quinta-feira, setembro 24, 2009

Já voltei...

Foi uma bela viagem por terras do Cangúru
Estive na Austrália e hei-de aqui partilhar com os visitantes do blog sobre tudo o que por lá observei. É claro que não tinha meios para uma viagem destas, tal só foi possível em resultado de um convite de camaradas comunistas Chineses e Coreanos, refugiados que por lá organizaram a sua vida. Foi por tudo e nomeadamente por isto uma viagem inesquecível que irá marcar a minha vida.
.
Porque cheguei anteontem e ainda não estou refeito do prolongado e duro percurso de avião, com escala em cinco aeroportos e um dia inteiro em Banguecoque, de máscara, que por lá as pandemias são à dúzia misturadas com o intenso e fétido cheiro a caril - ainda não me debrucei sobre os acontecimentos mais recentes da nossa terra, nomeadamente sobre as Festas.
.
Entretanto pelo que me contaram, posso já dar os parabéns ao Srº Padre João, pois desta vez as cerimónias religiosas e a procissão decorreram sem as chatices de anos anteriores, já em relação aos aficionados não posso dizer o mesmo, pois embora as várias iniciativas não tivessem corrido mal, a verdade é que as Festas da Moita deixaram de ser conhecidas pela vertente taurina, sendo hoje conhecida apenas, pela maior Feira Auto que se realiza no país.
.
Fiquei também a saber que a festa foi visitada ao mais alto nível pelas diversas organizações politicas em campanha eleitoral, destacando-se o PS que recorrendo ao cenário do "milagre de StªIsabel", lá esteve Euridice de semblante angélico a distribuir rosas ao povo que passava - dizem que foi bonito de se ver.
.
De resto vou pôr as leituras em dia no que diz respeito à nossa terra, pois que em relação ás eleições de Domingo, ainda na Austrália, ao ouvir a noticia na RTP-Internacional de que Domingos Lopes abandonara o PCP, decidi logo, desta vez não vou votar CDU.

22 comentários:

Anónimo disse...

Ora ainda bem saudo essas ferias. E viva o cangúru perneta.

Chapa disse...

Eu pensava que eras candidato e por isso não tinhas vagar para pôr a escrita em dia.

Anónimo disse...

SÓ PARA QUEM NÃO TEM VERGONHA NA CARA E NO CU!

O Escoceador disse...

Vote à mesma na CD.U. ... Por "morrer" uma andorinha não acaba a primavera, e além disso "nasceram" mais 1.000 novos militantes desde Janeiro/2009, para o P.C.P.; pronto, já vi que não soube no continente dos animais saltitões de tal. Significativa a diferença, não?, ou pura ilusão pessoal?.

Anónimo disse...

arranja-se argumentos para tudo...se não quer votar não vote, porque a CDU só conta com os que de facto lutam por uma vida melhor...que por certo não deve ser o seu caso.

Anónimo disse...

Na China, os proletas que lutam pelos seus direitos, levam um tiro na nuca, nem o código de Mao os salva...
Apesar de tudo esta socretina sociedade, para vergonha destes parvalhões, consegue ser bem mais justa.
O Broncas sabe do que fala.

Anónimo disse...

Esqueci-me!
Gostei de ver o meu camarada Luis Morgado, bem vestido em plena Festa, assumir a sua condição de candidato pelo BE à Assembleia Municipal.
A Moita precisa que elejam comunistas para as auterquias.

Manuel Madeira disse...

Permitam-me começar por citar um excerto de um texto de Guerra Junqueiro, datado de 1896 sobre a pátria:
"Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter... Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas. Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."
Após a leitura deste excerto de Guerra Junqueiro, é-nos possível deduzir que, na actualidade, decorridos 2 séculos, nada mudou na política da nossa pátria. Os partidos que nos têm governado nos últimos 34 anos desenvolvem políticas de atentado á soberania nacional, de desrespeito dos direitos com o sacrifício dos trabalhadores portugueses e de um cada vez maior empobrecimento de Portugal no seio da União Europeia.Isso é o que temos tido e se não alterarmos o nosso comportamento eleitoral é o que o PS e o PSD, com o acólito CDS nos têm oferecido e continuarão a oferecer. É urgente a mudança.
Basta estarmos atentos para percebermos que desde a sua fundação até ao presente quem tem trabalhado com e para as populações , no sentido de transformar com qualidade o nosso país é e tem sido a CDU.
É facilmente verificável o nosso trabalho na Assembleia da República, através da apresentação de projectos de desenvolvimento (na segurança, na saúde, no desporto...) que de legislatura em legislatura têm sido apresentados para serem incluídos em PIDDAC. Mas, estranhamente(?), sucessivamente REPROVADOS pelas maiorias PS, PSD e CDS.
Os mesmos bonacheirões que depois aparecem no nosso concelho, como se nada fosse com eles, a destilar lágrimas de crocodilo e a reinvindicarem o que há décadas, no interesse da população, nós temos projectado mas a nível nacional eles, com as suas maiorias, têm boicotado.
Desse modo, deixam claro que, contrariamente ao que pretendem fazer crer, não respeitam as populações, não são de confiança e não podem merecem o seu voto.
Todos esses senhores, mais ou menos alinhados à direita, e outros de que me tenha esquecido de referir, primam pela absoluta ausência de trabalho (ninguém os vê em parte alguma) bem como de projectos concretos para um novo modelo de sociedade.
Por tudo isto, não podemos apoiar quem nunca vimos ao lado das populações nos seus momentos de maior ou menor dificuldade.
Não podemos apoiar quem localmente diz uma coisa e a nível nacional faz o seu contrário. Mas também não podemos apoiar, por não terem valor acrescentado, aqueles que não tendo organização visível e credível, fazem da demagogia e do show-off mediático a sua sobrevivência.
Por tudo o referido, mas particularmente por todo o trabalho em prol do progresso e desenvolvimento no interesse das populações, no próximo dia 27 vote num projecto de mudança política. Vote CDU!

O Broncas disse...

Gosto deste escrito de Manuel Madeira, mas por mais voltas que dê, não consigo encontrar nos ultimos vinte anos neste Concelho, exemplos da gestão CDU que sustentem a sua análise, que façam a diferença. Por outro lado, mesmo a nível nacional, a CDU não é a frente eleitoral que Cunhal idealizou, transformou-se num espaço restrito e fechado que facilitou o aparecimento de organizações de esquerda de pendor unitário, cuja dimensão actual, e não apenas eleitoral, transcendem a CDU e se vão tornando alternativa, como é o caso concreto, ainda que débilmente sustentado, do Bloco de Esquerda.
Bloco que com um projecto unitário, aglutinador de diferentes mas boas vontades, liberto de dogmas, tem o programa eleitoral que aponta para a mudança politica que o país e o povo necessita. Por tudo isto, vou votar BE!

Anónimo disse...

Oh Broncas tenho pena que não estivesses por cá pela Festa da Moita. Entre muitas coisas perdeste uma extraiordinária exposição de pintura e desenho do Luis Morgado, que modestamente expôs numa casa que lhe é ( nos é) querida, na secretaria da Mutualidade da Moita. Porém a qualidade do trabalho mostrado, que não foi surpresa para mim, merece outros lugares para ser exposto: Biblioteca ou Galeria de Exposições, dito Posto de Turismo.
Dei-lhe os parabéns e daqui os renovo.
Parabéns que também lhe dei pelo facto de voltar à politica local activa, numa força politica diferente da minha, mas graças a Deus estamos em democracia e será bom elevar o debate parlamentar na Assembleia Municipal, que como nestes comentários se vê, tem estrelas da companhia como o Manuel Madeira que dá vontade de mandar para outra galáxia pela qualidade das suas exortações, considerandos e elevada moral, para além de lhe oferecer um par de óculos a ver se ele percebe quem são os que alguma vez trabalharam neste concelho. Ele é novo por aqui, é natural que não saiba, mas ao menos informe-se junto dos seus camaradas mais velhos, porque esses sabem quem é quem cá na terra.
Soubesse ele isso e outros que detém o poder, que não se misturavam, nem aceitavam misturas com certa gente oportunista.

