segunda-feira, julho 29, 2013

Aldrabice virou Mérito...

BQGQMvjCYAANDW9.png-large
De Gestora da REFER saltou para Secretária de Estado, acabando por ascender a Ministra das Finanças do actual governo de iniciativa presidencial, pois mérito não lhe falta.
Cavaco teima em valorizar a sua Quadrilha - manteve sempre o seu apoio a Dias Loureiro, não se lhe conhece qualquer palavra de distanciamento em relação a Duarte Lima, lider da bancada do PSD enquanto foi 1º Ministro, nunca expressou qualquer opinião sobre o ex-Ministro Relvas apesar da sucessão de disparates e escândalos em que se envolveu, mantendo silêncio sobre as aldrabices da Ministra de Finanças que ainda há poucos dias deu posse.

Deste modo, estamos perante um governo de saltimbancos, como resultado da recente crise que o próprio Presidente ampliou logo após a demissão de Gaspar seguida de Portas. É de facto um governo de iniciativa presidencial e não um governo remodelado e autónomo, pois está condicionado pelas orientações para a governança que Belém emite.











terça-feira, julho 23, 2013

Acabei de chegar de Londres...

Ainda não desfiz a mala, só para dar-lhes esta importante notícia.
- nasceu o Príncipe!

Interessante

Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território

Portaria nº 233/2013 de 23-07-2013

Procede à primeira alteração à Portaria n.º 43/2013, de 1 de fevereiro, que aprova a delimitação dos perímetros de proteção de captação de vários polos localizados no concelho da Moita.

Portaria nº 233/2013 de 23-07-2013

       O Decreto-Lei n.º 382/99, de 22 de setembro, estabelece as normas e os critérios para a delimitação de perímetros de proteção de captações de águas subterrâneas destinadas ao abastecimento público, com a finalidade de proteger a qualidade das águas dessas captações.
       Por sua vez, a Portaria n.º 43/2013, de 1 de fevereiro, aprovou a delimitação dos perímetros de proteção das captações localizadas no concelho da Moita e incluídas nos polos de captação designados por Moita/Gaio-Rosário/Sarilhos Pequenos, Moita, Penteado, Vinha das Pedras, Barra Cheia e Rego de Água.
       Após terem sido desativadas as captações JK1 e JK2 do polo de captação de Moita/Gaio-Rosário/Sarilhos Pequenos, verificou-se a necessidade de proceder à alteração da Portaria n.º 43/2013, de 1 de fevereiro, com o objetivo de não serem interditas e condicionadas as atividades e instalações mencionadas nos artigos 2.º, 3.º e 4.º da referida portaria.
       Assim:
       Manda o Governo, pelo Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 382/99, de 22 de setembro, na redação conferida pelo Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de maio, o seguinte:

Artigo 1.º - Objeto

       1 - A presente portaria procede à alteração da Portaria n.º 43/2013, de 1 de fevereiro.
       2 - As zonas do perímetro de proteção às captações JK1 e JK2 do polo de captação de Moita/Gaio-Rosário/Sarilhos Pequenos constantes dos anexos II, III e IV da Portaria n.º 43/2013, de 1 de fevereiro, são revogadas pela presente portaria.

Artigo 2.º - Entrada em vigor

       A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

 O Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Paulo Guilherme da Silva Lemos, em 10 de julho de 2013.
Início de Vigência: 24-07-2013

segunda-feira, julho 22, 2013

Não vou votar no PS

Gostei da entrevista que deu ao Diário da Região, pois para quem nunca exerceu cargos no executivo da Câmara não se deve exigir mais -  entretanto, considerando o seu curriculum, entendo  tratar-se de um personagem que credibiliza o próximo acto eleitoral.
A referência ao curriculum prende-se com a necessidade de combater o hábito maioritário da maldicência que vigora neste Concelho, onde quem não integra as listas dos tradicionais vencedores é carimbado com o não presta para nada. 
Conheço o Srº Manel Borges, conheci os seus sacrificios, sei o que ele e família penaram, pois a fartura nunca por lá andou - é um homem sério.

Mas é um democrata em quem não vou votar, pois não vou votar PS. 

Já comprei a EP para a Festa do Avante

Sou freguês habitual daquela festa, até com orgulho, pois até estive na primeira. É sem dúvida a maior realização politico cultural com vinculo partidário que se realiza em Portugal - e lá estarei outra vez.

Nada me demove. Nem a presença da monarquia absolutista da Coreia do Norte, nem a da China cujo Comité Central do Partido colecciona milionários, nem a de Angola/ MPLA que vem ocupando o 1º lugar, arrematando sempre que o governo português coloca parcelas do país em leilão. Nada me demove, apesar da incoerência que esta postura significa.

Por exemplo, pouco li e pouco sei sobre o jornalista angolano Rafael Marques, no entanto sei o bastante para solidarizar-me com ele na jornada que amanhã começa a enfrentar nos tribunais angolanos, lá onde a justiça está comprovadamente distante de o ser.

Ainda não esqueci o que um velho e destacado militante do MPLA me disse há anos, em vésperas das primeiras eleições em Angola - o povo vai ser chamado a escolher entre corruptos e assassinos.
Mediante tudo isto, a incoerência a que me referi desvanecia-se, se da parte do PCP à luz da dimensão e significado do Internacionalismo Proletário, se observasse à aferição por forma a distanciar-se de absurdos e aberrações que afectam a mensagem e o ideário comunista. 

O protagonismo das Cagarras

Nestes estúpidos vinte dias de crise, aliás, ampliados pelo Presidente Babáca, as Cagarras foram sem saber destacadas protagonistas deste trinta um - é que a tal visita ás ilhas selvagens custou cerca de 160 000 euros, sem que elas percebam qual o contributo para a defesa daquele eco-sistema.

De disparate em disparate, veio de lá com a mona arejada e feliz pelo apoio das Cagarras, animando-se por um novo ciclo que garanta o crescimento em desfavor da austeridade, mas sabendo que a Constituição não lhe faculta o direito de interferir na governação, optou por transformar um governo moribundo num governo de iniciativa presidencial, pois só deste modo se percebe as directivas de governança que anunciou hoje no seu discurso.

A decisão do Presidente da República e os cortes que estão na calha, empurram os portugueses para a desobediência geral.

domingo, julho 21, 2013

Sobre a mortandade na caldeira da Moita

Hoje ao indagar sobre o que sucedeu, estou em vias de concluir que a Câmara Municipal apenas deliberou pela limpeza imediata dos milhares de peixes mortos, pois nem sequer solicitou as análises habituais nestes casos, obstando deste modo a que se conheça o que de facto gerou aquele desastre.

Lá porque as eleições estão próximas, não se pode consentir tais procedimentos e ainda menos o silêncio pretendido.
A maioria absoluta que existe na Moita, não pode transformar a democracia em ditadura.

sábado, julho 20, 2013

Dizem alguns comentadores...

que em consequência do desacordo entre os partidos do arco da governança, o Presidente da República retomou a centralidade politica, credibilizou-se pela proposta que fez.

Após vinte dias de estúpidas expectativas atiradas aos portugueses, por uma não menos estúpida decisão do Presidente, tudo volta à estaca zero, onde a clarividência apenas é a que sobra da carta de demissão escrita por Gaspar, da qual se subtrai a certeza de que o dito memorando troycano não está a ser cumprido, sendo pelo facto prevísivel que as ultimas avaliações se transformem em negociações para um novo resgate.

É por isto preciso ter uma ganda'lata, a maioria dos comentadores destacando hoje Marques Mendes, considerar que o P.R. nesta crise politica é o único que fica bem na fotografia - quando aceitar esta caracterização é o mesmo que aceitar como boa atitude presidencial, quem optou por meter o cuzinho de fora, para agora empossar um governo ainda menos fiável e onde vigora o absurdo.

Para vencer o absurdo, têm de ser convocadas eleições. Ao invés será enterrar a soberania e pôr em causa o regime democrático.

E as outras opções constitucionais do Presidente?

Trêtas e só trêtas
e lá vai o governo remodelado tomar posse pela mão do Presidente Babáca. Tenho até ganas de ouvir o seu discurso de relegitimação. Não fosse a desgraceira e estariamos a gozar um ponto alto do anedotário politico português.

De qualquer forma, com o governo que o Babáca vai empossar, só a luta massiva e radicalizada irá impedir que concretize a opção inconstitucional, o tal interregno na democracia.

Infelizmente nesta luta o PS apesar de não ter assinado o famigerado acordo, não irá adoptar a coerência de interiorizar o sentimento e o pulsar que vigorou recentemente na Aula Magna - ao invés, irá meter a viola no saco, validando medidas que na ultima ronda de reuniões, apesar do desacordo oficial, concertou com o PSD, cuja dimensão exacta ainda se desconhece, dando no entanto para perceber que ainda não é desta que irá mobilizar para a Alameda.

Mesmo assim, a Luta vai Crescer.




sexta-feira, julho 19, 2013

Mortandade na Moita

Milhares de seres de barbatana que nasceram pela vontade da natureza, exactamente como qualquer ser humano, foram exterminados nestes ultimos dias na caldeira da Moita.
Concorreu para o crime a pouca quantidade de água entre marés naquele espaço marinho que a par das elevadas temperaturas dos ultimos dias, não conseguiu diluir e minorar o efeito do habitual escoamento de matérias lexiviantes e venenosas. 

Este acontecimento que a maioria da população Moitense desconhece, exactamente pela veloz operação de limpeza que a Câmara Municipal ordenou, não foi um acidente, pois era e é previsível desde que se verificaram as ultimas grandes obras realizadas no cais da Moita.

Deste modo, é no mínimo legítimo exigir que o executivo da Câmara Municipal informe a população dos resultados das análises que por certo foram requeridas ás entidades competentes. Isto porque é importante que todos nos mobilizemos na exigência de soluções que impeçam ou minimizem o habitual escoamento de matérias perigosas para este braço do estuário do Tejo. 

"Reforçar o poder negocial da República junto da troyca e demais credores..."

Será que é este o objectivo principal, cuja metodologia está a ser discutida nas reuniões secretas entre o PS, PSD e CDS ?

Apesar de tudo, até não seria mau de todo se fosse este o tema, mas infelizmente não é. Tratando-se da troyca, o mais certo é a discussão incidir num plano sexuado, prostituto, cujos detalhes passam pela côr das calcinhas e a forma de as despirem em presença dos credores. 

Na actual conjuntura, não admira que Castelo Branco venha a ser nomeado ministro.

quarta-feira, julho 17, 2013

50 ANOS DE “OS VAMPIROS” (1963/2013)


CONCERTO DE TRIBUTO A ZECA AFONSO

50 ANOS DE “OS VAMPIROS” (1963/2013)

 A Associação José Afonso (AJA) e a Reitoria da Universidade de Lisboa promovem, com o apoio do SPGL, no próximo dia 20 de julho, um concerto assinalando os 50 anos da primeira edição de OS VAMPIROS.
 O concerto evocativo dos 50 anos de OS VAMPIROS realiza-se na Aula Magna, em Lisboa, pelas 21h, e conta com a participação de uma dezena de artistas que juntam as vozes para comemorar José Afonso e lembrar o emblemático refrão “Eles comem tudo, eles comem tudo/ eles comem tudo e não deixam nada”.

