domingo, agosto 16, 2009

Coisas de Gente que Trabalha...

A DEMOLIÇÃO DO DIQUE
É a maior e mais importante obra,
que nos últimos 20 anos
se verifica na Moita.
Pertenço aos ultimos que fizeram a 4ª Classe na Escola Conde Ferreira, onde hoje sobra o Largo com o mesmo nome. Fiquei e ainda hoje salta a tristeza por ter observado a destruição daquele edificio e do maravilhoso jardim que o envolvia. Para os que não conheceram, era um espaço pequeno onde existiam árvores possantes e frondosas a servir de cobertura a uma enorme diversidade de plantas, ali arrumadas e bem tratadas por um Jardineiro Alentejano, que sabendo do assunto, o guardava como se policia fosse. Era um pequeno mas autêntico jardim botânico. Tinha um muro à volta já a degradar-se, de onde já tinham retirado a cercadura de ferro forjado e os portões - que ainda existem, mas a cercar a Quinta de um dos então donos da Moita.
Também observei pela vila à retirada de candeeiros, obras de arte da antiga metalurgia a serem trocados por autênticos matacões, isto enquanto ainda hoje encontro iguais em Tomar, Cinfães, Vila Real e em outras localidades do país.
.
Com estas e outras coisas que os mais velhos e ainda vivos me contam, a lista das estúpidas destruições na nossa terra não só vai longa, como suscita-nos vergonha.
.
Ainda hoje me lembro da raiva que senti, quando num Domingo de manhã fui ao Cais e o guindaste tinha desaparecido.
Foram decisões apenas do tempo da ditadura, pois que durante a mesma em outras localidades não faltou quem decidiu de outro jeito, podendo-se hoje até dizer: - Porra! que por cá até tivemos azar com os fascistas nomeados para gerir a edilidade.
.
Já a demolição do dique, que uns alarves decidiram construir à revelia dos pareceres de técnicos competentes e de moitenses com algum saber, é uma obra necessária, pois não só acaba com a autêntica fossa de trampa em que este braço do estuário se transformou, como pela prevista reposição da porta de água, irá permitir a prazo a navegabilidade que tantos anseiam.
A demolição do dique, é assim a única destruição que nesta Vila merece louvor, é de facto uma grande obra - decisão só possível, porque vivemos em democracia.

19 comentários:

Anónimo disse...

Estou vendo o Taylor a salvar um flamingo. Ali no canto superior direito.

Anónimo disse...

É no mínimo curioso, como a CêMêMê possui um barco tipico a navegar pelo Tejo, e onde não existe um cais apropriado para esse mesmo barco atracar e poder fazer as partidas e chegadas com as devidas condições... não é curioso, é estranho e absurdo... mais: é irreal, ter um barco e não ter cais...

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Não foi certamente, esta a única "coisa" de jeito que a Câmara fez ...

Anónimo disse...

Sim, fez muita coisa de jeito, e em destaque aumentou a confiança dos cidadãos na democracia, ao ter cumprido as promessas eleitorais:

Piscina da Moita
Pavilhão multiusos da Baixa da Banheira
Pista de Atletismo da Fonte da Prata
Campo de Dutebol da Baixa da Banheira

etc. etc. etc. Parabéns Sr. Manuel Forte.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Sr. "Anónimo disse, das 10:10".
Já gostei mais do cerimonial de canto "Parabéns a você", ainda que na data do meu nascimento (que não é o caso de hoje).
Assim sendo, na sua perspectiva (que a terá certamente por responder, da maneira que o fez), e não escamoteando o que foi prometido e não realizado, diga-nos por favor quatro (já que enumerou igual número de prometidas , e não até à data realizadas), de obras que tenham sido prometidas e realizadas?.
Cordiais saudações ...

O Broncas disse...

Isto hoje está bom, o pessoal está cordato e com humor...

Anónimo disse...

Dou-lhe o exemplo de uma muito importante, que até gerou uma manifestação de apoio na praça da república:

- os fardamentos para os trabalhadores da Câmara.


Vista-se também porque está todo a descoberto...

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Nunca me escondi, disfarcei, ou usei qualquer outra manifestação de menor assumpção de quem eu realmente sou. Também, nunca por via disso, nunca disse por dizer, ou até para "provocar" a ... resposta.
Cordiais saudações ...

Anónimo disse...

Com esta troca de galhardetes, afinal em que ficamos??
A Câmara cumpriu as promessas eleitorais ou não???

A minha filha para frequentar piscina tem de ir para a do Pinhal Novo, porque aqui... népia.

E quanto ao resto é o que está à vista... ou melhor, não está à vista porque não se vê.

De facto, por muito que me esforce, não vislumbro nada de concreto que a Autarquia tenha feito na MOITA (repito, na MOITA) nos últimos... 10, 15... talvez 20 anos.

Saudações moiteiras

Anónimo disse...

É claro que há muita coisa feita e outras tantas por fazer ou mais ainda.

Até eu que já fiz alguma coisa nestes 70 anos de vida ainda me falta fazer muito mais. É assim a vidinha de cada qual, individual e colectivamente!

Um programa de intenções é uma coisa inserta, não uma certeza.

Ainda para mais quando o poder central - o aparelho do Estado está nas mãos de quem tem estado..!

Com toda a certeza não servirá de desculpar ninguém, o que está mal é para se por bem e mais não digo.

Quanto à demolição da vergonha da Moita, isso é outra coisa. Jamê!

Anónimo disse...

O vizinho do sportinguista ainda não apareceu?

Anónimo disse...

Para os outros concelhos e capitais de concelho mais desenvolvidos o "poder central" é outro ?

Anónimo disse...

Ah é...!!!

O Sr. anónimo das 22:59 diz que noutos concelhos o poder central é outro:

Pois bem, não é preciso ir muito longe, diga-me só porque é que Autarquias CDU do Distrito de Setúbal, tais como Alcochete, Seixal por exemplo, estão muito mais bem fornecidas de infraestruturas culturais e desportivas (entre outras) do que a nossa Autarquia???

Afinal, são todas CDU, com ideologias e orientações polticas semelhantes. Talvez nessas autarquias as pessoas sejam mais idóneas e coerentes para com os municipes e os eleitores que os elegeram, não será??

A Moita é a autarquia CDU mais reles de todas do Dstrito, sem dúvida alguma.

Gaio II disse...

É caso para dizer, como o Broncas a meter veneno indiciou.

Antes de 25 de Abril na nossa Terra, tivemos azar com os fascistas que a ditadura para cá nomeou, depois do 25 de Abril, tivemos azar com a merda de gente que os comunistas por cá escolheram.

Escoceador disse...

Viva a C. D. U., e os seus eternos criticos. Longa vida para todos ...

Anónimo disse...

(Para todos... Para todos...)
Não tenho Palavras.

Anónimo disse...

O terrível golpe sofrido pelo povo Moitense com os 1º,2º,3º e mais edições do P'PDM - aquilo a que chamamos o Provisório Plano Director Municipal, que legaliza, arbitrariamente, o saque "Transferência" de dezenas de hectares de terras de grande produção agrícola para o imobiliário e outros multiusos na periferia, chama a atenção das forças democráticas e progressistas para a necessidade, urgente, dde revisão de suas estratégias e tácticas.

Não há mais tempo para actuar isoladamente. Somente a formação de uma grande frente de resistência às investidas do capital imobiliário pode ter eficácia. Não é possível, pois,que as entidades ambientalistas deste concelho e nacional após a "acapachante" cedência que sofreram, ao aprovarem uma posição anti-ambiental e ecológica camarária, não percebam que, se tivessem actuado de forma articulada com o «Genuino» Movimento Várzea da Moita, com os diversos movimentos societários, com as entidades de defesa da «agricultura» e com as populações atingidas, que afinal somos todos nós, teriam tido mais possibilidades de estar em consciência consigo mesmos.
Abreviando,quem sonha com ar despoluido, rios de água cristalina, alimentos livres de biotóxicos, respeito pelos animais e à natureza em geral, precisa articular sua estratégia ambientalista e ecológica para o homem à estratégia dos outros segmentos sociais que estão em luta contra a esploração das pessoas humanas e não humanas nestas terras da Moita.
Tentar esconder esta realidade é um caminho de fuga e não se supera uma realidade indesejável fugindo dela.
Já que a realidade política partidária é contrária à união de esforços, ao menos resistam à tirania da unicidade do José Luís Lopes Pereira de seu nome!

do Catraio com amizade

O Broncas disse...

ISTO TEM TRAMBÊLHO!...

Um abraço ao Catraio.

O Escoceador disse...

A C. D. U. é obra.