domingo, fevereiro 10, 2008

1º DOMINGO DA QUARESMA



Este é o 1º Domingo da Quaresma, tempo litúrgico eleito pela Igreja Católica para preparar os festejos da Páscoa. Durante este periodo que é de recato, penitência, meditação e oração - por cá terá uma expressão maior, assente na Caridade.

Destaco a recente divulgação de uma proposta da Comissão Nacional de Justiça e Paz, que convida os católicos durante a Quaresma a escutarem o clamor dos pobres e a abrir caminhos para erradicar a pobreza no nosso país.

Prevê-se assim uma maior pressão negocial por parte da Igreja junto do Governo para a obtenção de mais meios financeiros para as IPSS que gere, e privilégios no acesso aos espaços abertos pela destruição em curso do Serviço Nacional de Saúde, como também autorizações para a instalação do seu sistema de ensino privado, colmatando as brechas deixadas pelas redutoras alterações do sistema de ensino público que se estão a verificar.

Tudo isto, sendo que ao nível do capital financeiro, o espaço que a Igreja já ocupa por via de várias e prósperas instituições bancárias em expansão, não necessitam de mais apoios que os que existem para as suas congéneres. Até porque tal sucesso resulta exactamente de se tratarem de instituições condoídas pela existência de tanta pobreza.

Pelo contraste, resta a esperança de uma revolta de Católicos, quando nas homilias de hoje os párocos se referirem ao Evangelho invocando Mateus (cap.4, 1-11) lembrando o doloroso jejum no deserto, em que Jesus recusou as ofertas de Satanás, com a célebre frase, -"nem só de pão vive o homem".

Sem comentários: