terça-feira, agosto 19, 2008

Estranhas coincidências...

Porque nas duas últimas décadas a expressão e influência dos Partidos Comunistas tem vindo a baixar em quase todos os Países da UE, no percurso, a pouco e pouco o poder dominante tem vindo a eleger os Sindicatos como adversário principal, onde todas as experiências e artimanhas servem para reduzir a sua influência.
- Porque será?
As multinacionais mais poderosas em quase todos estes países, vão servindo de modelo influenciador na organização dos trabalhadores por forma a reduzir a intervenção sindical, enquanto vão usando o seu peso no PIB como alavanca politica junto dos governos, no sentido da desregulamentação da legislação laboral.
- Porque será?
Ao já longo e lento processo (década de 90) de desregulamentação e redução dos sistemas de protecção social a que se assiste em todos os países da UE, juntou-se a deriva securitária pós-11 de Setembro, que já levou à concretização de vários acordos entre países da UE e STATES, que objectivam fichar pessoas, identificando-as pelas opções sexuais, religiosas, ideológicas, politicas e se é sindicalizado.
A França, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Espanha já assinaram.
- Porque será?
.
Em França um decreto governamental prevê a instalação de um sistema de fichas (EDVIGE) que de entre os vários itens, destaca-se a actividade politica e nomeadamente sindical do individuo. Também na Suécia a implementação do sistema (Lex Orwel) de vigilância electrónica, cuja vigilância será garantida por sofisticado método de filtragem e armazenamento, onde, claro está não falta o iten sindical.
-Porque será?
.
Por cá o SIS ou equivalente, já na década de 90 colocara vários dirigentes sindicais sob escuta, alguns acabaram fichados com a designação de "agitadores perigosos", neste distrito tivemos alguns, aconteceu até serem filmados a entrar para casa. Por certo que hoje com os mesmos ou outros métodos, a prática continua.
- Porque será?
.
Desde o último Congresso da CGTP-IN, ao contrário de em outros, a onda de desinformação e tentativas de influência de fora para dentro, não se desvaneceu. Conhecidos constitucionalistas como Vital Moreira, entre outros, têm emitido pareceres sobre a autonomia das organizações sindicais, pretendendo pelo uso da lei, moldar a estrutura e funcionamento das organizações sindicais, metendo assim o nariz em áreas em que só os trabalhadores sindicalizados podem decidir. Repare-se que até o politico bétinho Manuel Monteiro, recentemente se armou em sindicalista. A par de tudo isto, é estranha a crescente movimentação de membros de CTs de algumas empresas multinacionais e de outras subsidiárias destas, cujo discurso critico aos Sindicatos, em estilo cristalizado, acaba por ajudar a ampla estratégia de enfraquecimento do sindicalismo, pela criação de estigmas no seio dos próprios trabalhadores.
- Porque será?

6 comentários:

AV disse...

A resposta está no AVP

http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2008/08/o-fascismo-aptrida-que-diz-ser-de.html

nunocavaco disse...

Caro Broncas

Penso que escreveu um bom post, muito relevador. A minha opinião já conhece, pelo que é concordante com o que aqui foi escrito.

Anónimo disse...

Este post retrata bem o papel dos Choras e que tais, que em nome de uma pretensa esquerda moderna, não são mais do que traidores da classe operária, verdadeiros acólitos do patronato, "berloques de esquerda".
Quando é que os marxistas do BE(porque também existem)resolvem desmascarar estes tipos?

O Broncas disse...

Este ultimo comentário suscita-me matéria para outro post. Não vai já, porque ando em serviços ocupacionais, trabalho social.
Talvez amanhã ou depois.

Anónimo disse...

Porque será?
que os sindicalistas desssas empresas andaram a fazer greves (tal como eu)contra o pacote laboral(Bagão) e agora são os seus maoires defensores.
Porque será?
que a direcção do sindicato são pessoas escolhidas pelos dirigentes em função do cartão , e não são eleitas democraticamente como em tudo o resto.
Porque será?

Lolololol

quando teres resposta para isto falamos.

Anónimo disse...

Sr. Broncas
Parece-me que é um conhecedor da matéria.
Explique então se prefere o acordo de empresa ou o acordo sindical?
Será que por causa de alguns funcionários que nem sequer fazem greve, os outros trabalhadores que noutras empresas se organizam e lutam, logo têm poder negocial, têm que ser prejudicados em nome de uma pretensa solidariedade de classe, por quem não se interessa pela defesa dos seus direitos?