segunda-feira, junho 27, 2005

Ideias II

em memória de Aracne
A 2ª lei da termodinâmica - a lei da entropia.
A energia funciona num só sentido, de utilizável a inutilizável, de disponível a indisponível, de ordenada a desordenada. Só os seres vivos, em especial os humanos são capazes de mover-se em sentido contrário ao processo entrópico forjando assim a sua própria complexidade e organização.
Somos assim uma espécie cuja capacidade de desenvolvimento evolutivo necessita de um grande fluxo de energia para a sua existência.
A capacidade de raciocinio, permitiu desenvolver meios para poder captar e usar em seu proveito uma maior quantidade de energia que a legada directamente do Sol ou a retirada da alimentação. Aprendeu a retirar a energia pela combustão da madeira, a usar o vento e a água; energias renováveis que têm a sua origem no Sol.
Com o advento da revolução industrial, verificou-se um salto "qualitativo" recorrendo à utilização de combustíveis fósseis - energia concentrada e utilizável de índole não renovável - tudo sempre com o objectivo de incrementar a capacidade de trabalho do ser humano, fomentando ao mesmo tempo o processo de acumulação de riqueza, através de um crescimento económico quantitativo. Aprofundando-se assim uma prática de vida contrária à 2ªlei da termodinâmica, incompatível com o crescimento quantitativo indefinido, baseado num consumo crescente de fontes energéticas finitas, enraizando-se um conceito de " Progresso" sem limites, contrariando a ideia de que a ciência e a técnica geram um mundo mais "ordenado" contrapondo com o mundo natural "menos ordenado".
(continua)

Sem comentários: