quinta-feira, março 18, 2010

OPÇÕES DE CLASSE


A CLASSE OPERÁRIA
EM DEFESA DA DEMOCRACIA
.
Aconteceu na Auto Europa, cuja participação para a eleição da CT se verificou de forma expressiva, facto que ilustra bem a vontade operária em não deixar o seu destino por mãos alheias.
.
A pouco e pouco aquele colectivo de trabalhadores vai com sabedoria adoptando o caminho da emancipação - por um lado"borrifando-se"para os malabarismos dos mais poderosos, por outro, isolando os disparates radicalistas pequeno-burgueses, cujo romantismo beato é apenas alternativa para nada.
.
O folgado resultado obtido pela lista A, demonstra a prevalência na maioria dos trabalhadores, de uma atitude pragmática na avaliação e relação dos problemas concretos da empresa com os seus legitimos interesses, exactamente no actual quadro geopolitico onde se insere aquela multinacional.
.
- Viva a Classe Operária !

7 comentários:

mANUEL nORBERTO BAPTISTA fORTE disse...

Sem sombra de dúvida que os operários sempre foram os percursores no exemplo de luta pelos seus colectivos interesses. Ainda bem que na Empresa citada, não se caíu no vazio, e que a ,esma sensibilidade de sempre, continue a existir.
Sem pejo algum, e nos tempos que correm: VIVA A CLASSE OPERÁRIA.
As pessoas devem deixar de estar estáticas, paradinhas, e sempre à espera que o outro se mexa; às vezes já, nem o exemplo tomam por bem. Tem de se mudar atitudes, pois o capitalismo monopolista pela mão dos sucessivos Governos de há mais 30 anos para cá, tem mostrado as suas garras.
VIVAM OS TRABALHADORES DA AUTO-EUROPA, E SUAS FAMÍLIAS.

Anónimo disse...

Broncas

Isso nem parece teu. Numa empresa onde a voz do patrão saí pela boca do representante da comissão de trabalhadores, numa empresa onde os trabalhadores têm vindo a perder e a sofrer processos de chantagem, numa empresa onde nem todos podem entrar, considerar que não existem classes ou que a luta de classes acabou, não era opinião tua.

O que é que se passou contigo?

Não vês que estes esquemas que iludem o mais incauto não passam disso mesmo?

Na Auto Europa a exploração é enorme. É tão enorme que os trabalhadores, vistos como muito produtivos, auferem salários inferiores a outros que desempenham as mesmas funções.

O teu discurso de deixam lá as lutas que o que interessa é manter o emprego, não está distante do discurso do Van Zeller ou do Manuel Pinho. Esse discurso pode ser entendido como uma mudança de posição da tua parte. Tu que sempre defendeste a classe operária e que vias nela a vanguarda não me podes desiludir. Sim tu, que te manifestas sempre, ou melhor, manifestavas, contra as injustiças e contra a exploração, não podes achar normal a venda do trabalho por um prato de lentilhas.

Broncas desiludiste-me e com isso caí um pouco mais a minha esperança por um mundo melhor!

Anónimo disse...

Este aCGTP)nónimo é digno de pena, não sabe do que fala.
Tem ediologia a sair pela ponta dos cabelos, mas do cerebro não sai mais nada.
Não conhece a autoeuropa, mas fala como se a conhecesse, não fala dos resultados eleitorais, não fala do comunicado que o sindicato STIMMS (afecto tanto quanto sei à CGTP) distribuiu ontem à porta da empresa e onde numa de seita religiosa dizia mais ou menos isto "ganhámos todos, nove dos eleitos são do nosso sindicato" haverá maior hipocrisia que apoiar uma lista perdedora e depois juntar-se à vencedora e ainda carregar para lá os ( "3 calimeros" é assim que lhes chamam em algumas áreas da fábrica desde que fizeram um comunicado a dizer que os tratam mal).
Mas senhor anónimo, você não tem culpa, não sabe mais paciência

Anónimo disse...

Ai! Os faíscas não passam de fagulhas muito sumidas e depois parecem raios desorientados.
Andam mesmo a Leste do que se passa na AutoEuropa e no mundo do trabalho em geral.

O Broncas disse...

Solicito ao anónimo das 10:37 (dia 19) que esclareça, concretize as suas desilusões.

Maria disse...

qual será a opinião do tintas sotinco relativamente a isto?

toino disse...

A mesma com que na sotinco baixou as calças à administração... um dia destes ainda indico o nome do artista.