domingo, abril 05, 2009

Viva Portugal !


Nun'Álvares Pereira

Estudar esta excelsa figura da pátria, é conhecer uma época decisiva na afirmação da Nacionalidade Portuguesa - a coragem e inteligência capaz de congregar, unir as massas populares que se movimentavam contra o despotismo de boa parte da nobreza e do clero que os explorava, aproveitando aquela época em que no país não havia rei nem roque.

Foi aquela gente, os Artesãos de Lisboa mais os Alentejanos, que deram expressão à Revolução de 1383. Que apoiaram no trono o Mestre de Avis. Gente que D.Nuno soube organizar e instruir, formando o Exército que enfrentou o poderio de Castela nas batalhas de Trancoso, Atoleiros e Aljubarrota. Lembrar D. Nuno Álvares Pereira, é ressuscitar a imagem de um dirigente que percebeu que os menos afortunados são capazes de realizar milagres, como aconteceu em Atoleiros, este sim, um verdadeiro milagre - em que no exército português não houve um único morto ou ferido.

Ao invés disto, os anacronistas detentores de poderes, de braço dado com a Santa Madre Igreja preferem registar na memória dos portugueses a ideia de que D.Nuno é um Santo milagreiro, valorizando para isso o absurdo exemplo, de que ele curou da cegueira o olho esquerdo da Srª Guilhermina de Jesus, que assim ficara por salpicos de azeite quente enquanto fritava jaquinzinhos.

É grave ainda existir quem prefira cultivar a ignorância - é mesmo indigno, pois com isto transformam D. Nuno não num Santo, mas num expert em bruxarias. Até vão fazer teatro de rua no Vaticano, e para maior espanto, até já está garantida a presença do Srº Presidente da República em Roma.

Como em 1383, temos de correr com os Alcaides.
- Viva Portugal !

4 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

De qualquer modo, e apesar de ter costela alentejana, cada vez me sinto mais espanhol por cá.
É o equipamento de Jardins e afins que é fabricado em espanha.
É o equipamento de saneamento basico que é fabricado em espanha.
É o flamengo.
É a Fadesa.
É deslocar-me à canino 09 e só ouvir falar espanhol...
Enfim tempos ouve, e D. Nuno Álvares Pereira sabia-o bem, que de espanha nem bons ventos nem BONS CASAMENTOS...
Pois...

O Broncas disse...

Já aqui uma vez contei, que fui comprar hortelã e só quando cheguei a casa é que reparei que tinha comprado "menta".

AV disse...

Brocas, a Pátria não parece ser o que estes porcos ibéricos querem que pareça, isto não é a Catalunha, isto não é a Galiza, isto não é o País Basco. Isso é que é a Espanha actualmente, uma amálgama de pré-Pátrias.
Nada temos a ver com isso.
Portugal é todo e tudo isso, mas sem ter sentido ibérico e muito menos europeu.
Se não tiveres um sentido de Pátria nada te vale o sentido existencial.
A Pátria pode ser noutro país, mas se for num país que fale português, aí a Pátria continua.

AV2

O Broncas disse...

Parece que o Sócrates e mais da pandilha, já alugaram avião p'ra ir a Roma.