quarta-feira, novembro 19, 2008

Dia dos Mineiros

mineiros
4 de Dezembro, é o dia consagrado a Santa Bárbara, padroeira dos mineiros. Mas não me apetece esperar para fazer esta homenagem de solidariedade para com a sua luta!



HINO DOS MINEIROS


*Tralalalalalalala*
Morreram nas tuas minas...
*Tralalalalalalala*
Morreram tantos mineiros, vê lá!
Vê lá companheiro, vê lá!
Vê lá como venho eu...
*Tralalalalalalala*
Trago a cabeça aberta...
*Tralalalalalalala*
Que me abriu uma barreira, vê lá!
Vê lá companheiro, vê lá!
Vê lá como venho eu...
*Tralalalalalalala*
Trago a camisa rota...
*Tralalalalalalala*
E sangue de um camarada, vê lá!
Vê lá companheiro, vê lá!
Vê lá como venho eu...*
Tralalalalalalala*
Santa Barbara bendita...
*Tralalalalalalala*
Padroeira dos mineiros, vê lá!
Vê lá companheiro, vê lá!
Vê lá como venho eu...


Este é o hino dos mineiros de Aljustrel, inspirado, em Nel Pozu Maria Luisa, um canto anarquista dos mineiros das Astúrias, durante a Guerra Civil de Espanha.

Fica aqui a letra original e o tema também


Nel Pozu Maria Luisa

Nel pozu María Luisa
Trailarai larai, trailarai
Nel pozu María Luisa
Trailarai larai, trailarai
Morrieron cuatro mineros
mirái, mirái Maruxina, mirái
mirái como vengo yo

Traigo la camisa roxa
Trailarai larai, trailarai
Traigo la camisa roxa
Trailarai larai, trailarai
De sangre d’un compañeru
Mirái, mirái Maruxina, mirai
mirái como vengo yo

Traigo la cabeza rota
Trailarai larai, trailarai
Traigo la cabeza rota
Trailarai larai, trailarai
Que me la rompió un barrenu
Mirái, mirái Maruxiña, mirái
mirái como vengo yo

Santa Bárbara bendita
Trailarai larai, trailarai
Santa Bárbara bendita
Trailarai larai, trailarai
patrona de los mineros
Mirái, mirái Maruxina, mirái
mirái como vengo yo
Patrona de los mineros
Mirái, mirái Maruxiña, mirái
mirái como vengo yo


4 comentários:

Emanuelle disse...

Linda Imagem!

Anónimo disse...

Bom post.
Pleno de idelogia, sentimento e luta.

Anónimo disse...

Lindo muito obrigada!
Um abraço da Lagartinha de Alhos Vedros

O Broncas disse...

Mas tudo fica sinistro, quando nos lembramos das aldrabíces de Sócrates no caso de Aljustrel.