sábado, junho 18, 2005

Ideias

POR MEMÓRIA DE ARACNE
Divulgam, cimentam a ideia de já não sermos capazes de agir, que a sociedade não é capaz de agir sobre si própria, pela exiguidade das ideias e o desvanecimento dos conflitos, até a esperança perdeu sentido... Quando alguém tenta afirmar que não é assim,pelos métodos mais inesperados surgem os liberais a pressionar e a convidar a desembaraçarmo-nos das convicções , das ideologias e a deixarmo-nos guiar pelo mercado e a inevitável competitividade.
É mesmo frequente em conversas de tertúlia surgirem "cultos" a caracterizar de aberrações ideológicas, de pensamentos anacrónicos, todos os que pretendem agir, não aceitando a condição de vitimas impotentes das politicas prevalecentes.
É hoje um facto que em Portugal(e não só) se perdeu a confiança na acção politica, que é grande a consciência de uma degradação social persistente desde à duas décadas,sobretudo dos trabalhadores atingidos pelo desemprego e pela precaridade, pelas expectativas goradas de milhares de jovens, formados ou não,sem trabalho ou trabalho sem direitos.
Será que estes nossos concidadãos irão aceitar passivamente a condição de vitimas passivas - só os bem instalados da vida, já deformados,que não alcançam mais que o umbigo poderão acalentar tal ideia.
Pelo desespero e revolta, por todo o lado surgem movimentos que por certo(mais cedo do que tarde) não deixarão que as reinvindicações e o protesto fiquem num impasse, bloqueados por um qualquer estatismo em beneficio dos que falando em nome do povo, tudo prometem apesar de conscientemente saberem que as suas opções politicas já não têm hipótese de resposta, de alterar o curso da actual situação.
Metam na cabeça os "cultos" que no "remanso do Bem Bom" preferem ignorar:
- que a mundialização da economia não dissolve a capacidade dos movimentos sociais, da acção politica e de luta;
- que as classes mais desfavorecidas não actuarão apenas contra a dominação,igualmente lutarão por direitos,e nomeadamente direitos culturais(e não sómente crítica) da sociedade;
- que a actual ordem institucional é ineficaz, é repressiva e despida de valores de igualdade e solidariedade.
(continua/próximo post)

Aracne, tecedeira de tapeçarias, foi à milénios,teceu com figuras a exploração e violência desumana a que a Deusa a sujeitava. Foi assassinada. A Deusa agrediu-a com um fuso na cabeça.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou cu-rioso para o desenrolar da história.
Não será certamente um final feliz para a Deusa (se é que ainda existe justiça).