domingo, abril 30, 2006

Assembleia Municipal (enfadonha/espectacular...)

Na Últuma Fila

De mim e á distância de duas cadeiras estava um cidadão que não conheço, à distãncia de outra cadeira estava a esposa do Presidente. A hora já tardia chegou a Drª Gaspar, cumprimentando sorridente aquelas duas pessoas, sentou-se ao meio, mas ainda no movimento de sentar-se o tal cidadão perguntou-lhe como é que correu aquilo, respondendo que correu bem.

A inicial curiosidade motivada p'la Drª Gaspar não integrar a Assembleia, desnvaneceu-se, percebi que tratara-se de qualquer saída de representação, uma das várias que quase em exclusivo acumula. Desliguei.

Após pouco tempo, interviu o SrºEng. Faím vincando a diversidade e esplendor das comemorações do 25 de Abril no Concelho, quer as de pendor associativo e popular, quer as promovidas pelas autarquias, referindo em "jeito de aparte" uma critica dos seus conterrâneos pelo facto de o edifício da Câmara não estar decorado como nos demais anos, não ter qualquer referência ao 25 de Abril.
Naquele momento à distância das tais duas cadeiras, o tal cidadão exaltou-se, gesticulou com carantonhas de raiva na direcção do Srº Faim, partilhando gestos e até impropérios à boca pequena com as referidas senhoras.

Ouvi e não gostei. Estive para lhe dizer umas coisas e só não aconteceu porque um amigo ao lado, também lamentando o facto, me informou tratar-se de um alto responsável pela CDU neste Concelho.

Por este episódio apraz-me escrever:
- O Srº Faím é o Presidente da Junta de freguesia da Moita, eleito pelo povo da minha terra, sei que é militante comunista e que nessa condição cumpre voluntáriamente a obrigação estatuária do Partido Comunista Português, que define para os eleitos em cargos públicos, o dever de garantirem a autonomia dos respectivos orgãos para que foram eleitos.

Se o tal cidadão é membro do Partido Comunista, com tal comportamento ainda não é militante comunista, ideológicamente deve ser uma desgraça. Coitadinho!...

Termino assim a descrição conforme os factos a que assisti na enfadonha/espectacular Assembleia, tendo naturalmente aqui e ali colocado os meus pontos de vista. Deixando aqui o desejo de no próximo ano a Assembleia Municipal integrar o programa concelhio das comemorações do 25 de Abril, pois considero gravíssimo a população não assistir a tão imponente espectáculo trágico/cómico.

3 comentários:

Anónimo disse...

Será que a substituição temporária (?) do Gonçalves, se integra na estratégia do Presidente, em colocar em lugares chaves os seus amigos(as)?

Anónimo disse...

O "carapau frito" não serve para troca, em perca ele transforma-se em amigo... o melhor era não aparecer mais.

Anónimo disse...

Pelo que se vê, o Sr. Presidente depois de ter sido eleito neste seu ultimo mandato, já não se rala com a "arraia miúda" (que lhe deu os votos). Porque haveria então de se importar com uma simples faixa do 25 de Abril?... Só não se deveria esquecer que foi eleito pela CDU e que o 25 de Abril foi um marco importantissimo na vida dos Portuguesas e do partido que o elegeu...

Ass: Triste Sina