domingo, março 26, 2006

"A QUARESMA ILUMINA..."

Ontem, estive numa animada discussão com Hengels, a propósito do seu escrito sobre a Origem da Família, da Propriedade e do Estado. Marx esteve para aparecer, mas não veio, (o Pombo ainda não trouxe a mensage) calculo que nevou, sendo longe a penantes e de carroça complicado, pois comboio, só do outro lado do Reno.

Nesta discussão a dois, inventariei um conjunto de procedimentos humanos, similares, que se repetem ao longo de épocas, juntei até a invasão do Iraque e as possíveis próximas invasões da Venezuela e do Irão, reparando que nestas ele não estava bem informado, tudo isto apesar da evolução do saber e das sociedades, distantes que estamos da fisionomia do macaco que já tivemos, consequência do bom calhar de uma microscópica diferença genética.
Bem hajam os Deuses, excelentes químicos na arquitectura genética.

Já tarde, com meia garrafa de vinho do Porto consumida, adormeci. Recordo-me que acordei três vezes, tantas como os membros da estruturada Sagrada Família, - interrogando-me em intervalos bocejados, se não estaria a ser Iluminado pela Quaresma(!?)... Na terceira vez, embora ensonado decidi ficar acordado, num ápice dirimi a discussão que tivera, embora com fome não comi, fui impelido sem ainda perceber porquê a ficar em jejum, reflectindo sobre religiões, deus , deusas e até travestis.

Saltou-me á lembrança o Quacrismo, colher o seu exemplo, quase como uma necessidade racional e premente de redescobrir um Deus com outro nome, capaz de substituir os actuais que já não colhem respeito por serem já velharias das incongruentes invenções dos humanos(!?)

Inventar outra doutrina, iniciar uma seita e seguir o exemplo de Jorge Fox, fundador do Quacrismo, que aproveitando a confusão religiosa dos tempos de Henrique VIII, pregaram uma revolução religiosa. Autênticos e audazes agitadores, que com capacidade oratória entravam à bruta pelas Igrejas e outros templos, mesmo na hora do culto, substituindo-se aos padres e pastores nas homílias, expondo aí a sua mensagem... ... ... ... a Quaresma e o anúncio das Procissões do Senhor dos Passos, estão-me a afectar os neurónios...

Continuo outro dia.

1 comentário:

Trilby disse...

Essa de fundar uma nova religião fez-me aflorar à ideia uns que queriam formar uma coisa entre o partido e o movimento cívico... não sei onde fui buscar a analogia...

Neurónios precisam-se!