segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Opinião - Também Somos Sindicalistas !

Daniel BernardinoOs coordenadores das Comissões de Trabalhadores das maiores empresas do parque industrial da Autoeuropa, não estarão presentes no congresso da CGTP nos próximos dias 15 e 16 de Fevereiro, António Chora (coordenador da CT da Autoeuropa com 3000 mil trabalhadores) e Daniel Bernardino (coordenador da CT da Faurecia o maior fornecedor da Autoeuropa com 520 trabalhadores) porque será ? Por ambos serem militantes do Bloco de Esquerda ? Ou por ambos serem coordenadores de Comissões de Trabalhadores ? Não quero acreditar que seja por isso!

As Comissões de Trabalhadores têm vindo a realizar um trabalho mais de proximidade dos trabalhadores têm conquistado novas formas de ultrapassar os problemas, inovando com propostas diferentes aceites pela maioria dos trabalhadores e isso tem se sentido no terreno, com paz social entre trabalhadores e empresas, esgotando o diálogo para se atingirem os objectivos e consequentemente desviando um pouco a atenção sobre os sindicatos, o que não se pretende, o que que se pretende é uma convergência de forças que alguns sindicalistas têm de entender! Têm de entender que temos de trabalhar de dentro das empresas para fora e não o contrário, de fora para dentro é isso que temos feito.

O trabalho realizado é visível, mas nem sempre é fácil. Não entendo porque este trabalho não é reconhecido e porque nenhuma das cinco Comissões de Trabalhadores que representam mais de 4000 trabalhadores não foram convidadas para serem delegados ao congresso da CGTP! A maioria destes representantes são sindicalistas, se não o fossem podiam justificar-nos que esse seria um dos argumentos, mas não o é!

Desejo que o Congresso seja um sucesso e reforce a CGTP.

Continuaremos com o nosso trabalho, com os nossos objectivos e com a nossa força, enquanto os trabalhadores assim o entenderem e votarem em nós, como o têm feito até aqui. Pode ser que um dia se lembrem que também somos sindicalistas.

Daniel Bernardino
Coordenador da Comissão de Trabalhadores da Faurecia
Dirigente Sindical do Sinquifa
Parque Industrial Autoeuropa

Sem comentários: