sexta-feira, março 24, 2006

Natércia Campos - Um exemplo vivo!

Caros amigos,

A nossa querida Natércia morreu ao lado dos seus companheiros quando estava a trabalhar. Era uma mulher do teatro e da cultura que fazia parte da vida de muita gente. Sabemos que sem ela somos outras pessoas e são estas outras pessoas que agora celebram a sua vida de coragem e de generosidade.

O seu corpo estará no Teatro o bando dia 25 de Março, das 12h00 às 24h00.

O funeral sai de Palmela dia 26, às 11h00, para o Cemitério dos Olivais, onde se realizará às 12h00.







Natércia de Campos Pires nasceu em 1935, a 7 de Julho. Assistente social de formação, desde cedo se ligou à cultura, tendo passado pelo Instituto da Alta Cultura, pela Comissão Instaladora da Universidade Nova de Lisboa, pela Secretaria de Estado da Cultura e Investigação e pelo Gabinete do Ministro da Cultura.



Depois do 25 de Abril de 1974 desempenha as funções de Secretária Coordenadora dos Departamentos de Ciências Sociais e Humanas e Ciências Exactas e Tecnológicas e, em 1976, junta-se ao Grupo de Teatro Comuna. É no teatro que vai desenvolver a sua actividade profissional até aos dias de hoje, sempre com o mesmo afinco e dedicação. Teve ainda tempo para realizar um programa de Rádio na RDP1 “Teatro é Cultura”, que se tornou uma verdadeira referência, catalizando ideais opostos. Mais tarde, integra a equipa que na Expo 98 dirigiu toda a vertente cultural do evento, de boa memória para todos nós.



Mas foi no Teatro o bando, enquanto produtora, que mais se empolgou, mais deu de si e que mais deu ao teatro. Longa de 19 anos, esta presença é um marco na vida d’o bando, na sua e na do próprio teatro em Portugal. Algumas das produções mais ambiciosas nesta área tiveram o seu cunho pessoal e a sua enorme dedicação. Natércia Campos estará sempre ligada ao melhor que a produção teatral portuguesa realizou nas últimas décadas.

3 comentários:

odeusdamaquina disse...

Ainda há 2 semanas estive a trabalhar n' O Bando, e lá estava a Natércia, sempre atenta ao que se dizia, sempre solícita, sempre com o seu carinho para nós. Uma mulher que admiro muito. Ainda bem que tive a honra de a conhecer!
Parabéns Natércia. A tua vida é um exemplo!

k7pirata disse...

A Natércia era também a presidente da AJA (Associação José Afonso).
Até sempre.

GONÇALOLIVEIRA disse...

Sou o filho único da Natércia e isso muito me honra.
Quero aqui deixar o meu agradecimento a todos os seus amigos que, por inerência, na sua maior parte também são meus.