segunda-feira, dezembro 05, 2011

Nota de Imprensa da Comissão de Utentes da Linha do Sado

Boa tarde.
À Comunicação Social.
Agradecemos a divulgação da Nota de Imprensa da Comissão de Utentes da Linha do Sado e enviada por e-mail ao Ministro da Economia,Inovação e Desenvolvimento e ao Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações com data de 02.12.2011.
Muito obrigado pela v/atenção.

a)-Frederico Tavares
--
Comissão de Utentes da Linha do Sado
coutenteslinhasado@gmail.com
http://coutenteslinhasado.wordpress.com



PELA MANUTENÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO FERROVIÁRIO

A Comissão de Utentes da Linha do Sado, tomou conhecimento de que o Governo/CP-Comboios de Portugal, se preparam para alterações significativas à lei de paragens dos Intercidades Lisboa-Faro-Lisboa, no horário de Inverno com entrada em vigor no próximo dia 12 de Dezembro.

A confirmar-se esta alteração de os comboios Intercidades neste eixo, passarem a circular via Poceirão, e não via Setúbal como é presentemente, as cidades de Setúbal e Alcácer do Sal, ficam privadas de ligações ferroviárias de Intercidades ao Algarve o que se traduz numa medida inaceitável para os utentes deste serviço público e social.

Por outro lado, é anunciado com pompa e circunstancia, as paragens em Ermidas-Sado e Santa Clara-Sabóia, e a redução em 30 minutos no trajecto, não dizem é que esta medida drástica é há conta dos utentes e das populações do Distrito de Setúbal.

Não satisfeitos com esta medida e por tabela, extinguem o serviço ferroviário regional entre Setúbal-Tunes-Setúbal, privando totalmente a cidade do Sado de transporte ferroviário para o Algarve, para os utentes desta cidade terão de se deslocar á vila de Pinhal Novo para seguir viagem o que é inaceitável nos tempos que correm e se apregoa á mobilidade dos transportes públicos.

Com estas medidas, o Governo e a Troika, criam um fosso cada vez maior nas assimetrias regionais, em que o interior é cada vez mais deixado ao abandono.

As populações, de Setúbal, Praias do Sado, Mouriscas do Sado, Monte Novo-Palma, Alcácer do Sal, Grândola, Canal Caveira, Azinheira dos Barros, Lousal, Alvalade, Funcheira, Amoreiras, Luzianes, Santa Clara-Sabóia, Pereiras, São Marcos da Serra e Messines, com a retirada do serviço regional eixo Setúbal-Tunes-Setúbal, ficam privadas de qualquer meio de transporte ferroviário.

A Comissão de Utentes da Linha do Sado, continua ao lado dos utentes e das populações na defesa do serviço público ferroviário, e na luta contra estas medidas altamente lesivas para as regiões e propícias ao marasmo e ao seu isolamento.



Pela suspensão imediata do Plano Estratégico de Transportes do Governo!

Pelo Direito ao Serviço Público Ferroviário das Populações!

Pela Manutenção do Serviço Ferroviário Regional e dos Postos de Trabalho!



Setúbal, 02 de Dezembro de 2011

A Comissão de Utentes da Linha do Sado.

Sem comentários: