quarta-feira, junho 12, 2013

Eleições Autárquicas activam dinâmicas partidárias

Na Moita a CDU e o PS já anunciaram os seus candidatos - a população aguarda com enorme expectativa a divulgação das restantes candidaturas, pois só assim poderá comparar os currículos daqueles que integram as respectivas listas.

Em primeira análise, não tenho dúvidas de que o PS pretende ser alternativa à CDU, procurando trazer  para as autárquicas a constante diferença de votos que se verificam em relação ás eleições para a Assembleia da República; no entanto sendo este um objectivo legítimo e próprio da 2ª força política do Concelho, a realidade e para desgosto dos militantes socialistas cá do sitio, é que por aqui não faltam os que já perceberam que o PS se transforma quando alcança vitórias retumbantes, quando enche a barriga de votos, o que naturalmente neste Concelho reduz-lhes os objectivos. 
Por outro lado existe o BE, 3ª força política por aqui, que apesar de ter poucos eleitos e das limitações oriundas das práticas possessivas da CDU no exercício do poder local - têm brilhado pela ponderação, até nas situações mais acintosas e contribuído para a elevação do debate e vivência democrática nos respectivos orgãos que integram, factos que a juntar aos seus currículos, podem muito bem gerar um cenário de alternativas e resultados a quebrar o habitual.

Porém nada disto é fácil, pois os detentores do poder local na Moita, ao longo dos anos souberam tecer e servir uma clientela que transcende as opções e simpatias políticas, exactamente por práticas e estilos equiparados aos ditos partidos do arco do poder que se vão trocando nos governos do país. 
A CDU tem por sua exclusiva conta para campanha eleitoral permanente o Boletim Munícipal e outras publicações, a par de outros facilitismos, sobressaindo a facilidade amiguista com que arranjou e ainda hoje arranja empregos.
Mediante isto e para que não me acusem de mentiroso ou provocador, fico-me pelo exemplo mais recente em que arranjaram de um dia para o outro, emprego para um membro da CDU que na Assembleia Munícipal é conhecido como o mais rancoroso, impulsivo, fútil e escravo do sectarismo. Criatura que deste modo amassada poderia alguma vez exercer tal cargo? E isto nesta conjuntura em que faz falta mais politica e mais politicos com elevação, libertos da tentação de forjar  privilégios no exercício do poder.

É importante conhecer os diferentes candidatos e comparar os respectivos currículos.

16 comentários:

Anónimo disse...

Dois candidatos do mais fraco que ate hoje concorreu a este concelho, Rui Garcia e Manuel Borges. Dois sectarrios dos seus partidos, fracos, Faquinhas, levados pelos aparelhos ao colo. Falta agora o mais do mesmo do Bloco, o continuado Raminhos. Tambem nao sendo ele ou o Chora quem mais podia ser? Que pobreza. O Garcia vai ser bom, como vai ser altura de despedimentos na funcao publica ele disso já tem experiência e feitio. Quanto ao Borges, ele nao vai para ganhar nada a nao ser o lugarzito de vereador que a 4 anos o outro nao lhe deu. Que tristeza de concelho, nem os autarcas prestam, ate a esse nivel estamos no cu, do distrito...

O Broncas disse...

Não entendo os seus pontos de vista.É que no seu escrito faltam fundamentos. Se são candidatos fracos, deveria explicar porquê e deste modo deixar ideias susceptíveis de corporizar alternativas. Assim, resta-me propor-lhe que se candidate.
Entretanto lembro-o que não é fácil encontrar quem possua curriculos equiparados a pessoas como o Raminhos e A. Chora.

Anónimo disse...

