terça-feira, abril 30, 2013

E tu?! Vais à Manif ou ao Pingo Doce?


Hoje: Concerto de Homenagem a Miguel Portas


Faz um ano que morreu Miguel Portas, militante fundador do Bloco de Esquerda. O Bloco realiza em Lisboa, a 30 de Abril, um concerto de homenagem. Trata-se de uma ação política pública, como tantas em que o Miguel participou ao longo do seu combate. Agora, sob uma frase sua: “Grandes lutas fazem-se com pessoas normais. Não com heróis”.

sábado, abril 27, 2013

Divulgação BE: Fórum Maré Alta - Dar A Volta À Crise



No próximo sábado, dia 27 de Abril de 2013, pelas 17h00, no Moinho de Maré de Alhos Vedros, João Semedo (coordenador do Bloco de Esquerda), Mariana Aiveca (deputada do Bloco de Esquerda) e António Chora (dirigente do Bloco de Esquerda) apresentarão medidas de combate à crise e de resposta à emergência social.
Quando a crise económica, criada pela austeridade da troika e do Governo de Passos, Portas e Gaspar, chega ao acesso a bens e serviços essenciais, torna-se num problema de Direitos Humanos. Para responder à crise humanitária que se vive em Portugal o Bloco de Esquerda propõe um Programa de Emergência Social que será apresentado nesta sessão.
Aparece e traz um amigo também!

sexta-feira, abril 26, 2013

O Babáca de Belém

Ontem em S.Bento escancarou-se, danou-se até ao ponto de espalhar os cravos pelo chão. É que meteu na cabeça que havia de meter em consenso o Partido Socialista, pretendendo até impôr, esquecendo de que apesar de tudo os militantes do PS não são todos Joãos Proenças, não assinam toda a merda que lhes põem à frente.
Que grande aventêsma, é mesmo uma anedota. Faz críticas aos excessos de austeridade e até enviou o Orçamento para o TC, ao mesmo tempo que considera antipatriótico que se contrarie o conformismo dos portugueses.

Não esqueçam! ... Para a próxima escolham e votem em gente desta.


quinta-feira, abril 25, 2013

Está Vivo!...

Victor Vilson Simões, moitense nascido sem a benção de Deus em 28 de Dezembro de 1946, faleceu no dia 16, quebrando a árdua resistência que manteve desde muito jovem à doença de que padecia.

Começou a trabalhar logo após a 4ª classe numa oficina de serralharia na Broega.  Após a tropa e já sem um rim, trabalhou numa fábrica de bolos e mais tarde na Câmara Munícipal da Moita, de onde acabou despedido pelas opiniões e posições que cedo assumiu contra o regime fascista.  
Na década de 70, destacou-se no movimento associativo pela participação na C.Cultural da Soc. Fil. Capricho Moitense e posteriormente na Estrela Moitense. Foi também um dos principais organizadores dos primeiros Jogos Juvenis da Moita em 1971, evento mobilizador e de grande importância naquela época.

Em 1969 iniciou a sua actividade politica organizada contra o regime, no MOD, naquele tempo em que era preciso ter coragem para vencer o medo - quantas noites a espatular tinta em arcaicos copiadores de pano de orgadim; quantas noites, fora de horas a espalhar panfletos, sempre com um olho no burro e outro no bufo que podia aparecer, cedo merecendo pelo seu esforço o respeito, a confiança e admiração dos camaradas de então, pelo qual foi um dos moitenses que participou no Congresso de Aveiro em 1973.
Após 25 de Abril foi um dos fundadores da UDP onde desenvolveu a sua actividade politica, a par da Associação de Insuficientes Renais que ajudou a fundar em 1978, sendo o seu sócio nº1, presidindo-a desde 1986 a 2006.

São muitos os exemplos que poderia invocar atestando a dimensão do seu carácter. Recordo aqui a sua atitude após uma campanha bem sucedida de recolha de donativos promovida por amigos, com o objectivo de pagar-lhe uma viagem ao estrangeiro para um transplante e tratamentos inadiáveis, onde já pelos benefícios do conquistado Serviço Nacional de Saúde, os donativos apurados não foram necessários - decidindo de imediato -"o dinheiro veio do povo, ao povo vai voltar", optando por distribuir todo o valor recolhido a diversas instituições (*) do Concelho da Moita.

Um homem destes não morre, a memória não deixa. Em 1971 na Boa Hora para assistir a um julgamento politico, foi detido, no dia seguinte a mãe preocupada dirigiu-se à esquadra em Lisboa, apelando a um agente para que não fizessem mal ao filho, pois ele não tinha um rim - o agente respondeu-lhe: "não se preocupe, o seu filho se não tem um rim, deve ter quatro fígados".

Por caminhos diferentes partilhámos sempre os mesmos ideais, pois ainda há poucas semanas numa das nossas conversas, concluímos que apesar de experiências falhadas e até tenebrosas, a ideologia e o projecto que abraçámos, o Manifesto Comunista de Marx e Engels, não é um projecto falido. Vilson foi sempre um militante comunista.


(*)BombeirosV.daMoita/Soc.EstrelaMoitense/União Moitense/Soc.Capricho Moitense/Lar Abrigo do Tejo/Cercimb/Novo Rumo.






25 de Abril SEMPRE!!!!

ABRIL somos todos nós, não este (des)Governo de direita que quer extinguir o Estado Social, preferem a sopa do Sidónio ao Subsidio de Desemprego (desemprego este, promovido por esta direita). O tempo da "outra senhora" está mais próximo do que imaginamos.
Cavaco é o único elemento que ainda mantém esta aliança desgovernativa. CHEGA!!!


quarta-feira, abril 24, 2013

Romagens, Romarias...

Hoje, cá estará a comunicação social para cobrir a Romaria a cavalo da Moita a Viana do Alentejo.
Se não possui cavalo considere-se excluído de tal evento, pois só poderá ser romeiro se possuir um animal equino (os pobres também gostam de FERRARIS).
A nossa bela vila da Moita, do bem estar à beira Tejo, vai ficar novamente cheia de "Bosta", mas a natureza agradece a dádiva do fertilizante...


Contudo, não percam a RTP1 e seus directos de tamanha pavoneagem... e acima de tudo, "cuidado com as imitações" e com a malta da "Marcha do Cavalo" (Ruce e Reco) que já confirmaram estarem presentes no evento.

 

domingo, abril 21, 2013

João Proença vai ser condecorado...

É possível que tal venha já a acontecer no próximo dia da raça, 10 de Junho, data tão querida para o pacóvio Cavaco Silva, que como se sabe é fã do dito figurão.

O invertebrado que assinou tudo o que lhe puseram à frente no âmbito da dita concertação social, com a qual continua embevecido apesar de nada do que assinou se ter concretizado, aliás como era previsível, pois o seu trabalho tratou-se apenas de teatralizar e forjar ilusões nas pessoas e nomeadamente nos trabalhadores. O desemprego continua a aumentar a par da redução dos direitos dos desempregados, a desregulamentação laboral tem levado ao aumento da precariedade e à redução dos salários e está em causa todo o sistema de protecção  social, São estas as macabras vitórias que têm gerado tantos elogios dos mais poderosos e de seus representantes políticos a João Proença.  

Na Assembleia Munícipal da Moita

Gostei de lá estar, pois assisti com grande agrado à aprovação de um voto de pesar pelo falecimento do insigne moitense, Victor Vilson Simões. Cidadão de cuja vida ressaltam fragmentos que aqui hei-de descrever em post pela sua merecida exaltação.

Não gostei do caso que lá sucedeu apresentado pelo munícipe Srº Arantes, que para além da sua diáspora de mais de uma dezena de anos a envolver o ruído de que é vitima vindo de um estabelecimento encastrado no prédio onde habita, referiu o facto da Câmara ter autorizado a construção de um edifício que reduziu o passeio a menos de meio metro, e ainda outro onde os habitantes ficaram com a marquise tapada. Isto sem que os vereadores, candidato a presidente e o presidente lá presentes dessem qualquer resposta ou explicação. Este é mais um facto laboratorial, ensaio à exequibilidade da nova lei autárquica levado a efeito pela CDU-Moita, facultando desde modo aos legisladores do PSD o exemplo que faltava.
É triste, vil e profunda a contradição que por ali existe entre os discursos e a prática que desenvolvem.

Um outro caso, resultou da pergunta de Srº Manuel Borges sobre os gastos do munícipio com o Grupo Toca a Rufar do Seixal - obtendo apenas arrufos do candidato a presidente da CDU, cujo despropósito ilucida bem sobre o perfil daquela candidatura à presidência da Câmara.

E assim vai a democracia no nosso Concelho. 


terça-feira, abril 16, 2013

A ROMARIA

Desta vez os organizadores estão de parabéns, optaram por levar a genuína imagem da NªSª da Boa Viagem - pelos menos é o que se conclui pela imagem usada no respectivo cartaz.

A ser assim. só desejo que a protejam, pois trata-se da mais bonita imagem da região, uma obra de arte sacra que identifica esta terra e as suas gentes - ao invés de outras, onde algumas que até dizem aparecidas,  mais parecerem figuras usadas no dia das bruxas.

domingo, abril 14, 2013

A candidatura de Rui Garcia

à Câmara Munícipal da Moita 
foi assombrada no dia e na hora da sua apresentação pública.

Embora seja a candidatura da CDU  e não do João Lobo, o apoio deste não lhe acrescenta qualquer valor, pois basta recordar as mentiras que proferiu no discurso daquele dia, para se perceber a dimensão do mau agouro.

Mentindo sobre o Plano Director Munícipal, o Srº Lobo disse: " durou muito mais tempo que o previsto (13 anos), cuja elaboração, discussão e aprovação constituíram o centro de grandes ataques e denúncias difamatórias coordenadas pelo PS, PSD e BE da Moita, numa campanha caracterizada pela surdez perante todos os factos e argumentos que apresentámos".

Debulhando a mentira destaco:

B/ nenhum partido dos que referiu, animou ou coordenou quaisquer campanha difamatória em relação às opções e protocolos inerentes ao PDM. Os partidos invocados limitaram-se apenas  a ajudar o movimento de cidadãos (da Várzea) a quebrar a surdez, a frieza do Executivo Camarário e da respectiva Assembleia Munícipal, onde vigorava e vigora a ditadura do voto;

R/ o movimento da Várzea, fez nem mais nem menos aquilo que a CDU na sua retórica sempre suscitou -  usando naturalmente o direito de intervir e participar na elaboração do PDM;

O/ aquele movimento teve a virtude de trazer à tona a luta entre quem defende o interesse colectivo e o bem público, e de quem se verga aos interesses exclusivos dos mais poderosos;

N/ naquele movimento de difamadores, verificou-se a participação de alguns activistas da CDU, que ainda hoje não se conformaram com a contradição de quem na Assembleia da República propõe alterações legislativas que limitem as negociatas, e na prática, no exercício do poder maximiza para proveitos obscuros, exactamente as leis e regras que dizem contestar;

C/ o movimento da Várzea sem qualquer ligação a gente influente no BPN, não difamou, apenas denunciou casos concretos, mas só após as sucessivas recusas ao diálogo do executivo camarário e dos vergonhosos comunicados  da Comissão Concelhia, mandante da CDU; 

A/ os 13 anos de elaboração do PDM, os atrasos, não podem ser imputados à intervenção de menos de 2 anos de um movimento de cidadãos que apenas usou seus direitos elementares, cuja actividade transcendeu a defesa de interesses individuais para a defesa do interesse público;

S/ os 13 anos foram o resultado exclusivo da incompetência do executivo camarário, das más escolhas dos avençados e da consequente devassa e bandalheira que promoveram.

(...)

EXPOSIÇÃO
Álvaro  Cunhal
Vida, pensamento e luta:
exemplo que se projecta
na actualidade e no futuro
22 de Abril a 2 de Junho de 2013
Sala do Risco * Pátio da Galé
Rua do Arsenal (junto ao Terreiro do Paço)


sábado, abril 13, 2013

Novo Matadouro em Oeiras

Isaltino de Morais levou a sua Câmara a investir 420 mil euros num centro de recolha de animais, com capacidade para 26 cães e 18 gatos.

quinta-feira, abril 11, 2013

Ziguezagueando...

É assim que vai o discurso do PS.
"Palavras leva-as o vento" - "Chover no molhado"
Coisas do menino Kéque, em jeito de peidinhos cagádos à força. 

