quarta-feira, maio 27, 2009

Sem Graçolas...

Por solicitação do Srº Luís Morgado,
o colectivo do ArreMacho deliberou retirar as postagens que envolvem o seu nome como candidato pelo BE ás próximas eleições autárquicas.
Usando-se o mesmo critério para o candidato do PS
à Junta da Freguesia da Moita, o SrºJoão Soeiro.

Tal decisão não nos limita nas considerações que estes casos nos merecem. Pois desde o número ao estilo de comentários das respectivas postagens, por peritagem já efectuada procurando decifrar a sua origem - num universo de 92 escritos, detectámos similitude quase garantida em 26 comentários, cujo estilo e termos se equiparam aos posts do famigerado Blog denominado "Zé do Telhado".
Blog este que apenas surgiu para devassar o Movimento da Várzea, cuja intervenção denunciou as irregularidades na elaboração do novo e ainda não autorizado PDM. Foi então um recurso do Secretariado do Executivo da C. Concelhia da Moita do PCP, para obstar à continuação dos então comunicados absurdos que publicou, despidos de intervenção politica e apenas confinados à devassa e ataques pessoais.

Os tiques então adquiridos, leva-os à manutenção e prosseguimento de tal prática, trata-se já de "cultura feita" - quem não é capaz de argumentar, ataca o argumentador.

Prova-o o facto de quando é anunciado, nem que seja boato, o nome de qualquer pessoa indigitada como candidato ás autarquias das outras organizações politicas em presença - aparecendo de imediato as piores caracterizações, com tal excesso, que até parece que estão a referir-se a criminosos e não a pessoas no pleno gozo dos seus direitos. Foi assim com Vitor Cabral, Luís Nascimento, António Duro, Chora, Raminhos, João Soeiro e Luís Morgado, sendo que neste último, não fossem os despropósitos e ficaria meio mundo à gargalhada, por conta da estupidez assanhada de quem tem a mania de querer controlar a opinião e a vontade dos outros.

Também neste blog se critica e caracteriza, se procura fazer humor, por vezes mordaz mas nunca soez. Não é nosso estilo espiolhar a vida particular, embora já o tenhamos usado, mas na consequência dos próprios visados já a terem misturado com as funções públicas que desempenham.
O que o Colectivo Concelhio, diabolizador do ideal Comunista tem feito, é o oposto a tudo isto. Usaram além dos "célebres"comunicados do Secretariado, o tal Blog para tentarem devassar a vida do Srº António Ângelo, onde não faltou o estilo velado da ameaça a pretender afectar no plano moral a vida da própria pessoa. O tal Zé do Telhado, que na altura também aliviou o Blog Banheirense da publicação de vómitos, foi também o mentor da ignóbil campanha contra o Srº Brito Apolónia, homem que apesar de tudo o que disseram e fizeram, ainda hoje não disfarça que o seu Partido é o PCP.

É por este caldo de cultura de verdête que se percebe como funcionam os orgãos autárquicos - a autonomia é inexistente nas Juntas, nas Assembleias de Freguesia e na Assembleia Municipal.

Na Câmara, prevalece o presidencialismo em vez do colegial, isto mesmo em relação a alguns vereadores que integram a CDU. Quem reagiu ou reage, tem ou teve chatíces para todo o mandato. Em consequência, a mediocridade e a bajulíce vão alastrando a todos os níveis, não se confinando hoje, apenas aos orgãos e serviços municipalizados, pois já se manifesta no extrerior, até em algumas instituições associativas. Também é por aqui, que se percebe a Comissão de Festas que existe.

O clima de desconfiança instalado, o permanente "contar de espingardas"e os segredinhos pelos cantos, leva-os ao ridiculo e ao disparate nas coisas mais simples e elementares da convivência democrática.

O recente exemplo fornecido pelo falso e humoristico anúncio de Luís Morgado à Presidência da Junta pelo BE, é ilucidativo da frágil estrutura de pensamento e cultura democrática que impera por aquelas bandas.

O Srº Luís Morgado, que foi convidado a sair do Partido, que já não é militante do PCP à cerca de sete anos, com tal anúncio acabou tratado abaixo de cão, não só pelos comentários como por telefonemas com voz disfarçada, ouvindo calúnias, disparates e até ameaças. Como se estivesse condicionado para a vida toda, impedido de participar no que quer que seja, a não ser autorizado pela diabólica nomenclatura.

Fizemos-lhe a vontade, e retirámos os posts - mas perante estes exemplos, exortamo-lo a aceitar candidatar-se por qualquer Partido, pelo simples facto de existir quem pretenda limitar-lhe os seus direitos de cidadão.