quinta-feira, julho 30, 2009

Nem a propósito...



INESPERADAMENTE
e a coincidir com algumas graçolas que apareceram por aí, hoje de madrugada, o que deve de admirar alguns que de entre outras coisas, dizem que não quero "tranca", encontrei-me com Lenine. Depois de um forte abraço e embora ele estivesse com pressa, foi possível uma pequena conversa.
Fiquei a saber que ía apanhar o avião para a Tunísia, de onde partirá para o Paquistão, para um encontro clandestino com comunistas da Coreia do Norte e da China. A pressa ainda deu para combinar um encontro na semana antes das eleições para "Os Sovites Locais", como ele disse, deixando-me a incumbência de encontrar uma pessoa que ele pensa ser da Moita, que o ouvira há anos no XII Congresso do PCP no Porto.
.
"... pretendo conhecer e conversar com esse camarada, é que nunca mais me esqueci do discurso dele, em que a certa altura se virou para o local onde estava a delegação Soviética e disse - cedo percebi porque é que Lenine disse TODO O PODER AOS SOVIETES, E NÃO DISSE TODO O PODER AO PARTIDO - é que este camarada entendeu-me, é que muito antes de 1917, eu já tinha percebido que em tal circuntância o Partido iria transformar-se numa Agência de Tachos, numa Escola de Ditadores, em que as injustiças se sucederiam até ao dia em cada um com o seu quinhão, implantaria o capitalismo saqueando os Povos e as Repúblicas."
.
Desta, a bronca fica do meu lado - como é que eu vou descobrir quem é este Moitense, com que Lenine pretende conversar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tal como alguém aqui disse, agora só vos falta o Engels.

Quero crer que alguém parecidissimo com o"broncas" que já não é, fez esse tal discurso no Porto, mas na bancada soviética estava lá o Gorbatchev, que mais tarde acabaria com o resto desse poder dos soviéticos.

Sem tirar nem por, esse que tu procuras és tu mesmo. Assim seja.
Amen.

Anónimo disse...

Não percebes mesmo nada disto...