Conhecido como Caravaggio acrescentou uma lufada de ar fresco aos estilos predominantes do Renascentismo, por vezes com a violência e o dramatismo que a luta de contrastes nos transmite.
Nesta pintura evocou um encontro numa hospedaria da povoação Emaús, dizem que nas proximidades de Jerusalém - em que à mesa um desconhecido que apareceu, partiu e distribuiu o pão usando o mesmo ritual de Jesus na última ceia, desparecendo de seguida. Segundo algumas escrituras, tal episódio sucedeu no dia seguinte à ressurreição.
14 comentários:
Anuviando:
A Ceia das Barracas
Na Moita, chegou à Praça da República um certo conhecido, que logo se abeirou do pelourinho e se dispôs a distribuir barracas a todos os sabujos que por ali vegetavam. Ávidos de subservivência, cada qual agarrou pronto a sua. O conhecido partiu de seguida. Segundo alguns textos, tal episódio aconteceu no dia anterior à Feira de Maio.
NINGUÉM NOTOU QUE POR ALI SE TIVESSE REALIZADO A FEIRA DE MAIO.
Viva os organizadores das tertúlias, o Manuel Carreira e o outro do Clube taurino.
Nos escritos que leu por acaso não aparece a Comissão de Festas e o vereador Rui Garcia?
Aparece, sim, mas em minúsculas.
Os triunfadores da barracada são os que organizaram e que se constituiram em subcomissão da Comissão de Festas para fazerem aquela triste figura.
Abriram a tenda na sexta de manha para a Praça da Alegria e depois nunca mais lá apareceram.
Se o convidassem a si para ir dar espectáculo de pavão para o meio do largo , Você ía?
Provavelmente, não!
Então os outros porque é que foram?
Para se humilharem e darem mais uma pazada de terra na defunta feira de Maio!
É da natureza da sabujice.
saudações benfiquistas.
Já agora, INFORME-SE LÁ BEM sobre quem são os organizadores do Encontro de Tertúlias. Parece que é a Tertúlia e o Clube Taurino. Certifique-se, depois logo conversamos para ver se a CULPA É SÓ MESMO DO GARCIA.
Cadê os outros?
O Homem até nem é da Moita. Fez foi a vontade aquela cambada de mediocres.
Afinal acertei na escolha.
A pintura de Caravaggio, algo enigmática, tem inspirado os comentadores na busca de desvendar os enigmas da FETA DE MAIO.
O problema é que com tantos JUDAS não sei se haverá alguma vez RESSURREIÇÃO PARA ESTA TERRA.
E parabéns pela escolha. A CEIA EM EMAÚS em uma obra notável. O chiaroescuro traduz eficazmente o jogo político local, entre luzes e sombras. Contudo, apenas a ilusão de um contraste que nem sequer existe, porque da composição ressalta, somente, uma doentia mediocridade.
A CEIA é uma boa metáfora.
Saudações benfiquistas, e parabéns, mais uma vez, pela escolha pictórica.
Acredite que foi por mero acaso, mas o para o outro das 13:49 esclareço que o Judas já não entrou na hospedaria de Emaús.
Mas uma fatia dos descendentes, andam por aí a anunciar piscinas que não existem e outras tantas lindas coisas como o espelho de água.
A coisa que eu mais gostaria de ver era um verdadeiro "caralhagio" entalado nas nalgas do cardeal Policarpo, aompanhado ao piano pelo padre Maia e, portque não?,o dsempenho gargartuaesca da Lisa Ann! Isso é que era uma verdadeira IPSS, digna do padre Carlos
???
El Rubio esqueceu de tornar extensível o "caralhagio", aos patriarcas dos irmãos da Misericórdia de Alhos Vedros.
Não passam disso. Se fossem ministros era o fim.
Desde o presidente da república até ao broncas só pensam em chular a vidinha ao produtor de verdade.
Esta de andar a chular à pala de murais e quejandos, para logo passarem a artistas plásticos nem ao joão lobo lembraria... já agora a marginal precisa LMs LMs LMs...
Coitado do Morgado, anda à borla a pintar paredes e nem sequer tem direito a ser considerado artista plástico, só os que expõem na biblioteca é que o merecem.
Os "comunistas" da Moita se poderem até o matam à fome.
atão vossas selências nã sabem que pra'esta gente q'manda na coltura o artista plástico é o q'faz pás e algidares de plástico?
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