Creio que o Raminhos continuará a fazer um bom mandato. Tem poder de oratória, chama a atenção e toca nos pontos fracos. Já do PS e do seu candidato... a política do bota abaixo, os rancores e os ódios não levam a lado nenhum. Vejam-se os argumentos (poucos)do PS local que por aí andam. Argumentos estafados de gente sem credibilidade e experiência de trabalho a favor da população. Na CDU, apesar da saída do Lobo, conseguem ir buscar jovens, com experiencia de trabalho, veja-se o Daniel Figueiredo e o Romba. E o PSD? Não existe e não contará. Prognósticos? CDU-6, PS-2, BE-1

Anónimo disse...

Os candidatos não são todos iguais. O chora e o raminhos estão à vontade ao pé do povo e dos trabalhadores . Já o Garcia despediu trabalhadores por delito de opinião veja-se o que fez com o Flávio um jovem trabalhador precário que ousou contraria-lo.

O Broncas disse...

Daniel Figueiredo e Romba. Em relação ao primeiro, trata-se do filho de um ex-vereador que em conversa de bastidor foi dito "vai ele porque está desempregado". Em relação ao Romba, que é uma boa pessoa, desconheço o seu curriculo, a não ser uma ténue actividade associativa e o facto de ser trabalhador da Câmara.
Comparar qualquer um destes a M.Borges à luz daquilo em que desde muito jovem se envolveu, somando os sacríficios porque passou para se formar, é de uma grande injustiça, no entanto não terá o meu voto,pois politicamente discordo dele.
Agora comparar qualquer destes, tendo por base a experiência matizada pelas responsabilidades assumidas e diversidade de trabalho concreto realizado ao longo de anos, com pessoas como Chora, Raminhos e outros que integram as listas do BE,é injusto, e casos há em que nem na CDU local terá membros com curriculo equiparado.

Anónimo disse...

No campo dos prognósticos há ainda outra hipótese: CDU-4 PSD-1 PS-3 BE-1. Aqui funcionará a Santa Aliança CDU-PSD. Tenho para mim que esta aliança está a ser forjada na sede da Junta de Alhos Vedros, onde impera esta aliança. Para facilitar, o candidato do PSD à camara até é sobrinho da Fernanda Gaspar...

Anónimo disse...

Um grupo de "virgens ofendidas" foi ao Facebook comentar este Blog. Está lá um pouco de tudo, desde aqueles que se reformaram ao serviço do PCP, aos que se candidatam a isso, desde aqueles que votam PCP porque o avô votava, até aos que fazendo parte do situacionismo local, não conseguem ver que de tanto mentirem sobre a situação belíssima do concelho se parecem com josepf goebbels.
Curioso é ver o Empregado do PCP Nuno Cavaco dizer que o BE não faz nada no concelho, mas quem é que faz? nem eles quanto mais os vereadores da oposição que mesmo quando diretamente confrontados na Assembleia Municipal pelos eleitos, só podem responder se a presidência da camara o autorizar.
Aqui neste concelho tudo o que está feito e o que não está é da responsabilidade da CDU.
A CDU vez obras com o dinheiro do governo e as que não fez porque o governo não deixou esbanjar mais dinheiro é culpa do governo.
Esta CDU rejeita todas as propostas que venham da oposição e acusa esta de não ter ideias ou obras, nem Estaline faria melhor, esta CDU da maneira que trata os eleitos da oposição (exceção para o PSD)se tivesse o poder a nível nacional há muito que a oposição estaria num campo de concentração)

Anónimo disse...

O Daniel Figueiredo, é filho de um ex-vereador,que era estimado e respeitado por toda a gente, mesmo pelas outras forças politicas.Mas o Daniel Figueiredo foi uma excelente escolha, pois tem feito muito trabalho na sua freguesia, é de uma injustiça tremenda dizerem que é por estar desempregado, até porque não está!!! De todos os candidatos da CDU, ele sim é uma aposta ganha!!!

O Broncas disse...

Não tenho dúvidas da hipótese de sucesso de Daniel Figueiredo. A idade,ser da CDU (maioria, favas contadas) e filho de quem é.
Entretanto, admitam que é estranho que uma força politica que se arroga dialéctica e materialista, escorregar para a tentação de repôr o "bolorento direito nobiliário" que foi eliminado mesmo antes de 5 de Outubro de 1910.

