sábado, julho 25, 2009

A pensar nas Autárquicas

Não tenho dúvidas de que nas próximas eleições autárquicas neste Concelho, a CDU vai voltar a recolher a maioria dos votos.
Embora não lhe reconheça de há cerca de 20 anos para cá, qualquer rasgo, que a diferencie da gestão do PS ou do PSD em municipios com orçamentos equiparados.
Está claro, que a actual conjuntura facilita quem está no poder, pois de uma forma geral a utilidade do voto acaba condicionada pelo desejo de estabilidade e manutenção do que está - é que a dimensão de envolvimentos, protocolos, negócios, influências e afectividades é tal, que muitos dos habituais votantes, temem alterações.
.
Acredito até que em todo o país não se irão observar a grandes mudanças nos executivos das Câmaras, a tendência predominante será a de manter quem está.
Não tenho por isto dúvidas de que a CDU, ao manter para os principais cargos práticamente os mesmos do mandato que decorre, analisou a situação sem sequer a necessidade de avaliar o trabaho executado, bastou-lhe apenas usar o método eleitoralista burguês, para assim acertar na muge.
.
Mediante isto, cinjo o meu desejo a que ao menos a CDU perca a maioria absoluta num universo de maior participação dos eleitores que em processos anteriores, verificando-se uma forte subida de votos no BE.
É obvio, que apesar do bom relacionamento e até confiança que deposito em várias pessoas propostas pelo PS, não desejo que este Partido obtenha sucesso susceptível de forte significado politico a nível nacional, que no caso do Concelho da Moita, pelo exemplo, calhava-lhes que nem ginjas - e eu não consigo esqueçer as maldades do SrºInginheiro.
.
Mas o melhor, era mesmo o BE
vencer as eleições no Concelho da Moita.

18 comentários:

Independente disse...

Broncas, eu conheço-te e temos alguma amizade, mas este tipo de prosa não te fica bem. Porque é que o PS, que tem ideias e pessoas que tu até respeitas e reconheces, não deve ter um bom resultado neste conceçho só porque não gostas do Sócrates? Já ouviste o candidato do PS a defender o Sócrates e o governo do inginheiro? Nem sabemos bem se ele apoio o dito ou não, mas que já escrevei coisas de desagrado e de críticas ao governo já o fez. O que alguns sócretinos não fazem, claro. A derrotada de há 4 anos vai em 3º lugar na lista PS ao parlamento. Porquê? O que interessam é os melhores, os mais sérios e com melhores propostas. Eu acho que o Duro do PS oferece confiança e quando passou pela câmara há mais de 15 anos fez trabalho. Não sou PS mas confio nele nas autárquicas. Para o governo não.

Anónimo disse...

Porquê o Bloco ?
Os propostos pelo Bloco da Moita têm mais qualidade para gerir o concelho só porque são contra o Socrates a nível nacional ?
As ideias e projectos para a Moita são melhores só porque estiveram numas manifestações contra o governo central e tomadas de posição contra algumas leis no parlamento?
O Louçã inspira assim tanto o Raminhos, Chora e outros de tal forma que esses aqui na Moita seriam tão bons quanto ele a nível nacional?
Afinal, Broncas preferes mais uma vingançazinha contra o PS Nacional do que os reais interesses do povo da tua terra.
Devias defender os melhores, que até poderão estar entre os Bloquistas moitenses, mas nunca eliminar taxativamente aqueles em que tu confias no PS da Moita, só porque em Lisboa há um Sr. chamado Sócrates que não governa como tu gostarias.
A Moita para ti não deveria ser moeda de troca.
Deixa a raiva para lá do Tejo e acredita em todos aqueles que como tu querem uma Moita melhor.

Anónimo disse...

Os que se dizem e afirmam puristas nesta coisa da política não devem esquecer que existe elevação não em nos juntarmos todos CONTRA qualquer coisa, como seria de resto tanto estarmos contra o tal Sr. Engº, ou estarmos todos contra a CDU na Moita.
O melhor é estarmos a FAVOR de um país melhor ou de uma terra com outro futuro.

Estar CONTRA? contra o quê? Só se for contra nós próprios, que somos impotentes tanto a nível nacional como a nível local-
Impotentes, descrentes e DESISTENTES.

Um abraço.

O Broncas disse...

Caros amigos
Por opção de vida à qual acrescem as opções ideológicas e politicas, sempre andei e ando envolvido em tarefas que no meu entendimento e de outros com quem partilho, servem o interesse público.

"Gosto de ver e de estar num jardim bem tratado, mas gosto de saber que quem por lá passeia não está preocupado de como é que há-de arranjar, para o almoço e para o jantar"

Na luta politica e eleitoral, neste caso no combate à CDU, não se
deve de ofuscar as responsabilidades do governo nalguns estrangulamentos que se verificaram. Por exemplo, entre outros, a divida de 439 mil euros do Ministério da Educação ao municipio, relativo à construção do gimnodesportivo da escola de Alhos Vedros.
Quero com isto dizer, que o dever de solidariedade intra partidária, em nenhuma circunstância deverá obrigar à incoerência. Claro está que esta postura trará sempre mais chatíces, mas desta já não saio - trata-se de uma posição de classe, da minha classe.

De qualquer forma, contem comigo em outras circunstâncias, pois para fazer coisas alinho com todas as pessoas de boa vontade.

Um abraço.

Eu é que os topo: disse...

Olha amigo Broncas, não tenho dúvidas de que és bom homem, de bom coração, que tens princípios de classe e tudo o que é nobre, embora eu seja do PS e tu tenhas complexos de apoiar amigos teus do PS, que acreditas como pessoas e que sabes têm projectos e são gente séria como já tens dito. Vou-te contar essa da dívida do governo sobre o pavulhão da escola José Afonso de Alhos Vedros. O pavilhão, tal como muitos outros por esse país todo, foi herança de compromissos do governo do PSD antes de sair. O governo viu-se á brocha com milhões para pagar áqs câmaras e, como saberás, não nada em dinheiro de uma só vez. Então o governo PS, este, teve que pagar tudo isso. Acontece que estabeleceu pagamentos faseados. O Sr. João Lobo foi á DREL do Ministério da educação e disse que queria receber o dinheiro em Outubro do ano passado (mais coisa menos coisa), tendo-lhe dito o José Leitão, director de DREL, que o governo só lhe podia disponibilizar a verba para a Câmara da Moita em Fevereiro, que era quando o Orçamento Geral do Estado fazia a transferência. Então, o Sr. Lobo, fez ameaças de que se não lhe pagassem logo (no tal Outubro de 2008) que meteria a DREL em tribunal. O José leitão dissse-lhe então, face á intransigênsia (teria o Sr. presidente vindo do caxaça ou do mau maria?) que sendo assim que fosse para tribunal. E já lá vai o Fevereiro há muito e o Julho também está quase e o Sr. presidente não recebeu aquilo que em Fevereiro teria recebido se tivesse bom senso e cabeça. Depois já, quando o governo este ano quis requalificar 52 escolas secundárias de 52 concelhos, pagando os 100%, uma delas era a D. João I da Baixa da Banheira. O Sr. Lobo, e isto é público pois está na acta pois disse-o em reunião de câmara, que não fazia nenhum protoclo com o governo enquanto este não pagasse o que devia, que podiam dar-lhe o cheque numa mão e o protocolo para assinar noutra, caso contrário não o assinaria. E mais, porquê a D.João I se havia escolas mais necessitadas que aquela. E se melhor o disse melhor o fez e não assinou o protocolo. Depois, bem depois já sabes, quando a ministra veio á escola profissional de moita ele entregou-lhe um memorando que tinha em 1º lugar a requalificação da Escola D.João I. Isto chama-se o quê? Boicote ao próprio concelho, aos interesses da população, em especial a população escolar da baixa da banheira. Isto pode ser provado. Os vereadores da oposição atestam-no, a acta também. O director da DREL josé leitão idem. Este é o presidente PCP/CDU que temos, infelizmente! broncas, concordas com esta conduta de mr. gel caxaça?

Liber25 disse...

Muito bem. Será que o dinheiro chegava para as obras na escola ou como o sr. bem sabe não chegava, e as outras escolas quem as requalifica.


Pois bem má lingua me sr. tem limites

Anónimo disse...

Já que falamos de GENTE HONESTA, vamos abordar outro caso, só para informação.

- Foi a camarada EURIDICE, que tal como fez com a COMPRA do quartel dos Bombeiros, também influenciou a construção da ESCOLA SECUNDARIA DA MOITA.
- Quando os camaradas da JUNTA souberam, via PCP (DORL)logo fizeram um abaixo assinado e enormes catrapázios para poderem dizer que a construção da escola tinha sido por reivindicação da JUNTA DA MOITA e do camarada FAIM.
- Se têm tanta influencia, porque não reivindicam com sucesso a construção da PISCINA.

HÁ QUE SER HONESTO PORQUE NA POLITICA NÃO VALE TUDO.

O Broncas disse...

A propósito do - EU É QUE OS TOPO.

Esclareço que o exemplo que referi da Escola de Alhos Vedros, fi-lo à dimensão exacta do que conhecia, logo não ponho sequer em dúvida os detalhes que descreveste. Por outro lado, não me espanta nada que o Srº Lobo tenha tais comportamentos, pois por mais de uma vez tive ocasião de presenciar situações em que demonstrou não saber estar em funções institucionais, onde por vezes,nem sequer consegue distinguir a relação entre pessoas da relação entre instituições.

Mas acontece que nos periodos em que tais factos decorreram, assisti a algumas Assembleias Municipais e de Freguesia, sem que tivesse observado qualquer intervenção com os detalhes que aqui expuseste. Mais, numa Assembleia de Freguesia a que assisti,onde o Faim relatou sobre as iniciativas que decorriam exigindo a construção da Escola, também não ouvi da oposição,particularmente do PS, qualquer detalhe ou opinião com tal teor.

Isto, também deverá fazê-los reflectir, sobre o estilo de oposição que ao longo de anos têm promovido.
É que nem conversando convosco, com alguns até amiude, consegui conhecer as tais mágicas capacidades negociais do Sr Presidente da Câmara.

A ser assim - são coisas importantes, que de facto a população desconhece.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

1º as Eleições Legislativas, a 27 de Setembro de 2009 (Domingo).

Anónimo disse...

Com esta cantilena toda estasse mesmo a ver quem vai ganhar as eleiçoes legislativas e autarquicas? Uma certeza tenho: eu não as ganho!

Por aquilo que já vi fazer, por aquilo que já ouvi dizer, por aquilo que já li, não tenho a menor dúvida sou eu que perco!!!

De Zé Povinho com dedo em riste

Anónimo disse...

O mais engraçado é que o PS na Assembleia de Freguesia da Moita votou a favor uma moção da CDU contra o Governo exigindo a construção da Escola Secundária da Moita. E isto porque a luta dos alunos, professores e população que foi desencadeada assim os obrigou.

Anónimo disse...

Queres dizer que foi a votação de 16 gatos pingados que OBRIGOU o GOVERNO a construir a escola?

A decisão já estava tomada à muito e foi influenciada pela Governadora Civil, gostes ou não da fulana. O resto é tretas.

Anónimo disse...

O anónimo das 10:16 é certamente um Pyés convicto, admirador fiel da srª Governadora. Vê-se assim como é que esta gente respeita o voto do povo e as instituições, em concreto Assembleia de Freguesia da Moita, referindo-se a este órgão autarquico como "16 gatos pingados".

Anónimo disse...

Se não são pingados, peçam então a PISCINA que prometeram na Moita, para ver se a conseguem.

Se têm assim tanta força, avancem Tou com vocês.

Anónimo disse...

Em relação ao ps de 28 Julho, 2009 21:16, digo:

Posta a questão nesses termos e se a senhora é tão poderosa, temos então de concluir que se a piscina não é construida deve-se ao desinteresse da governadora do distrito de Setúbal e do PS.
Dessa senhora não se sabe de nada, porque nada houve, no apoio à concretização da piscina ou de qualquer outro projecto do interesse da nossa terra e da sua população.

Ou seja, ela(eurídice) e o seu amigo duro(de nome) do PS local têm, declaradamente ou por omissão, andado a boicotar as nossas aspirações.

Destas individualidades pardas não se ouviu palavra nos últimos anos a não ser agora que é época de eleições e a história confirma (para os socialistas eurídices/duros...) a Moita como uma passagem para outros vôos.

Depois disso desaparecem da cena local para mais tarde, ao contrário da lenda de D.Sebastião, regressarem não numa manhã de nevoeiro, mas, como lhes convém, sempre num dia de eleições que logo terminadas novamente se fazem evaporar com rumo a outras paragens, De Poder.
É cíclico e é essa a fórmula do "amor deles à terra e às suas gentes".

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

Ao "vosso melhor amigo". Não passas de um provocador que denigres a imagem das pessoas, até sem as conheceres. Não dizes nada de concreto ou certo, é um terrorista franco-atirador que destilas ódio mando de alguns, como bom jagunço que és. Não mereces mais do que uma escarreta nos pés, na cara não pois lambias-a. És um verme e eu nem sei como estou a perder tempo contigo. Pbre de espírito é o que és. Enfim, escória da sociedade. Um No Name Boys ou Juve Leo do PCP local (e não só pois já conseguiste passar na tv e no You Tube na tua tarde de glória ao ofenderes o Vital Moreira no 1º de Maio). Nojento escroque.

Anónimo disse...

O PS/xuxa de 31 Julho, 2009 14:14
Está (estão) desesperado. Perdeu a cabeça.
Ao pé de ti o "vosso melhor amigo", é um menino de coro.
Assina: vizinho do sportinguista

Anónimo disse...

Vamos esclarecer:

Os factos ocorridos com a intenção do governo em fazer reparações na escola D. Joao II e que o sr. João Lobo não aceitou para fazer chantagem, são muito posteriores à Assembleia de Freguesia a que o Broncas assistiu.
Depois, o que o PS nessa Assembleia votou foi o desagrado sobre as condições em que a Escola Secundária da Moita estava e isso qualquer bom moitense votaria, nem que fosse contra o pai.
Resta dizer que, mais tarde, a bancada do PS se insurgiu contra o aproveitamento politico que a CDU estava a fazer num movimento de baixo assinado e manifestações quando o projecto já estava aprovado e a obra prestes a começar.
Inclusive o PS na AF pôs em questão a liderança de tal movimento que tinha como primeira figura a própria presidente da dita AF que se obrigou a dizer que as acções que fazia em tal movimento era fora do horário laboral uma vez que é funcionária da CMM.
Quanto à questão da recusa do PS em subscrever o tal abaixo assinado, por já estar tudo muito adiantado a nível do Ministério, o Broncas em post de algum tempo atrás já se tinha referido.
O facto é que obra fez-se pela capacidade de diálogo da professora Isabel Roma directamente com a própria Ministra e pela vontade do governo em resolver o enorme problema que durava há decadas e não por muito barulho e barafunda que a CDU tenha feito.
No final foi a Moita que ganhou e o resto são cantigas.