sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Mas a Luta Continua

  No dia 1 de Fevereiro a CGTP-IN exortou os trabalhadores a manterem e intensificarem a resistência, convocando uma "Semana Nacional de Protesto e Luta" de 8 a 15 de Março.
 
  O permanente esforço desta central sindical,
faz lembrar os tempos da ditadura, em que de entre poucos acabaram muitos de serem os únicos, a contrariar a "consensualização"que suportava o regime fascista.
É que no presente é só a CGTP a mobilizar contra a "consensualização" em curso.
  A UGT continua enfronhada no diálogo e nas negociações, atitude que aos longos dos anos tem mantido, assinando acordos sempre em perca de direitos e salários, quer nos tempos de relativa prosperidade, quer no presente de vincada miséria.
  Ao transpôr para os partidos politicos com assento na A.da República só se vislumbra o esforço do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda, pois do Partido Socialista só participam os militantes e eleitores pontualmente desavindos, acrescendo os filiados sindicais na cgtp, demonstrando apesar dos discursos, estar-se afeiçoando aos objectivos do Governo PSD/CDS.
 
  Em relação aos Movimentos que mobilizaram grandiosas manifestações, ditos inorgânicos, pouco se vê, quase que dá para afirmar que se esfumaram, quase não sobre nada.
Participei até com a familia em três destas manifestações com a esperança de alargar-se a unidade na acção, para só agora concluir pelas conversas que então colhi, que tal objectivo é dificil de se materializar - para muitos as organizações sindicais, os partidos e os politicos, são vistos de forma generalizada como elites que pretendem o poleiro, sustentando tais opiniões em preconceitos, não percebendo que são vitimas de clichês forjados, por aqueles que ao longo dos anos foram e são os detentores do poder.
  Sendo assim as primeiras vitimas do seus próprios preconceitos, dos seus ódios, não percebendo que os bloquistas, comunistas e demais gente que é mobilizada pelos sindicatos, não têm sarna e que na vida se movem por aspirações simples e comuns.
 
Assim, isolada ou não, só temos de contar com a CGTP-IN.

3 comentários:

Anónimo disse...

CONCORDO E RESPEITO COM E PARA A INTER SINDICAL NACIONAL EM QUASE TODOS OS ASPECTOS, MAS, ESTE MAS QUE NÓS INVENTAMOS NÃO É TUDO.
AS LINDAS PALAVRAS A ENALTECER ALGUNS PRINCIPIOS QUE RESPEITAMOS, TAMBÉM NÃO CHEGA.
ME PARECE QUE É UM ESFORÇO EXTRAORDINÁRIO O QUE TEM SIDO FEITO, MAS CONTINUA A NÃO CHEGAR.
NÃO NOS ILUDEMOS TANTO COM AS LADAINHAS DO CAPITAL E OS ESFORÇOS INUTEIS DE ALGUNS DIRIGENTES DO TRABALHO- ESTÁ CLARO QUE TENTAM LEVAR OS PRODUTORES ASSOCIADOS PARA CAMINHOS IMVIOS. UNS NA DERROTA, OUTROS NA MAGIA.
DE O "CATRAIO"

O Broncas disse...

Para de forma menos onerosa, negando a violência, penso que as instiuições existentes, emergentes da Constituição da República, reagiriam de forma positiva se num dia destes se ajuntassem 1 milhão de pessoas em Lisboa.
Tudo seria diferente no dia seguinte. Ainda por cima, crente que estou que a mensagem se alastraria pela Europa.

Anónimo disse...

POSSIVELMENTE, SERIA ASSIM COMO DIZ.
MAS COMO REMOS AJUDADO EM CERTA MEDIDA AO STATU QUOS EXISTENTE...DESCONFIO QUE ESTAMOS MAIS PARA LÁ DO QUE PARA CÁ...

TENHO PARA MIM QUE AS POPULAÇÕES ESTÃO A SOFRER ATAQUES CERRADOS ATÉ A NÍVEL LOCAL. AQUI NA MOITA VÊ-SE ISSO.
O QUE NÃO É SALUTAR.

UM MILHÃO! CREIO QUE É POSSIVEL!
MAS TENHO A CERTEZA DA FORÇA DO DINHEIRO, O MESMO É DIZER - O DINHEIRO COMPRA TUDO.

REPARE BEM DAS REVIREVOLTAS QUE OS POLITICOS DITOS DE ESQUERDA JÁ DERAM.
PARECE NÃO SABEREM PARA ONDE QUEREM IR...
HOJE NÃO ESTAMOS EM ABRIL DE 74 EM QUE A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS FOI CHAMA QUE DEU VIDA A OUTRAS REVOLUÇÕES.
HOJE O TRABALHO PERDEU MUITOS PONTOS EM RELAÇÃO AO CAPITAL.
ASSIM PENSO QUE SÓ MESMO OUTRO TIPO DE ORGANIZAÇÃO DAS MASSAS PODERÁ LEVAR AVANTE OS MOVIMENTOS REGIONAIS, QUIÇA MOVIMENTOS INTERNACIONAIS GLOBAIS.
MAS PELA IDADE QUE TENMHO JUÇGO NÃO SER NESTE TEMPO NESTA NESTA EPOCA..!
RESPEITOSAMENTE DE O "CATRAIO"