa diga-se, Carvalho Rodrigues tem servido como portador de tentativa de influência ao Jaime, mas ainda acreditamos que Jaime Costa tenha coluna vertebral e não traia os sarilhenses e o movimento plurakista e independente Mais por Sarilhos.

Mais por Sarilhos disse...

Meus caros conterrâneos da Moita e do concelho em geral, aproveitamos este blogue de liberdade e verdade para vos darmos conta do que tentm fazer na nossa terra, neste caso em Sarilhos Pequenos. Se entenderem e quiserem passar isto para artigo/post, ou o comentarem, ficaríamos gratos: Em Sarilhos Pequenos corre à boca cheia que o PCP à falta de encontrar candidatos credíveis para encabeçar a lista da CDU/PCP à Junta de Sarilhos Pequenos terá tentado o golpe de convidar o mestre Jaime Costa do estaleiro de Sarilhos. Ora sabemos porque o faz, porque já há 2 mandatos perde para um grupo de jovens eleitos por um grupo de ilustres Sarilhenses do movimento pluralista do Mais por Sarilhos, que se candidata pela listas do PS. Mas estes jovens têm demonstrado querer servir Sarilhos e as suas gentes, nada tendo verdadeiramente que ver com o PS ou outro qualquer partido político. E têm-no provado, mas sentido na pele e Sarilhos Pequenos também, os boicotes e desprezo da câmara da Moita. Mas as pessoas de Sarilhos não são cegas e sabem desses boicotes e não vão esquecer. Jaime Costa é querido pelas gentes de Sarilhos e pelo movimento Mais por Sarilhos também, deve estar acima das agonias partidárias e sectárias do PCP/CDU e não pode trair um projecto de cidadãos da sua terra que tudo têm feito para fazer de Sarilhos uma aldeia com a melhor qualidade de vida e respeito. Não pode Jaime Costa, apesar do muito trabalho que a câmara da Moita e outras comunistas próximas lhe têm dado a fazer profissionalmente deixar-se vender como um qualquer corrupto. Jaime Costa vale, e o seu estaleiro de recuperação de barcos típicos do Tejo, pelo seu profissionalismo e competência, não por nenhum favor que agora vai ter que pagar ao partido que governa a câmara e trair a isenção a que se tem imposto e sendo reconhecido. Nem a adjudicação recente de um pontão, por ajuste directo da câmara da Moita, por cerda de 68 mil euros, podem ser vistos como um pagamento adiantado de aparecer com candidato do PCP/CDU à junta de Sarilhos. Sabemos que o oportunista, conotado com o PSD sempre, tal como Jaime Costa diga-se, Carvalho Rodrigues tem servido como portador de tentativa de influência ao Jaime, mas ainda acreditamos que Jaime Costa tenha coluna vertebral e não traia os Sarilhenses e o movimento pluralista e independente Mais por Sarilhos.
São os responsáveis pela destruição do nosso concelho, que tem destruído o rio, as áreas agrícolas e nos enchido d betão, que deixam as zonas históricas das nossas vilas e aldeias neste estado, quem faz de tudo, comprando e condicionando pessoas, neste caso um empresário muito dependente da câmara. E isto não é tudo, voltaremos em breve a denunciar mais coisas graves e adjudicações directas sem concurso, sobre outras coisas e empresas do concelho. Nós queremos mais por Sarilhos, mas não calaremos injustiças e golpes baixos. A população de Sarilhos Pequenos sabe quem tem estado ao seu lado e Jaime Costa, que não mora em Sarilhos mas é de lá e herdou uma tradição e um património que é de todos, não nos pode trair. O Jaime saberá ter o bom senso de não se deixar comprar e manter-se afastado da política e politiquices.

O Broncas disse...

Ao anónimo das 10:51.
Só porque leu mal o que escrevi, é que pôde retirar a ideia de eu ter posto em causa a inerência, aliás legitima,dos presidentes das Juntas integrarem a A. Municipal - por outro lado, nunca estive de acordo com as alterações legislativas que o PS pretendeu fazer sobre a matéria.

Sobre o resto, deve de estar a pensar no outro que foi cercado à noite na estrada de Alcácer por capangas de cá, comandados pelo mesmo que mais tarde dirigiu-lhe outro cerco nas traseiras da Câmara da Moita.
Se é a isto que se quis referir, convido-o a registar o número de almoçaradas e outros convivios em que as figuras mais destacadas da CDU já partilharam com tal gente.

De facto, quem não se sente, não é filho de boa gente.
Sei que o outro que procuram, que não sou eu, eu sou o Broncas - não é cobardolas nem vendido, e pelo que parece, na luta politica nunca se fez à vidinha.

Anónimo disse...

O Jaime do estaleiro não é homem para se meter nessas coisas da política e muito menos pelo PCP.

Anónimo disse...

Pois é, e depois como é que aprova a mega urganização nos terrenos do estaleiro, plantado À beira rio?


Ou já está aprovada e a candidatura é a paga?

Anónimo disse...

O quê, o Jaime não mama só de trabalhos pagos e bem pagos pela câmara para o estaleiro? Também faz urbanizações em Sarilhos em terrenos do estaleiro? Então candidate-se pelo PCP/DCU e vão ver. Ele e a câmara/PCP, virá muito mais ao de cima. Outro Catum?

Anónimo disse...

Vejam este blog onde se listam as adjudicações directas em todos os sítios, neste caso concreto já direccionado para a câmara da Moita:
http://transparencia-pt.org/?search_str=Moita
Vejam a adudicação ao Jaime Costa de um pontão no Gaio por mais de 63 mil euros. O que vale 63 mil euros? Vejam a adjudicação do boletim municipal, 45.800 euros (mais de 9 mil contos na moeda antiga). Vejam como se gasta dinheiro mal gasto, quando há tantas famílias em dificudades. É isto a política do PCP/DCU na câmara da Moita. É isto que vamos continuar a ter?

Anónimo disse...

É pá esse site é uma bomba. E uma palamenta comprada à Algifa. Alguém sabe o que é uma palamenta? Ordenem por data para baixo e vão ver o que esles estão a gastar em gráficas de propaganda neste mês... É fartar vilanagem. A quem serve este despesismo? Bem o Lobo e o Gonçalves dizem que se propõem a continuar a obra feita. E que obra...

O Broncas disse...

Estes três últimos comentários, mostram a natureza e o tipo de discurso do PS como oposição à CDU no Concelho.

Só disparates. Se a Câmara da Moita adjudicasse o pontão a uma empresa de fora, apareceriam disparates. Se o Srº Jaime aceitasse entrar na politica pela porta da CDU, apareciam os disparates mais o carimbo de negocista que por aí já anda, se aceitasse pelo BE, chamavam-no de maluco.

Pessoalmente, pelo que observo não acredito que a pessoa entre nestas coisas - entretanto lembro que as pessoas são livres, quer se goste ou não delas.
Mas já perecebi, que se ele entrasse pelo PS, acabavam logo os disparates.

POLITICOS DO METE NOJO!...

Anónimo disse...

Broncas, tus és é bronco. Não vês mesmo nada. Enfim, são os teus habituais complexos de esquerda. Vê o pontão do Gaio e vê lá se vale 63.000 euros. Vê o que o jaime está a fazer, ou tentar fazer, nos terrenos anexos ao estaleiro. O Jaime tem-se mostrado homem sério, não duvido, mas o PCP é que o está a pressionar e condicionar e é isso que é NOJENTO NOS POLÍTICOS. Querem usar o homem para abater um grupo de pessoas de boa vontade e com obra feita por Sarilhos Pequenos. Diz lá onde e quando alguma vez a Junta de Sarilhos foi sectária ou fez propaganda partidária contra ou a favor de algum partido? Têm dado uma lição de serviço cívico. Gostem alguns poucos ou não. E tu Broncas devias saber disso, pois és particularmente observador do que se vai passando na nossa terra e já sentiste na pele o como eles te trataram quando foste candidato á Junta da Moita. Trataram-te como um descartável, não ganhaste foste para o caixote do lixo. Eles não perdoam a quem perde e a quem ganha, se estes ou estes não forem da seita deles.

O Broncas disse...

Não te sei responder.
Mas como diz um velho ditado judeu "ás vezes para uma boa resposta não há como uma boa pergunta".

- Já alguma vez pensaste que é preciso convicção quando se abraça a intervenção politica?...

Anónimo disse...

O Broncas é que tem razão, no concelho da Moita os comunistas não concorrem, quem concorre é a colição pseudocomunista-fascista. Com o filho do Vítor Brito de Sousa a apoiar o Lobo está tudo dito. É a cereja em cima do bolo. E toda a fascistalhada da Moita o apoia, porque será? O lobo nunca foi comunista, sempre nos "corredores" gosou com os comunistas (há várias testemunhas que ouviram. Eu ouvi). Mas os pobres dos comunistas, gente séria, que quer o melhor para a sua terra e para o nosso povo, vai engolindo esses vexames e uma câmara com um presidente tipo Sócrates, prometeu muito e fez pouco, ambos a merecerem a alcunha de Pinóquio e nariz grande. Os verdadeiros comunistas vão saber distinguir isso e não vão continuar a dar o seu voto a este aldrabão local e à sua matilha. Há alternativas, de outros partidos sim, mas de gente séria e humilde que não se vende por um prato de lentilhas. Vá lá entender isto, o que leva gente que nasceu em berço fascista a apoiar um gajo que concorre em listas comunistas? Caro munícipe que se assume comunista, é isto que quer? Um dia destes (ele sabe quem) dizia alguém ao Lobo, "João tem cuidado com os comunistas", ao que ele se riu muito. Ele não tem vergonha nenhuma, até faz o lançamento da sua candidatura no restaurante da praça de touros da Moita, porquê, para agradar a quem, aos comunistas? Não certamente. Mas será que não há comunistas que a têm? Acredito que sim. Abram os olhos e reflitam. Depois na hora de votar, que ninguém sabe onde vocês votaram, decidam. Não digo mais, reflitam nisto tudo.

Moiteiro descorado disse...

Reflectindo, descobri que a ANP recuperada para as listas do PS nas ultimas eleições autárquicas, hoje por via da prática revivalista dos detentores do poder local neste Concelho, pela exaltação da tauromaquia, romarias e procissões,se estão a passar para o lado da CDU.

FACTO IMPORTANTE,pois deste modo, ou os comunistas resolvem concorrer, ou então caso pretendam votar, só lhes resta o BE.
Posto que votar no PS, é votar naqueles que deslumbrados pelo capital, só têm lixado a vida a quem apenas depende do seu trabalho.

Anónimo disse...

nem que fosse um bezerro a candidatar-se pela cdu ganhava

Anónimo disse...

Olha lá óh idiota então tu pensas que a gente não sabe que é o socialista responsável, seu DURO estúpido.

Anónimo disse...

Era uma vez uma aldeia,onde viviam dois homens que tinham o mesmo
nome: Joaquim Gonçalves.
Um era sacerdote e o outro,taxista.
Quis o destino que morressem no mesmo dia.
Quando chegaram ao céu, São Pedro esperava-os.

- O teu nome ?
- Joaquim Gonçalves.
- És o sacerdote ?
- Não, sou o taxista.
São Pedro consulta as suas notas e diz:
- Bom, ganhaste o paraíso. Levas esta túnica com fios de ouro e este
ceptro de platina com incrustações de rubis. podes entrar. Outro !

- O teu nome ?
- Joaquim Gonçalves.
- És o sacerdote ?
- Sim, sou eu mesmo.
- Muito bem, meu filho, ganhaste o paraíso!Levas esta bata de linho e este ceptro de ferro.
O sacerdote diz - Desculpe, mas deve haver algum engano. Eu sou o
Joaquim Gonçalves, o sacerdote!
- Sim, meu filho, ganhaste o paraíso. Levas esta bata de linho e...
- Não pode ser! Eu conheço o outro senhor. Era taxista, vivia na
minha aldeia e era um autêntico desastre! Subia os passeios, batia com o carro todos os dias, conduzia
pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões policiais.
E quanto a mim, passei 75 anos pregando todos os domingos na paróquia.
Como é que ele recebe a túnica com fios de ouro e eu... isto?
- Não há nenhum engano - diz São Pedro. - Aqui no céu, estamos a fazer uma gestão mais profissional, como a que vocês fazem lá na Terra..
- Não entendo!
- Eu explico. Agora orientamo-nos por OBJECTIVOS.

É assim: durante os últimos anos, cada vez que tu pregavas, as pessoas dormiam. E cada vez que ele conduzia o táxi, as pessoas começavam a rezar.

Resultados!!! Percebeste?

Gestão por Objectivos! O que interessa são os resultados, a forma de lá chegar é completamente secundária...!