terça-feira, novembro 24, 2009

HOJE NA CAPITAL

Hoje ás 18:3oh na Biblioteca Museu República e Resistência, António Borges Coelho apresenta a obra Retratos de Alvaro Cunhal. Constam 48 obras gráficas e literárias evocativas dessa figura inesquecível da resistência anti-fascista, da conquista e afirmação da liberdade em Portugal.

6 comentários:

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Sem sombra de dúvida que é uma figura inesquecível da Democracia Portuguesa.
Que saudades da coerência entre o seu pensamento e acção.
Camarada escuta, as coisas hoje estão "algo diferentes" ...

O Broncas disse...

Infelizmente, bastante diferentes...

AV disse...

A nível artístico segue a linha neo realista, muito comum na altura 1930/60, mediano e de cariz interventivo, retrata o povo e é um trabalho "engagé", vai ser tenho a certeza, um sucesso e se forem a leilão atingirão certamente um nível de cotação extraordinário, mas o PCP e a família que já é rica pelo menos em parte dela, por detenção de terrenos junto ao Alqueva, não precisam nem devem vender esse espólio, porque terá sempre tendência a valorizar.

Melhor foi a tese que defendeu no seu doutoramento, sobre o aborto nos anos 40, que foi muito boa e recebeu uma nota alta, isso é de homem da Luta !

Era porém a outra face do Salazar, e Cunhal conhecia a URSS por dentro.
A única desculpa para o facto de querer implantar uma ditadura social fascista, vassala do império soviético, aqui em Portugal, no ante e pós 25 de abril foi a sua luta constante contra o salazarismo, é isso o que equilibra a balança e o torna uma figura de relevo no regime anterior, o estado novo, porque sem essa ditadura a sua faceta ditatorial teria transparecido desde o início.

Foi o Salazar que lhe deu essa importância de propósito, como inimigo de estimação do regime, quando havia outros muito mais perigosos que ele. Explorou a sua fragilidade ideológica, o "comunismo", acabando por ajudar o regime ao se tornar no bode expiatório do regime salazarista, mas no fundo são a cara e a coroa do estado novo.

AV2

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

"Broncas" e "AV", embora discorde porque me dá a sensação de uq edesde o ligeirissimo comentário ao "fundamentado" (!?) 2º comentário, há muitas e assinaláveis diferenças, em que especialmente no 2º, "cheira-me" mais a um provocar de ... opinião contrária.

O Broncas disse...

Não comento todos os comentários do AV, particularmente estes. É que no estilo, forma e conteúdo, são demasiadamente óbvios e ligeiros - absoluta recolha das mezinhas teóricas então promovidas por Mário Soares, quer na diabolização do PCP,(amplamente divulgadas por Arnaldo Matos e Saldanha Sanches)quer na descredibilização do PREC.

Mas também não me chateiam, pois pelo efectivo uso da liberdade já descobrimos uma carrada de coisas, em que na vida e na luta estamos de acordo. Por outro lado, se o AV não fosse assim, o AVP não prestava para nada, o que já era uma grande chatice.

AV disse...

Obrigadinho ó Broncas, o AVP não duvida da tua defesa da liberdade e o respeito que tens pelas opiniões dos outros, a nossa estima por ti e pelo Arre Macho é verdadeira, divergências de opinião são válidas e a luta é comum, tu és mais Marx, nós é mais Irmãos Marx !

Abraço Camarada !
AVP