sexta-feira, dezembro 26, 2008

Fim da tortura em Viana do Castelo


O presidente da Câmara de Viana do Castelo não se arrepende de ter posto um ponto final às touradas no concelho, transformando a Praça de Touros num Museu. "Nunca tomei uma medida tão popular, internacionalmente. São mais de mil e-mails que recebemos de todo o mundo felicitando pelo fim das touradas", diz Defensor Moura.

As touradas em Viana aconteciam desde 1871, integradas na Romaria da Senhora da Agonia, mas foi a agonia dos animais que levou o autarca de Viana a tomar a decisão de terminar com o espectáculo do sofrimento dos touros. "No século XXI é uma atrocidade continuar a sacrificar animais em público daquela maneira", argumenta Defensor de Moura citado pelo Diário de Notícias.

A contestação ao fim das touradas aconteceu num primeiro momento, promovida pelos aficionados da região, mas o autarca de Viana do Castelo rejeitou os argumentos de que se tratava de uma tradição com raízes no concelho. "Não temos toureiros, forcados, touros ou cavalos", diz o presidente da Câmara que diz receber agora muitas "mensagens de apoio, por Viana do Castelo ser uma cidade sem touradas".

A praça de touros de Viana será adquirida pela Câmara e transformada num Museu de Ciência Viva, aproveitando a proximidade ao Parque Urbano onde funciona o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.


Via Esquerda.net

11 comentários:

O Broncas disse...

O ArreMacho não concorre ás eleições autárquicas, logo não serei candidato. Se o fosse esta foto daria um bom cartaz a enfatizar o apoio à tauromaquia, aliás, vertente fundamental na estratégia de desenvolvimento do Concelho da Moita.
Viana do Castelo já foi afastada do Concelho das Vilas e Cidades Taurinas, ao que consta por proposta do SrºLobo.

Anónimo disse...

Sr. Engº João Lobo,por favor.

Anónimo disse...

Desculpe, permita-me corrigir:
- Sr. Dr. João Lobo!

Anónimo disse...

É me indiferente totalmente as touradas. Nao gosto, por isso não vejo nem assisto. Agora, não me é indiferente o aproveitamento político em Viana do Castelo sobre o assunto. Sr. Presidente da Câmara, não é por aí o caminho….

Emanuelle disse...

Que bom!
Devia ser assim em todo o lado!

Anónimo disse...

à parte de todos os gostos e ideologias subjacebtes a este assunto, que já aprendi a respeitar algumas opiniões, e porque não é essa a rzão do artigo e do meu comentário,penso que a foto escolhida para adicionar ao artigo é um tanto exagerade, pois não é esta a realidade que se passa nas praças de Portugal. Penso que quem escolheu a foto quis ser um pouco tendencioso, mostrando uma violência algo exagerada...

k7pirata disse...

Se o Anónimo acha que o que se passa nas arenas é exagerado lamento.
Para a próxima coloco o publico a bater palmas ou com lenços brancos ou ainda a atirar flores para camuflar o que realmente se passa...A TORTURA !

Anónimo disse...

Sobre as touradas sejamos francos, a maioria do povo português está contra essa forma bárbara de tortura dos animais. Aqui na Moita gostam os moiteiros vaidosos, os filhos maus das ex-famílias bem, os Pires da Costa e outros falidos afins, e uma turba de açaimados débeis mentais. Mas há medo, sim medo, quem se assume de cara destapada aqui contra as touradas? Até os Verdes se calam, os comunistas n«veneram, e do Patarata, ao Joaquim Gonçalves e ao João Lobo, todos são aficcionados desde pequeninos. Aliás o Lobo desde pequenino também já é comunista... pois ... E este Sr. gasta mais numa corrida anual pelas festas do que com todas as colectividades desportivas no concelho. contradições, ou talvez não... talvez nobreza de carácter...

Anónimo disse...

Este anónimo só não acertou nos casos do Patarata, do Dr. Jaquim e do Lobo. É que eles só recentemente aderiram à aficion, diga-se em abono da verdade, que com entusiasmo e dedicação. Penso até que a inicial colagem oportunista à dita "tradição cultural", como mandam os "canônes da habilideza politica", actualmente já deu lugar a profundas convicções; de tal forma assim é que até já não se importam de conviver com marialvas,doutores e lacaios que andaram envolvidos no processo que levou ao assassinio dos Camaradas Casquinha e Caravela.
Eu, ainda não me esqueci!...
Gente desta, mete nojo aos COMUNISTAS.

Anónimo disse...

Carissimo K7 Pirata:
Relativamente ao meu comentário da foto tendenciosa e exagerada, penso que não percebeu bem o que quis dizer...
Concordo plenamente com as opiniões por vós apresentadas, porque se cresci e aprendi a gostar da toiros e touradas, também é verdade que já aprendi a ver o "outro lado" desta realidade, como também estou certo que esta tradição acabará por se perder no tempo, por muito tempo que possa demorar.
Voltando à questão inicial, apenas dizer que a foto não representa o que verdadeiramente se passa em Portugal, pois não é comum ver-se toiros em pontas a colher e a perfurar os cavalos, só isso...
A aficion em Portugal, e na Moita em particular, está "pôdre", é um misto de vaidade com oportunismo, qual feira de vaidades, onde já os nossos executivos (bem como os restantes camaradas de partido) são acérrimos aficionados e defensores da festa brava... são as tais contradições, como já foi aqui referido...
Independentemente das minhas (nossas)raízes como moitenses (ou moiteiros), teremos de ter o discernimento suficiente para perceber que a realidade de hoje é outra, e que nem as estatistiscas tauromáquicas que dizem que as touradas estão a ter um aumento de público jovem, nem isso serve para argumentar uma continuidade deste espectáculo.

O Broncas disse...

Gostei. Não é fácil a um MOITEIRO, ainda menos quando já passa dos 50, rasgar, deitar fora um passado em que a festa, a paródia e a tal valentia, geraram referências, motivo de ocupação e inerentes tertúlias. Optar não é fácil, ser definitivo só os oportunistas o são(até em sentido contrário.Mas é bonito observar, mesmo que lentamente ao aparecer de sinais que indicam o avanço da civilização...