Por outro lado, o não teres estado cá evitou-te alguns desgostos como ver o Largo às moscas à noite por ausência de programação na hora das corridas de toiros.
Será que é alguma exigência da "Feira Taurina" à Comissão de Festas para não ter concorrência e assim deixar morrer a Festa aos dias de semana?
Quem me dera que cá estivesses para a gente poder discutir isto.

Sê bem-vindo caro Broncas, por que isto com o Arre-Macho parado não é a mesma coisa.

Um abraço

Luis Chula

Anónimo disse...

Bem o Luís Morgado concorre ao lado do Chora. Daquele do BE que é a favor do código do trabalho como Paulo Portas e bem referiu. Sai da CDU porque o BE é unitário e mais complexo. Diz ele aglutinador. Cabem todos, de direita, de menos direita e um pouco de esquerda. è como o mocambo, parece café, mas não é.
Bem, o Raminhos e o Chora queriam construir uma coligação contra a CDU. Luís Morgado era favorável. O mesmo Luís Morgado que diz que faltam comunistas na câmara mas que se ajeita a trabalhar com gente da direita como o Chora.

Por mim chega, amanhã voto mesmo na CDU e espero que o BE pague pelo que anda a fazer!

Anónimo disse...

Só espero qua CDU pague pelo que (não) tem feito no Concelho da Moita.
Hipócritas demagogos.

Anónimo disse...

Coitados, levam a vida a se atormentarem sem resultados vistos.

Sempre é melhor juntarem-se aquem de qualquer jeito é forma de poder ou encostado ao poder.

Agora é BE. Ainda não há muito tempo era CDU/PCP antes tinha sido da UDP.

Enquanto foi candidato pela CDU à Junta de freguesias terçava diálogo com o adversário político no café do Germinal.

Entregou-se à burguesia mais trapalhona que existe na Moita.

Entretanto ia dizendo - Eu estive lá - nas manifestações, na festa do avante e nunca deixava de ir meter veneno ao CT do PCP da Moita

É este o comunista que se diz ser. um cara sem vergonha, um cara para tudo, até para o BE.

Mas mesmo assim desejo-lhe sorte e alguns tostões para gastos. Pois,ele anda sempre a mendigar. Ele é sempre o mártir de tudo e mais alguma coisa. É desta figura humana, Luís Morgado, mais conhecido pelo "Berrante", que se inscreve como o Broncas.

Anónimo disse...

A malta anda mesmo nervosa… então o Sr. Manuel Madeira vai buscar um excelente texto de Guerra Junqueiro com 113 anos (e não 2 séculos!!!) para fazer uma analogia com os partidos do “centrão” actual, podia também ir buscar muitos outros textos de, p.e., Eça de Queiroz. E deixe de vir com a cassete do “óptimo” trabalho da gestão autárquica da CDU e dos permanentes bloqueios do Governo Central… não se esqueça do que a C.M.M. tem feito relativamente a Sarilhos Pequenos, e já fez à J. F. Moita. O Sr. não passa de “um pau mandado” do aparelho do seu partido, por natureza anti-democrático… e vou-lhe só deixar aqui duas pérolas tiradas do “Avante”, já com alguns aninhos´, mas muito mais recentes que o escrito de Guerra Junqueiro.

O General Humberto Delgado, por todos considerado como um dos grandes nomes no combate ao regime totalitário de Salazar, quando já era candidato independente, foi tratado pelo “Avante” de “general coca-cola” e de “fascista”.

Após as eleições para a Assembleia Constituinte em 1975 e depois de se ter verificado uma grande derrota do Partido Comunista, começou a circular por parte deste partido “verdadeiramente democrático” a desvalorização das eleições, consideradas “como uma excrescência burguesa” pelo “Avante” assim como “o processo eleitoral é contraditório com a via para o socialismo e a dinâmica revolucionária”.

Também eu fui ver a exposição do Luís Morgado, que muito me agradou, e venho desta forma congratular-me com a sua mais que provável eleição para a Assembleia Municipal, apesar de sermos de quadrantes políticos diferentes.

Hoje já cumpri o meu dever cívico de ir votar…


Saudações Socialistas

Jorge Beja

Luís Morgado disse...

Ao anónimo de 27 de Setembro.
Dê a cara, se quiser converse comigo, embora durante sete anos de forma responsável ninguém o tivesse feito.
Falta de vergonha tem e até fascista é, todo aquele que pretende a limitar a liberdade dos outros.
- DÊ A CARA!

Luís Morgado disse...

Ao Luís Chula
Estou reconhecido pelas consideraçõae que fizeste, nomeadamente em relação ao meu trabalho.

Há cerca de três anos abordei um vereador para a hipótese de expôr na biblioteca, não só não notei abertura, como senti estar a ser pretencioso, pois apercebi-me que tal local estava destinado a pessoas de maior craveira. Deste então, decidi não fazer qualquer solicitação.

Apraz-me dizer-te que no meio de tantas "porradas" e mentiras que andam por aí a meu respeito,por ter decidido ser candidato à Assembleia Municipal, forjadas por quem não consegue disfarçar a frustração de não conseguir condicionar a minha liberdade individual - as tuas considerações, são um carinho que sabe sempre bem.

Um abraço.

Anónimo disse...

Para quê dar a cara se vocemessê mesmo nunca quis dar a cara?

Então o Luis Morgado não passou a Arre Macho?

Então o Luis Morgado não passou a ser Broncas, Bosta I e II e etc.?

Como poce um vilão passar-se por anómimo, desconhecido se a sua própria vida é ela uma sin verguenza?

Dar a cara a gente odienta, que são capazes de vestir as diversas cores que o Arco-Iris ao mesmo tempo. Era o que faltava!

De qualquer forma fico apreensivo, considerando que quem nasceu para pataco nunca chega a meio tostão, e, a ambição pelo poder cega muita gente. Aléluia

Anónimo disse...

Conheço o Morgado e não admito o que lhe têm feito, há dias nem queria acreditar, mas com o aqui têm escrito, vou acabar por enviar o cartão ao Secretário Geral.
Cambada de nojentos.

(Militante do PCP,ex-membro da DORS)

Anónimo disse...

Sim, sim, o Luís Morgado que criticava o Chora agora anda a distribuir beijinhos a seu lado. Nunca vi revolucionários chateados ...

Anónimo disse...

Só se odeia aquilo(ou quem) de que se tem medo.
Só se tem medo daquilo que não conhecemos ou não asbemos explicar.
Quando não gostamos de qualquer coisa ou de alguém não mostramos qualquer sentimento (o ódeo é um sentimento). poratnto quando não se gosta ignora-se.
O que me parece é que alguém aqui tem medo de alguém.
Porque será? Será porque esse alguém sabe demais. Pelo menos é o que transparece nestes comentários.
" A liberdade é o bem mais precioso da humanidade" Não a queiram ceifar. O perigo está eminente.

Marta

Acácio Silveira disse...

Sou militante do PCP inscrito em Setubal e habito no Penteado.
Conheço bem o Morgado, nunca mais apareceu por lá um sindicalista como ele. Aqui na Moita é o comunista que mais trabalhou para o Partido e é um dos maiores activistas do Movimento Associativo no Concelho. Por este andar, no PCP só lá ficam mediocres e oportunistas.
O mais certo é desligar-me e deixar de pagar cotas.
Isto na Moita é uma vergonha.
Aguenta-te Morgado, vivemos em liberdade!

Acácio Silveira
Penteado

Anónimo disse...

Militante não é?
Já me tinhas dito ó Silveira do Penteado.