domingo, maio 25, 2008

Situação Perigosa - 1 -

A humanidade está numa encruzilhada perigosa - época de luta das Forças Progressistas contra as forças da Globalização Imperial.(*)

A luta de ideias ganha assim um intensidade sem precedentes nesta época em que os ideólogos da Globalização Imperial procuram demonstrar que o capitalismo não é o que era, inventando designações respeitáveis, como "estado social", "sociedade do bem estar", "sociedade de cidadania", "sociedade dos direitos humanos", etc...
Asssistindo-se assim à elaboração de métodos sofisticados, subtis de manipulação das pessoas, frequentemente não dirigidos à razão, mas apenas ás emoções. Para o efeito possuem poderosas redes, nomeadamente na comunicação social (imprensa, rádio, televisão, cinema e internet), todos os meios servem para formar padrões de comportamento, de opinião e de apreciação proveitosas para as multinacionais e politicas que as protegem e representam, objectivando criar um tipo de homem e de sociedades fácilmente manipuláveis.

Em Setembro de 1995 o ex-secretário de estado do tempo de Reagan, figurão sinistro de que nem o nome gosto de escrever, em curta intervenção num "encontro de celebridades", mediante a previsão de que em 2050 mais de 80% da população mundial não terá qualquer ocupação, onde vigorará o desemprego, afirmou: "- que para controlar e impedir previstas explosões sociais e mais revoluções, é necessário criar fundos que garantam em todas as regiões do globo um sistema de subsidiação por baixo; - estruturar forças militares e sistemas de segurança eficazes; - desenvolver programas de informação e de entretenimento estupidificantes." (tradução directa)

É esta a visão tenebrosa que está subjacente à ideologia das denominadas "democracias de estilo ocidental", cujas instituições supranacionais por elas criadas no seu processo da Globalização Imperial, estão implementando.

É assim lamentável que boa parte de movimentos e de forças progressistas estejam permeáveis no actual quadro geopolitico ao ideário da Globalização Imperial, demonstrando uma perigosa passividade e até traição a valores e referências que ainda recentemente afirmavam representar.

Na U. Europeia, quer em decisões de âmbito politico-militar ou económico-monetário, as diferenças entre socialistas/sociais democratas e conservadores diluíram-se. Foi assim em relação ao desmantelamento da Yoguslávia com a trágica herança que perdura, à intervenção no Afeganistão, à destruição do Iraque, à PAC ou à actual denominada crise alimentar. Os argumentos usados, as fundamentações e explicações cimentam uma ideologia apologética afeiçoada aos STATES da Globalização Imperial.
Basta reflectir sobre o que se passou com a "Constituição Europeia", para se perceber o tamanho da armadilha que está montada contra o avanço do processo democrático - os poderosos do capital e os "eleitos das alternâncias" seus fieis depositários, temendo a rejeição, retiraram o direito de voto aos povos, optando pela imposição de soluções administrativas. O servil Sócrates foi o padrinho desta armadilha.

Por cá é o que se observa - o PS da obcessão do deficit; o PS da paixão mercantilista; o PS do culto da inveja; o PS do discurso da garrafa meio cheia ou meio vazia; o PS que quer libertar o meu patrão do trabalho extraordinário que me deve; o PS que quer que eu morra mais cedo para não usufruir da reforma. Por cá é este PS que está a armadilhar o processo democrático, e, sem vergonha já usa a chancela de Salazar - todos os que se opõem são comunistas.

Mas a luta continua, dia 5 de Junho vai a família toda!


(*) termo que integra o dicionário politico do ArreMacho.

15 comentários:

AV disse...

Além da estupidificação que os meios de comunicação fazem aos cidadão, também na Educação se tenta normalizar pela mediocridade, a falta de cultura e a facilidade com que se tem agora o 9º e o 12º ano, é mesmo de propósito para criar uma geração de idiotas, sem capacidade de discernir o fundamental do acessório, o adereço do conteúdo, o bem do mal no sentido de moral humana, e a minha moral é Anarquista como o sabes !

Um post extraordinário, que todos deveriam ler, estou em acordo com tudo e subscrevo.

AV2

Anónimo disse...

Artigo interessante a lêr no Dissidente X sobre a temática.

Anónimo disse...

Vai lá à manif.

Em Portugal podes. Em Cuba não!

Anónimo disse...

Se nada és capaz de engendrar melhor do que citares Cuba, então é melhor que te cales!

Anónimo disse...

Na URSS também não era possível. E na Albânia. E na Roménia. E na RDA. E em Berlim... Oh! Desculpem... aqui até fizeram um muro para que o pessoal do lado de cá não fugisse para o aldo de lá... Ou seria o contrário!?