Em palco estarão os músicos Rogério Pires, Sérgio Caldeira, Pedro Syroh, o poeta José Fanha, o grupo Ensemble VOCT, Rui Pato, João Afonso, Manuel Freire, Luis Pastor, Lourdes Guerra, Pedro Fragoso e Francisco Fanhais. 

terça-feira, julho 16, 2013

Forum Maré Alta - Isto É Um Assalto

Passamos a divulgar convite que nos chegou via Mule Express:

A Concelhia BE Moita endereça-vos um convite para participação na apresentação do livro: "ISTO É UM ASSALTO"

com Francisco Louçã

DIA 16 DE JULHO (3ª Feira), pelas 21h30, na Biblioteca Municipal da Moita - Bento de Jesus Caraça

VEM PARTICIPAR NO DEBATE! É TEMPO DE AGIR!


Concelhia BE Moita

sábado, julho 13, 2013

A democracia segue daqui a alguns momentos...

Desta vez o Ti Hemitério, não só  remendou mal as botas, como as encardou apesar da sola já tão fina. O resultado está nos buracos que lá continuam e na dôr das espetadelas das cardas. Isto é o que a bêsta, o tal que o Tribunal decidiu não ser palhaço, legou ao país - não se percebendo se o actual governo é o que está, ou se a ser é apenas de gestão ou outra coisa qualquer que o imaginativo oportunismo da presidência possa objectivar.

Uma coisa é certa, Cavaco Silva quer ficar com o cuzinho de fora, pois para cima ou para baixo os anjinhos do Deus Mercado nunca ficam a perder - o caos é um bom contributo para um intervalo na democracia ...                                                                                                                                                          

 

quinta-feira, julho 11, 2013

Bordalo Pinheiro

A falta que ele faz após a mensagem do dito Presidente da República, é que os actuais comentadores mergulhados na habitual lamechíce não conseguem já dizer coisa com coisa.

Cavaco com aquele discurso acabou por oferecer e indicar ao país o caminho da sargeta. Foram 16 minutos  de retórica e oração ao Deus mercado.

Ainda se desconhece a data da tomada de posse do novo governo.

domingo, julho 07, 2013

Notícias interessantes

Cavaco que não saiu de casa, protegendo-se da onda de calor, foi visto junto à varanda com uma ligadura e rodelas de batata na cabeça. Anda em reflexão.

O Srº Lobo, presidente da Câmara Municipal da Moita, é o candidato da CDU à Junta de Freguesia da Atalaia. Consta até que vai usar o slogan "bem estar e vida abençoada"


quinta-feira, julho 04, 2013

Grande nojeira

Ainda não esqueci as facilidades ilegais e clandestinas que vários países da UE concederam, ao terrorista Bush, permitindo a escala de aviões dos STATES com prisioneiros para Guantanamo - questão vergonhosa, ainda hoje não esclarecida.

O Presidente da Bolívia foi impedido de aterrar em Portugal (escala para abastecimento da aeronave) que o transportava - são já vários os países da América Latina a repudiar este tipo de procedimento.

Nem Dali...

na pintura se lembraria de uma coisa destas.
Ainda por cima, trata-se de gente que adora o Deus Mercado que agora optou pelo jogo do rato e do gato, resvalando para a incoerência e o desleixo de desperdiçar milhões de euros.
O Governo credível composto por membros credibilissimos, abençoados pelo Patriarca e segurados pelo Presidente da República, só fazem é... estão todos de caganeira.

Resta aguardar pela decisão de Seguro - todos para a Alameda, começando por participar na próxima Manife proposta pela CGTP-IN, já para o próximo sábado.

quarta-feira, julho 03, 2013

Assisti à última Assembleia Municípal da Moita

Não dei pela presença do Srº Excelso Manuel Madeira. 
- Onde será que ele anda?

Cavaco Silva ficou afónico...

O homem que já não dizia coisa com coisa, com esta do Portas ficou mudo. Não há dúvidas de que País está bem entregue.