- Consideram isto a alternativa ?

quarta-feira, abril 10, 2013

Não fiquei espantado...

tudo foi bem pensado e naturalmente preparado, até a escolha do lar e a sua localização - os convivas como a deputada dos verdes, a srª Apolónia e o representante da super estrutura denominada Intervenção Democrática, foram antecipadamente informados da espectacular magia, tudo como ensinam os melhores canônes eleitoralistas da burguesia mandante. Num ápice o lobo se transformou em garcia. Só faltou fumo branco nas chaminés daquele lar.                                                                                                                                                                                                   

O fantástico vigorou pela magia do respeito pela lei. No caso do lobo que já se safou de perder o mandato uma vez, a evidência tornava-a óbvia, de outro modo não podia ser. Já o apurado cumprimento das leis europeias relativa ás pescas, surpreendeu - acabaram os pelins, é o fim do carapau frito.
Só os amigalhaços, camaradões, Catum e o Ruincarnação não estiveram, é que andam deslocalizados e sofredores, fazendo fortuna lá pelos brasis.

O pessoal gosta de surpresas, fartaram-se de aplaudir - 70% eram funcionários da Câmara e o resto famílias, amigos e aconchegados. Uma maravilha para conquistar menos de 1/3 da população do Concelho.
Parabéns Srº Garcia! custou mas foi...

sábado, abril 06, 2013

Os Deslegitimados

Screen shot 2013-04-05 at 10.29.38 PM.png
Na onda da bandalheira acabam deslegitimados.
 Esqueceram-se que para Catroga, Gaspares
e outros e ainda os outros e os aqueloutros mais poderosos, a Constituição da República é uma trêta.

A forjada bandalheira na justiça...

Fez aparecer o Direito da Deslegitimação, 
não demorando já muito para que os acusados de qualquer infracção terem o direito de escolher o Juiz da sua confiança.
Embora nada disto já esteja legislado, basta ouvir o advogado de Carlos Cruz, para se perceber o direito de deslegitimar quem acusou, quem investigou e quem ajuizou. Acontecendo o mesmo com o Isaltino e tantos outros. 
O mesmo está a acontecer com muitos comentadores e amigos do governo a propósito das decisões do Tribunal Constitucional sobre o OE, por exemplo Catroga, que apareceu na TV a deslegitimar os respectivos juizes.

E é nesta barbuda que o país está mergulhado, não admirando nada um dia destes aparecer legislado o direito dos acusados de não só escolherem o advogado como o respectivo juiz, e até no caso dos mais pobres, o juiz ser pago pela Segurança Social.
Isto, porque por este andar a regra vai ser: o cidadão deve ter o direito de deslegitimar não só quem o acusa, mas também quem conduz qualquer tipo de investigação a seu respeito.

A bandalheira está instalada - deste modo, não me admira nada que o governo reúna hoje para descobrir a forma de subverter as decisões do Tribunal Constitucional. 

João Lobo no Lar São José Operáriro

Amanhã ás 17 horas, CDU apresenta cabeça-de-lista
à presidência da Câmara Munícipal da Moita.

Para quem lançou o boato dizendo que o homem vivia na Atalaia, o local escolhido pela CDU para a sua apresentação vai gerar grande incómodo - é que o homem em consequência de se encontrar na reforma optou por viver naquele Lar, é ali a sua casa, qual Atalaia, qual carapuça!?... e amanhã vai estar bem acompanhado, até o meu amigo Hélio Bexiga lá vai estar e eu só não estarei porque por aquela hora ainda andarei de picarête, senão lá estaria, pois custa-me perder o convívio com celebridades como o homem das quatro sogras, embora saiba de ante-mão que  Emídio Catum que se encontra em parte incerta, não estará presente, aliás, como está para os quase 60 milhões que ficou a dever ao BPN.

Vai ser uma tarde excepcional, no habitual convívio onde o auto elogio se autentica pelo lema "bem estar à beira Tejo.

sexta-feira, abril 05, 2013

O Gato das Botas foi-se embora...

Quem é que agora vai inventar truques para contornar
 o chumbo do Tribunal Constitucional ?...
E o princepado como é que se vai aguentar,
 agora que o expert enredeiro teve de dar de frosques ?

É que sem o Gato das Botas, o Passos Coelho 
nunca chegaria a príncipe.

quinta-feira, abril 04, 2013

Relvas sai do Governo

Aponta  o "Económico" que, Relvas está de saída e é pena que não leve todo o Governo com ele.



Segundo apurou o Económico, Relvas fará ainda hoje uma declaração ao país a explicar a sua saída do Governo.


A saída de Miguel Relvas estará relacionada com as conclusões do relatório de inspecção sobre a sua licenciatura na Universidade Lusófona, que está nas mãos do ministro Nuno Crato há dois meses e só hoje deverá ser tornado público. 

Perante as conclusões desse relatório conduzido pela Inspecção-Geral da Educação, a licenciatura de Ciência Política de Miguel Relvas poderá ser retirada. 

De acordo com informações recolhidas pelo Económico, Miguel Relvas manifestou a Passos Coelho o desejo de a sua saída do Governo fosse demarcada de uma remodelação que poderá acontecer depois de anunciada a decisão do Tribunal Constitucional.

Braço direito de Passos na ascensão no PSD, Relvas estava há muito sob pressão para abandonar o Executivo. Ainda na semana passada, o CDS defendeu publicamente a substituição do ministro dos Assuntos Parlamentares.

quarta-feira, abril 03, 2013

Vai acabar muita bem na vida

João Proença e a sua UGT, quando não
têm nada para assinar, inventam.
É exactamente pela mão do sindicalista-faz-de-conta que a TSU volta à discussão, fazendo deste modo a vontade ao governo e à troica, pois recorda-se que Passos Coelho disse por altura da 1ª tentativa - não vai agora vai depois.
Esta proposta surge à revelia da própria UGT, porventura alguém do governo deixou uma carta na caixa do correio do Proença, recomendando tal ideia.

João Proença ao fazer esta proposta, demonstra aceitar a criação de um Estado Social só para Pobres. Numa visão exclusívamete política, é um exemplo da rotura que o PS defende.

Ainda por cima tudo isto em nome do aumento do salário mínimo nacional, que é mais um compromisso acordado que o governo não respeitou.

Responsável, é o esforço por compromissos que invertam a actual política.

O facto de o BE, os Verdes e o PCP irem aprovar a moção de censura proposta pelo PS, não corresponde à existência de qualquer compromisso para inverter a política prevalecente. O próprio promotor da moção afastou mais uma vez qualquer hipótese de tal acontecer, quando enviou a carta de vassalagem à troica.

Já antes, o PS com a ementa escolhida e a mesa já posta, convidou o PCP e o BE com o objectivo de alianças pontuais para as eleições autárquicas, escusando-se a discutir os temas mais relevantes que sangram o país. Obtendo por isto a recusa firme do PCP e também do BE, apesar deste mesmo em esforço ter procurado manter a porta aberta.
Ressalta daqui o facto da impossibilidade de entendimentos à esquerda, não só pelo PS que não se dispõe a romper com nada, mas também pelo PCP que ao fechar todas as portas, não só não alarga influência como não aglutina o descontentamento, o que não é próprio de um Partido que sempre previligiou a acção das massas populares. Suponho que nos orgãos de direcção do PCP permanece a ideia de que num qualquer dia destes, os portugueses lhe darão votos bastantes para governarem, o que não é crível, até por simples análise marxista à realidade política,económica, social e cultural do país. 
Só por aqui se consegue perceber o uso de frases publicadas no Avante, do tipo - "... só nem todos são o BE que "abana o rabo" por cada vez que o PS assobia."

O pseudo vanguardismo na história já deu exemplos bastantes de graves ilusões. Por aqui e agora ainda só descamba para o sectarismo.

Menino Kéque censura o Governo...

A moção de censura da autoria do menino Kéque - vai hoje mostrar na Assembleia da República que a dita rotura final não passa de ruído retórico eleiçoeiro, ou seja, a já velha habilidade recorrente do P yes em periodos equiparados.
Não sendo própriamente viródisco e toca o mesmo, porque o ritmo é marcado pela batuta que é troicana. Apesar da célebre carta de lambuzagem, o P yes o que pretende com isto, é prolongar a campanha eleitoral e deste modo ter mais tempo para se maquilhar. Qual rotura, qual carapuça! o povo e a pátria que se lixem.

Para o P yes na actual conjuntura só a táctica de quanto pior melhor lhe interessa, pois se por um lado com o desgaste do PSD vislumbra alargar a clientela chupista nas próximas eleições autárquicas, por outro, quanto mais destruição e lixo o governo fizer, melhor, pois evita que sejam eles a terem de o fazer, como o demonstra a vassalagem(*) inscrita na carta de lambuzagem enviada à troica.

(*)existe por aí, quem considere aquilo como um acto responsável.

terça-feira, abril 02, 2013

Angele Merkel visitou o Rosário* em tempos idos.

Podemos observar ao fundo a famosa "Ilha do Rato"...

*Praia fluvial cá do burgo, conhecida pelas suas características abonatórias para a pele e ossos, graças à sua lama radioactiva e iodo.