terça-feira, junho 21, 2011

As Festas têm Contas...

Com o Verão surgem as festas e romarias, são muitas e quase todas com simbologia religiosa que na maioria dos casos por coisas e hábitos do tempo social de outras épocas, resultou da absorção de anteriores referências e festas pagãs. Épocas de onde sobram coisas bonitas a matizar com alegria e apóteose, ora o trabalho ora colheita, onde de uma forma ou de outra, a troca, a paz, o convívio e a solidariedade se evidenciam.


Como Moitense tenho uma simpatia especial, quase infantil pela Festa em honra da NªSenhora da Boa Viagem, onde sem sequer saber explicar porquê acabo sempre envolvido num enigmático entusiasmo. Esta Festa, tem vindo ao longo dos anos a suscitar simpatias forasteiras, patrocínios e patrocinadores que a têm engrandecido, facultando-lhe meios além da receita cobrada aos feirantes e aos apoios concedidos pelo município, de tal forma que no ano anterior foi patrocinada pela empresa InterMarchê, apoio decisivo para que a crise não beliscasse a Festa.


Deste modo considero que seria importante e saudável que a Comissão de Festas, como já aconteceu no passado - em prestação de contas à população Moitense não só explicasse como é possível uma tão imponente realização, como divulgasse com detalhe e reconhecimento, os apoios concedidos pelos patrocinadores, nomeadamente no caso da empresa InterMarchê, que de entre outros, até uma corrida de toiros subsidiou. Para a boa imagem da Festa, ainda estão a tempo de o fazer.

5 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

Grande Broncas!
Mais nada...assim é que é.
Eu, sinceramente, e porque apesar de ultimamente as não procurar, as coisas vêm ter comigo, também gostava de ver as "contas" apresentadas publicamente.
E o caso da empresa "InterMarchê" era um dos casos que eu gostava que a edil explicasse. Talvez seja só curiosidade mas também pode não ser só isso.
Coisas há que ,quem se afirma defensor da classe operária e do povo trabalhador deveria ter mais atenção quando aceita "certos patrocidadores". Mas isto é só uma opinião.....

Anónimo disse...

Eu quero que a festa se lixe, estou é farta de aturar um bêbado mandão que trata mal toda a gente que lá trabalha.

Anónimo disse...

se for com as festas do vale da amoreira, o presidente é que recebe directamente o dinheiro dos patrocinadores e das barracas dos comes e bebes, sem passar recibos, isto é que é um presidente, não precisa de secretaria e tesouraria, isto é que é poupar, ninguém tem que saber contas nenhumas se o presidente é que trabalha, já nem comissão de festas tem, o presidente é que recebe, está a poupar nos funcionários. andam lá uns gajos a quererem mudar o lugar das festa, afinal para quê, queremos é guetos, o presidente não vai atrás de chantagens, só nas casas.

Anónimo disse...

As cooperativas fecharam por má gestão, a seguir será a santa casa da mesiricordia, que já nem provedor tem, nem vice provedor, quem assina o expediente é o tesoureiro, um destes dias cai a junta da baixa da banheira, pois o presidente está sempre ausente, que na sua substituição está o cavaco, á gana cavaco, já se diz que será o próximo candidato á junta de freguesia da baixa da banheira, pois neste momento já é o presidente da comissão de festas, já é meio caminho andado, e o que fizeram com o coordenador silvestre da comissão de festas anterior, diz-se que pediram a demissão, obrigados!?

O Professor

Anónimo disse...

E as festas do nosso Rosário, por imcompetência da Junta de Freguesia não há festas, assim se vê a força do PC, o Presidente nem mora no Gaio-Rosário.

O Professor