sábado, janeiro 02, 2010

Respeitar as Tradições...


Descobri e confirmei a aldrabíce, a heresia autorizada desde há várias décadas pelo então Padre João Evangelista, que para agradar a algumas senhoritas "donas da Moita", por uma qualquer promessa, aceitou travestir a imagem de Nª Sª da Boa Viagem, não faltando o apoio de muitos beatos e beatas, daquele tempo afeito à engraxice e à subserviência, para que iludissem a verdadeira imagem originalmente oferecida por maritimos, trabalhadores rurais, lavradores e viajantes.
.
Na primeira observa-se a imagem travestida - com uma cabeleira negra desgrenhada e um manto riquíssimo de mau gosto, transformando uma bela escultura numa figura mal talhada, sem estética nem proporção. Exactamente aquela que sai na procissão das festas de Setembro, aquela aberração, que tem vindo a ser impingida aos moitenses como tradicional à várias gerações.
.
Repôr a verdade é uma obrigação de crentes e não crentes, é um dever de todos os que respeitam as tradições e a memória dos antepassados, daqueles que tiveram o bom gosto de escolher e pagar aquela linda imagem, para representar a sua Padroeira.
.
-É preciso acabar com este disparate!...

9 comentários:

Anónimo disse...

Como diria o Cavaco: O que importa é o DESEMPREGO e o PDM da Moita...

PS.
A trafulhice do manto é muito ANTERIOR ao padre João Evangelista.

Anónimo disse...

Parece que não é bem assim...

Anónimo disse...

O PDM, é toca a começar de novo, mas com transparência, com que orçamento é que não sou capaz de dizer.
Sobre o desemprego, o Presidente e o 1º Ministro, só o que fazem é falar, não passam disto.
Sobre a Santa, já era tempo de enterrar as vaidades parvas das ricaças cá do sitio.
Quem começou com a moda dos mantos e das cabeleiras, foi a mulher do velho Fava Sêca.

O Broncas tem razão!

Anónimo disse...

Pelo mens nesta matéria do manto, o Broncas o o actual Padre da moita têm a mesma opinião: não gostam da imagem vestida.

Quando ao PDM:

pelos vistos o PDM vai outra vez para revisão.

O principal indicio disso é o Sr. Presidente da Câmara ter chutado o palerma do Rui Garcia para canto e ter ficado com o Urbanismo sob a sua mira directa.

Que conveniente!

Lá vamos ter de novo mais protocolos negociados pela dupla imbativel da melancia: LOBO+Alvarito

Anónimo disse...

Cada um papa aquilo que quiser.

Católico disse...

Não sabia que um tal de Sr. Broncas era assim tão católico para andar sempre preocupado com as coisas da Igreja. Tenha calma, tenha muita calma, porque o Poder de DEUS é grande...
Preocupe-se lá com os seus amigos comunistas, com a Câmara, com a esquerda, com o Sr. Louçâ e deixe a Santa Igreja e os seus pastores em paz.

Anónimo disse...

Aqui há muitos anos a Senhora da Boa Viagem foi roubada há Igreja de Sarilhos pequenos. Consta-se. E como se vê pela imagem antiga, sem manto, dá a ideia de que de facto é sarilheira. Ela tem mesmo cara de Patera. Não acham? Ou Cavacas...

Anónimo disse...

A imagem não foi roubada de Sarilhos Pequenos, porque existem documentos que comprovam quem fez a imagem e até quanto recebeu pelo trabalho.
O que veio de Sarilhos foi a feira franca (não confundam), mas também porque já estava quase ao abandono.
O manto é muito anterior ao Padre João e mesmo à mulher do velho Fava Seca, aliás família que nem sequer 100 anos de existência tem na Moita (mas deve de andar perto)

Anónimo disse...

olá, a verdade vem sempre "ao de cima" como o azeite. Esta imagem é obra da Comissão Organizadora da Romaria Moita Viana e teve uma acção fundamental dos "Romeiros da Tradição"
É só pa esclarecer.