Nota enviada por Joaquim Raminhos a vários orgãos de comunicação, a qual merece destaque e apoio do colectivo Arre Macho a António Coelho.
No passado dia 18 de Junho na Sessão de Câmara (pública), foi aprovada por maioria, a atribuição de Medalhas e Insígnias, a entregar no Dia do Município, (em Setembro), a diversas entidades e individualidades.
Estando completamente de acordo com todos os nomes apresentados, não posso deixar de manifestar a minha indignação pela rejeição do nome de António Coelho, de forma consecutiva e sem qualquer justificação (???).
Falar de António Coelho é falar de alguém que nos merece respeito e reconhecimento, por aquilo que fez pelos outros sem pedir nada em troca. António Coelho é um dos nomes que não pode ser ignorado na história recente da Baixa da Banheira e do nosso Concelho.
Foi um resistente, um lutador pela liberdade contra as injustiças sociais, dirigente associativo dinâmico, incentivou o debate de ideias, foi um dos fundadores e dinamizador da "Escola Aberta" do Ginásio da Baixa da Banheira, que marcou várias gerações.
É com indignação que se verifica mais uma vez a reprovação do nome de António Coelho, para ser reconhecido pelo Município da Moita, como um Homem digno, e que pela sua conduta foi um exemplo para todos nós.
Sem ainda ter o nome em qualquer rua ou atribuição de qualquer medalha, aqui fica um poema que lhe dediquei na última sessão de Câmara. Figuras como o António Coelho não podem cair no esquecimento, mesmo por aqueles que por ignorância ou discordância política, continuam a querer ignorá-lo.
Voaste sempre mais alto
Elevaste o pensamento
Provocaste a discussão
Por defenderes os mais pobres
Foste parar à prisão.
Lutaste pela liberdade
Incentivaste gerações
Desafiaste o poder
Sem te venderes a tostões.
Agora depois de morto
Continuas amordaçado
Mesmo sem rua ou medalha
Continuas bem presente
E serás sempre lembrado.
Poema dedicado a António Coelho
18 de Junho de 2008
Joaquim Raminhos
Vereador BE - Câmara Municipal da Moita
Via: O Rio e Rostos On-line
7 comentários:
Já escrevi em tempos um post sobre o António Coelho, exactamente pelo mesmo motivo que agora é lembrado.
Se antes considerava estranho o procedimento dos membros da CDU na CMM, agora considero abjecta e irracional, imprópria de pessoas eleitas.
Raminhos, não baixes o nivel. Já pareces o paulinho das feiras. Queres ser o Raminhos das Rimas?
Faz mas é política e deixa-te de palermices.
Lembro muito bem do falecido A.Coelho. Ele foi funcionário civil no M.da Marinha - Chamavam-lhe lá então de "O Ciroco" o que na vida civil corresponde a "Bufo". Ora a meu ver um "ciroco" na Marinha, não é bom militar, como um "bufo" na vida civil não é bom cidadão!
Por isso esse falecido senhor "Ciroco" nunca terá seu nome em rua ruela ou gaveto.
Quando não e qualquer dia hão-de exigir que o "António da Balhó" outro que se pintou de progressista e amante do povo, mas não passava de "Bufão" de-a nome a uma qualquer praceta..!
Já em tempos passei por aqui e li um comentário parecido a denegrir António Coelho. Alguém respondeu e bem: "Só não conhecendo António Coelho se pode airmar baboseiras destas".
Este anónimo não sabe do que fala, certamente emprenhou pelos ouvidos.
O que dizer de Fernando Madeira que antes do 25 de Abril sempre acompanhou a UN em Alhos Vedros e agora é proposto pela CDU para medalha?
Este palhaço de cima a defender uma pessoa e depois a atacar outra desta forma deve ser um grande mentecapto.
Não sou capaz de sequer tentar desfragmentar a vida de qualquer pessoa, nem me dá gozo, pois de uma forma ou de outra acabaria sempre em bufo...
Conheci António Coelho, desconheço o fragmento bufo, mesmo na "Escola", tal ideia só pode aparecer de quem tão bajulento nem confiança para bufo mereceu.
Os sociais-fascistas não dormem nem tiram férias.Quer os que (des)governam a CMM quer os que anonima e cobardemente pretendem denegrir a imagem de António Coelho.Se formos fazer uma análise sobre o PCP,então veremos onde se aolitaram Legionário,ANP'S e bufos do antigamente.Covém recordar, como exemplo,o António Rosa Figueiredo.
Enviar um comentário