terça-feira, junho 26, 2012

Assembleia Municipal, dia 29 de Junho 2012

A Assembleia Municipal da Moita vai reunir na próxima sexta feira, dia 29 de Junho, pelas 21:30 nos Paços do Concelho.
Consta que a ordem de trabalhos inclui a tauromaquia como Património cultural imaterial do concelho, bem como a proposta de referendo apresentado pelo BE à população sobre a extinção fusão/agregação de freguesias, material mais que suficiente para um espectáculo daqueles, a que nos vamos habituando por lá.
Também o Flávio Martins irá dizer das suas, depois de ter sido despedido ao fim de "7 anos 7" (coloquei assim porque a malta dos bois gosta de escrever daquela forma e pode ser que chame a atenção) a recibos verdes.
Vai haver chiquelinas e derechazos com certeza.


sábado, junho 23, 2012

Marcha Orgulho LGBT


Quando a maioria da população se vê confrontada com o ataque aos seus direitos básicos, facilmente negligencia a necessidade de construir uma sociedade mais igualitária e livre de discriminações.
Esta é mais uma das razões pelas quais é fundamental construir um discurso e uma ação capazes de defender as pessoas LGBT e lutar pelos direitos ainda por conquistar.

13ª marcha orgulho LGBT, 23 Junho 2012, 17H jardim do príncipe real

quarta-feira, junho 20, 2012

Incumprimento dos horários e supressões de comboios na Linha do Sado.


Boa noite.
Vimos por este meio solicitar a publicação da carta enviada ao Ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento sobre o” Incumprimento dos horários e supressões de comboios na Linha do Sado”.
Muito obrigado pela v/atenção.
P`la Comissão de Utentes da Linha do Sado.
Américo Leal
Frederico Tavares




MOVIMENTO
POR MELHORES COMBOIOS NA “LINHA DO SADO”
Rua Silva Pinto,6 R/C, 2900 Setúbal Fax: 210 879 405


                                                         Exmo. Senhor
                                                         Dr. Álvaro Santos Pereira
                                                         Ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento
    Rua da Horta Seca
                                                         1200-221 Lisboa

Setúbal, 20.06.2012


Assunto: Incumprimento dos horários e supressões de comboios na Linha do Sado.
                                                         
Senhor Ministro,

O incumprimento dos horários e a supressão de comboios que se vem verificando na Linha do Sado, chegando ao ponto da CP anunciar que no próximo dia 28 de Junho não haverá circulação de comboios nem transporte alternativo da sua parte, a verificar-se, violará o compromisso da parte da CP e do Ministério da Tutela quanto à circulação de comboios e respectivos horários.

Aos utentes, Senhor Ministro, é posta a obrigatoriedade de cumprir, e cumprem. Logo, a CP não pode ficar à margem do seu compromisso público com os utentes, a região e o país, quando dela dependem o emprego de milhares de utentes e a vida económica numa região tão densamente povoada.

Situações como as que se verificaram na primeira quinzena do corrente mês (exemplo do dia 11 pelas 11,45 horas), em que chegou ao ponto das três unidades motoras em circulação duas ficarem avariadas na linha, (Penteado e Pinhal Novo), provocando em todo o dia grandes atrasos e supressão de comboios, que não é caso único, não poderão ser repetidos.


Como a Comissão de Utentes da Linha do Sado vem reclamando desde o início da electrificação da linha, é indispensável e existência de mais uma unidade motora de reserva, a fim de permitir a manutenção periódica do material circulante, tendo como base as instalações da EMEF no Barreiro.

Senhor Ministro,

Os utentes da Linha do Sado não podem aceitar o argumento da CP, assente no facto do Governo ter que cumprir a imposição da Troika do FMI/ EU, quando as populações da Península de Setúbal, milhares de trabalhadores, de estudantes, de reformados e de pessoas que têm que se deslocar aos Serviços de Saúde, estão dependentes da regularidade do transporte ferroviário, designadamente na sua deslocação a Lisboa.

Como Comissão de Utentes eleita, não deixaremos de estar ao lado de todas as vozes que se posicionem em oposição à imposição da Troika do FMI/EU, defendendo por todos os meios e formas de acção legais ao nosso alcance, a defesa do transporte ferroviário público, eléctrico, de funcionamento regular na Linha do Sado, que as populações e as autarquias sempre reivindicaram, como uma necessidade ligada ao desenvolvimento da região.

Senhor Ministro: nós e os utentes aguardamos que V.ª Ex., de quem depende hoje a decisão sobre a regularidade de funcionamento da Linha do Sado, esteja ganho para atender ao que vos expomos.

                                                                  Com os melhores Cumprimentos.

                                                                  P`la Comissão de Utentes da Linha do Sado

                                                                  Américo Leal
                                                                  Frederico Tavares

quinta-feira, junho 14, 2012

15, 16, 17 Junho - Encontro Internacional & Concerto - Solidariedade com o povo grego



Na próxima sexta feira, as eurodeputadas do Bloco Alda Sousa e Marisa Matias e o deputado Luís Fazenda vão participar num encontro internacional organizado pelo GUE/NGL (Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde).

A iniciativa, intitulada “Com o povo grego, contra a troika” contará também com a presença de Younous Omargee da Frente de Esquerda francesa, Jürgen Klute do Die Linke (Alemanha), Trevor Ó Clochartaigh do Sinn Féin (Irlanda) e Manuel Carvalho da Silva. Esta iniciativa terá lugar em Lisboa, na Casa do Alentejo, pelas 21h30.

Os sons dançantes dos Bandex e de King Mokadi vão marcar o ritmo de uma festa, que terá lugar no sábado, dia 16 de junho, no Largo Camões, pelas 21h30, que conta também com as intervenções da eurodeputada Alda Sousa, do Coordenador da Comissão Política do Bloco Francisco Louçã e do grego Loudovikos Kotsonopoulos, da Syriza.

A iniciativa, organizada pelo Bloco de Esquerda, chamará ao Largo Camões quem queira mostrar a sua solidariedade para com o povo grego.

“O povo grego escolheu sair da crise. A vitória de um governo unitário de esquerda na Grécia é decisiva para travar o programa de empobrecimento e rejeitar a ditadura dos mercados financeiros da Europa”, pode ler-se no documento que convoca as duas iniciativas.

A eurodeputada Alda Sousa chegou à Grécia na sexta feira e tem participado nas acções de campanha da Syriza. Também os dirigentes do Bloco José Soeiro e Jorge Costa estarão presentes durante esta última semana de campanha em várias iniciativas da Syriza e Francisco Louçã estará presente no comício final da coligação em Atenas. Na noite eleitoral de 17 de junho, a eurodeputada Marisa Matias irá representar o Bloco de Esquerda na sede de campanha da coligação da esquerda radical.

quarta-feira, junho 13, 2012

BE quer que sejam as populações a decidir Extinção/Fusão das Freguesias


Comunicado de Imprensa - BE Moita


Ao contrário do que alguns insinuam, as freguesias não vêm da reforma administrativa de 1836. Remontam à idade média e algumas são anteriores à fundação da nacionalidade. São realidades identitárias fortes, que não se mudam por decreto, antes carecem da anuência das populações.

            Os atuais órgãos autárquicos não podem nem devem meter a cabeça na areia na hora de tomar posição sobre a reforma territorial que o atual Governo PSD/CDS, sob a desculpa da Troika, pretende levar por diante, mas a verdade é que estes não foram eleitos com base em qualquer proposta eleitoral de extinção ou fusão de autarquias locais, razão pela qual necessitam de legitimar a posição que, em nosso entender, obrigatoriamente devem assumir. Tal legitimidade deve advir do referendo local, que deve ser visto como a opinião das populações em relação à reforma, opinião que, ainda que não seja coincidente com as nossas convicções pessoais ou coletivas, devemos assumir enquanto eleitos.

Não o realizar com o argumento de que um referendo custa dinheiro começa, infelizmente, a ser um argumento tão ridículo, como recorrente, e que tem sido utilizado para cercear a Democracia

Defender o referendo local é o maior sinal de aceitação dos princípios democráticos, razão pela qual os eleitos do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal Moita entregaram, no dia 11 de junho de 2012, ao Presidente do respetivo órgão o pedido de realização de um referendo local, devidamente fundamentado e com a seguinte pergunta:

"Concorda que a Assembleia Municipal da Moita aprecie e delibere, pronunciando-se, pela extinção, fusão ou agregação de freguesias integradas no Município da Moita, como determina a reorganização administrativa autárquica?"

Com esta atitude, estamos a proporcionar as condições para que a população do Concelho da Moita se pronuncie sobre a reorganização territorial e sobre o futuro das suas Juntas de Freguesia, estamos a dar a palavra ao povo sobre um assunto que lhe diz respeito, estamos a fortalecer a nossa democracia.
Moita, 12 de Junho de 2012

segunda-feira, junho 11, 2012

Simbiose + Grog + Atentado @ In Live Caffé

Os grandes Simbiose vão invadir a margem sul já no próximo sábado, dia 16, para a apresentação do novo álbum "Economical Terrorism". Trazem como convidados para a festa, os Atentado e os Grog. As entradas custam 6 "simbioses" e dão direito a uma imperial. As portas abrem às 22h e a primeira banda começa a espalhar o terror logo às 23h, não se atrasem!!! Qualquer informação, reserva de entradas para sandrarussamusic@gmail.com ou rlabprod@gmail.com. Noite hardcore a não perder na Moita!!!


sexta-feira, junho 08, 2012

Carta ao Presidente do Conselho de Administração da CP-EPE


Boa noite.
Vimos por este meio solicitar a V.Exª., a publicação da carta enviada ao Presidente do Conselho de Administração da CP-EPE.
Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
P`la Comissão de Utentes da Linha do Sado.
Américo Leal
Frederico Tavares

MOVIMENTO
POR MELHORES COMBOIOS NA “LINHA DO SADO”
Rua Silva Pinto,6 R/C, 2900 Setúbal Fax: 210 879 405

Presidente do Conselho de Administração da CP-
Comboios de Portugal – EPE
Calçada do Duque, 20,
1249-109 LISBOA


Setúbal, 06 de Junho de 2012

Assunto: Sérios prejuízos provenientes da falta de cumprimento dos horários.

Senhor Presidente,

Há muito que a Comissão de Utentes da Linha do Sado vem colocando a V.ª Exa., aquilo que é o protesto dos utentes pelos sérios prejuízos causados com a falta de cumprimento dos horários (que chegam a levar à supressão de comboios), assunto sobre o qual a Comissão de Utentes desde o início da electrificação da linha que vem reclamando a necessidade da vinda de mais uma UQE afim de, como reserva, permitir uma regular e eficiente manutenção do material circulante.

O cumprimento dos horários, que a CP tornou público passar a ser regular a partir da electrificação da linha, faz parte da responsabilidade assumida pela CP, dentro do contexto de obrigação mutua entre utentes, os utilizadores, e a CP, a prestadora de um serviço que pagamos.

Não basta, Senhor Presidente, que os utentes oiçam o pedido de “desculpas pelo atraso” transmitido pela aparelhagem sonora, quando tal passa a ser uma constante quase diária, quando os atrasos colocam em muitos casos em causa o emprego e problemas que certamente também terão gravidade para muitas entidades empregadoras.

Lamentamos a falta de consideração da CP para com os utentes ao negar o transporte público nos dias 7, 10 e 28 de junho, com o argumento que não é um dia prioritário, esquecendo que o comércio local, (sector já de si mergulhado numa crise profunda), funciona em regime de horário normal, inviabilizando desta forma o transporte de trabalhadores para os seus locais de trabalho, em que alguns não tem outro meio de transporte alternativo.

Entendemos, Senhor Presidente, que é dever de todos contribuir para o desagravamento do emprego e para que a economia regional e nacional saiam da grave situação em que nos encontramos, sendo no sentido do dever, que vos é colocado a exigência, inteiramente necessária e de possível cumprimento, que os horários passem a ser cumpridos, quer com a vinda de mais uma unidade motora, quer pelo cumprimento de compromissos assumidos entre a CP e os seus trabalhadores, para que não sejam os utentes a terem que pagar o que não devem.
                            

                                                                  Com os melhores Cumprimentos.

                                                                  P`la Comissão de Utentes da Linha do Sado

                                                                  Américo Leal
                                                                  Frederico Tavares

terça-feira, junho 05, 2012

Asfixia + Dalai Lume @ In Live Caffé (Moita)

Ah, pois é... Dia 8 de Junho, os grandes Asfixia estreiam-se no In Live Caffé na Moita! Para aquecer ainda mais a festa, participam também os Dalai Lume para manter a chama viiiiivaaaaaaaaaaaaaa!!! 5 "labs" com direito a uma imperial. Noite a não perder.