domingo, novembro 23, 2008

(...)

Democracia Liberal
Economia de Mercado Regulado
Estado Social
Três itens que os Pânditas da modernidade têm vindo a invocar por esta Europa, há mais de duas décadas. Com ou sem a"terceira via"decifrada, os socialistas de cá, nomeadamente os que por aí andam apoiados no BemBom, têm sido seus fieis paladinos e os resultados estão à vista.
.
António Guterres, deu de frosques aludindo na altura à existência de um lamaçal; Durão Barroso deu de frosques pela incontornável ambição pessoal pelo inesperado cargo, que calhou que nem ginjas, pois já andava arrasca com o tal lamaçal; Santana Lopes que nem aqueceu o lugar, apenas se tornou no excelente trampolim para a maioria absoluta de Sócrates.
.
E aqui estamos hoje na Democracia liberal, em que todos os cidadãos que se organizam e viram protestatários, são acusados de pertencer a qualquer sinistra corporação ou manipulados pelo PCP ou pelo BE, isto num cenário possessivo embora com imagem aliviada nos média, pela modernidade dos novos métodos de marketing à americana que Sócrates decidiu adoptar. Estamos na Democracia Liberal que o PS defende - a justiça fragilizada, o ensino abandalhado, o SNSaúde engatado a par de uma generalizada falta de respeito por quem trabalha ou se encontra no desemprego. A insegurança é generalizada, a impunidade é evidente em todos os recantos da sociedade - primeiro os gangs em assaltos indiscriminados, agora são os milhões que misteriosamente desapareceram dos Bancos. A Democracia Liberal é assim um fiasco, cuja bandalheira é sentida por todos, mesmo por aqueles que preferem fazer como a avestruz.
.
A Economia de Mercado Regulado, é caracterizada pela não regulação por parte das principais Instituições com estatuto para o efeito, o BCP e o BPN são dos flagrantes mais recentes. Mas o tal "Lamaçal" é bem maior, irá tocar credibilíssimas Fundações e ainda a mais Bancos. Os critérios são um espanto, é no controlo do preço dos combustíveis, das portagens e no uso dos iniciais 20 mil milhões para a inevitabilidade de estabilizar o sistema financeiro. Por exemplo o tal Rendeiro do BPP, figura credível que há poucos anos arrebentou com várias empresas e milhares de postos de trabalho, estando ainda hoje a dever aos trabalhadores no descanso da impunidade de tudo estar em nome de outros da familia, agora banqueiro e sem render um único cêntimo ao país, também vai mamar uns milhões da tal garantia.
Com esta dita economia de mercado regulado, Sócrates e seu governo, o grupo parlamentar do PS e o expert Constâncio, "não têm saber" nem transmitem confiança para enfrentar esta crise, apenas e só vão servir os mais poderosos.
.
O Estado Social, é a triste e miserável situação desgraçada que vai alastrando diáriamente em resultado da prática deste governo PS.

Sem comentários: