sexta-feira, janeiro 02, 2009

Trêtas...só trêtas...

Presidente da República
Também é Ilusionista
Enquanto o Sr. Primeiro Ministro festejava em Itália o virar do ano. Adivinha-se que embevecido de amores na companhia da sua namorada; porventura com a benção do Papa - pois ir a Roma e não o ver, dizem que é mau agoiro, mesmo uma chatice. O P.R. por cá cumpriu a tradicional arenga ao País.
.
As dificuldades foram evidentes. É difícil descortinar nesga, com ou sem artifícios retóricos arranjar palavras, frases adequadas no já extenso cenário da Ditadura da Alternância (trinta anos de PSD-PS e ás vezes CDS) . É que na circunstância, mesmo com a crise, nestas coisas dos discursos, porque as palavras não são ás cores. A tonalidade, a diferença e a profundidade não são fáceis de conseguir.
Foi o que sucedeu ao Sr. Cavaco Silva.
.
... a crise está aí; não pode haver ilusionismos; terré-té téus "ponderativos" sobre o custo/benefício dos divulgados investimentos públicos; a dívida externa a aumentar. Tudo em toque de alerta como se de coisa nova se tratasse. Só que assinou e mandou publicar as anedotas, digo, Orçamento de Estado.
.
Ouvi tudo o que o Sr. Presidente disse, mas já não sou capaz de interiorizar nada, exactamente porque no mesmo dia, em contas da tribo concluiu-se que continuamos sem poder adoptar o euro, ou seja, 02,50 continuam a ser 500$00; no mesmo dia comprou-se um ramito de hortelã, que afinal era menta importada de Espanha. A propósito, a tribo conversou também sobre a luta pela liberdade, concluindo-se que com mais ou menos a mesma idade dos Sr.s Presidente e 1ºMinistro, sempre lutámos pela democracia, registo que não é igual, pois nunca mexeram uma palha.
.
Só o jornalismo lacaio enfantiza os discursos destes ilusionistas - isto, exactamente porque sobre o sistema anacrónico que persiste nada dizem, pois a "filosofia" é manter os pobres a sonharem ser ricos...
.
Sem ser um expert em macroeconomia, paleio daquele já li e ouvi ás carradas.
- O presidente da República não me disse nada!

1 comentário:

Anónimo disse...

Essa não sabia, afinal o Sócrates tem uma namorada. Deve ser um sinal dos tempos, ou o agravar da crise, obrigou-o a mudar de hábitos alimentares.