segunda-feira, julho 11, 2011

Bloco quer conhecer realidade do abandono de doentes nos hospitais do Distrito de Setúbal

O Bloco de Esquerda quer que o Ministério da Saúde revele os dados referentes ao abandono de doentes nos hospitais do distrito de Setúbal, sua caracterização e causas, e exige que o Governo promova a regulamentação necessária ao desenvolvimento da Rede Nacional de Cuidados Integrados.



Recentemente, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte divulgou dados referentes ao abandono de doentes durante o ano de 2010 nos hospitais Santa Maria e Pulido Valente, e que apontam a carência de habitação, a negligência familiar, o isolamento, a condição de dependência e a precariedade económica dos utentes como estando na origem deste problema, situação particularmente relevante no caso das idosas e dos idosos.
O abandono de utentes resulta igualmente da escassez de recursos e serviços de saúde públicos e da evidente incapacidade de resposta da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. A baixa taxa de cobertura de equipamentos do distrito de Setúbal reflecte uma situação dramática para os doentes que carecem de cuidados continuados, e suas famílias.
Em 2010, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo registou nove casos de abandono de utentes nas suas unidades de saúde, desconhecendo-se, porém, a especificidade destas situações, bem como qual a realidade no distrito de Setúbal.
Mariana Aiveca, deputada eleita pelo distrito de Setúbal, e João Semedo, da Comissão Parlamentar de Saúde, querem ainda que o Governo dê a conhecer quais as medidas que vai adoptar para apoiar os utentes cuja situação pessoal, familiar e socioeconómica resulta no seu abandono nos centros hospitalares.

Sem comentários: