quinta-feira, abril 17, 2008

O Senhor"não de Beja"

Já ilucidado de que o novo cronista do Jornal da Moita não é de Beja, e porque o post que publiquei gerou bronca, fazendo aparecer mais disparates, volto a debruçar-me sobre o caso.


Porque já fui membro de CTs, Delegado Sindical e Dirigente Sindical, entendo falsa e caluniosa a caracterização generalizadora escrita pelo Srº que não é de Beja. Pois em tais funções acabei sempre prejudicado, com promoções adiadas, sem acesso a prémios e contratos não renovados, logo não andei à conta de ninguém.
Embora tratando-se dos Professores, porque a Lei Sindical é a mesma, não conheço as benesses a que o Srº "não de Beja" se refere, como tal, até poderiam ser dez mil delegados sindicais.

Sabendo agora que o Srº"não de Beja"é militante do PS, apraz-me lembrar-lhe que a Lei Sindical que existe foi elaborada por uma Comissão de deputados presidida pelo histórico militante do PS, Srº Almeida Santos, e aprovada na Assembleia da República. É também de registar o facto de apesar de ao longo dos anos terem surgido tentações de a alterar, nunca foi posta em causa a sua Constitucionalidade.

Em relação ao ensino, quando o próprio Governo em consequência das manifestações, sentiu necessidade de optar pela negociação ao invés da imposição, o artigo do Srº"não de Beja"é inadequado, não tem ponta por onde se pegue.

A actual balbúrdia no ensino, é resultado de um sindroma de trapalhadas promovidas pelos sucessivos governos do PS e PSD ao longo de dezenas de anos, - até naquilo que hoje consideram "benesses", em muitos casos, resultaram de medidas eleitoralistas, eivadas de facilitismos, transcendendo em alguns periodos as próprias exigências sindicais.
A provar, está o facto de o ensino nem sequer assentar numa estrutura legislativa coerente e linear, mas numa amálgama de legislação produzida à tonelada ao longo de anos, despida da realidade, que não servindo para nada a sério, contribuiu apenas para um cenário humilhante para os professores, ineficaz para os alunos e mau para o País.

Ao considerar de verborreia fascista o artigo do Srº "não de Beja", fi-lo exactamente porque o Senhor estruturou o seu escrito numa incontida raiva aos sindicalistas, acrescendo o uso do velho carimbo "-comunistas !", exactamente como no tempo da ditadura.

Mudando de assunto e a desejar que o Srº "não de Beja", seja democrata, pretendo também libertá-lo de alguns equívocos que constam dos seus comentários:

- O ArreMacho foi publicado pela 1ª vez em Setembro de 2000, assinado por João Cotovio, Manel d'Oliveira e Rosa Tavares, que pagaram do seu bolso, repare, do seu bolso 18000$00 a uma tipografia que existia em Sarilhos, não foram subsidiados por ninguém , nem andaram a pedir financiamentos;

- Suponho que o financiamento a que se refere, serviu para uma associação denominada ASMODEC que chegou a publicar alguns folhetos desdobráveis, associação que nunca teve nada, nada mesmo, com o ArreMacho.

7 comentários:

Jorge Beja disse...

Oh Sr. Broncas, bem pode tentar mandar muito areia para o ar que nunca vai acertar nos olhos de todos.

Com que então foi delegado sindical! Nunca me lembro de ter raiva (palavra feia) a ninguém nem a nada; não tenho nada contra os bons professores (e apanhei vários), nem contra os menos dotados mas que se esforçam, nem contra os verdadeiros delegados sindicais… Sou é contra aqueles que se aproveitando da produtividade dos outros se encostam, quais sanguessugas, e não fazem nada, sejam professores, delegados sindicais, polícias, gestores, governantes, empresários, bancários, qualquer profissão… Ou será que qual Macho/Burro o Sr. Broncas também tem duas palas que nunca o tenham deixado ver um delegado sindical que o era, não para defender os seus pares mas porque não gostava era de tranca?! Se não viu ou é mentiroso ou cego.

Para sua informação ainda não tinha 30 anos, e já tinha sido convidado para delegado sindical do maior sindicato do País (SBSI), não aceitei porque gostava mais da minha profissão.

Quanto ao início de actividade do ARRE MACHO, pode haver algum equívoco da minha parte… o que sei é que o falecido XICO junto à “Loja da Emília” no Gaio me convidou; mostrou-me um exemplar que tenho ideia de ser um panfleto dobrado com textos muito críticos, sarcásticos contra a C.M.Moita entre outras instituições/pessoas e tenho quase a certeza que se chamava “ARRE MACHO”.

O “Moiteiro”, Socialista e verdadeiro Homem de Esquerda
Jorge Beja

Anónimo disse...

já percebi.
Só lamento que o Broncas te dê conversa...
És mais um cagãozito e um grande mentiroso.

Jorge Beja disse...

P.S. Esqueci-me de referir que também não sou anti-comunista, admiro até a utópica ideologia! Sou é contra os comunistas (quase todos admito) que estão sempre com um chorrilho de lamúrias reivindicativas, esquecendo-se ou antes tentando APAGAR da MEMÓRIA de todos, as sociedades comunistas que tanto vangloriavam (p.e. U.R.S.S. e R.D.A. só para avivar a memória), já para não falar dos exemplos bem mais chegados que dão nas Câmaras que por eles são governadas (claro que há excepções, algumas bem próximo de nós).

Luís Morgado disse...

Este está a promover-se, está a fazer-se à CDU, DEVE DE SER DAQUELES QUE SE BANDEIAM SEMPRE PARA O LADO DO MEL.

Anónimo disse...

quanto mais escreves mais te enterras.

Anónimo disse...

antes de te deitares, espreita para baixo da cama, não vá lá estar um comunista.

Anónimo disse...

este acabou por meter a viola no saco. Foi aconselhado concerteza...