sábado, novembro 26, 2011

Na escadaria, corredor e átrio da Câmara...

As coisas que eu ouvi logo que findou a última Assembleia Municipal.
Os membros do PSD e do CDS, sempre de parte e sem partilhar conversa, continuaram a cochichar sobre a greve do dia anterior, pareciam estar a partilhar orientações de carácter conspirativo, talvez sobre a forma e os métodos que vão ser usados, para concretizar a profecia da sua deusa Ferreira Leite, "um interregno na democracia".

Mas o que mais me espantou, foram as considerações e preocupações de alguns membros do PS sobre a greve e os acontecimentos junto da A. da República - não se incomodando nada com os vários atentados ao direito à greve, desde a chantagem e ameaças verificadas em inúmeras empresas em todo o país, até ao excesso, abusos na definição de serviços minimos, preferindo assentar baterias no comportamento dos piquetes de greve e nos "destabilizadores arruaceiros do movimento dos indignados". Nem uma palavra sobre os paisanos, estes sim, escolhidos a dedo e com preparação para a provocação e para a porrada, indiscriminada se asssim convier, exactamente como o aldrabão Miguel Macedo, ministro da Administração Interna determinar, cuja tarefa principal é cumprir a profecia de um "interregno na democracia", como demonstra o facto de o OE não contemplar cortes neste subsector, o da repressão.

Foi triste, entre tão mesquinhos comentários ouvir um responsável local do PS, dizer que por cá tal como na Grécia vão estar estrangeiros preparados para destabilizar, afirmando mesmo conhecer uma militante do PC que foi para a Grécia de férias com tal objectivo.

Sinceramente, nunca pensei que pessoas que conheço bem se transformassem nisto, em serventuários e bufos ao serviço do "interregno da democracia".

A propósito disto, deixo aqui um problema concreto ao Presidente local do PS, ao srº Manuel Borges.
Um alentejano, exactamente seu conterrâneo cuja esposa é natural de Chaves, ambos com cerca de quarenta anos e com dois filhos de oito e dez anos, estão ambos no desemprego, ela com uma doença grave que tem esgotado o mealheiro, e ele, que apesar dos diversos cursos de formação profissional apenas tem arranjado pontualmente uns biscates, entre os quais limpar fossas em paragens de empresas, a fazer 23, 27 e 32 horas seguidas aos fins de semana a 6,5 à hora - conheço-o bem, é habitante deste concelho e meu companheiro de trabalho nestas miseráveis andanças - está com uma ordem de despejo com a casa mais de meio paga, ele que nunca falhara a uma prestação.
Peço-lhe como autarca que é, porventura não apenas preocupado com jardins bonitos, sinalização correcta e passadeiras pintadas, mas nomeadamente com a vida de quem por lá passeia, que arranje uma solução para este caso e para mais de oitocentos que estão a arrebentar neste concelho. Tendo ainda em que aquele casal sempre votou no PS, com excepção das últimas eleições em que desistiram de votar, abstiveram-se.
Por favor, não o encaminhe para a CÁRITAS, Banco da Fome ou a peregrinações a Fátima, eles já conhecem esses caminhos - indique algum que lhes permita soluções dignas, soluções que não os afaste do espaço que devem por direito próprio ocupar na sociedade.

20 comentários:

Anónimo disse...

O sr. Broncas Morgado agora é bufo, curioso. Então não é que andou a espiar e escutar as conversas privadas informais entre pessoas de outros partidos e vai de denunciar as mesmas como se posições desses partidos locais se tratassem! Se fosse no tempos da outra senhora se calhar era informador da pide. Fica-lhe mal senhor Broncas Morgado, muito mal.
Quem o ouve em escrita aqui fica a pensar que se trata de uma vítima da sociedade, de um trabalhador incansável a quem a vida amargurou. É melhor é que diga o que já fez realmente na vida, quanto tempo trabalhou mesmo. Isso não lhe é conhecido, lá isso é que é verdade... De um oportunista é o que todos dizem á boca calada, é pena, não credibiliza os bons e verdadeiros trabalhadores, aqueles que merecem fazer greve.

Anónimo disse...

AMIGO BRONCAS NÃO CONSIGO SER SOLIDÁRIO COM ESTE REGIME QUE NÃO CONSEGUE TOMAR CONTA DOS BANCOS E DOS BANQUEIROS,NEM DAS CORPORAÇÕES COM PODER REIVINDICATIVO: O CARVALHO DA SILVA DEU UMA ENTREVISTA NA TORRE DOS PILOTOS DA BARRA UM DOS SIMBOLOS DO DESPESISMO,ESTA GENTE REFORMOU-SE TODA COM MENOS DE 55 ANOS COM VALORES BRUTOS SUPERIORES A 5000EUROS,OS PROFESSORES PRIMÁRIOS COM 3000, OS ESTIVADORES IDEM, OS NOTÁRIOS IDEM,POLITICOS IDEM,MILITARES E MILITARIZADOS IDEM ESTAMOS A FALAR DE 500000 PESSOAS QUE SE REFORMARAM COM MENOS DE 55 ANOS COM MAIS DE 2000 EUROS FÁZ CONTAS A 10 ANOS E FACILMENTE CHEGAS AOS 140 MIL MILHÕES DE EUROS, ESTA ESQUERDA DESPESISTA ESTA-ME A ATIRAR PARA OS BRAÇOS DO SÓCRATES E DO PASSOS COELHO, AINDA HOJE O LOUÇÃ ESTAVA A DEFENDER ESTAS CORPORAÇÕES

O Broncas disse...

O Broncas sou eu, aquele que estava sentado lá num cantinho do salão nobre, o Morgado é o outro, aquele independente do BE, que tem ganho uma dinheirama à conta do seu oportunismo politico, mas bufo não me parece que seja, já eu também não sou, apenas não sou surdo, e sem esperar ouvi exactamente o que escrevi, agora confirmado pelo anónimo (16:33)porventura o próprio que afirmou tamanhos disparates.
Em relação ao anónimo das corporações, esclareço-o que o movimento sindical nunca negociou indemnizações, nem postos de trabalho, nunca promoveu a vulgarização do mutuo acordo, exactamente porque tais habilidades no auge dos fundos europeus, eram recurso corrente para o esvaziamento das empresas e consequente destruição do aparelho produtivo, por um lado esbatendo a conflitualidade politico social e por outro ampliaando sonhos nos mais incautos, garantindo os objectivos eleiçoeiros dos Partidos da alternância. Isto sem contar com o aliciamento premiado para reformas antecipadas no sector público, na busca em tempo de vacas gordas, de alargar a clientela.
Por último, porque a curiosidade é muita, um dia destes divulgo a minha carreira contributiva, pois será a unica forma de não serem tão "porcos".

O Broncas disse...

Sinceramente, meteu-me nojo o que ouvi.

Anónimo disse...

Não sei se o Morgado é o Broncas, mas eram sete e meia da manhã estava o Morgado a lavar uma viatura,à tarde ainda lá estava a decorá-la. Sempre o conheci como trabalhador e se é o Broncas, dou-lhe os parabéns por este post e peço ao meu colega Borges uma resposta ás questões concretas que ele coloca.

Carvalhinho disse...

Quando acabou a Assembleia Municipal reparei no srº Luis a conversar com vários membros do PS e tive ocasião de ouvir o que aqui apareceu, o srº Manuel Borges dizer aquilo directamente ao Luis, que de seguida comentou comigo estar chocado por ouvir de pessoas que sempre considerou democratas, coisas daquelas, dizendo que até parece desejarem ilegalizar o bloco de esquerda e o partido comunista. Não sei quem é o Broncas, mas este post tem mais assuntos que deviam de preocupar os militantes socialistas.

Anónimo disse...

Caro Broncas, ainda bem que não se quer assumir como o sr. Morgado. Também sempre tive as minhas dúvidas, é que se fosse (?) o sr. Morgado teria dupla personalidade e claras perturbações do foro psicológico. Mas isso é com você(s). Também comungo da opinião de que foi bufo e que escutar as pessoas é muito feio. Tenha(m) a coragem de dizer na cara das pessoas o que sente(m), se foi assim como dize(m). O sr. Borges também devia ter cuidado com o que diz e nos sítios em que o diz, ainda para mais sendo um homem que veio dos lados da UDP entrou para o PS à sua direita e com pouca sensibilidade. Só uma coisa lhe parece interessar, ser o candidato à presidência da câmara, que bem tentou em 2009 mas que o sr. Duro o fintou. O sr. Carromeu, maçónico assumido, intelectual impertigado e superior, defende a extinção das juntas de freguesia. Muito mal anda o PS com "pinsadores" destes. É altura dos socialistas olharem para dentro e fazerem uma limpeza local. Com gente desta não vão a lado nenhum. Se eu fosse do PS estaria preocupado, muito preocupado...

O Broncas disse...

Deixo claro que nem sequer me coloquei á escuta, estava por lá e ouvi o que o srºM.Borges disse na presença de várias pessoas a Luís Morgado, que ficando de semblante carregado nem resposta lhe deu. Foi-se embora.

Anónimo disse...

Afinal o unico que não é bufo é o Broncas. Fez muito bem em desbroncar aqui a conversa que ouviu, é que no Chile foi gente desta que andou de porta em porta a apontar quem era socialista ou comunista. A rapaziada do PS que abra os olhos.

Eduardo Rocha disse...

Se há membros do Ps a dizer que existem por cá provocadores estrangeiros a incentivar desacatos, não se enganaram, de facto é notória a presença deles (desde o fmi ao bce passando pela sra. merkel). Quanto ao anónimo que se revolta com as reformas douradas, tem toda a razão, só a perde quando se vira para a acusação dos partidos à esquerda. Que eu saiba nunca as forças de esquerda estiveram no poder, que eu saiba sempre foi dividido entre o ps e psd/cds, ou estarei errado? Quando diz que o estão a atirar para os braços do sócrates ou do passos coelho, isso quer dizer alguma coisa de novo? não será que já lá está? mas já agora deixe-me perguntar-lhe, acredita que todos esses beneficiários das reformas douradas votam à esquerda? a haver alguns deve ser um percentagem tão baixa que nem serve para amostra. Favor com favor se paga.

Eduardo Rocha disse...

Já agora que estou com a mão na massa, gostaria de perguntar se é ou não verdade as afirmações vindas no post? se são verdade não vejo o pk desta indignação. Também gostaria de perceber esta raivinha contra o broncas e a colagem feita a Luis Morgado, ainda por cima por anónimos, que criticam o anonimato.
Se são assim tão frontais contra os anónimos comecem por se identificar.
Para registo futuro, e para esclarecimento de alguns papistas maiores que o papa, divulgue-se que o "monstro", "arruaceiro" e "provocador" frente à assembleia da republica é tão só um estudante alemão no erasmus. (http://portuga-coruche.blogs.sapo.pt/575563.html)

Eduardo Rocha disse...

Engraçado que ainda não dei por aqui denunciarem a estratégia da policia de infiltrar policias no meio da manifestação. Também ainda não vi por aqui ninguem denunciar a forma como policias à paisana foram agredir selváticamente manifestantes que já estavam a desmobilizar para se irem embora, apanhando-os isoladamente para os afiambrarem à vontade, só que desta vez tiveram azar, foram filmados e para que não se perca a memória foram denunciadas as suas caras.(http://5dias.net/2011/11/29/mais-dois-provocadores-infiltrados-desmascarados-casal-de-policias-a-paisana-o-de-casaco-azul-e-o-de-casaco-castanho-estao-os-dois-em-todas-as-fotos-guedes-da-silva-director-da-psp-junta-se/)

k7pirata disse...

Não me digam que foram os paquistaneses, indianos e chineses que andaram na caravana dos comícios do PS lol.

Anónimo disse...

Afinal o "Broncas" não ouviu tudo. Faltou-lhe dizer que o Luis Morgado era um dos interlocutores do Manuel Borges e que perante aquela afirmação sobre a presença de estrangeiros na manifestação, disse que não era de estranhar pois o próprio Luis Morgado já tinha participado em várias noutros paises. Para fazer número?

Anónimo disse...

Ainda o anónimo de 02 de Dezembro

Faltou dizer que é de bom tom que as conversas privadas não sejam trazidas pelos próprios para a praça publica. Qualquer dia o Broncas sujeita-se a não ter ninguém que queira falar com ele. Mais, se lhe tocou tão forte a afirmação só teria de a contestar no momento. Vir depois transcrev^-la e criticá-la até parece falta de coragem, coisa que julgo não faltar ao interlocutor do M. Borges.

Carvalhinho disse...

Luís Morgado, como aqui já escrevi´comentou comigo não esperar de tal pessoa conversas daquelas. A relação de Luis Morgado com os Borges é distinta, conhecem-se de gaiatos a um nível afectivo que marca qualquer pessoa. Só quem anda na politica por oportunismo, simplica as coisas deste modo. Fosse outro, e porque que conheço o Morgado, nem que fosse um gigante, até era capaz de lhe ir ás trombas nem ficasse desfeito.
Tanto ódio, não é normal em quem se afirma democrata. Já vi o Morgado a defender adversários politicos. Sinceramente não acredito que M. Borges tenha coragem para isso.

Carvalhinho disse...

Fui candidato pelo PS nas últimas eleições, simpatizo com o PS embora não esteja de acordo com muitas coisas. Desejo não ter de quebrar o anonimato por causa deste assunto. O Broncas fez bem em desbroncar. O M.Borges conhece-me bem.

Luís Morgado disse...

Não alinho muito com os blogs, precisamente por isto. Quase todos criticam o anonimato, mas quase todos o exploram da forma mais infame. Sinceramente, nunca pensei ser tão importante, estou mesmo a pensar em candidatar-me a Presidente da Câmara.

Anónimo disse...

Na vida as pessoas são reconhecidas pelo que fazem de bom e de mau. Não estrague o Broncas aquilo que o Luis Morgado tem feito de bom.

Anónimo disse...

Interessante, o pessoal do PS não comenta os posts, apenas protegem os seus chefes, não gostam de escutas, em especial quando são desmascarados, como as escutas que envolvem Vara e seu Sócrates.
Como diz o Broncas, os sem vergonha.
E ainda falam de ética.