domingo, novembro 27, 2011

Para os Militantes Socialistas do Concelho da Moita

Texto publicado pela Deputada do Partido Socialista no Parlamento Europeu, Srª Ana Gomes, dias antes da Greve Geral no seu blog.

Greve Geral - eu apoio
Pelo que justifica
e para o que possa servir.

Para confrontar a coligação PSD/CDS com a recusa da iniquidade das suas receitas fiscais, esmagando os pobres e a classe média e protegendo a banca e todos os que alimentaram a corrupção e fabricaram a crise, enriquecendo à conta dela.
Para travar a força destruidora dos preconceitos neo-liberais com que a direita no poder nos arrasa a economia e nos desarma o Estado.
Para contrapor humana revolta à desumanidade com que desmantela elementares direitos de quem trabalha ou trabalhou toda à vida.
E, sobretudo, para reacender a esperança em Portugal.
A que vem da revolta.
Não basta indignarmo-nos. Organizemo-nos portanto. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Broncas, já todos vimos que tem um especial fetiche com a rapaziada do PS. Fica-lhe bem. Quanto a esta posição da nossa camarada Ana Gomes, tal como a posição dos vereadores do PS sobre a greve, ao subscreverem por uninimidade a moção doa câmara e por terem tomado uma posição pública a defender igualmete a greve e a subscreverem o manifesto de Mários Soares, Joana Amaral Dias e outros democratas de esquerda, só demonstra que no PS há gente de esquerda a sério, gente que sente e é solidária com os mais desfavorecidos, com os trabalhadores,com os reformados, com os pequenos e médios empresários, com as classes baixa e média e em geral com o estado democrático e a defesa efectiva de Portugal. As diferenças entre o pensamento de várias pessoas e sensibilidades dentro do PS, existem, sempre existiram e irão existir. O PS é o fiel da balança da democracia neste país. Umas vezes melhor, outras pior, não deixa nunca de defender o que julga ser os verdadeiros interesses de Portugal e dos portugueses na sua esmagadora maioria. Conta as ditaduras, contra os golpistas, contra a demagogia. Mas respeitamos os broncas e os broncos deste país que têm direito à sua livre opinião e ao disparate.
Já agora e sobre o que tem dito das escutas que andou a espiar a mebros da AM, a greve é justa mas tem que ser livre, fazendo quem quer e respeitando estes mas também aqueles que querem ou são obrigados a trabalhar, pelos contratos precáros ou pela falta que o dinheiro de um dia sem salário lhes faz. A democracia acaba quando condicionamos a liberdade dos outros. Os sindicatos não podem só receber as quotas dos traalhadores sócios, têm que ajudar a compensar com as suas receitas os seus sócios trabalhadores nestas alturas. De qualquer forma a greve foi justíssima, necessária e mesmo aqueles que por isto ou aquilo tiveram que ir trabalhar estiveram certamente solidários com ela e é consensual a sua razão.

O Broncas disse...

Com este escrito, percebe-se fácilmente que não integra o grupo dos "escutados", aliás, do "ouvido"que até falou com tom elevado.
Mas acrecento ao que escreveu, que a liberdade defende-se melhor enquanto existe, facto que há anos me levou a trabalhar em campanha, para a eleição de Mário Soares à presidência. Infelizmente, na actual conjuntura, pelo menos no Concelho,não encontro muitos a perfilhar o seu discurso - é que neste momento estão em causa vectores fundamentais da democracia.
Saudações, gostei desta.