quarta-feira, dezembro 03, 2008

(...)

Na Legislatura do Inginheiro
Entre o 1º trimestre de 2005 e 1º trimestre de 2008, os recibos verdes aumentaram 35% e os contratos a termo 23%, é neste facto que o Inginheiro destaca as virtudes do "código laboral", ou seja, ser este um instrumento imprescíndivel para combater a precariedade. Não faltando quem por aí, até por força dos discursos ministeriais e forte propaganda, que acredita em tal sucesso.
.
Ao longo dos anos a impunidade prevaleceu em resultado de politicas que promoveram "o deixa andar"como forma de flexibilizar o mercado de trabalho ao jeito dos interesses do patronato - basta observar a natureza dos vínculos contratuais existentes nas grandes superfícies, em que parâmetros estão os direitos legais dos trabalhadores, para se perceber a opção de classe dos anteriores e actual governo, favorecendo sistemáticamente alguns dos mais ricos de Portugal e do Mundo. Seria interessante conhecer quantas intervenções as entidades inspectivas promoveram naqueles estabelecimentos entre 2005/2008, é que tais dados não aparecem nas estatisticas.
.
No actual cenário real o "código de trabalho", a fazer fé no discurso do Inginheiro e ensaiando-o na diversificada realidade laboral, só seria teria efeitos diminuindo a precariedade com acções inspectivas em permanência, como não é previsivel que assim seja, o tal "código"mais não será que a legalização da impunidade que existe. O que iremos assistir é ao aumento do recurso ao trabalho temporário, não só para profissões menos qualificadas como para quadros médios e superiores, sendo que nestes casos a responsabilidade empresarial se desvanece, possibilitando a triagem discriminatória nos recrutamentos, condições de trabalho fora das regras, horários intensivos agora legalizados e baixos salários - tudo escudado por processos intrincados e facilitado pelos milhares que existem à procura de trabalho.
.
Gostava de estar enganado.
Mas não estou, é que o Inginheiro sabe servir os seus patrões!

Sem comentários: