quinta-feira, janeiro 28, 2010

"E em um dia o homem se fez blues" - mostra de música e artes plásticas



Queridos amigos,

A mostra de música e artes plásticas intitulada E em um dia o homem se fez blues será o acontecimento que irá marcar o início da existência da Porta ao Lado, um projecto cultural criado em 2009 por 6 jovens licenciados na vertente Artes do Espectáculo da FLUL.
E em um dia o homem se fez blues foi pensado como forma de celebrar a liberdade humana ou, antes, a procura desta, artisticamente. O vínculo que o grupo escolheu para unir estes dois conceitos - a liberdade e a arte - corresponde a um género musical cujas raízes remetem precisamente para uma noção de liberdade, tanto física como espiritual: o blues. A liberdade ambicionada pelos escravos concretizava-se oniricamente através do seus cantos, revelando poder libertador da música. Ao longo dos tempos a forma de apreender e entender o blues foi, no entanto, sofrendo metamorfoses e a própria industrialização musical adulterou o sentido inicial do blues.
Apesar dessas alterações sensasoriais, artísticas e históricas, a Porta ao Lado tentou ir ao encontro da essência do blues colocando-o em contacto com as artes plásticas de forma a reforçar laços de união entre diferentes artes e diferentes formas de expressar o poder criativo (e infinito) de cada um, dando, assim, a liberdade a vários artistas de criarem obras relacionadas com o blues e de as expor num espaço onde os The Ramblers e os Yellow Dog Blues assumem o palco para soltar, à sua maneira, o seu ímpeto “bluezístico”.


A acontecer na Cooperativa Crew Hassan, dia 30 de Janeiro de 2010

Exposição + documentários - a partir das 18h00 (GRATUITO)
Início de concertos - 21h30 (3 EUR)

Sem comentários: