domingo, abril 05, 2009

Episódios do G20

Sem pôr em causa as boas vontades dos participantes e a exaltação de valores porque primaram, parece-me que as coisas não atingiram o sucesso que a nossa comunicação social, nomeadamente as TVs divulgaram.

Por exemplo em relação ao objectivo"regulação global da economia global"apenas anunciaram a criação de mais uma instituição internacional, a Financial Stability Board sem se perceber como irá funcionar, conhecendo-se apenas que vem na sequência da Financial Stability Forum criada pelo G7 em 1999. Sendo esta ultima uma má experiência, pois em 10 anos não se percebe qual a regulação operada.

Também em relação ao consenso sobre as verbas a injectar no sistema financeiro, suas modalidades e faseamentos - basta perceber as posições da Alemanha, para se descortinar que o tal consenso pairou apenas pela rama, adivinhando-se deste modo, trilhos dificeis de encontrar e percorrer.

Dos muito falados Paraísos Fiscais, ficou apenas estabelecido criar sanções para os que escondam informações. Neste caso, é até para rir pois a fasquia não só estava alta, como o Presidente Sarkozy, que antes defendia o estabelecimento de compromissos, que levassem à irradicação dos referidos paraísos, até ameaçando abandonar a reunião - não levantou qualquer problema, continuando por lá até ao fim.

De qualquer forma, ainda é cedo.

Sem comentários: