domingo, junho 29, 2008

África Austral

Anteontem o Secretário da ONU para as questões humanitárias na África Austral afirmou que a situação no Zimbabwe justifica uma intervenção militar como aconteceu no Iraque. Esta posição estranha coincide com o frenesim da secretária norte-americana Condolezza Rice junto dos 14 membros do Concelho de Segurança da ONU, enquanto por outras vias é evidente o esforço para isolar o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki , que regionalmente está, ou esteve, em melhores condições de influir para que seja retomado o processo democrático no Zimbabwe.

Pelo estilo das posições politicas evidenciadas pela UE e pelos STATES, este até com objectivos militares, de há dois anos para cá em relação aos países da áfrica austral - observa-se o desejo já não contido de ingerência directa na região, pelo ânimo e exploração de todos os focos que possam generalizar a instabilidade, objectivo para o qual o despotismo de Robert Mugabe serve que "nem ginjas".

A titubeante atitude da União Africana em relação ao Zimbabwe e particularmente à burla eleitoral de Mugabe, é o reflexo de tudo isto e não o que Rice e o candidato Obama à Casa Branca consideram e exigem da UA, aliás, este Obama além de saber bem o que se passa, tem até a experiência que colheu na América Latina quando coordenou ONGs que se substituiram à CIA na montagem de processos de desestabilização naqueles países.

Os recentes fluxos de violência na África do Sul, as manifestações promovidas por algumas ONGs na Namíbia, em Moçambique e Angola, estes com próximos processos eleitorais, não são acontecimentos apenas justificados pela miséria a que a maioria daqueles povos estão sujeitos. Outras contas andam por lá.

Por exemplo, o indisfarçado esforço externo de dificultar o exercicio do mandato do actual presidente sul-africano, não sendo prática nova pois existe deste o fim do regime racista, hoje já distante do tempo do periodo de Mandela, acontece com maior exposição. Lembro até que nas listas elaboradas pela administração Bush, o ANC e os nomes de Mandela e de Thabo Mbeki são ainda escandalosamente considerados terroristas.

É por tudo isto que não junto a minha solidadriedade aos povos do Zimbabwe, com as manifestações hipócritas da UE e quejandos.

8 comentários:

Anónimo disse...

É preciso ter uma grande “cara-de-pau” Sr.Broncas… admiro todos os seus conhecimentos sobre teorias conspirativas, aliás tudo o que não lhe agrada é porque há “gato escondido com rabo fora” e o gato ou é “Americano” ou de alguma “força imperialista ocidental”.

Eu também não gosto do Bush, acho até que tem sido o principal causador de toda a instabilidade em que o Mundo vive (mas não sou “anti-americano”).

Agora o seu anti-americanismo primário leva-o nesta questão, a mandar os “bitaites” que mandou em vez de atacar esse CRIMINOSO que dá pelo nome de Sr. Mugabe, tenha vergonha homem.

Será que é pelo facto de ele há uns anitos atrás, ter começado a fazer uma “reformazinha agrária”, qual grande defensor do povo, toca a tirar as terras aos imperialistas proprietários brancos (admito que alguns não seriam flor que se cheirasse), para dar ao povo negro (para ser mais exacto aos combatentes das milícias que sempre o apoiaram); e que com isso em menos de 10 anos a produção agrícola do Zimbabwe (que era considerado o celeiro africano) decresceu 10 vezes.

Ou será pelo facto de o Sr. Mugabe após ter ganho as únicas eleições realmente democráticas logo após a independência, ter eliminado todos os seus concorrentes políticos. O mesmo fez agora mandando matar todos os pretos, que divulgam as ideias “neo-colonialistas” e que “não votam em mim”.

Ou será por ele ter sido formado politicamente pela ex-U.R.S.S., tal como p.e. os “governantes” angolanos.

Há de facto muitas injustiças no Mundo, mas o Sr. Broncas só ataca as que “ideologicamente” lhe interessam.

Até acredito que algumas ONG são instrumentos criados para criar situações de conflito/instabilidade… mas e os cubanos em Angola, já não se lembra?! Não lhe convêm.

O Sr. Broncas é tão faccioso que no “post” quase desculpa um dos maiores criminosos da História moderna de África, só para mandar bocas à América e à “hipócrita” União Europeia… deve haver qualquer espinha encravada na sua garganta, porque Portugal devia ter aderido não era à CEE, era ao progressista Pacto de Varsóvia.

O que vale é que vivemos em Democracia, e o Sr. Broncas pode dizer o que lhe vai na alma que ninguém o prende. Porque no Zimbabwe já tinha sido linchado a não ser que fosse um dos “beija-cus” do Sr. Mugabe.

Saudações Socialistas

Jorge Beja

Anónimo disse...

Ora aqui está ou já era!
Heis um senhor que não tem papas na língua, mas é capaz de ter outra coisa!
Um homem de direita e que os quer direitos! Claro, força na verga!
Socialista e tudo o mais!
O tratamento que faz da história recente já o conhecemos é o dedo indicador da CIA.

O Mugabe e o Zimbaubué são um dos últimos redutos geopolíticos da clique globalista.

-O problema americano ali é a rica fonte e produção de alimentos.
-É um ponto estratégico político-militar para dominar a já paupérrima situação africana.

Essa balela de "Ditador" aconchegado aos ideais da outrora
URSS-Moscovo não deixa de ser conveniente.

O que se passa há uns largos anos no Zimbaubué só tem a ver com Robert Mugabe por nunca se ter rendido aos biscates da Rainha/Blair/Bush - ao imperialismo Yanke...

Chamo a atenção para um artigo " Na fonte do medo e da ignorância" de John Pilger, veiculado através do site Resistir,info.
Para ficarmos com uma ideia de democracia no reino unido, principal acusador de Mugabe mas não de Ian Smith!

O Broncas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Broncas disse...

Não vou responder ao Srº Jorge Beja. Recuso-me atender a quem ao invés de sustentar a sua opinião em factos politicos ou até a usar um estilo mordaz, tem preferido expelir ódio por cada vez que comenta os meus posts.

Com a gravidade de ter aprendido com o meu pai e nas escolas que andei a não ser beija-cus.

Definitivamente,
O BRONCAS

Anónimo disse...

Tem a quem sair, mas o papá poeta das lamúrias utilizava mais verniz.
é um beija-cús.

Anónimo disse...

Quanto ao anónimo das 12:59, claro que há que condenar o racista do Ian Smith, mas porra, vocês quase que fazem do Mugabe um santo!

Quanto ao Sr. Broncas, não responde porque a verdade dói, e deixe que lhe diga que não há qualquer ponta de ódio no meu texto (só se for pelo Mugabe)… nem em relação aos seus “post’s” que na maior parte dos casos só me dão vontade de rir, pelo primarismo dos mesmos. E relativamente a estes mesmos “post´s” relembro-o só, que a primeira vez que acedi ao “ARRE MACHO”, foi após uma opinião por mim emitida no “Jornal da Moita” sobre os professores (princípio de Abril), ao que Sr. Broncas que me conhece desde miúdo (como depois assumiu quando me respondeu), invocando desconhecer “o figurão” me chamou “fascista” e insinuou mais umas quantas suposições/inverdades a meu respeito; aí respondi e no seguimento desse “post” voltei-lhe a responder sobre o mesmo assunto. Esta é a SEGUNDA vez que respondo a um seu “post”, e acho que fui muito mais cordial do que o Sr. aquando do 1º “post” referido anteriormente.

Comentei ainda outro “post” (de 29/5) mas que até era do K7Pirata, e com o qual eu concordei (até assinei a petição). O outro comentário que fiz foi para defender o meu nome de um anónimo que me estava a confundir com outra pessoa.

Portanto, faz-me confusão como o Sr. Broncas anda tão inquieto com os meus comentários cheios de ódio aos seus “post’s”… só comentei Duas vezes Sr. Broncas, tenha calma.

Você gosta é que os seus cobardes acólitos mandem foguetes às suas prosas intelectualóides. Não gosta de ouvir as críticas, as opiniões diferentes, mas atendendo à sua aparente ortodoxia comunista (você diz que não é, mas todos sabemos que é) não é de admirar… o que vale é que vocês não tem poder, e por cá também não há “Gulag’s”.

Saudações Socialistas

Jorge Beja

Anónimo disse...

Sou professor e senti-me maltratado pelo Srº Jorge Beja pelo artigo que escreveu no Jornal da Moita, maus tratos que aqui agravou quando respondeu ao humor do Srº Broncas.

Como o Srº Broncas diz, não serve de nada conversar ou discutir consigo. Não me vemha agora com a k7 da URSS, pois sou um militante do PS que actualmente não aceita a politica que está a ser seguida.

Conheci o Srº Broncas (se é quem eu penso) na assembleia municipal, ele pela CDU eu pelo PS, saíu a meio do mandato, mas enquanto lá esteve deu um contributo exemplar e até raro para o funcionamento e relacionamento saudável entre todos os membros dos vários partidos lá representados.
Mais tarde, também tive ocasião de conhecer o respeito e lealdade reciproca entre seu pai, Srº Manuel Luis Beja e quem penso ser o Srº Broncas.

Só não assino este comentário por saber que existem muitos militantes do PS como você, como o seu pai dizia - que só reagem à voz do dono.

Militante Socialista.

Anónimo disse...

Sr. Professor Militante Socialista, quanto à opinião que dei no Jornal da Moita sobre os professores, e como referi, tem que se distinguir os professores… a carapuça só a enfia quem quer. Ou quer falar das reformas chorudas para todos, os horários zeros… de facto se há classe desfavorecida em Portugal são os professores. Têm todo o direito de reclamar, mas não se façam de vítimas e de coitadinhos. E como me conhece bem pode falar comigo que não mordo, e assim abertamente e sem qualquer receio podemos discutir abertamente.

Eu também conheço razoavelmente bem o Sr. Broncas, e tinha por ele a maior consideração… agora as aparências iludem, e depois de ler as opiniões dele… acho que há muito recalcamento, muita raiva, e acima de tudo muito facciosismo.

Sr. Professor Militante Socialista, a diferença entre nós é que você se acobarda com medo de eventuais “represálias!?” dos militantes socialistas que “seguem o dono”; eu garanto-lhe que não sou desses, e não tenho medo de me identificar, mesmo quando as minhas opiniões são potencialmente polémicas ( e tenho amigos professores e comunistas) porque fora do politicamente correcto (não levantar ondas é mais fácil). Eu nunca concorri a nenhum lugar elegível em qualquer eleição e se isso acontecesse, nunca mudaria a minha opinião por causa disso, será que o Sr. Professor pode dizer o mesmo? Espero bem que sim.

E quanto ao fundamental deste “post”, não me diga que também é defensor do desumano Sr. Mugabe… claro que os E.U.A. têm feito muita porcaria por esse mundo fora há muitas décadas, e há que criticar; mas o que me faz sorrir, é que os que atacam ferozmente o “Imperialismo Americano” por tudo e por nada, nunca levantaram um dedo contra o “Imperialismo Soviético”, e convenientemente tentam apagar esse período da História.

O Sr. Professor Militante Socialista é contra a política actual da governação socialista e está no seu pleno direito, pois eu estou em termos globais a favor, e estou não é por causa do dono, é porque eu acho que é este o caminho a seguir apesar de ser doloroso, de terem sido cometidos alguns erros. Mas Sr. Professor sempre foi e será mais fácil dizer o que está mal (e há muita coisa que está mal) do que fazer bem… e garanto-lhe que não concorro nem espero nenhum “job for the boys”.

Saudações Socialistas

Jorge Beja