Portanto, vai lá à manif que por aqui vivemos numa democracia e por isso podes...

Anónimo disse...

Anda por aqui um anónimo a quem Sócrates já ofereceu uma cópia da chancela de Salazar - Todos os que se opõem são comunistas.

Anónimo disse...

Existia um Muro na cidade de Berlim, é verdade!
Também não interessa agora as explicações para que tal aberração fosse feita. Vivia-se um tempo político chamado de «Guerra-Fria».

Mas do Muro instalado entre o México e os Estados Unidos da América ninguém fala.
Este muro cada dia que passa é-lhe acrescentado mais uns metros - vai ser de costa a costa.
Este muro tem a ver com a fome que grassa por essas bandas.
Tem a ver com o todo poderoso império do Tio Sam.
Espero que, conhecendo a história recente, não atirem pedras para o ar!

Anónimo disse...

Estrondoso!!! O muro de Berlim era por causa da Guerra Fria (pois era para os capitalistas não ivadirem a democracia!!!). E (convenientemente) "não interessa agora as explicações para que tal aberração fosse feita".

Pelo menos alguns já admitem que o muro foi uma aberração. O camarada SEcretário Gerla ainda não. É um homem de convicções!!!

Pois tá-se a ver!!!

E quem disse que aprovo o muro México/USA? E o da Palestina?

Mas, Oh cromo, o que é o cú tem a ver com as calças?

Quanto à chancela e à oposição, continuo a dizer para irem á manif.

Cá podem. Estamos numa deocracia... apesar do "fascista" Sócrates...

Anónimo disse...

Quando o teu papá alinhava com o Vitor de Sousa em Comissões de Festas, já eu ía a manifs, mesmo levando bordoada da policia.
Mas sontinua a aparecer por cá, já vi que o pessoal do arremacho não tapa a palavra a ninguém, no entanto não me obrigues a contar aqui aquele teu "negõcio do leitinho solidário com S.Tomé.

Anónimo disse...

Estou curioso! Que negócio é esse do "leitinho"???

Estou em pulgas de curiosidade!

Conta lá!!!
Conta!
Conta!
Conta!

Mas vai lá a manif. Podes ficar descansado que não levas bordoada. Estás em Portugla e não em Cuba!

Só me questiono como seriam as manifs (se as houvesse!) se o PC estivesse no poder (absoluto, claro).

Alguém sabe de algumpaís onde o Partido Comunista tivesse alcançado e conservado o poder por via democrática?

Um só! Súm "unzinho", vá lá!

Cromos!!!

O Broncas disse...

Alguns anónimos querem à força que eu seja comunista, tamanha obcessão, deve ser doença...

Parem com os disparates.

Jorge Beja disse...

O anónimo de ontem às 21:14, ao falar do "leitinho solidário"!!! "para S.Tomé" confundiu um anónimo com a minha pessoa, porque de facto eu tive um negócio (mal sucedido - em 1996) de exportação de leite para S.Tomé e Principe, mas isso nunca foi segredo. O cobardolas que insinua pode e deve contar tudo o que sabe para não levantar suspeitas... é um desafio que lhe faço, porque não tenho nada a esconder. E depois, já que me deve conhecer mínimamente, deveria saber que nunca me esconderia atrás do anonimato para dizer mal/bem de alguém!

Quanto à boca que mandou ao meu falecido pai, apesar de ser verdade que num ano (penso que 1973) fez parte de uma comissão de festas a convite do Sr.Vítor de Sousa, é preciso ser muito porco da sua parte para fazer qualquer insinuação como se isso fosse algum crime... ter sido fundador da secção do PS na Moita pelos vistos ainda é uma espinha encravada nos seus (e de outros) frustações e recalcamentos políticos.

Você ia para as manifs levar porrada da polícia... diz você... assuma-se e pode ser que eu acredite... se calhar era daqueles que andava com as bandeirinhas, e batia nas costas (ou fazia vénias)aos poderosos do regime salazarista! Lambe-botas...

Saudações socialistas

Jorge Beja

O Broncas disse...

Com o post que escrevi, pensei que iria suscitar um debate vivo, não necessáiamente acintoso e ainda menos que desse abertura a referências pesadas que de facto feriram pessoas.
Lembro que neste blog é regra em nehuma circunstância apagar comentários, no entanto a tentação é grande - infelizmente não faltou lixo.

Anónimo disse...

pois apagar nao..
mas fexar a porta a discuçao..sim
e viva á democracia blokistaaa
tristeza

Anónimo disse...

Porra! Enganei-me!

Eu nem sou da Moita!

Que história maquiavélica esta do "leitinho"!

Mas acho na mesma que devem ir à manif. Podem ter a certeza que ninguém vos vai bater!