Mostrar mensagens com a etiqueta A tortura não é arte nem cultura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta A tortura não é arte nem cultura. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, setembro 06, 2010

Processo Casa Pia e a Tradição

Nunca me pronunciei sobre este processo, sobre o qual tardou em fazer-se "justiça" às muitas vitimas (não só as deste julgamento, como "as outras silenciosas"). Apesar de mediático, recordo que entre muitos possíveis abusadores, só recaíram investigações (e bem, se só havia indícios para tal, mas o que é estranho) sobre elementos de um partido politico. Vão querer convencer-me que só naquele partido politico havia razões, ou denuncias, para averiguações sobre o tema??? Não me parece que assim seja, porque a pedofilia não escolhe partidos, credos ou posições sociais!!


Esta introdução serve apenas para recordar, que em muitas civilizações do passado, esta prática sexual abusiva contra crianças fazia parte do costume e da cultura popular. Assim como, sacrificarem crianças aos ídolos e deuses, adorados e reverenciados pelo seu credo.
Serve assim esta pequena introdução para despertar em si, Leitor deste blog, que as tradições com o evoluir dos tempos perdem a sua justificação perante os tempos que vivemos.

Logo, em tempo de feira Taurina na Moita "do Ribatejo" (que afinal até se situa na Estremadura):


Porque a tradição NÃO o Justifica
A Tortura, Não é Arte nem Cultura!!!


Assine a petição


quarta-feira, agosto 18, 2010

C. M. Moita dá churrasco gratuito à populção

Churrasco
As tradicionais Festas em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem estão a chegar. É já entre 10 e 19 de Setembro que a vila da Moita vai receber as suas festas populares, com tauromaquia, actividades ligadas ao rio, espectáculos musicais e muito mais. A apresentação pública do programa das Festas da Moita está marcada para o dia 2 de Setembro, pelas 21:30h, no Largo da Igreja, na Moita.
Esta apresentação pública vai ser, por si só, um momento de animação e convívio onde não vão faltar as danças sevilhanas, pelo Grupo “Soledad” e um Churrasco Típico, gratuito, para toda a população.

Fonte: C. M. Moita

Cuidado com os laxantes para aliviar as necessidades de caracter fisiologico liquido ou duro depois da comesaina, pois a factura da agua inclui a conta para a tal ETAR que ainda não está em funcionamento.
Não sei se será para dar as boas vindas ao novo Padre, visto que o John vai deixar-nos no dia 22 de Agosto, onde um almoço para despedida deste também está já a aceitar inscrições.

E como as sevilhanas fazem parte da "nossa" tradição (sim, espanholas cá da Moita) assim como a tauromaquia, deixo-vos uma petição: Petição Pela abolição das touradas e de todos os espectáculos com touros.

Se a Catalunha conseguiu, porque não nós?

domingo, março 07, 2010

A Tortura, não é Arte nem CULTURA!!!

Paulo Varela GomesO Ministério da Cultura resolveu criar uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura a pretexto de que lidar touros seria uma tradição cultural portuguesa a preservar. Mas a tradição é mais antiga, do tempo em que humanos e animais lutavam na arena para excitar os nervos da multidão com o sangue e a morte anunciada. A piedade, que é um valor mais antigo do que Cristo, veio, na sua interpretação cristã, salvar disto os humanos. Esqueceu-se, porém, dos animais.

Há um momento nas touradas em que o touro, muito ferido já pelas bandarilhas, o sangue a escorrer, cansado pelos cavalos e as capas, titubeia e parece ir desistir. Afasta-se para as tábuas. Cheira o céu. Vêm os homens e incitam-no. A multidão agita-se e delira com o sangue. O touro sabe que vai morrer. Só os imbecis podem pensar que os animais não sabem. Os empregados dos matadouros, profissionais da sensibilidade embaciada, conhecem o momento em que os animais “cheiram” a morte iminente. Por desespero, coragem ou raiva (não é o mesmo?), o touro arremete pela última vez. Em Espanha morre. Aqui, neste país de maricas, é levado lá para fora para, como é que se diz? ah sim: ser abatido. A multidão retira-se humanamente, portuguesmente, de barriga cheia de cultura portuguesa, na tradição milenar à qual nenhuma piedade chegou.

Os toureiros têm pose que se fartam (e com a qual fartam toda a gente). Pose de hombre, pose de macho. Mas os riscos que de facto correm são infinitamente menores que a sorte que inevitavelmente espera os touros, que o sofrimento e a desorientação que infligem aos touros para o seu próprio prazer e o da multidão. Dá vontade de dizer que quem se porta assim, quem mostra orgulho de se portar assim, tem entre as pernas, e não apenas literalmente, órgãos bem mais pequenos que aqueles que os touros exibem. Os toureiros são corajosos mas entram na arena sabendo que haverá sempre quem os safe, senão à primeira colhida, então à segunda. Às vezes aleijam-se a sério e às vezes morrem, o que talvez prove que os deuses da Antiguidade são justos, vingativos e amigos de todos os animais por igual. Os touros, esses, não têm ninguém que os vá safar em situação de risco, estão absolutamente sós perante a morte. Querem os toureiros ser hombres até ao fim? Experimentem ser tão homens como eram os homens e os animais na Antiguidade: se ficarem no chão, fiquem no chão. Morram na arena. É cultura. A senhora ministra da Cultura certamente compensará tão antigo costume.

Também era da tradição, em Portugal por exemplo, executar em público os condenados, bater nas mulheres, escravizar pessoas. Foi assim durante milénios. Ninguém via mal nenhum nisso a não ser, confusamente, com dúvidas, as próprias vítimas. Até que a piedade, na sua interpretação moderna e laica, acabou com tão veneráveis tradições.

Que será preciso para acabar com a tradição da tourada? Que sobressalto do coração será necessário para despertar em nós a piedade pelos animais?

- Paulo Varela Gomes (Historiador), “Cartas do Interior”, Público, 27.02.2010, P2, p.3.

Na TSF, Bruno Nogueira esclarece melhor o assunto na sua rubrica humorística "Tubo de Ensaio".
É só clicarem no play e ouvir o Tubo de Ensaio com o titulo "Gabriela Bandarilha e Canela"





Podem também assinar a "Petição Contra a criação de uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura" aqui:

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=PETPPA

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Fim da tortura em Viana do Castelo


O presidente da Câmara de Viana do Castelo não se arrepende de ter posto um ponto final às touradas no concelho, transformando a Praça de Touros num Museu. "Nunca tomei uma medida tão popular, internacionalmente. São mais de mil e-mails que recebemos de todo o mundo felicitando pelo fim das touradas", diz Defensor Moura.

As touradas em Viana aconteciam desde 1871, integradas na Romaria da Senhora da Agonia, mas foi a agonia dos animais que levou o autarca de Viana a tomar a decisão de terminar com o espectáculo do sofrimento dos touros. "No século XXI é uma atrocidade continuar a sacrificar animais em público daquela maneira", argumenta Defensor de Moura citado pelo Diário de Notícias.

A contestação ao fim das touradas aconteceu num primeiro momento, promovida pelos aficionados da região, mas o autarca de Viana do Castelo rejeitou os argumentos de que se tratava de uma tradição com raízes no concelho. "Não temos toureiros, forcados, touros ou cavalos", diz o presidente da Câmara que diz receber agora muitas "mensagens de apoio, por Viana do Castelo ser uma cidade sem touradas".

A praça de touros de Viana será adquirida pela Câmara e transformada num Museu de Ciência Viva, aproveitando a proximidade ao Parque Urbano onde funciona o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.


Via Esquerda.net

quinta-feira, outubro 02, 2008

A tortura não é arte nem cultura


"Entre a brutalidade para com o animal e a crueldade para com o homem, há uma só diferença: a vítima." - Lamartine

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Debate sobre Touradas - Moita

Via © GRITA!!!

Debate Sobre Touradas , Moita
GRITA!!! - 25-Fev-2008


A tortura não é arte nem cultura!!!
O video em baixo é passado em Espanha. Meus amigos é nisto que querem transformar Portugal?? Ou é isto que teremos de erradicar do Planeta??