segunda-feira, setembro 16, 2013

a FESTA foi bonita e abençoada...


A Festa em honra de Nª Sª da Boa Viagem foi distinta, pois foi marcada pela inauguração de um monumento em sua honra, monumento que se destaca pelo local escolhido 
e pela base, que é a proa de um bonito bote.

No Domingo de manhã antes da missa, fui forçado pela delicadeza de atender um casal de forasteiros que junto da Igreja perguntaram-me onde se realizava a missa, por tão próximo do local, ofereci-me para os acompanhar, ou não fosse a simpatia uma forma de engrandecer a festa.

Já junto da capelinha da Srª da Piedade, que o casal fez questão de parar, e a senhora com um gesto terno fez uma vénia e o sinal da cruz - apareceram três beatas linguareiras, uma delas a vociferar:  - ninguém cabe ali ! ...nunca vão à missa, mas hoje todos querem ficar na fotografia. E lá continuou com a aprovação do sorriso de desdém das outras. No casal, que me pareceram pessoas bem educadas, notei-lhes apenas um leve trejeito de desaprovação. 
Logo ao virar da esquina, quase embati com um jovem escuteiro, de facto o recinto estava cheio, pedindo-lhe ajuda para encaminhar aquele casal, pois eram crentes e forasteiros e os moitenses gostam de receber bem. Nisto, despedi-mo-nos e fui à minha vida, pois como sabem aquelas cerimónias não me mobilizam. 
Ainda ao pensar naquele percurso, concluí que as três beatas lingureiras que íam zangadas com todo o mundo, e sei lá com o seu Deus que não lhes deu cadeiras para sentar - não só redobraram-me o empenho com que atendi aquele casal de forasteiros, como percebi que a estupidez das linguareiras também enriquecem a Festa.



2 comentários:

Anónimo disse...

Parece o TITANIC a afundar lol

Anónimo disse...

Parece o TITANIC a afundar lol