sábado, dezembro 13, 2008

(...)

A propósito desta quadra, da generosidade empolada, forçada e bem calculada pelos média, à palma do nascimento do menino Jesus, lembrei-me de uma história que li.
.
...Mas logo voltou a impacientar-se: - De que é que estás à espera? Tira-me daqui. Não vês que tudo isto é uma farsa. Estou farto desses hipócritas que uma vez por ano querem ser bons à minha custa. Se eles até durante esta quadra interrompem as guerras para festejarem o meu nascimento, Dizem eles. O que é uma aldrabice. Como se eu não soubesse que esse repouso piedoso é só para ganharem mais forças e voltarem à carga com maior vontade de se matarem uns aos outros.
Avancei timidamente uma sugestão:
Porque é que não cresces. Vias-te livre deles...
O menino Jesus ficou indignado com o meu conselho:
- Crescer? Era o que faltava! Para pregarem comigo na cruz?! Nessa é que não caio:
Tentei defender os meus pontos de vista:
- Mas se tu não cresceres, nunca mais sais do berço...
Pois aí é que está. É precisamente esse o meu drama. Se cresço, enfiam-me na cabeça uma coroa de espinhos e põem-me na cruz a verter sangue pelos séculos fora a remir as pulhices dessa canalha que se está marimbando para os meus sofrimentos. Se não cresço, prendem-me para sempre neste cochicho de palhinhas onde me obrigam a ser o pretexto para uma comédia de bons sentimentos que só se hospedam nas suas atitudes durante o Natal. E no resto do ano fecham-me num armário...
.
(excerto da história " Onde está o menino Jesus?"
escrita por Natália Correia)

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei mesmo da história do menino Jesus, mas também gostei muito da "História da Ascensão de José" que acabei de ler no Banheirense.
Recomendo vivamente.
Merceeiro Honesto