E a propósito: - e os outros?...

Anónimo disse...

Boa pergunta. E os outros?
O Luis Chula, o Morgado, o M.Borges, o Duro, o Chora, o Beja, o Serafim, o Tita, o Rocha, o Raminhos e muitos outros? estes já não prestam para nada.
Só da banda da CDU é que prestam, como o M.Madeira que até emprego arranjou.

k7pirata disse...

Nada como a "Santa Aliança Autárquica" CDU + PSD para arrebatar em questões de curriculum.

Chão Duro disse...

Este ano levam mas e 90 % Confiança na CDU !

Anónimo disse...

Olha "Chão Duro", nem 69 fazes quanto mais 90%, vais descer, sem o Lobo a fascistaria da Moita já não vota no Garcia, não penses. Confiança deves ter no certo tacho que terás. A câmara e as freguesias da CDU dão tachos a muita gente, pelo que nas eleições têm logo à partida muitos votos garantidos (leia-se comprados). Não é só o governo Passos/Gaspar/Portas que tem que ser cotrrido é também esta CDU rançosa que colocou o concelho da Moita na cauda do distritos de Setubal e de Lisboa. Os abstencionistas (mais de 54%) é que t~em grande parte da culpa, ao não votarem deixam esta gente governar-nos com 20% apenas dos eleitores. Quando vão acordar e dar-lhes a vassourada?

Chão Duro disse...

Não duvido em mais uma maioria cdu , os outros estão muito fraquinhos . O Bloco ainda deve andar a procura de malta para preencher as listas . O ps apresenta dos maais fracos candidatos de sempre. O Psd nem sei que existe ...

Nuno disse...

Ao SrºChão-Duro

Já para a CDU, ou porque são os melhores, ou porque qualquer ... serve, tudo é fácil.

Anónimo disse...

Boa tarde caros políticos deste Blog.
Depois de ler com a máxima atenção o que se diz e escreve-se venho comentar o seguinte, porque tal como vocês tenho a vantagem de ser independente.
Em relação aos candidatos apresentados até ao momento são só e só candidatos que com o decorrer dos tempos irão concerteza revelar as suas ideias, verdade porem que a actual situação no nosso concelho é demais abusiva de quem gere, tanto a Câmara como algumas Juntas que mais parece com o que vivemos e sofremos diariamente do Governo!
Nisto penso que estamos todos de acordo.
Em relação a minha Junta foi e é gerida por alguém que simplesmente é incompetente e que apesar da senhora apresentar estatuto não passou de alguém que ali estava para assinar uns papeis e deixem lá que os colegas na Câmara logo lhes respondem "se entenderem", na Câmara actual existe um Senhor que realmente pode ser algo parecido com um Passos e o candidato que se apresenta é na sua realidade um autentico Portas "nos queremos e vamos seguir este caminho, quer aceitem ou não"
O caro senhor do BE poderia e seria alguém que poderia abanar esta rede, mas que também ele sujeitou-se ao conformismo de que aqui me tem e aqui estou, nada ,mais é do que isto.
Em relação ao PS e ao Senhor Borges bem terei de dizer que é ainda luta contra esta corrente de incompreensão e pelos direitos das pessoas que vivem no Concelho da Moita e que começam a fartar-se desde robanofe de misturas de politicas no interesse de alguns e não do cidadão do concelho, tal como vocês aqui o demonstrarão no seu tempo.
A todos que gostam da liberdade e da qualidade de vida sem sentirem que lhes estão a tirar areia para os olhos, concerteza irão verificar as diferenças das pessoas o que querem para o que vem na qualidade de dar aos Moitenses o que lhes é merecido e no meu caso nesta Junta deixará de ser praticado a indiferença pelas pessoas.
Analisem e verifiquem.
Um cidadão um Moitense.