segunda-feira, setembro 15, 2008

PADRE P'RÁ RUA

pelo que observei e pelos comentários que ouvi, a manifestação que atrás do Pálio percorreu as ruas da Vila foi composta por Escuteiros, seus familiares e outras pessoas que não estão de acordo com a forma como o Padre trata aquela Instituição.
.
Julgo que o grupo de Escutas da Moita, como os demais pelo País fora, são uma Instituição autónoma de inspiração Cristã e Católica, logo não obrigada a situações de contratualização com o Padre ou gestores da paróquia e deste modo apenas por ideário religioso obrigados à cooperação. Ora consta que não é esta a visão do Padre, verificando-se assim uma situação cristalizada que levou à referida manifestação.
... ... ... ...
Embora não seja crente, incomodou-me o facto de uma das vertentes das festas da minha Terra não acontecer da melhor forma, registando-se até vários casos nos últimos anos em que o promotor é o tal Padre. Configurando já não apenas desrespeito pelas tradições, mas uma afrontosa falta de respeito por quem aqui se desloca por razões de fé.
.
Até os cânticos religiosos escolhidos, emitidos ao longo da procissão correspondem a uma época anterior ao renascimento, cânticos usados no interior dos conventos e mosteiros, cujo isolamento comtemplativo se dividia entre a oração, a penitência, a auto flagelação e o enche a pança, esta à conta das rendas e dos produtos que os camponeses, sempre na miséria lhes tinham de pagar.
.
Este Padre que saíu na rifa a esta freguesia, perfilha um ideário que corresponde à profunda idade média, pelos seus actos e escolhas, nem os hinos nem os madrigais do renascimento cabem.
.
A sua preferência pela comtemplação e pelo registo de quem vai ou não à missa, é uma sinistra hipocrisia que até aos não crentes incomoda.
.
Não sei se é Parvo, se é Doido ou Mal Formado, só sei que na Moita não tem lugar.

38 comentários:

Anónimo disse...

concordo e porque nao juntar:

FILHO DO JOAO MARCOLINO PRA RUA!!!

Anónimo disse...

Quando comecei a ler o seu "comentário" á vergonha que os miudos malcriados fizeram na procissão, fiquei sem entender o porque do seu "ódiozinho" ao padre. Depois de percorrer o blog e descobrir o seu desejo de ser candidato do PCP cá do burgo, tornou-se claro. Habituado que está às ditaduras sovieticas, chinesas e cubanas, em que a Igreja é silenciada e nem tem direito a ter normas, o autor deste blog sugere que na Moita seja assim, cada qual faz o que quer. Ao menos poderia ter tido a coragem de procurar saber o que se passou, o que levou a tamanha falta de respeito por todos os moiteiros e visitantes da terra. Teria talvez descoberto que os meninos mal criados não participaram fardados pelas canalhices feitas nos ultimos tempos, por terem sido manobrados os pais para virem para a rua inventando calunias de que o padre queria acabar com os escuteiros etc.
Não creio que o presado autor do blog considerasse de bom tom que o padre na Igreja se entretivesse a criticar a expulsão de politicos comunistas e anti fascistas de longa data como Luisa Mesquita, como Zita Seabra, apenas porque OUSARAM discordar. Há que separar as àguas e o caro autor do blog nem isso foi capaz.
Naturalmentq que ficaria bem mais feliz de ouvir durante a procissão, a Internacional,ou o Avante, Nossa Senhora de Cravo vermelho na mão, e a bandeirola com a foice e o martelo a servir de capa.
Mas não. Tocou-se musica que apela ao silencio como convem nos actos religiosos. Coisa que qualquer comunista analfabeto deveria saber. Não a Internacional tocada por trabalhores que não tinham de comer para encher a barriga dos burocratas da Nomeklatura sovietica.
Mas isso o prezado autor não sabe, porque não vem nas cassetes que lhe deram para ouvir até repetir muito bem, sem qualquer erro.
Eu como moiteiro, senti-me indignado, qualquer razão que os escuteiros tivessem perderam-na toda diante de toda uma vila.
Naturalmente que a balburdia gerada, fez o autor do blog lembrar os tempos do prec, com as manifs, as ocupações selvagens, etc.
Resta-lhe a saudade meu senhor, porque esses tempos não voltam.
Como não creio que vá a missa, nem que seja escuteiro ou pai de escuteiro, perdoe-me a ousadia, mas acho que se está a meter onde não deve. Porque pelo que vi, os crentes estão do lado do padre. Só estão contra "os do costume". E esses... nós sabemos quem são.
Carlos Cabral

Eduardo Rocha disse...

Ao Sr. do comentário anterior só me resta dizer que estou de acordo com ele e com o padre cá da terra.
Só lá vai quem quer.
Quanto aos miúdos mal criados (canalhas)que são os escuteiros já não me admira, com as aulas de catequese que devem ter e com pais que tb devem de ir à missa e confessarem-se só se pode esperar comportamentos como aqueles que presenciá-mos. Com a manifestação que fizeram e com o tipo de defesa que é expressa nestes comentários vê-se o tipo de pessoas que andam à volta dos escuteiros,uns arruaceios é o que eles são.

Anónimo disse...

Para quê dissertar sobre um acontecimento que de religioso só tem a roupagem..?

Os escuteiros são o produto desta sociedade Sado-masoquista peneirenta! Bonitinho com a farda legionário de outros tempos ou parecida com a mocidade portuguesa fascista.

Os padres. Este padre não faz mais que o seu trabalho de obscurecer mentes ditas cristãs...

Entretanto pessoas honestas vão discutindo o sexo dos anjos...

Mais uma vez a família cristão moitense com o afã de querer ser mais papista que o papa atropelam as regras do bom conviver!!!

O Broncas disse...

Disse o beatissimo Srº Carlos Cabral:

"Eu como escuteiro senti-me indignado, qualquer razão que os escuteiros tivessem perderam-na toda perante uma vila"

- Uma Vila que aplaudiu os escuteiros em todo o percurso da Procissão da Padroeira da minha Terra.

Enganou-se, e só disse parvoíces seu cabral, não sou quem pensa, nem sou candidato a coisa nenhuma, os seus dislates só demonstra que o actual Padre prefere nazis como conselheiros.

A padroeira da minha terra não é uma Maria que vai com as outras.

Anónimo disse...

O Broncas ou quem quer que seja acertou na muge. Que Deus o abençoe.

Anónimo disse...

oh idiota as pessoas ou a vila como queiram não aplaudiram os escuteiros, pensavam é que os lenços a abanar era alguma forma de homenagem a procissao

Anónimo disse...

O prezado autor deste post deverá reconhecer que a ignorncia é muito atrevida. Na realidade o Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Catolico, não é um grupos associado à Igreja que com ela colabora. È um movimento católico, dependente da hierarquia da Igreja usando o metodo escutista criado por Banden Powel para a educação integral dos jovens. Por essa educação integral compreende-se a vertente humana, intelectual e religiosa.
Não é pois apenas uma associação qualquer.Por esse motivo o padre é dirigente do Agrupamento e o primeiro responsavel pela formação religiosa dos jovens. Os pais quando la colocam os filhos, esperam isso.
Depois, enganam-se os que sustentam que a procissão é uma tradição da terra. A procissão é da Igreja Catolica, na Moita por nomeação do Bispo é o Padre João, e não a Camara, ou até o Partido Comunista. Não são as pessoas que vem dizer da procissão. È bom que se entenda, que a Imagem de Nossa Senhora não é posse da CMM nem de qualquer outra organização,pelo que me desculpe o caro autor do post, o que voce pensa da procissão ou deixa de pensar não conta absolutamente nada. Existe uma comissão na Igreja para tratar disso. Como bem diz, não é crente, e se sente incomodado, tem bom remédio, desincomode-se. Tambem ha muitas coisas que incomodam na terra, a começar pelas inumeras trafulhices na Camara na revisão do PDM e nunca ouvi na igreja qualquer comentário sobre o assunto. Não me parece que seja assunto para a Igreja a festa do Avante.....como nunca foi
Engana-se o autor do post afirmando que o Padre João não tem lugar na Moita. Quem não tem lugar são os trafulhas que mentem descaradamente. São aqueles que desde 1917 ate á decada de 90 enganaram o povo com mentiras enquanto as nomeklaturas viviam ricamente. Aqueles que mataram milhões na Sibéria. Aqueles que não deixam ninguem protestar.
Quem me parece ter conselheiros nazis é o autor do Post, pela forma como coloca as coisas.
Engana-se em muito. Alem de saber quem você é -o que não é dificil - devia-se preocupar com outros assuntos mais da sua area de competencias.
E mais não digo que quanto mais se mexe na porcaria mais mal cheira.

Anónimo disse...

O sr.Carlos Cabral parece que estudou na União Soviética.
A propósito de umas, burila as palavras e distorce.
Em primeiro lugar a igreja não é o Padre, o Bispo ou as Comissões (tantas) que gravitam à volta.
A igreja são as pessoas.
Se tem dúvidas, remeto-o para o Evangelho ou para o Concilio Vaticano II e, já agora, aconselho-o a não ler O Novo Catecismo porque esse, sim, é o responsável pelo reaccionarismo vigente em toda a igreja e, sobretudo, na nova ideologia que a gere na diocese de Setúbal. ( volta D. Manuel que fazes falta)
Com raríssimas excepções os padres mais jovens do distrito são todos retrógrados.
E estranhamos mais porque estávamos habituados a sentir a igreja mais próxima da pessoa humana e mais afastada dos dogmas e do conservadorismo.
Depois, o sr. Carlos Cabral deve ser pessoa recente na Moita e pouco sabe das suas tradições.
Quando foi fundada a igreja junto ao cais da Moita, não foi a hierarquia religiosa que a erigiu e financiou, nem o D. Gilberto, nem o padre João ou outro qualquer.
Foi o POVO DA MOITA há muitos, muitos anos, os nossos antepassados moitenses.
O culto a Nª Sra. da Boa Viagem tem mais de 300 anos e foram os marítimos e os carvoeiros que sempre lhe prestaram honras.
Quanto à hierarquia do movimento escutista, era bom o Sr. Cabral estudar mais um pouco.
O assistente religioso do Agrupamento de escuteiros não é o DONO do agrupamento.
Primeiro essa figura só existe no Corpo Nacional de Escutas (CNE) que é um movimento juvenil Católico, uma vez que a Associação de Escoteiros de Portugal (AEP) alberga jovens de todas as outras religiões.
O assistente religioso é mais um dos seus dirigentes com a missão especifica de acompanhar espiritualmente aqueles jovens.
Na hierarquia do CNE, acima do chefe do Agrupamento está a estrutura regional, aqui a Junta da Região de Setúbal, onde a estapafúrdia dissolução do Agrupamento da Moita, no ano em que decorre o seu 50º aniversário, segue os tramites normais e dos quais se espera rápida resposta.
Já agora o Sr. Carlos Cabral, sendo escuteiro como diz, poderia esclarecer a razão de toda esta polémica e que assenta na negação do Padre João em fazer a investidura a 2 dirigentes, porque, imagine-se, estes se negaram a assinar uma declaração em que se comprometiam PARA TODA A VIDA a não faltarem a uma missa dominical.
Alguém em seu perfeito juízo assinava um termo desses? Mais, isso é coisa que se peça a alguém para assinar? Ainda mais, o Sr. Carlos Cabral alguma vez no seu percurso de escuteiro foi obrigado a assinar tal documento?
Na recusa de dar tal investidura, os jovens recorreram para a Junta Regional que acabou por a assegurar e a patrocinar no último acampamento regional em Agosto passado, em cerimónia religiosa presidida pelo Assistente Regional, figura acima do padre João.
Sentindo-se desautorizado, em acto revelador de enorme cristandade, o padre João decidiu UNILATERALMENTE, dissolver o Agrupamento nº 76. e POIBIR os escuteiros de irem na procissão e até de transportarem o andor de São Luís Gonzaga, do qual são os responsáveis há alguns anos.
Perante isso os responsáveis sentiram-se na obrigação de informar os pais dos jovens, os quais em reunião decidiram ir na procissão com os lenços dos filhos na mão.
Quanto aos aplausos garanto-lhe que foram de total apoio por parte da população da Moita a esta reacção porque estão desiludidos, por esta e por muitas outras, com o pároco que nos calhou em sorte.
Concordo que muita gente de fora aplaudiu sem saber bem porquê, mas afirmo que caso soubessem, seriam aplausos convictos.
Houve excessos e inoportunidades? Decerto que houve, mas era muita gente revoltada e dificl de controlar.
Já agora sr. Carlos Cabral não invoque a memória de Baden Powell em vão. Baden Powell não era católico, era MAÇON.
Vá lá ler umas coisas mais sobre o escutismo e depois a gente conversa.

Anónimo disse...

até falaria mais se o anónimo tivesse a coragem de se identificar. Não fez. Foi canalha porque sabe que falta a verdade. Porque sabe que os escuteiros de toda a região vão a missa -que e próprio do Cristao - menos os da moita. Sabe que o padre joão quis fazer com elas a sua chamada orientacao a nível espiritual e eles negaram-se. Só após conversa com a junta mudaram de ideias, mas vida crista nada. Clube de campismo... São o 76. Quando disser quem e falamos mais

Anónimo disse...

Sr. Carlos Cabral tenha em atenção que insultar qualquer tipo de pessoa/instituição não é um acto digno de um prezado cristão.

Desta forma "qualquer razão que o 'Sr.Calos' tivesse, perdeu-a toda diante 'os leitores deste blog' ", mas como acredito que não a tem, o melhor é mesmo tratar essa sua frustração para com o os escuteiros.

E mais digo...Deixem o processo desernolar e cessar, para que no fim e com tudo esclarecido, se possa comentar...mas sobre a verdade!

O Broncas disse...

Seu Cabral, pelo que omite, pelas incompetentes imprecisões que expôe e pelo ódio que transmite, porque não é capaz de dar a outra face, não lhe dispenso mais conversa.

Pode continuar a escrever, neste Blog não se apagam comentários.

Anónimo disse...

Ao contrario do Anonimo, que não é tão anonimo assim, eu tenho um nome e uma cara e não me escondo. O que o Anónimo devia explicar, é onde é que o agrupamento da moita cumpre o metodo escutista, na sua vertente espiritual, porque na missa não participam. Peregrinações paroquiais, não vão. Encontros de jovens diocesanos, não estão. Na catequese poucos ou nenhuns aparecem.
Ora se como disse, compete ao padre acompanhar espiritualmente, e o padre no conhecimento que tem dos caminheiros em questão entende que eles não tem capacidade para formar os jovens, tem todo o diereito e o dever de não aceitar essas pessoas. Sendo pai, concordaria que os professores dos seus filhos não estivessem preparados para ensinar? Ou sendo medico aceitava medicos sem preparação?
O anonimo tem uma visão da igreja curiosa. O padre serve para dar benzeduras as pessoas e acima de tudo dizer que sim a tudo. Quando diz não, santa maria nos valha, é uma besta.
Aconselho-o a ler o documento da Conferencia Episcopal sobre o Escutismo
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=45327
&seccaoid=9&tipoid=3
Por fim, quem perdeu toda a razão nao fui eu, mas sim o agrupamento 76 ao reunir de forma clandestina com os pais, negando ao padre a possibilidade de contar a sua versão. Manipularam a seu belo prazer as coisas. O mesmo que foi feito acampamento regional conseguindo investir dirigentes contra a vontade expressa do Assistente.
E nem podem afirmar que o Assistente não tem nada com isso, porque faz parte das normas do CNE. A menos que o 76 so aceite as normas que lhes agrada, como agrupamento sui generis que é.

Anónimo disse...

Só um acrescimo, nunca necessitei de assinar tal documento, porque eu ia à missa sempre - obrigação do cristão, e logo do escuteiro. Não tinha necessidade de por por escrito porque estava la.
O meu amigo deveria era perguntar-se porque pediu o padre tal documento. Se calhar porque eles não iam à missa. Se calhar porque prometeram ir e nao foram etc.
Se calhar queria ao menos uma prova de boma vontade em como estavam dispostos a mudar.
Pense nisso caro chefe anónimo.

Anónimo disse...

Oh Sr. Carlos Cabral porque é que não monta uma fábrica de escuteiros de sacristia ?
Em sua opinião os jovens em vez de escolherem ir para o escutismo deviam de ir para o seminário ou qualquer convento.
O sr. Carlos Cabral reduz a formação escutista à missas empacotadas.
Gostava de conhecer a sua experiencia escutista, pois a mesma deve-se ter esgotado numas idas a Fátima rezar em vez de andar por lá a Servir quem desmaia ou tem sede.
O seu cistianismo é oferta da farinha Amparo, meia duzia de benzeduras e Avés Maria e temos preparados os homens de amanhâ.
Vá para o seminário ou para um convento e reze, reze muito por si e por todos os que pensam no escutismo como voçê.
O facto de você se identificar como Carlos Cabral para mim é insignificante. Não o reconheço. Não sei quem é. Para a próxima junte uma foto tipo passe.

O anónimo das 10:33

Anónimo disse...

O meu caro chefe, é que me parece ter sido feito dirigente á tres pancadas, talvez pela falta de dirigentes, aceitaram tudo. Porque com a má formação que tem, está provadissima a sua incapacidade de formar quem quer que seja. Alías, viu-se no domingo. Habituado a manipular tudo e todos, cilindra quem lhe faz frente. Mas meu caro chefe, já não nos surprende. Os seus metodos são conhecidos.
Pelo menos tem o merito, de no seu mandato ter consumado a passagem do Agrupamento 76 da Moita a Clube de Campismo da Moita. Porque de escutismo está visto que nao entende nada.
Deve ter comprado o lenço verde aí numa barraca de ciganos claro está.
Gostei dessa do serviço a quem desmaia em Fatima, faz me perguntar o que fizeram às paletes a agua que deviam destribuir.... e que foram colocadas numa determinada casa....... mas que não foram distribuidas. Se calhar foram vendidas para pagar favores.
De si.... nunca se sabe ehheeh.

Anónimo disse...

não querendo colocar o dedo na ferida, espanta-me o CNE 76 ter passado por cima do Padre John, sobre passar um elemento feminino e um masculino a chefe de Escuta, os quais parece que de Cristãos praticantes nada os assemelhava, e terem ido falar com o Bispo de Setúbal na época de férias do Padre John. Ora o baile ficou armado, porque se não vão à igreja, de CNE não devem ter nada.
Só lá vai quem quer, ninguém é obrigado. Que o bispo acabe com essa raça!!!

Anónimo disse...

Sr. Carlos Cabral:
Não mande tiros para o ar a ver se acerta em alguém "ao calhas", porque a probabilidade de fazer ricochete é eleveda.
Não fica bem esse recalcamento.
Procure ajuda psicologica e reconcilie o seu espirito com Deus.
Não sou dirigente, nem sequer membro do 76.

Aliás, e bem, ainda não vi a mão de qualquer dirigente a comentar neste blog. É sitio da blogosfera onde pouco devem parar.

É pena que para se defender ataque com agressões espúrias e aviltantes.

O sr.Carlos Cabral não merece que continue a dialogar consigo.

Ficamos por aqui, tal como o Broncas.

Aconselho-o a reler os Principios e a Lei escutista e nos intervalos as Escrituras Sagradas. Pelo meio reflita, faça uns Actos de Contrição e confesse-se.

Fique bem com Deus.

O anónimo das 10:33

Anónimo disse...

Este post permitiu perceber o nível de educação e estilo de trato de alguns católicos, acredito que poucos, senão nas missas andavam todos à latada.

Abençoado Broncas.

Anónimo disse...

Ena tantos comentários a um assunto tão simples:
o 76 da Moita pertence ao CNE (Escuteiros Católicos), e como escuteiros CATÓLICOS deve educar os jovens a seu cargo.
Claro que gosto também imenso dos escuteiros do AEP.
Os dois candidatos a chefes deviam ir para um agrupamento do AEP e deixar o CNE.
Simples!!
Quanto a outros comentários, sobre se deve um cristão ir à missa, ou se deve rezar... pareceram-me tão parvos que nem comento!
As normas da Igreja Católica são conhecidas, os seus dogmas também... só é Católico quem quer!!! Mas quem quiser educar jovens na fé católica... o minimo é ser católico!
disse!

Anónimo disse...

Bom dia.
É curioso ver estes comentários...
Antes de mais, os meus parabéns ao Sr. Carlos Cabral pelo que escreveu... Só temos de nos lembrar que TODOS os escuteiros do 76 Moita e mesmo do CNE estão a ser erradamente envolvidos!!! Há Escuteiros e pais do 76 Moita que não estão de acordo com a posição tomada por alguns dirigentes, alguns escuteiros e alguns pais deste agrupamento!!!
Quero apenas questionar porque razão estão alguns pais e alguns escuteiros, tão indignados por o Sr Padre João não ter autorizado a participação dos escuteiros deste Agrupamento uniformizados na Procissão??? Será que já se esqueceram que na Procissão do Sr. dos Passos foram os Dirigentes do Agrupamento que decidiram ( e nessa altura como não precisavam deles, nem sequer ouviram a opinião dos pais...) que não participaríam na Procissão do Sr. dos Passos??? Será que se indignam agora porque é "bonito" ir "passear" o uniforme e mostrar que é dirigente na Procissão que reune fiéis da Moita e de fora???
Quanto aos pais que junto com alguns escuteiros participaram naquela vergonhosa e arruaceira manifestação e protesto efectuado durante a Procissão, talvez fosse importante pensarem um pouco e verem que estão a "SER USADOS" pela chefia do Agrupamento na sua tentativa de se manterem no "poder"!!!
Talvez devam ler o regulamento Geral do CNE onde entre outros a alinea c) do nº 3 do Artº 9º define que "os dirigentes de Unidade e de Agrupamento devem participar e zelar para que os seus Escuteiros participem na celebração eucarística dominical, inclusivé nas actividades
de campo". Não vejo por isso qual o mal do Pároco o ter exigido aos caminheiros que iam fazer promessa!!!
Fiquem bem!

Anónimo disse...

Sobre o comentário efectuado pelo "anónimo das 10:33" postado no dia 18 de Setembro às 11:42, parece que não conhece as leis e principios do CNE pelo que aqui os transcrevo de seguida:

Princípios do CNE

O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.
O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.
O dever do Escuta começa em casa.




Lei do Escuta

A Honra do Escuta inspira confiança.
O Escuta é Leal.
O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
O Escuta é delicado e respeitador.
O Escuta protege as plantas e os animais.
O Escuta é obediente.
O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.

Quando se recomenda a alguém para ler algo, deve-se saber o que lá está para "não dar tiros no seu próprio pé"

Fiquem bem

Anónimo disse...

Que saudades eu tenho do Padre Fernando...

Anónimo disse...

mais uma vez aconselho a terem todos juízo e a discutirem o assunto nos locais próprios: a Igreja.

A chicana só interessa ao Partido comunista e aos que sempre têm atacado a Igreja ao longo dos últimos anos.

Porque é que este assunto tem sido tão empolado na Moita?

Para tapar as misérias da governação CDU no concelho.

Os assuntos que doem têm que ser tratados intra-muros.

Aprendam!


O Partido comunista trouxe para a praça pública o assunto, quando o Lobo correu com o João de Almeida por este receber favorecimentos, e os desbaratar no Casino do Estoril?
Falam das tareias que o Faim dá nas ex-esposas e esposas? Falam do ódio de estimação que o Lobo nutre pelo Faim e vice-versa?

Tenham todos juízo.

Católico do concelho

Anónimo disse...

Boa tarde,
Tenho simplesmente a dizer a esse tal de senhor cabral e aos seus apoiantes que, que na Moita, a igreja e as suas tradições, pertecem ás gentes desta terra!
Tenho também outra informação para si, na Moita os touros pegam-se plos cornos e não plas botas...
Fique bem senhor Cabral!

Anónimo disse...

Caro anonimo de 28 de Setembro das 15.31. Tem razão quando diz que aqui na moita se pegam os touros pelos cornos. Foi o que se fez na quinta feira, quando a frente de todos - e não em reuniões às escondidas - foi explicado tudo a quem quiz ouvir. E quem de direito, decidiu como devia decidir.
Sempre com coragem. E olhando o touro de frente. Nada de pegas de cernelha.... quando o touro esta distraido.
Infelizment, ficamos todos a perder. O que é pena.

Anónimo disse...

Acho que não fui suficientemente directo para o seu entender...mas sinceramente, não me parece que me valha o tempo, mas ainda assim vou fazer um último esforço.NÃO GOSTAMOS DE LAMBE BOTAS NA NOSSA TERRA!Capiche?!E já agora que o senhor é tão católico responda-me a esta simples pergunta...Quantas filas ocupam os escuteiros do 76 Moita na missa dominical?Filipe Silva pra si.

Anónimo disse...

Meu caro amigo...eu sou da moita... nascido e criado. Quanto a si não sei. Quantos bancos ocupam os escuteiros do 76 na missa dominical? Boa pergunta...mas sempre foram poucos. Muito poucos. Os que estão na origem deste diferendo e foram feitos dirigentes à sucapa...então é que nunca são vistos la. Vicios antigos sabe. Talvez por isso se tenham negado a participar da Procissão do Senhor dos Passos este ano.
Quanto ao lambe botas parece me o senhor. Será que lhe acenaram tambem com um lenço verde num proximo acampamento? Já pegou a moda na moita....

Anónimo disse...

A sua resposta só mostra que não sabe do que fala...Deve ter a mania da perseguição para achar que toda a gente que não partilha da sua opinião é escuteiro.Se calhar acenaram-lhe com o lenço a si...Será?Informe-se sobre que grupo paroquiano fez força para que á procissão do senhor dos passos voltasse a realizar-se após anos sem sair á rua!Como Moiteiro você é muito fraquinho e como católico não parece ser muito melhor.Felicidades!

Anónimo disse...

engracado... eu participo activamente dentro da paróquia, e nunca la vi nenhum empedernido cristão de nome carlos cabral com sentimentos anti-comunistas tao exacerbados! Se querem discutir politiquices, façam-no em circulos apropriados, e sem chamar canalhas a miudos e miudas!

Anónimo disse...

Uma pergunta? Já li varios comentarios e ainda ninguém disse a certo o porque o padre proibiu dos escuteiros de parcticipar da procissão. Vcs sabem???? Ou sabem o que os pais e escuteiros disseram? Eu sei o motivo e nem sou moitense. Participei da procissão e achei um absurdo o que os pais fizeram. Os filhos deveriam ser todos expulsos do escuteiros. Por mentir e não comprir as regras do escuteiros. Ao padre os meus pesames. Porque deve ser terrivel tentar levar Deus a pessoas ignorantes como essas. Meu apoio incondicional ao Padre que tenta colocar um pouco mais de PAZ E DEUS no coração de pessoas com mentes tão pequenas.

Anónimo disse...

Falou bem, não é Moiteiro, portanto sugiro que se meta na sua vida e na vida da sua paróquia em vez de dizer patetices.

Anónimo disse...

Têm noção de quantas pessoas optaram por frequentar missas de outras paroquias??
E provavelmente esquecem-se que os católicos que frequentam tão assiduamente a igreja por vezes são mais pecadores do que os que nem lá metem os pés!!!Têm a imagem da familia perfeita na missa, mas entre quatro paredes são iguais a todos os outros ou ainda piores!e depois vem com histórias de verdadeiros católicos só porque sentam o rabo na missa aos domingos!

Anónimo disse...

Não sou moitense, mas moro na Moita. E me senti ultrajada na procissão com esta briga "politica/religiosa". Eles podiam a ter razão, mas perderam quando foram a procissão protestas. Roupa suja se lava em casa e não na rua. Como fizeram.

Anónimo disse...

Tem toda a razão, o problema é entre A e B e não entre A,B,C, etc...como a reunião que o Sr. Pe. convocou com todos os grupos da paróquia à excepção dos escuteiros para "cascar" em cima dos mesmos. Os escuteiros que são acusados de fazerem reuniões à sucapa deste Sr. ainda se dão ao trabalho de o convocar para as mesmas, que o mesmo senhor ousa dizer que não autoriza e como tal não tem conhecimento.Não autoriza?!Meu amigo...a ditadura já foi!

Anónimo disse...

Em resposta ao ultimo post, é engraçado reparar que são os próprios escuteiros da Moita que não se consideram "grupo da Paróquia"!!!!! O Padre convocou nas Missas uma reúnião com todos, repito TODOS os grupos da Paróquia... Se os escuteiros não se sentiram convidados, é porque não se sentem como fazendo parte da Paróquia!!!
Ainda ao outro anónimo, é curioso que quando convém, como para assinar a "suspensa petição", podem recorrer às assinaturas de pessoas da Moita, de fora da Moita, crianças, bebés, etc., mas quando não convém, já é melhor que se "meta na vida da sua Paróquia"....

Anónimo disse...

Então meu caro anónimo do último post, você nem devia era abrir essa boca.A convocatória que foi elaborada e lida pelo Pe João em plenas missas, foi que todos os grupos da paróquia, à excepção dos escuteiros, e todos os pais destes ultimos estavam convocados para uma reunião sobre a procissão.
Provavelmente passou-lhe o promenor entre as virgulas.Se calhar também só ouve o que lhe convém...Será?!

Anónimo disse...

Então meu caro anónimo do último post, você nem devia era abrir essa boca.A convocatória que foi elaborada e lida pelo Pe João em plenas missas, foi que todos os grupos da paróquia, à excepção dos escuteiros, e todos os pais destes ultimos estavam convocados para uma reunião sobre a procissão.
Provavelmente passou-lhe o promenor entre as virgulas.Se calhar também só ouve o que lhe convém...Será?!